Cidadeverde.com

Homens são atingidos por tiros na Beira Rio em Parnaíba

Foto: reprodução

Dois homens que não tiveram os nomes identificados foram baleados na noite desta quarta-feira (20), na Avenida das Nações Unidas, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações repassadas por populares, os dois homens estavam na Beira Rio quando foram surpreendidos por  uma pessoa, que veio de canoa pelo Rio Igaraçu, e efetuou diversos disparos em direção as vítimas, ferindo os dois.

Foto: reprodução

Os homens foram  atendidos  pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, mas não se sabe até o momento o estado de saúde de cada um deles. 

A ação chamou a atenção dos frequentadores da Avenida das Nações Unidas, popularmente conhecida como Beira Rio, um dos pontos turísticos da cidade, que sempre conta com a presença de moradores e turistas devido aos bares, restaurantes e lanchonetes existentes no local.

João Bandeira

 

Jovem de 17 anos morre com suspeita de dengue; quarta vítima no estado

Foto: Reprodução/Google Maps

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba

Uma adolescente de 17 anos morreu na manhã desta terça-feira (19) com sintomas de dengue hemorrágica no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), no município de Parnaíba. Se confirmada, esse será a 4ª morte por dengue registrada no Piauí no ano de 2022. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

De acordo com a Sesapi, a paciente era residente do município de Cocal e deu entrada no hospital de Parnaíba após apresentar febre, mal estar, pressão baixa, irritabilidade, sangramento pela gengiva e manchas vermelhas pelo corpo.

 

“O óbito foi colocado clinicamente como dengue hemorrágica, é uma complicação. Nós conversamos com Brasília e o caso, mesmo com sinais e sintomas não vai ser encerrado por dengue hemorrágica”, explicou a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.   

Segundo Amélia Costa, apesar dos sintomas, o hospital de Parnaíba não apresentou a sorologia para confirmar realmente a presença do vírus da dengue na paciente.   

“Hoje nós tivemos um registro de um óbito de uma pessoa de 17 anos por dengue hemorrágica clássica, só que o Ministério da Saúde não leva em consideração apenas os dados clínicos para encerramento de casos. A gente fez o monitoramento para saber da sorologia, se existia alguma sorologia para comprovação, mas nós não tivemos esse exame”, informa Amélia.

Diante da situação, a coordenadora de Epidemiologia reforça para que os profissionais de saúde, diante de um caso grave de dengue, colham todo o material necessário para confirmar a presença do vírus e o diagnóstico da doença.

“Então chamamos atenção aos profissionais de saúde, quando chegar algum caso de dengue grave ou dengue com complicações, por favor, colha o material, porque a gente precisa ver a identificação realmente se o óbito foi por dengue. Então a nossa vigilância fica muito sensível, por favor, chamando os profissionais, realmente colha o material para identificação se é o vírus da dengue ou não”, ressalta.

Mortes por dengue no Piauí

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou na última quarta-feira (13) a morte de mulher de 45 anos por dengue. Esse foi o terceiro óbito da doença no estado. 

No dia 30 de março, a FMS também relatou o óbito por dengue de uma criança de 9 anos em Teresina. Há cerca de 20 dias antes, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já havia divulgado a morte de um adulto por dengue no Piauí.

Aumento de casos

De janeiro a abril deste ano, o Piauí registrou 1780 casos de dengue. Os dados representam um crescimento de 489,3% dos casos da doença em relação ao mesmo período de 2021.

Os cinco municípios com os maiores números de casos de dengue estão: Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). 

Sintomas

A dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. Em caso de nova infecção, pode desenvolver uma forma mais grave da doença, chamada dengue hemorrágica.

Prevenção

O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.

 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Estudante ameaça atentado com bomba em escola e polícia investiga

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Equipes da Força Tarefa do município de Parnaíba, a 318 km de Teresina, localizaram um estudante de 14 anos que confessou a autoria de um suposto atentado ao colégio municipal Clóvis Salgado. De acordo com o delegado Eduardo Ferreira, na residência do adolescente não foi encontrado nenhum material explosivo. 

