Cidadeverde.com

Vistoria encontra irregularidades em prédio do Corpo de Bombeiros de Parnaíba

Foto: Divulgação/MP-PI

Uma vistoria do Ministério Público do Piauí constatou que a sede do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Parnaíba, não está regular com as normas e os protocolos para prevenção de incêndio emitidos pelo próprio órgão. A situação é semelhante a encontrada durante inspeção na 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, em Teresina.

A inspeção, comandada por equipes  Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) e da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, também encontrou rachaduras e infiltrações nas paredes, fiação exposta e precariedade dos alojamentos dos bombeiros do Batalhão, que atende 36 municípios da região norte e do litoral piauiense.

Em relação aos equipamentos de trabalho, verificou-se que a unidade não dispõe de moto aquática (jet-ski) para resgate e salvamento de vítimas de afogamento no mar, bem como a falta de cilindros de mergulho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As roupas e itens de mergulho existentes foram adquiridos pelos militares, com recursos próprios. 

Por fim, a vistoria técnica averiguou-se que o efetivo do 2° BPM equivale a apenas 10% do previsto em lei; portanto, insuficiente para compor equipes diárias em conformidade com os protocolos de salvamento, resgates e de atendimento de ocorrências de incêndio e em quantidade suficiente para atender à demanda da circunscrição.

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com o tenente-coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público no Batalhão de Parnaíba. 

Breno Moreno (Com informações do Ministério Público)
[email protected]

Idoso de 84 anos morre após ser atropelado na BR 343 em Parnaíba

Foto: Divulgação/PRF-PI

Um idoso de 84 anos, de identidade não revelada, morreu nesta segunda-feira (2) após ser atropelado por uma motocicleta na BR 343, a 337 km de Teresina.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI), o acidente ocorreu por volta de 6h30, quando o idoso foi atropelado no acostamento da rodovia.

A PRF afirmou que a possível causa do acidente teria sido a entrada repentina do pedestre no acostamento. O idoso de 84 anos não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba fez a remoção do corpo. 

Já o condutor da motocicleta, um jovem de 24 anos, que não teve a identidade revelada, teve lesões graves e foi encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, por uma equipe do Samu.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Mulher morre ao ser baleada nas costas em Parnaíba

Uma mulher identificada como Laiane dos Santos Lima, 24 anos, residente no povoado São José, no bairro  Ilha Grande de Santa Isabel em Parnaíba, morreu após ser atingida nas costas por tiros, quando estava na garupa de uma moto, conduzida pelo marido. O  crime ocorreu por volta das 11hs da manhã deste sábado(30), na estrada de acesso ao povoado Céu, na altura do antigo restaurante do Zé Grosso. 

A informação é que três homens armados saíram de um matagal e deram a ordem de parada para o piloto da moto idenficado apenas como Jean, que não obedeceu e seguiu em fuga.

Nos disparos, a companheira de Jean foi baleada nas costas. Ele também chegou a ser atingido, mas que segundo informações, a bala teria atravessado o corpo da esposa atingindo o condutor da moto. 

Ainda de acordo com   informações, um filho do casal de 1 ano e 4 meses também estava na moto, porém, por muita sorte não foi atingido.  

O crime está sendo investigado pela Polícia mas até o momento não há informações dos autores e a motivação dos disparos.

Com informações portal do catita

Seid irá reformar centros de Equoterapia nas cidades de Teresina e Parnaíba

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), irá reformar e ampliar os centros de Equoterapia da Cavalaria de Polícia Militar, localizados nas cidades de Parnaíba e Teresina. As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 1 milhão.

Na manhã desta terça-feira (26), o secretário da Seid, Mauro Eduardo, esteve reunido com com o comandante da Polícia Militar (PMPI), coronel Scheiwann Lopes, para tratar sobre o projeto de reforma dos dois centros. As obras contam com recursos da Seid.

De acordo com o secretário, a reforma e ampliação do centro de equoterapia em Teresina já teve a ordem de serviço assinada. Já as obras do centro de Parnaíba devem começar até o final do mês de maio.

Ainda segundo o secretário Mauro Eduardo, o centro de equoterapia de Parnaíba também irá receber uma van adaptada que já foi licitada. O secretário destaca ainda que as obras são de grande importância pois esses espaços trabalham a reabilitação de pessoas com deficiência, usando cavalos como método terapêutico, que auxiliam na interação e na comunicação.

“São duas ações muito importantes, pois os centros, tanto o de Parnaíba quanto de Teresina trabalham a reabilitação de pessoas com deficiência usando cavalos como método terapêutico. Nós recebemos depoimentos de mães em que os filhos chegam sem se comunicar, sem ter uma interação e através do tratamento que é feito há uma melhora significativa. Também as pessoas que têm paralisia cerebral, às vezes, chegam com dificuldade de sentar e o andar do cavalo, aquele movimento, faz com que elas possam ter um equilíbrio. Ou seja, a equoterapia tem sido fundamental na reabilitação dessas pessoas”, comenta o secretário Mauro.

