Cidadeverde.com

Criança que sobreviveu a incêndio em Parnaíba segue internada em estado gravíssimo

Fotos cedidas ao Cidadeverde.com 

Única sobrevivente do incêndio que causou a morte dos irmãos Maria Eloá, de 4 anos, e Francisco Aylan, de 6 anos, na noite da última segunda-feira (17) em Parnaíba, Francisca Aylla, de 7 anos, segue internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O quadro de saúde dela é considerado gravíssimo. 

“Continua com o mesmo, infelizmente. Não houve uma significativa alteração e o estado ainda é gravíssimo. Ela está entubada, com uso de ventilação mecânica e drogas  vasoativas (noradrenalina e adrenalina), sem sedação, mas sem reflexo neurológico no momento”, explicou Daniel Miranda, diretor do HEDA, ao Cidadeverde.com

As outras duas crianças vítimas do incêndio chegaram a dar entrada no hospital mas com poucos ferimentos causados por queimaduras. De acordo com a direção da unidade de saúde, os irmãos morreram em decorrência da fumaça tóxica inalada no local. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 22h30. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas “Não identificamos nenhum material explosivo no local e também não houve nenhum relato de explosão”, disse o tenente Thauzer Rodrigues.

O caso também é investigado pela Polícia Civil do Piauí. Conforme adiantou a delegada Daniella Dinali, os pais dos três irmãos podem ser responsabilizados criminalmente, já que nenhum dos dois estavam no local no momento da ocorrência

“Os pais ainda não foram ouvidos. A investigação preliminar aponta que as crianças estavam sozinhas no momento do fato. Se for confirmado, podem responder por abandono de incapaz com resultado em morte”, informou a delegada ao Cidadeverde.com.

Os avós das crianças chegaram a comparecer na Delegacia de Parnaíba, mas não foram ouvidos oficialmente por conta do estado emocional de ambos. A previsão é que os pais das vítimas prestem esclarecimentos à polícia até a próxima semana.

Breno Moreno
[email protected]

Réu é condenado a pagar pensão de 150 salários a filhas que perderam o pai em acidente

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um réu foi condenado a pagar pensão mensal de 150 salários-mínimos a título de indenização em favor de duas irmãs, por ter sido considerado culpado pela morte do pai delas em um acidente automobilístico. A decisão é do juiz José Airton M. de Sousa, da 2ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba.

De acordo com a sentença, o réu terá que pagar pensão mensal no percentual de 2/3 do salário-mínimo nacional em favor da parte autora, até que complete 25 anos de idade, retroativo à data do óbito, acrescidos de juros de mora a partir do vencimento de cada prestação.

Ainda conforme a decisão de piso, o réu terá que pagar quantia equivalente a 150 salários-mínimos, a título de danos morais, em favor da parte autora, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês, a partir da data do evento danoso e correção monetária pelo INPC a contar da prolação desta sentença.

Segundo consta na decisão, o pai das autoras veio a óbito após sofrer acidente automobilístico provocado pelo réu, em razão de estar embriagado.

“As circunstâncias nas quais ocorreram os fatos, pelo que decorre da narrativa contida na inicial, confirmadas pelos documentos juntados, especialmente pelo boletim de acidente de trânsito, permitem concluir que o réu encontrava-se embriagado, que provocou grave acidente envolvendo diversos veículos, dos quais decorreu a morte de 03 (três) pessoas”, diz trecho da sentença.

Acidente aconteceu em 2014

O acidente aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2014 na BR-343, em Parnaíba. O passageiro de um carro que passava pela rodovia filmou o exato momento da colisão entre quatro veículos e deixou três mortos.

O problema começou quando uma picape colidiu de frente com uma Strada e depois bateu em uma Ranger.Sem ter como reagir, duas motocicletas que estavam atrás do veículo também acabaram se envolvendo no acidente e os ocupantes morreram.

