Cidadeverde.com

Família de prefeito fica à deriva após acidente com lancha no Delta do Parnaíba

Foto: Reprodução/WhatsApp 

Os ocupantes de uma lancha que fazia um passeio pelo Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí, vivenciaram momentos de angústia na noite deste sábado (01) após a embarcação bater em um tronco de madeira e furar o casco. 

Segundo o relato do empresário Manoel Portela Filho, através do furo criado com a batida, a água começou a inundar a embarcação. No momento, também não havia sinal de telefone para pedir resgate.

“Estávamos voltando ao final da tarde, quando a lancha bateu em alguma coisa, parou e começou a entrar água com o furo no casco, à deriva no meio d’agua, sem poder se agarrar em nada ao redor, sem sinal de telefone, sem outra embarcação para nos ajudar”, contou.

Ainda de acordo com o relato, a ajuda veio através do seu filho, Manoel Portela Neto, prefeito do município de Aroazes, que estava em outra lancha e percebeu que o pai ainda não tinha retornado.

"Eles ficaram sem sinal de telefone e ao chegar na Marina, eu percebei que eles não estavam lá. Daí eu voltei com a equipe da Marina, jet ski, lancha, para fazer o resgate", explicou o filho, Manoel Portela Neto. 

O empresário descreveu ainda que na embarcação haviam apenas três coletes para 11 passageiros que estavam a bordo.

“A lancha ficou lá afundando, com apenas três coletes para 11 passageiros, podemos sentir que as vezes um simples passeio em família pode se transformar em uma tragédia”, relata.

Também segundo seu relato, o momento de sufoco durou cerca de sete horas, quando a família conseguiu desembarcar no Porto das Barcas, em Parnaíba, por volta da 1h da manhã.

“Uma angústia que não desejo a ninguém, que começou às 18:30, hora que a lancha bateu até 1h da manhã quando conseguimos chegar no Porto graças ao Manoel Neto e amigos”.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Capitania dos Portos informou que equipes foram deslocadas até o local e todos os passageiros foram resgatados por outras lanchas. Um inquérito também foi aberto para apurar as causas e circunstâncias do acidente. 

 

Rebeca Lima 
[email protected] 

 

Motorista perde controle de veículo e cai dentro de lagoa no Piauí

Um motorista de 43 anos, identificado como George Marques Galeno, perdeu o controle do seu veículo ao fazer uma ultrapassagem e acabou caindo dentro da Lagoa do Bebedouro, no bairro São Vicente de Paula, no município de Parnaíba. O acidente aconteceu na tarde dessa quarta-feira (29), por volta das 16h.

Segundo informações do sargento Bruno Silva, do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), a vítima colidiu em uma árvore e em seguida caiu na lagoa.

“O cidadão perdeu o controle do veículo, se chocou contra uma palmeira e acabou caindo dentro da lagoa”, explica.

Ainda de acordo com a PPTran, o motorista não sofreu nenhuma lesão. Já seu veículo, que ficou parcialmente submerso nas águas, foi retirado com ajuda de um reboque.

“Não houve lesão no motorista, só o veículo que ficou danificado”, acrescenta o sargento Bruno Silva.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

PPP do Aeroporto de Parnaíba vai potencializar o turismo no Piauí

O projeto de parceria público privada foi pensado focando na modernização da infraestrutura do aeroporto e melhorias na prestação dos serviços para o usuário. O objetivo principal é desenvolver cadeias produtivas e fomentar a economia local.

 Mais um projeto transformador fruto do trabalho da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Piauí é a PPP do Aeroporto de Parnaíba. A infraestrutura prevista na PPP vai ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo.

O aeroporto é uma peça estratégica para a consolidação do litoral piauiense como destino turístico de abrangência internacional. “É o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa. A região de Parnaíba tem um potencial imenso para o turismo, com o Delta do Parnaíba e a Rota das Emoções, além da proximidade dos Lençóis Maranhenses, de Camocim e Jericoacoara. Isso vem acompanhado de estímulos aos negócios do nosso litoral. Com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumenta as demandas para hotel, restaurantes e comércio em geral. É mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego e renda para a população”, destaca Viviane Moura, superintendente da Suparc.