Da Redação

Polícia prende casal suspeito de fornecer drogas para facção no litoral do Piauí

Foto: Divulgação / PMPI

A Polícia Militar de Parnaíba prendeu, no sábado (23), um casal suspeito de integrar e fornecer drogas para uma facção criminosa na cidade de Ilha Grande do Piauí, litoral do estado. 

Graziela Santos da Rocha Sousa, de 18 anos, e Francisco de Assis do Nascimento Sousa, de 18 anos, foram denunciados por populares da região. Na denúncia, a fonte afirmou que o casal estava aterrorizando a comunidade de Ilha Grande. 

Os policiais foram até o local onde o casal costumava comercializar a droga. Francisco de Assis, conhecido como Chiquim, viu a viatura da polícia e tentou fugiu correndo. 

"Avistamos Chiquim correndo. Ele deixou um pote de plástico no mato ao lado da casa e, ao ser abordado, tentou ludibriar os policiais dizendo que não era o Chiquim. Demos voz de prisão e ele nos levou até a casa da Graziela, onde ela confessou que vendia crack e mostrou para os policiais onde a droga estava", destacaram policiais do 2º BPM de Parnaíba que atenderam a ocorrência. 

O casal foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba junto com o material apreendido: celulares, R$ 365, 3 porções de crack, 8 trouxas de cocaína, 28 pedras de crack, uma balança de precisão e uma lâmina usada para cortar as drogas. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Homens são atingidos por tiros na Beira Rio em Parnaíba

Foto: reprodução

Dois homens que não tiveram os nomes identificados foram baleados na noite desta quarta-feira (20), na Avenida das Nações Unidas, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações repassadas por populares, os dois homens estavam na Beira Rio quando foram surpreendidos por  uma pessoa, que veio de canoa pelo Rio Igaraçu, e efetuou diversos disparos em direção as vítimas, ferindo os dois.

Foto: reprodução

Os homens foram  atendidos  pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, mas não se sabe até o momento o estado de saúde de cada um deles. 

A ação chamou a atenção dos frequentadores da Avenida das Nações Unidas, popularmente conhecida como Beira Rio, um dos pontos turísticos da cidade, que sempre conta com a presença de moradores e turistas devido aos bares, restaurantes e lanchonetes existentes no local.

João Bandeira

 

Jovem de 17 anos morre com suspeita de dengue; quarta vítima no estado

Foto: Reprodução/Google Maps

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba

Uma adolescente de 17 anos morreu na manhã desta terça-feira (19) com sintomas de dengue hemorrágica no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), no município de Parnaíba. Se confirmada, esse será a 4ª morte por dengue registrada no Piauí no ano de 2022. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

De acordo com a Sesapi, a paciente era residente do município de Cocal e deu entrada no hospital de Parnaíba após apresentar febre, mal estar, pressão baixa, irritabilidade, sangramento pela gengiva e manchas vermelhas pelo corpo.

 

“O óbito foi colocado clinicamente como dengue hemorrágica, é uma complicação. Nós conversamos com Brasília e o caso, mesmo com sinais e sintomas não vai ser encerrado por dengue hemorrágica”, explicou a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.   

Segundo Amélia Costa, apesar dos sintomas, o hospital de Parnaíba não apresentou a sorologia para confirmar realmente a presença do vírus da dengue na paciente.   

“Hoje nós tivemos um registro de um óbito de uma pessoa de 17 anos por dengue hemorrágica clássica, só que o Ministério da Saúde não leva em consideração apenas os dados clínicos para encerramento de casos. A gente fez o monitoramento para saber da sorologia, se existia alguma sorologia para comprovação, mas nós não tivemos esse exame”, informa Amélia.

Diante da situação, a coordenadora de Epidemiologia reforça para que os profissionais de saúde, diante de um caso grave de dengue, colham todo o material necessário para confirmar a presença do vírus e o diagnóstico da doença.

“Então chamamos atenção aos profissionais de saúde, quando chegar algum caso de dengue grave ou dengue com complicações, por favor, colha o material, porque a gente precisa ver a identificação realmente se o óbito foi por dengue. Então a nossa vigilância fica muito sensível, por favor, chamando os profissionais, realmente colha o material para identificação se é o vírus da dengue ou não”, ressalta.

Mortes por dengue no Piauí

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou na última quarta-feira (13) a morte de mulher de 45 anos por dengue. Esse foi o terceiro óbito da doença no estado. 

No dia 30 de março, a FMS também relatou o óbito por dengue de uma criança de 9 anos em Teresina. Há cerca de 20 dias antes, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já havia divulgado a morte de um adulto por dengue no Piauí.