“No sábado nós recebemos essa informação, a gente passou para a Força Tarefa e quando foi segunda-feira, nós amanhecemos com uma pessoa identificada. Chegando lá, a gente encontrou um adolescente de 14 anos que confessou. Lá a gente verificou pelo depoimento dele e condições da casa, e não foi encontrado arma, nenhum artefato explosivo”, explicou o delegado.

De acordo com o delegado, o adolescente relatou que as ameaças foram uma brincadeira. Nas redes sociais, as mensagens sobre o suposto ataque iniciaram a circular através de um perfil falso no sábado (09) e viralizaram em toda a cidade. 

“Ele disse que fez uma brincadeira e que não imaginava que ia tomar essa proporção”, acrescentou  Eduardo Ferreira. 

Ainda segundo a polícia, o estudante disse que estava sofrendo bullying no colégio. Os professores relataram ao delegado que o adolescente tira notas boas e é um bom aluno.

“Ele dizia inicialmente que estava sofrendo bullying no colégio, mas foi constatado que ele é um bom aluno e se comporta muito bem”, disse o delegado Eduardo Ferreira.

Após depoimento, o adolescente retornou para sua residência e deve ficar sob observação dos pais e professores da instituição de ensino. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos para análise.

Por conta das ameaças, o colégio teve suas aulas suspensas nessa segunda-feira (11). De acordo com a polícia, as atividades já retornaram normalmente nesta terça (12).

O Conselho Tutelar de Parnaíba informou que está adotando todas as medidas necessárias sobre o caso e que após concluído, o inquérito deverá ser encaminhado ao Ministério Público. O adolescente pode ser enquandrado como infrator e punido com medidas socioeducativas. A polícia também rastreia se há envolvimento de outras pessoas. 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Fundador de casa terapêutica mata esposa a facadas no litoral do Piauí

Foto: Reprodução / redes sociais

Lincoln Ribeiro, de 42 anos, é suspeito de ter assassinado a esposa, Milene Moura, de 36 anos, com golpes de faca. O crime ocorreu na manhã desta sexta-feira (08/04) em um condomínio na BR-343 na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. 

De acordo com o comandante do 2º BPM, Erisvaldo Viana, o casal teve uma discussão antes do crime acontecer. 

"Eles viviam em uma relação de conflito. Teriam brigado nas primeiras horas do dia e ela foi dormir. Ele foi até ela e desferiu diversos golpes de faca. Quando percebeu que ela estava morta, tirou a própria vida", relatou o comandante. 

Lincoln Ribeiro é conhecido na região porque foi um dos fundadores da casa terapêutica Fazenda Reviver, onde cuidava de dependentes químicos. 

Ele trabalhava na casa terapêutica para ajudar outros jovens da dependência química e era praticante de kitesurf. 

Milene Moura era a segunda esposa de Lincoln Ribeiro, segundo apurou o Cidadeverde.com.    


Nataniel Lima
[email protected] 

Neurocirurgia no HEDA já realizou mais de 400 atendimentos

Com pouco mais de um mês de funcionamento o serviço de neurocirurgias do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, já realizou mais de 400 atendimentos, 21 procedimentos cirúrgicos e 70 pacientes foram internados na unidade.

O atendimento da especialidade funciona em regime de plantão 24 horas através do pronto socorro do hospital. Na unidade também funciona o serviço de neurocirurgia pediátrica. “A implantação do serviço de neurocirurgia no HEDA foi uma grande conquista para a população de Parnaíba e região, que conta com um serviço de excelência sem a necessidade de se deslocar até a capital, o que ajuda no atendimento de mais qualidade e com menos traumas para os pacientes”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Além do HEDA, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também implantou o serviço de neurocirurgias no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. “Desde 2019 que a população de Floriano e região já contam com o serviço e este ano implementamos nas cidade de Picos e Parnaíba, o que resultou em um redução significativa de transferências, através da Regulação Estadual de Leitos, para os hospitais de Teresina. Nosso objetivo e levar este serviço para mais cidades do Piauí”, ressalta o gestor.