 A expectativa para os empreendedores do setor de turismo é grande. Para José Roberto, da Natur Turismo, com o aeroporto melhor estruturado, o setor se desenvolve cada vez mais. “Para nós, como empresários da área, isso é fundamental. Também como munícipes de Parnaíba, isso atende uma demanda nossa de termos acesso ao restante do país com uma facilidade maior, visto que a PPP vai possibilitar um aumento no número de voos e melhorando nosso deslocamento para outras cidades”, diz.

 Marcos Fonteles, da Eco Adventure Tour, agência de turismo em Parnaíba, comenta que a readequação do aeroporto vai viabilizar a entrada e operação de novas rotas comerciais e um aumento da movimentação de aviação em geral. “Um dos pilares do turismo é o transporte. Ter um aeroporto bem estruturado é um viés importante para trazer mais pessoas e também um incentivo para atrair mais voos e linhas aéreas. As melhorias são fundamentais para o fortalecimento do turismo”, aponta.

 Parnaíba, que é a segunda maior cidade do Piauí, conta com diversos polos geradores de viagem como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. O aeroporto fica próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.

Da Redação

Parnaíba está há 10 dias sem registrar crimes de homicídio

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-PI) tem implementado ações no sentido de combater a criminalidade em todo Estado. Um dos focos destas ações é a cidade de Parnaíba que está há 10 dias sem registrar nenhum homicídio. E para reforçar ainda mais a segurança, o litoral deve receber um reforço de policiais militares para a região.

De acordo com o Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Erisvaldo Viana, foram realizadas operações de blitz, barreiras, bloqueios nas áreas conflagradas pela violência e vulnerabilidade. “Hoje estamos no décimo dia sem homicídios na cidade de Parnaíba, com 16 traficantes presos, 21 armas apreendidas. Isso mostra como a PM está trabalhando com a força-tarefa. Seguiremos vigilantes e proativos procurando nos antecipar aos fatos e trazendo uma melhor sensação de segurança pública”, enfatizou.

Após uma onda de violência promovida por facções, esforços estão sendo realizados em conjunto entre a Polícia Militar, Policia Civil, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal e Polícia Penal para combater a criminalidade.

“Esse é o resultado positivo que estamos trazendo dessas últimas operações e de todo esforço que foi implementado na região. Com outros eventos que ainda estão acontecendo estamos agindo de forma muito rápida com atividade de inteligência para identificar e prender essas pessoas que não se inibem com a nossa presença e atuando para garantir a segurança”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira.

Para reforçar a segurança de final do ano, serão enviadas equipes para somar ao Centro Integrado de Segurança. Assim, profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Força Estadual de Segurança reforçarão as ações de policiamento nas praias e nos principais pontos de movimentação de turistas na região.

Ainda segundo o coronel Rubens Pereira, durante esse período de combate às facções, mais de 120 agentes fizeram o reforço. “Quem está no litoral já percebe a presença das viaturas e dos nossos homens e mulheres que fazem a segurança do nosso Estado. E até dia 02 de janeiro nossa atenção estará redobrada”, explicou.

Há no momento dois Centros Integrados de Segurança no litoral, um em Cajueiro da Praia e outro em Barra Grande. Outra tropa já seguiu para a região, sendo mais de 136 policiais militares para esse reforço.

Da Redação

Parnaíba e Luís Correia têm fornecimento de água reduzido nesta segunda (27)

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Os municípios de Parnaíba e Luís Correia, litoral do Piauí, terão 50% do abastecimento de água reduzido nesta segunda-feira (27), entre 7h às 16h. 

De acordo com a Agespisa, empresa responsável pelo fornecimento de água no Piauí, a redução do abastecimento é necessária para a correção de um vazamento em uma adutora de água bruta de 500 milímetros.

Os serviços serão realizados das 7h às 16h e a capacidade máxima do fornecimento será retomada após a conclusão dos trabalhos.

A Agespisa informou ainda que a água deverá retornar de forma gradual. 

 

Rebeca Lima 
[email protected] 

 

Homem morre ao colidir moto em parede no Piauí

Um homem identificado como Ertoni Francisco, 47 anos, morreu na tarde de sábado (25), ao sofrer um acidente de trânsito na Rua São Felix, localizada entre o Bairro Alto Santa Maria e  Parque José Estevão, em Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, que pilotava uma motocicleta, perdeu o controle e colidiu contra a parede de uma residência, sofrendo uma forte pancada na cabeça. 