Aumento de casos

De janeiro a abril deste ano, o Piauí registrou 1780 casos de dengue. Os dados representam um crescimento de 489,3% dos casos da doença em relação ao mesmo período de 2021.

Os cinco municípios com os maiores números de casos de dengue estão: Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). 

Sintomas

A dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. Em caso de nova infecção, pode desenvolver uma forma mais grave da doença, chamada dengue hemorrágica.

Prevenção

O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.

 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Estudante ameaça atentado com bomba em escola e polícia investiga

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Equipes da Força Tarefa do município de Parnaíba, a 318 km de Teresina, localizaram um estudante de 14 anos que confessou a autoria de um suposto atentado ao colégio municipal Clóvis Salgado. De acordo com o delegado Eduardo Ferreira, na residência do adolescente não foi encontrado nenhum material explosivo. 

“No sábado nós recebemos essa informação, a gente passou para a Força Tarefa e quando foi segunda-feira, nós amanhecemos com uma pessoa identificada. Chegando lá, a gente encontrou um adolescente de 14 anos que confessou. Lá a gente verificou pelo depoimento dele e condições da casa, e não foi encontrado arma, nenhum artefato explosivo”, explicou o delegado.

De acordo com o delegado, o adolescente relatou que as ameaças foram uma brincadeira. Nas redes sociais, as mensagens sobre o suposto ataque iniciaram a circular através de um perfil falso no sábado (09) e viralizaram em toda a cidade. 

“Ele disse que fez uma brincadeira e que não imaginava que ia tomar essa proporção”, acrescentou  Eduardo Ferreira. 

Ainda segundo a polícia, o estudante disse que estava sofrendo bullying no colégio. Os professores relataram ao delegado que o adolescente tira notas boas e é um bom aluno.

“Ele dizia inicialmente que estava sofrendo bullying no colégio, mas foi constatado que ele é um bom aluno e se comporta muito bem”, disse o delegado Eduardo Ferreira.

Após depoimento, o adolescente retornou para sua residência e deve ficar sob observação dos pais e professores da instituição de ensino. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos para análise.

Por conta das ameaças, o colégio teve suas aulas suspensas nessa segunda-feira (11). De acordo com a polícia, as atividades já retornaram normalmente nesta terça (12).

O Conselho Tutelar de Parnaíba informou que está adotando todas as medidas necessárias sobre o caso e que após concluído, o inquérito deverá ser encaminhado ao Ministério Público. O adolescente pode ser enquandrado como infrator e punido com medidas socioeducativas. A polícia também rastreia se há envolvimento de outras pessoas. 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Fundador de casa terapêutica mata esposa a facadas no litoral do Piauí

Foto: Reprodução / redes sociais

Lincoln Ribeiro, de 42 anos, é suspeito de ter assassinado a esposa, Milene Moura, de 36 anos, com golpes de faca. O crime ocorreu na manhã desta sexta-feira (08/04) em um condomínio na BR-343 na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. 

De acordo com o comandante do 2º BPM, Erisvaldo Viana, o casal teve uma discussão antes do crime acontecer. 

"Eles viviam em uma relação de conflito. Teriam brigado nas primeiras horas do dia e ela foi dormir. Ele foi até ela e desferiu diversos golpes de faca. Quando percebeu que ela estava morta, tirou a própria vida", relatou o comandante. 

Lincoln Ribeiro é conhecido na região porque foi um dos fundadores da casa terapêutica Fazenda Reviver, onde cuidava de dependentes químicos. 

Ele trabalhava na casa terapêutica para ajudar outros jovens da dependência química e era praticante de kitesurf. 

Milene Moura era a segunda esposa de Lincoln Ribeiro, segundo apurou o Cidadeverde.com.    


Nataniel Lima
[email protected] 

Neurocirurgia no HEDA já realizou mais de 400 atendimentos

Com pouco mais de um mês de funcionamento o serviço de neurocirurgias do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, já realizou mais de 400 atendimentos, 21 procedimentos cirúrgicos e 70 pacientes foram internados na unidade.

O atendimento da especialidade funciona em regime de plantão 24 horas através do pronto socorro do hospital. Na unidade também funciona o serviço de neurocirurgia pediátrica. “A implantação do serviço de neurocirurgia no HEDA foi uma grande conquista para a população de Parnaíba e região, que conta com um serviço de excelência sem a necessidade de se deslocar até a capital, o que ajuda no atendimento de mais qualidade e com menos traumas para os pacientes”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Além do HEDA, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também implantou o serviço de neurocirurgias no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. “Desde 2019 que a população de Floriano e região já contam com o serviço e este ano implementamos nas cidade de Picos e Parnaíba, o que resultou em um redução significativa de transferências, através da Regulação Estadual de Leitos, para os hospitais de Teresina. Nosso objetivo e levar este serviço para mais cidades do Piauí”, ressalta o gestor.

Da Redação

Posts anteriores