Da Redação
[email protected]

Pais de crianças mortas em incêndio em Parnaíba podem responder por abandono de incapaz

Fotos cedidas ao Cidadeverde.com 

Os pais das duas crianças mortas após um incêndio em uma casa em Parnaíba na noite da última segunda-feira (17) podem ser responsabilizados criminalmente, já que nenhum dos dois estavam no local no momento da ocorrência, que ainda deixou uma outra filha do casal gravemente ferida.   

“Os pais ainda não foram ouvidos. A investigação preliminar aponta que as crianças estavam sozinhas no momento do fato. Se for confirmado, podem responder por abandono de incapaz com resultado em morte”, informou a delegada Daniella Dinali, responsável pelo caso, ao Cidadeverde.com.

A previsão da Polícia Civil é que os pais das crianças prestem esclarecimentos até a próxima semana. Os avós das vítimas estiveram na delegacia nesta terça-feira (18), mas não chegaram a prestar depoimento oficial por conta do abalo emocional. 

O incêndio causou a morte dos irmãos Maria Eloá, de 4 anos, e Francisco Aylan, de 6 anos. Francisca Aylla, de 7 anos, ficou gravemente ferida e permanece internada em estado grave Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 22h30. “Não identificamos nenhum material explosivo no local e também não houve nenhum relato de explosão”, informou o tenente Thauzer Rodrigues.

Segundo a delegada, a análise preliminar aponta para a possibilidade do incêndio ter sido causado por uma pane elétrica. “Ao que tudo indica foi um curto circuito, mas somente a perícia definirá a causa exata”, finalizou Daniella Dinali.

Breno Moreno
[email protected]

Incêndio em residência mata duas crianças e deixa uma gravemente ferida em Parnaíba

Foto: Reprodução/redes sociais 

Menina de roupa xadrez sobreviveu e está na UTI do Heda


Um incêndio em Parnaíba causou a morte de duas crianças e deixou outra gravemente ferida. O diretor do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), Daniel Miranda, informou na manhã desta terça-feira (18) que a fumaça tóxica do incêndio causou a morte das duas irmãs. Segundo a direção, as crianças tinham poucos ferimentos causados por queimaduras. A terceira vítima, outra irmã, continua internada no hospital em estado grave. 

“É um momento muito difícil para o hospital Dirceu Arcoverde. Ontem por volta das 23h a gente recebeu essas crianças aqui, as três chegaram em quadro de parada respiratória por inalação de fumaça. As lesões de pele de queimaduras foram pequenas ou nenhuma, o que ocasião foi um quadro de inalação de fumaça tóxica. Foram reanimadas, mas infelizmente duas sem sucesso e outra internada em estado gravíssimo”, disse o diretor.

Ele destacou ainda que a equipe destinou todo o seu aparato para tentar salvar as crianças, mas que infelizmente elas chegaram em estado gravíssimo.

O Heda divulgou uma nota: 

Atualizada às 9h30

Um incêndio na noite desta segunda-feira (17) em uma residência no bairro Frei Higino, em Parnaíba, litoral do Piauí, resultou na morte dos irmãos Maria Eloá (4 anos) e Francisco Aylan (6 anos). Uma terceira criança, Francisca Aylla (7 anos), ficou gravemente ferida e permanece internada em estado grave. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 22h30. No local ainda estavam dois adultos. 

O fogo foi controlado com ajuda de vizinhos, que quebraram janelas para adentrar no imóvel. Os vizinhos também fizeram o resgate das vítimas ao Hospital Dirceu Arcoverde. Maria Eloá e Francisco Aylan não resistiram aos ferimentos e morreram na madrugada desta terça-feira (18). Francisca Aylla segue em estado grave na UTI do hospital. 

"Quando chegamos ao local, encontramos apenas o resto do incêndio, que já tinha sido controlado pelos populares, com baldes. Eles retiraram arrombaram as grades e retiraram as crianças", relatou o tenente Thauzer Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba. 

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, populares informaram que uma das crianças seria asmática e teria inalado muita fumaça durante o incêndio. Uma outra criança teria apresentado ferimentos na boca e no nariz. 

Fotos cedidas ao Cidadeverde.com 

 

As causas do incêndio ainda vão ser apuradas através de uma perícia. 