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e constatou o óbito. Policias do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN) atenderam a ocorrência e isolaram o local para o trabalho das equipes da Perícia Técnica e do Instituto Médico Legal de Parnaíba, que fez a remoção do corpo.

João Bandeira
Com informações click Parnaíba

Corpo de catador de caranguejo é achado dois dias após colisão de embarcações no litoral

Foto: reprodução Google Maps

Foi encontrado na manhã deste sábado (25), o corpo do catador de caranguejo Paulo Giovane dos Santos Rocha, 26 anos, que estava desaparecido no Rio Parnaíba após uma lancha que levava turistas colidir com a canoa em que a vítima estava. O acidente aconteceu na quinta-feira (23) na localidade Quebra do Anzol, em Ilha Grande, litoral do estado.

O corpo do jovem foi encontrado por uma embarcação da Capitania dos Portos por volta das 8h, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

"Uma embarcação da Capitania encontrou o corpo e fez a indicação para o Corpo de Bombeiros e ajudou na remoção até o Porto dos Tatus", disse o tenente Melo Santos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o que foi relatado à equipe ao chegar ao local é que uma lancha que transportava turistas havia batido numa embarcação de catadores de caranguejo, e um deles, Paulo Giovane, caiu na água e não foi mais visto. 

"Foi na localidade Quebra do Anzol, uma bifurcação que de um lado dá acesso a Araioses no Maranhão", relatou.

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a Capitania dos Portos, que vai apurar o caso.

Hérlon Moraes
[email protected]

Comandante promete novas operações para combater grupos criminosos no litoral

Com o aumento da violência no litoral do Piauí nas últimas semanas, forças de segurança pública iniciaram uma série de operações policiais. Segundo o comandante do 2º BPM de Parnaíba, tenente-coronel Erisvaldo Viana, as ações devem continuar até a redução da criminalidade na região.

“O Ministério Público e o Judiciário estão do nosso lado e vai haver várias operações enquanto nós não diminuirmos a violência aqui na cidade, nós haveremos de estar fazendo essas operações no dia a dia, enquadrando essas quadrilhas e dizendo que aqui, elas não vão ter mais espaço”, revela o comandante.

O tenente-coronel Erisvaldo Viana destaca ainda que as operações da Força-Tarefa no litoral piauiense já trouxeram resultados positivos para os municípios.

“Já tivemos 16 prisões em 2 operações apenas realizadas pela Força-Tarefa, tivemos cerca de 20 armas apreendidas, nós vivíamos aqui um verdadeiro estado de beligerância, onde se matavam por nada, e a gente já vem diminuindo esses índices de violência, trabalhando de forma integrada”, ressalta.

Em Parnaíba, o comandante informou que com o trabalho ostensivo dos policiais, a cidade segue no seu quinto dia sem registrar homicídios.

“A Polícia Militar está de forma proativa desenvolvendo esse trabalho de intensificação das rondas ostensivas em todos esses bairros onde há uma maior mancha criminal. Nos antecipando a esses fatos, a gente tem conseguido já alguns resultados, tanto é que hoje na cidade de Parnaíba. já é o 5º dia sem nenhum homicídio”, explica o comandante.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Força Tarefa deflagra operação contra facções que atuam no litoral do Piauí

Fotos: Divulgação/PF

Atualizada às 11h30

A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira(22) a operação ‘Desmonte 2’, que tem como objetivo combater  facções criminosas que atuam nas cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.  

Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão estão sendo cumpridos durante os trabalhos, em Parnaíba, Ilha Grande de Santa Isabel e Cajueiro da Praia e até o momento, nove pessoas foram presas. 

Na ocasião foram apreendidas armas de fogo, munição, bens e valores em espécie, além de conteúdo probatório de outros crimes atribuídos aos investigados. Os presos estão sendo interrogados e autuados na Central de Flagrantes de Parnaíba e depois serão transferidos para o sistema prisional.

Em uma das apreensões, que ocorreu na residência de um dos suspeitos, as armas, munições e drogas estavam enterradas no chão. No local, que funcionava como boca de fumo e quartel-general da facção, portas, gradeados e cercas estavam eletrificados. 

