Cidadeverde.com

Homem é assassinado a tiros em bar no município de Parnaíba

Foto: Divulgação/PC-PI

Um homem, de identidade não revelada, foi assassinato a tiros na tarde desta sexta-feira (4) em um bar localizado no bairro João XXIII, no município de Parnaíba, distante 337 km de Teresina, no litoral do Piauí.

O 2º Batalhão da Polícia Militar informou que o crime ocorreu por volta das 13h, após dois homens abordarem a vítima, questionando sobre a localização do filho dele.

Como o homem não informou para os suspeitos sobre a localização do seu filho, foram realizados vários disparos de arma de fogo. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Logo após o crime os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados O Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina fez a remoção do corpo do local. 

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios, Tráfico e Latrocínios (DHTL) de Parnaíba, vai ficar responsável pela investigação do caso.

 

Bárbara Rodrigues

[email protected]

PM realiza manobra de Heimlich e salva recém-nascida que estava engasgada em Parnaíba

Policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade de Parnaíba, distante 337 km de Teresina, conseguiram socorrer uma criança recém-nascida que estava engasgada após a realização de uma manobra Heimlich na manhã desta quarta-feira (2).

De acordo com a PM, a bebê tem apenas 9 dias e foi socorrida após os pais da criança se deslocarem até a sede do 2º Batalhão da Policia Militar informando que a criança estava engasgada, e não conseguia respirar.

Um vídeo registrou a atuação dos policiais para o socorro da bebê. Os procedimentos de primeiros socorros para a desobstrução das vias aéreas da criança foram realizados pela cabo Luzilene, que realizou a manobra de Heimlich, e teve o apoio de outros policiais que se encontravam de serviço no local.

Logo após a manobra a criança voltou a respirar e chegou a chorar. Uma equipe do Samu foi acionada e a bebê foi encaminhada para um hospital local, onde passa bem.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Heda a partir de hoje fará cirurgias neurológicas e pediátricas com plantão 24 horas

Fotos/Ascom Sesapi


Neste 1º de março, o Hospital Dirceu Arcoverde (Heda) de Parnaíba inaugura os serviços de Neurocirurgia e Cirurgias Pediátricas com plantão 24 horas. 

É um dos serviços aguardados pela população do Norte do estado, já que tem que se deslocar até 318 km para ter esse tipo de atendimento. 

A inauguração acontece às 11h com a presença virtual do governador Wellington Dias (PT). O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto está em Parnaíba acompanhando a solenidade. 

Neurocirurgia 

De acordo com Florentino Neto, o serviço de neurocirurgia representa um marco na região. “São serviços que vai tratar lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma craniano, AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmicos e hemorrágicos, em tempo hábil, reduzindo as sequelas neurológicas”. 

A neurocirurgia é um procedimento realizado para tratar situações geradas por doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis que necessitem de uma abordagem cirúrgica.

Para a realização das neurocirurgias, o HEDA passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas, atendimento e estrutura adequada para receber qualquer paciente com politrauma.
Florentino Neto afirma que hoje é um dia histórico para os parnaibanos. 
“Através da sensibilidade do governador Wellington Dias, o serviço de neurocirurgia vai funcionar 24h na região de Parnaíba. Com isso, as lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma serão reduzidas porque na neurocirurgia, o tempo é o maior aliado para conseguir diminuir qualquer sequela”. 

Cirurgias Pediátricas

As cirurgias pediátricas podendo beneficiar cerca de 160 mil crianças, com idades de 0 a 14 anos, dos municípios que compõem a região da Planície Litorânea e a Região dos Cocais. Por meio do projeto, a Sesapi garantirá  atendimento integral para patologias cirúrgicas dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, descentralizado serviços que reduzirão as transferências de pacientes para a capital, contribuindo com a redução da morbimortalidade dos pacientes cirúrgicos e reduzindo as filas de cirurgias eletivas . 

O serviço pediátrico do HEDA de Parnaíba será coordenado pelo cirurgião pediatra, Rogério Medeiros.  As equipes de cirurgias pediátricas estarão preparadas para o atendimento  de pacientes com cirurgias eletivas de  Obstipação, Megacolon congênito, Dor abdominal, Hérnia inguinal, Hérnia umbilical, Hidrocele, Fimose, Testículo não descido, Anomalia anorretal, Atresias intestinais, Atresia de esôfago, Onfalocele, Gastrosquise, Anomalias penianas, Hipospádias, Refluxo gastro-esofágico, Colecistopatia crônica calculosa, Hérnia diafragmática, Tumores (neuroblastoma, tumor de Wilms, teratomas, rabdomiossarcoma), Malformações pulmonares, Urgências (invaginação intestinal, apendicite, torção de testículo), Apendicite, Colelitiase Procedimentos videolaparoscopicos e urológicos e endourologicos. 