“Só uma perícia mais aprofundada para dizer a causa de origem do incêndio. Não identificamos nenhum material explosivo no local e também não houve nenhum relato de explosão. O que existia no cômodo eram vestígios de equipamentos eletro eletrônicos”, completou o tenente. 

 


Boletim médico 

O Hospital Dirceu Arcoverde informou que a menina está em estado gravíssimo. “Em uso de ventilação mecânica, uso de drogas vasoativas (noradrenalina e adrenalina), sem sedação, mas sem reflexo neurológico no momento. Chegou em parada cardíaca e reanimação por 5 min”.

O hospital informou ainda que a menina não tem comprometimento por queimadoras e que as lesões foram por inalação de fumaça tóxica. 

 

 


Natanael Souza e Yala Sena
[email protected]

Motorista de aplicativo é assassinado a tiros ao sair de festa no litoral do Piauí

Foto: Cidadeverde.com 

Um motorista de aplicativo de 31 anos, identificado como Carlos Henrique Rios da Costa, foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo no momento em que saia de uma festa no Loteamento Jardim Atlântico, em Parnaíba, litoral do Piauí. 

De acordo com informações do 2º Batalhão da Polícia Militar, a vítima estava na companhia de uma adolescente de 17 anos quando o crime aconteceu.  Os dois deixavam a festa que acontecia em uma residência particular. 

A autoria dos disparos e a motivação do crime ainda são desconhecidas. No local do homicídio foram encontradas capsulas de pistoa ponto 40. 

Ainda segundo a PM, Carlos Henrique já havia sido preso em julho deste ano suspeito de atuar em uma espécie de delivery de drogas no litoral do Piauí. 

A perícia foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis. O corpo foi recolhido por uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML). 

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Parnaíba, que 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Prefeitura de Parnaíba publica edital de processo seletivo com 78 vagas

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Prefeitura de Parnaíba, a 337 km de Teresina, publicou edital para processo seletivo que será realizado para o preenchimento de 78 vagas para provimento temporário na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).

As inscrições iniciam no dia 17 de outubro e seguem até o dia 14 de novembro, e devem ser realizados no site da empresa organizadora do certame. A taxa é de R$ 50 para quem tem ensino fundamental, R$ 75 para ensino médio e R$ 100 para cargo de nível superior.

Confira aqui o edital

Os cargos são para: Assistente Social (16); Psicólogo (10); Orientador Social (14); Intérprete De Libras (1); Cuidador de Criança, Adolescente e Adulto - Diurno (16); Cuidador de Criança, Adolescente e Adulto - Noturno (16).

Os salários variam entre R$ 1.212 mil a R$ 3.412 mil, com carga horária entre 30h a 40h semanais. São 73 vagas para a ampla concorrência e 5 exclusivas para pessoas com deficiência.
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 27 de novembro.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Etapa do Campeonato Brasileiro de Windsurfe é realizada no Piauí.

Foto: reprodução

Parnaíba foi sede de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Windsurf, nesta quarta-feira, 12 de outubro, na Lagoa do Portinho. Velejadores de todo Brasil estiveram reunidos para disputar o Campeonato Brasileiro de Speed e Brasileiro de Windsurf Slalom.

Os fortes ventos que estão soprando na região com marcas superiores a 70 km/h proporcionaram um grande espetáculo para quem acompanhou a disputa nas margens da lagoa.

Velejadores do Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e do Piauí estiveram  em Parnaíba para garantir a beleza e o sucesso do evento.

A competição contou com uma estrutura montada na área do Sesi na Lagoa do Portinho.

Para o secretário Municipal de Turismo de Parnaíba, Joaquim Vidal Araújo, os eventos esportivos de nível nacional são fundamentais para a divulgação do potencial da região e para o fortalecimento do turismo em Parnaíba.

Da Redação

UFDPar publica edital de concurso público na cidade de Parnaíba; confira

Foto: Divulgação/UFDPar

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) publicou edital de concurso público com uma vaga para o cargo de professor de Biologia Geral com salário que pode chegar a R$ 5 mil, no Campus Ministro Reis Veloso, no município de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

As inscrições iniciam no dia 13 de outubro e seguem até o dia 13 de novembro, e devem ser realizadas por meio do endereço de e-mail: [email protected]. O valor da taxa de inscrição é de R$ 240,40.