"Na casa, nós já tínhamos as informações que se tratava de uma boca de fumo, nós encontramos armas enterradas na beira da cerca, além disso, encontramos muita droga enterrada debaixo de umas pedras, ou seja, eles estavam preparados para dizer que ali era um quartel-general de determinada facção e isso vai ser objeto de investigação", explica o comandante do 2ª BPM, tenente-coronel Erisvaldo Viana.

Segundo o delegado regional da Polícia Civil de Parnaíba, Eduardo Ferreira, “a operação foi exitosa, grande apreensão de produtos de crime, armas de fogo, drogas, dinheiro, veículo e vamos continuar trabalhando, dando respostas em tempo rápido, para que possamos trazer a paz e tranquilidade na planície litorânea”, acrescenta. 

A Polícia Mlitar informou ainda que equipes continuam em campo e que o material apreendido está sendo contabilizado pelos policiais. O tenente-coronel Erisvaldo Viana, acrescentou que novas prisões poderão ser realizadas ao longo do dia. 

“Temos algumas equipes ainda em campo para verificar algumas informações que nós tivemos no local e poderá haver mais prisão até o final do dia", ressalta o comandante. 

O nome Operação Desmonte faz alusão às ações ostensivas que vem sendo desenvolvidas sistematicamente pela Força-Tarefa para desarticular organismos criminosos atuantes no litoral do Piauí.

A ação contou com aproximadamente 120 homens da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, com equipes táticas especializadas do TOR-BPRE, RONE, GPT, CORE, FEISP, Força-Tática, Canil-PM, BOPE.


Natanael Souza (Com informações da PF)
[email protected] 

Dois consórcios apresentam propostas para gerenciar PPP do aeroporto de Parnaíba

Foto: Google Maps

Dois consórcios de empresas apresentaram propostas para gerenciar a PPP do aeroporto de Parnaíba. A sessão de abertura dos envelopes para conhecimento das empresas interessadas aconteceu nesta segunda-feira (20). A concessão será de 32 anos e tem valor estimado de investimento em R$ 150 milhões.

Apresentaram propostas, o consórcio PHB Airport formado pelas empresas: RFM Investimentos Ltda, BrasilX Participações Eireli, Universal Armazens gerais e Alfandegários Ltda. O outro consórcio é a SBPB formado pelas empresas CWI e TR SAECULUM e SOCICAM. 

"Tivemos dois consórcios de empresas que apresentaram propostas, o que é muito positivo pois comprova o interesse do mercado no projeto. Agora vamos para a fase de análise de documentação das empresas e das propostas apresentadas. Assim que tivermos um resultado final, será divulgado", informou em nota a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc).

Para Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), o aeroporto de Parnaíba precisa passar por intervenção física para receber novos voos.

"A gente precisa de alguém que veja fluxo de malha áerea, como trazer mais voos, como incrementar rotas e trazer mais passageiros. Esse é o principal objetivo. O aeroporto de Parnaíba precisa passar por intervenção física, como no terminal de passageiros, pátio de manobra para que a gente possa adaptar e deixar o aeroporto dentro do padrão internacional até para receber voos internacionais. A gestão será mais especializada e vocacionada", disse em entrevista à TV Cidade Verde.

A empresa vencedora ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária.

A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região.

Atualmente, o aeroporto é administrado pela Infraero, enquanto o processo da PPP está em andamento.

Segundo estudo da Suparc, nos últimos 4 anos o aeroporto movimentou em média 8 mil passageiros por ano, sendo que a capacidade é de até 800 mil passageiros. Em 2014 e 2015 o aeroporto atingiu o pico de 14,8 mil passageiros, em virtude das obras de ampliação da pista e da entrada da Azul no aeroporto.

Atualmente o aeroporto já tem infraestrutura para operar aeronaves de médio porte, que ligam o município à Campinas e Teresina.

Voos

O aeroporto de Parnaíba voltou, em dezembro de 2020, a receber aeronaves da Azul Linhas Aéreas, com voos às quartas e domingos e com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Além disso, desde 12 de dezembro, a Voepass Linhas Aéreas começou suas operações nos destinos turísticos que compõem a Rota das Emoções, sendo eles Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Os voos estão sendo realizados a partir dos municípios de Fortaleza/CE e Teresina/PI – que integram a lista de novas cidades operadas pela companhia.

 

Flah Yala Sena
[email protected]

Posts anteriores