Com a implantação dos serviços de neurocirurgia e cirurgia pediátrica em Parnaíba, o Piauí descentraliza os serviços e atendimento de alta complexidade no interior, evitando o deslocamento para a capital e diminuindo  a pressão na fila de regulação para cirurgias eletiva e para atendimento de todas as urgências e emergências.
O secretário afirmou que é a realização de um sonho ter atendimento cirúrgico 24 horas para crianças na região litorânea. “Com a implantação do serviço serão reduzidas as transferências para Teresina, agilizando o atendimento. Em 2019, cerca de 224 crianças foram transferidas para a capital para receber atendimento porque não tinha na região de Parnaíba. A média era de 20 pacientes por mês”, afirma Florentino Neto. 

 

Flash Yala Sena (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Mulher é morta a tiros durante confronto entre o marido e desafetos em Parnaíba

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Uma mulher de 54 anos, identificada como Maria de Jesus dos Santos da Silva, foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (28) em sua residência, localizada no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, no município de Parnaíba. 

De acordo com o 2° Batalhão da Polícia Militar do Piauí (2°BPM-PI) na cidade, o crime aconteceu durante uma troca de tiros entre o companheiro da vítima, que não teve o nome revelado, e três pessoas que chegaram ao local por volta das 00h20.

“Os desafetos foram ao local, onde funcionava uma boca de fumo, para matar o marido dela. Ela viu a movimentação e foi olhar, quando viu que era tiro ela correu mas foi alvejada por trás”, explicou o tenente-coronel Erisvaldo Viana ao Cidadeverde.com.

Segundo o comandante do 2°BPM, ainda não se sabe se os disparos que atingiram a vítima, que era natural de tural de Tutóia (MA), partiram do seu companheiro, que foi baleado e encaminhado para um hospital, ou pelo trio de criminosos, ainda não localizados pela Polícia, que segue em diligência para a captura.

Breno Moreno
[email protected]

Polícia prende homem e apreende adolescentes com armas e munições no Piauí

Foto: Ascom/SSP-PI

A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) prendeu um homem e apreendeu dois menores com armas e munições durante abordagem realizada no domingo (27) no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, no município de Parnaíba, distante 337 km de Teresina.

Uma equipe estava realizando diligências quando encontrou um homem e dois adolescentes, de 15 e 14 anos, que estavam na rua Travessa Rosena.

Quando os policiais foram fazer uma abordagem, os três fugiram, o que iniciou uma perseguição policial, que terminou com um suspeito preso e os dois adolescentes apreendidos.

Foi realizada uma revista e os policiais encontraram um revólver calibre 38, um rifle calibre 38 e uma espingarda calibre 12, além de várias munições.

Todos os objetos foram apreendidos e os suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

 

Redação

[email protected]

Parnaíba terá serviço de neurocirurgia a partir de 01º de março

A partir de 1º de março, será implantado o serviço de neurocirurgia no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado no município de Parnaíba, distante 320 Km de Teresina. O atendimento da especialidade será no regime de plantão 24 horas. 

A neurocirurgia já está implantada nos hospitais das cidades de Floriano e Picos, resultando na redução das transferências de pacientes através da Regulação Estadual, para a realização dos procedimentos em Teresina. 
A autorização para começar o serviço foi dada durante reunião com a participação do secretário Florentino Neto; o deputado estadual Dr. Hélio (PL); Superintendente da Receita da Secretaria de Fazenda, Antonio Luís; Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares; neurocirurgião Benjamin Pessoa Vale; médico Telmo Mesquita e o coordenador da neurocirurgia do Hospital Tibério Nunes, em Floriano, Cleciton Braga.

De acordo com o secretário Florentino Neto, hoje é um dia histórico para os parnaibanos. “Através da sensibilidade do governador Wellington Dias, o serviço de neurocirurgia vai funcionar 24h na região de Parnaíba. Com isso, as lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma serão reduzidas porque na neurocirurgia, o tempo é o maior aliado para conseguir diminuir qualquer sequela. Com o atendimento no hospital da própria cidade, os pacientes vão ter mais qualidade de vida”, afirma o gestor.

Da Redação

Parnaíba: Hospital Universitário está orçado em R$ 260 milhões

Após a conclusão do projeto embrionário do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba, pela Comissão Técnica montada por servidores para realizar os estudos preliminares de viabilidade de estruturação e implantação do Hospital Universitário na cidade de Parnaíba, o Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professor Alexandro Marinho, esteve com o Ministro-Chefe da Casa Cívil, Ciro Nogueira, para tratar sobre  a construção do Hospital Universitário.

 Segundo Alex Marinho, o projeto foi bem recebido pelo governo federal, mas por envolver uma grande quantidade de recursos será necessário um trabalho de articulação mais intenso que deverá ser realizado durante esse semestre, semelhante como foi feito para a construção da estrutura do curso de medicina em 2014, revelou.

O valor para a construção da estrutura está previsto em 260 milhões de reais, que deverá beneficiar uma população de 2.475.135 habitantes, abrangendo cerca de 34 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Em funcionamento o hospital deverá empregar de forma direta em torno de 1300 profissionais.

A construção do Hospital Universitário trará  redução das desigualdades referentes à oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, e oferta de melhor  qualidade dos serviços dos novos profissionais formados pela instituição através atividades assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão.