Da Redação

Corpo de jovem de 26 anos é encontrado boiando em lagoa de Parnaíba

Foto: Reprodução/WhatsApp

O corpo de um jovem de 26 anos foi encontrado na tarde dessa terça-feira (05), boiando na Lagoa do Bebedouro, no município de Parnaíba, distante 318 quilômetros de Teresina.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, Antônio Vitor Sousa Monteiro estava desaparecido desde segunda-feira (04) e seu corpo encontrado por volta das 15h30 de ontem.

No local, também estavam presentes alguns familiares do jovem. O Corpo de Bombeiros informou ainda que não é possível confirmar se a vítima teria se afogado na lagoa.  

Equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas e fizeram a remoção do corpo do jovem que deverá passar por exames cadavéricos para indicar a causa da morte. A Polícia Militar também foi acionada.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Varas criminais de Parnaíba migram mais de 3,6 mil processos físicos para sistema 100% digital

Foto: Arquivo/Cidade Verde

As 1ª e 2ª Varas Criminais da comarca de Parnaíba tornaram-se 100% digitais, após a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CCJ-PI) concluir a migração de 3.609 mil processos físicos para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), em em conformidade com o Provimento Conjunto da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e da CGJ-PI.

“Com a tramitação única alcançamos uma maior agilidade na tramitação dessas ações penais, com segurança na manutenção e integridade de documentos, além de uma melhor organização e divisão de tarefas dentro da unidade [...] ganha a população parnaibana”, pontuou Marcelo Mesquita, juiz titular da 2ª Vara Criminal de Parnaíba.

Os serviços de digitalização dos arquivos dos processos foram realizados por uma equipe coordenada pela Distribuição de 1° Grau da comarca de Teresina, em parceria com o Laboratório de Inovações do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (OpalaLab/TJ-PI). 

“Com a gestão dos processos em um único sistema, será possível atuar com maior agilidade na prestação jurisdicional e elevar a produtividade da unidade beneficiada”, disse Vanessa Martins Cardoso, Chefe da Distribuição do 1° grau da comarca de Teresina

Após o cancelamento do acervo físico no Sistema Themis Web, os respectivos processos foram acondicionados em 212 caixas-arquivo, e os serventuários das Varas foram orientados sobre a manutenção dos autos em Secretaria até o trânsito em julgado da decisão de cada processo virtual, como recomenda o TJ-PI e a CGJ-PI.

“A migração do acervo processual visa à tramitação dos processos em um sistema único, o Pje, e esse é um trabalho fundamental para o ganho de celeridade no Judiciário piauiense. Os resultados positivos desse projeto já são visíveis nas unidades onde foi executado”, reforçou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes.

Da Redação
[email protected]

Justiça Federal suspende contrato da PPP do Aeroporto de Parnaíba; Governo recorre

Foto: Roberta Aline/CCom 

A Justiça Federal determinou a suspensão temporária da execução do contrato de parceria público-privada (PPP) de R$ 150 milhões firmado entre o Governo do Piauí e o Consórcio SBPB, no último dia 14 de fevereiro, para a administração do Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba. 

Em sua decisão liminar, o juiz Bruno Christiano Carvalho Cardoso, titular da 5ª Vara, acatou o pedido de uma das empresas participantes no processo de licitação da PPP, que alega o favorecimento da SBPB, grupo vencedor formado pelas empresas Cedarwood Investimentos S.A. (CWI) e TR Saeculum Participações LTDA.

Dentre outras coisas, o impetrante da ação questiona mudanças na regra do edital inicial, que previa a apresentação do comprovante de depósito de um caução garantia, um dos requisitos para habilitação das empresas no certame. Apesar disso, a Comissão de Licitação teria alterado o item em atendimento à SBPB. 

Naquela ocasião, a Comissão teria argumentado que tomou conhecimento da indisponibilidade de conta corrente apta para o recebimento da caução em garantia, e que por isso optou por alterar as regras referentes a este tópico no edital de licitação, permitindo que os participantes apresentassem só o compromisso de depósito.