Confira aqui o edital

A vaga é para a Biologia Geral com ênfase em Anatomia, Fisiologia Humana e Comparada, e Biofísica. Para o cargo é obrigatório ser graduado em Ciências Biológicas, com doutorado em Ciências Morfofuncionais, em Ciências Morfológicas, em Fisiologia Humana, em Biofísica, ou em áreas afins; ou tese defendida na área do concurso.

O vencimento básico é de R$ 4.472,62, mas com a retribuição por titulação para quem tem doutorado chega a R$ 5.143,54, com jornada de 40h semanais, em regime de dedicação exclusiva.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Jovem de 20 anos fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-343

Fotos: PRF-PI

A colisão entre uma motocicleta e um carro deixou homem de 20 anos gravemente ferido na BR-343 na noite de terça-feira (11) no município de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) informou que a colisão transversal aconteceu na BR-343, no trecho do km 7, por volta das 19h, entre um carro que foi entrar na rodovia e uma motocicleta que seguia na pista.

De acordo com a PRF, uma mulher de 36 anos estava conduzindo um carro e parou o veículo no acostamento para realizar uma conversão à esquerda para entrar em uma estrada. Só que quando ela foi fazer a conversão, não observou que estava vindo uma motocicleta no mesmo sentido e acabou colidindo na lateral.

O condutor da motocicleta era um homem de 20 anos, que não teve a identidade revelada, não tinha Carteira de Habilitação e estava sem capacete. Ele acabou ficando gravemente ferido, com lesões na cabeça e na boca, sendo socorrido para um hospital.

A motorista do carro não ficou ferida e passou por teste de alcoolemia que deu negativo para a ingestão de álcool.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Acusado de matar idosa e esconder corpo debaixo da cama é condenado a 46 anos de prisão

Foto: divulgação MP-PI

O acusado de matar e ocultar o corpo da idosa Maria José Soares Maciel, 67 anos, foi condenado a  46 anos de prisão e a 243 dias-multa. O assassinato ocorreu em 2020, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Evaldo Machado dos Santos- que agora tem 34 anos- foi considerado culpado pelo Tribunal do Júri por feminicídio e furto qualificado. Os dois mantinham um relacionamento amoroso apenas há cinco meses. 

O caso teve grande repercussão à epoca. A idosa foi assassinada com uma foice com cabo de madeira e lâmina enferrujada deixada ao lado do cadáver que foi colocado debaixo da cama. O corpo foi encontrado após dois dias do crime em estado de decomposição.

A sentença, expedida pelo juiz Georges Cobiniano, determina que a pena seja cumprida em regime fechado e nega ao acusado o direito de recorrer em liberdade.para resguardar a ordem pública e em virtude de existirem indícios de periculosidade do condenado, consistentes nas múltiplas circunstâncias negativas e nos maus antecedentes. O promotor de justiça e coordenador do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ/MPPI), Márcio Carcará, foi o representante do Ministério Público do Piauí na sessão do Tribunal do Júri.

FEMINICÍDIO E FURTO

O corpo da idosa foi localizada após a filha denunciar o desaparecimento da mãe e apontar Evaldo Machado como culpado. Com ele foram encontrados um cartão da Caixa Econômica Federal e um molho de chaves pertencentes à vítima. 

"Ao chegarem ao endereço da vítima, os policiais encontraram o imóvel fechado e aparentemente sem ninguém em seu interior. Entrando na residência, conseguiram localizar o corpo em um quarto, embaixo de uma cama sobreposta por dois colchões, com a face coberta por um tecido estampado e com uma lesão contusa, em região frontal, a qual resultou em sua morte por contusão cerebral", informou o TJ-PI. 

Consta nos autos que a relação entre vítima e o acusado era repleta de agressões e desentendimentos. Foi comprovado que após o crime, o réu contou com o auxílio de dois amigos para furtar objetos da casa da idosa como móveis e eletrodomésticos. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Posts anteriores