Com informações Ascom

Motociclista morre após colisão com caminhão na BR 343 em Parnaíba

Foto: Divulgação/PRF-PI

Um homem de 46 anos, de identidade não revelada, morreu no início da tarde desta quarta-feira (16) após a colisão entre uma motocicleta e um caminhão na BR 343, no município de Parnaíba, distante 337 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF), informou que o acidente aconteceu por volta das 12h, no trecho urbano da BR 343 que passa pela cidade de Parnaíba, quando a motocicleta colidiu na traseira do caminhão que estava estacionado.

Com o acidente, o condutor acabou caindo em cima da própria motocicleta, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já o motorista do caminhão, de 42 anos, não ficou ferido.

A área foi isolada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, que será responsável pela elaboração do laudo pericial apontando as causas do acidente.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Juiz revoga prisão de 4 réus na morte de empresário em Parnaíba

O juiz Georges Cobiniano de Melo, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, revogou a prisão de quatros réus suspeitos de participar da morte do empresário Janes Cavalcante de Castro, de 53 anos, em setembro de 2020. Ele foi assassinado dentro de um carro quando chegava em sua residência.

Foram colocados em liberdade Ivone dos Santos Silva, Arnoud de Paiva Leal, Wandyson Antunes Barros e Élida Raysa Machado de Albuquerque Soares.

“Sigo o parecer ministerial, revogando suas prisões preventivas e concedendo-lhes liberdade provisória, sob as condições de manterem seus endereços atualizados e de comparecem aos atos processuais para os quais forem intimados”, disse o juiz em sua decisão.

No caso de Ivone, o magistrado alegou, citando o Ministério Público, que ela é ré primária e colaborou com a instrução, além de possuir filho menor de 12 anos de idade. “Não decreto sua monitoração eletrônica, pois esta não é possível de ser realizada fora dos limites da Comarca de Parnaíba”, justificou.

Já em relação aos réus Arnoud e Wandyson, o juiz afirma que são plausíveis os argumentos de que emprestaram os veículos sem a intenção de auxiliarem no cometimento do crime, mas tão somente por laços de solidariedade familiar. 

Sobre Élida, o magistrado ressaltou que não se evidenciou participação de maior importância no crime. “E ainda noticiou ter sido ameaçada dentro do sistema penitenciário, sendo recomendável que fique em liberdade”, disse. O juiz ainda deferiu sua inclusão em programa de proteção à testemunha.

A decisão é do dia 11 de fevereiro. Os demais réus envolvidos no caso continuam presos. Os suspeitos foram presos em abril do ano passado durante uma operação da Polícia Civil em 3 estados.

Da Redação
[email protected]

Piauí deve ultrapassar R$ 5 bilhões em exportações com ZPE, diz governador

  • ZPE10.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE9.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE8.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE7.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE6.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE5.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE4.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE3.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE2.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE1.jpg Roberta Aline/CCom
  • ZPE01.jpg Roberta Aline/CCom

O governador Wellington Dias (PT) afirmou, durante a solenidade de inauguração da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE) do município de Parnaíba nesta segunda-feira (14), que a estrutura representa um marco para o desenvolvimento econômico do estado, que deve registrar aumento das exportações com este novo emreendimento. 

“Quando assumi em 2003 a gente exportava U$ 100 milhões por ano, aproximadamente. Nos aproximamos, e vamos chegar nesse ano seguramente a U$ 1 bilhão [o equivalente a R$ 5,2 bilhões segundo a atual cotação da moeda americana] em exportação e a ZPE abre agora um novo mundo”, declarou o governador, que prevê a instalação de novas empresas no estado

A ZPE será uma área de livre comércio que sediará empresas, indústrias e outros empreendimentos que trabalham com produtos e serviços destinados ao mercado externo. Dentre os atrativos oferecidos às empresas e indústrias que quiserem se instalar ali, estão os incentivos fiscais assegurados pelos governos federal e estadual. 

Segundo a direção da ZPE de Parnaíba, a previsão é que só na primeira fase de operação do estabelecimento de exportação sejam gerados 400 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos na região. Até o momento, nove empresas de tecnologia e duas indústrias já operam no local, mas ao menos outras sete indústrias deram entrada nos processos de instalação e devem começar a operar ainda neste primeiro semestre.

A expectativa ainda é que outras empresas assinem memorandos de entendimento para instalação em Parnaíba durante o IV Fórum de ZPEs, realizado após a solenidade de inauguração. “Abrimos com um fórum internacional que nos coloca hoje em condições de uma rodada de negociação com 40 empresas que vão despertar interesse para investir aqui na ZPE”, enfatizou o governador.

Aeroporto

Além da ZPE, o Governo do Piauí também assinou o contrato de parceria público-privada (PPP) com o Consórcio SBPB, que será responsável pela administração do Aeroporto de Parnaíba e investimentos na ordem de R$ 150 milhões nos próximos 32 anos.

“É um atrativo enorme para indústrias e prestadores de serviços que exportam seus produtos, se instalarem aqui gerando emprego e renda [...] vinculado com a ZPE, vai ser mais um item de competitividade para as empresas que se instalarem aqui”, afirmou Rafael Fonteles, secretário estadual de Fazenda.

Breno Moreno
[email protected]

Posts anteriores