Além de questionar a publicação da alteração apenas no endereço eletrônico da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), o consórcio perdedor afirma que não teve nenhuma dificuldade para efetuar o respectivo depósito caução dentro do prazo previsto no edital inicial. 

“Nesse contexto, a habilitação da vencedora deu-se por meio de promessa admitida sem a observância dos procedimentos devidos”, declara o magistrado, que ainda menciona o fato de o Consórcio SBPB não apresentou a Certidão de Regularidade Fiscal.

“Postos esses argumentos, a documentação que acompanha a inicial revela elementos indicativos de que a Concorrência em comento não se desenvolveu com a paridade necessária que deve nortear os procedimentos licitatórios, havendo dúvida razoável quanto a sua correção”, afirma Cardoso.

O contrado de PPP prevê, ao grupo vencedor da licitação, a administração do Aeroporto de Parnaíba por 32 anos, com a responsabilidade de operação e de investimentos na conservação e implantação de melhorias na unidade.  

Governo recorre da decisão 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o Procurador-Geral do Estado, Plínio Clerton, informou que o governo estadual já recorreu dessa decisão, alegando que a Justiça Federal não tem competência para julgar a ação, uma vez que que não há recursos da União, nem interesse do Governo Federal. 

"O aeroporto é cedido ao estado por 30 anos, não existe interesse da União", informou. 

Já a superintendente da Suparc, Viviane Moura, acrescentou que a liminar partiu após uma das empresas, que concorreu a licitação, perder. Viviane ressaltou que isso não prejudica a PPP. 

“Uma empresa inconformada perdeu e entrou na Justiça. Isso é normal, já aconteceu em vários processos e isso até agora não prejudica em nada a PPP”, finaliza. 

 

 

 

Breno Moreno e Rebeca Lima 
[email protected]

Parnaíba registra dois homicídios em menos de 2 horas

Foto: Divulgação/SSP

A cidade de Parnaíba, distante 337 km de Teresina, registrou dois homicídios na noite de sábado (26), com menos de duas horas de diferença, nos bairros São Vicente de Paula e no Residencial Dunas.

De acordo com a Polícia Militar, o primeiro crime ocorreu no bairro São Vicente de Paula, onde um homem, de identidade não revelada, acabou entrando em uma briga corporal com outra pessoa em frente a um bar, e acabou sendo esfaqueado, por volta das 18h30.

Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas o homem acabou não resistindo aos ferimentos e morreu no local. Um equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba fez a remoção do corpo do local. 

O segundo crime, segundo informações da Polícia Militar, ocorreu no Residencial Dunas dentro de um depósito de bebidas, por volta das 20h, onde estava no local apenas o proprietário, identificado como Denislan Nunes.

Testemunhas relataram para a polícia que homens em um carro passaram em frente ao comércio e realizaram vários disparos de arma de fogo. Denislan acabou não resistindo aos ferimentos e morreu ainda no local.

Nos dois homicídios, ninguém foi preso. A Delegacia de Homicídio, Tráfico e Latrocínio (DHTL) de Parnaíba vai ficar responsável pela investigação dos crimes.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Mulher é presa após tentar esconder mercadoria sem nota fiscal da PRF em Parnaíba

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) prendeu na noite de sábado (26) três pessoas suspeitas de receptação e transporte de mercadoria sem nota fiscal, sendo que uma delas tentou esconder parte da mercadoria na cintura no município de Parnaíba, distante 337 km de Teresina.

A prisão ocorreu após os policiais realizarem uma abordagem a um veículo, que tinham três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, que transitava na BR 343.

Durante a abordagem os policiais suspeitaram da atitude dos ocupantes do veículo, por isso decidiram fazer uma revista. A mulher foi encontrada com cinco smartphones escondidos na cintura.Os demais homens estavam com 8 celulares.

“Questionada sobre a procedência dos celulares, ela informou que tinha comprado em um site na internet. Porém, como não conseguiram comprovar a licitude dos produtos”, informou a PRF.

Os três foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil em Parnaíba e podem responder por crime de receptação e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores