Cidadeverde.com

PF faz operação e cumpre seis mandados contra o tráfico no litoral

Foto: Divulgação da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (03), a operação Setentrião, destinada a desarticular grupo criminoso responsável por realizar tráfico de drogas em Parnaíba e região (no litoral do Piauí).

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Parnaíba, no intuito de realizar a repressão ao tráfico de drogas local. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.

O nome da operação significa norte, fazendo alusão à repressão ao tráfico na região norte do estado.

Participam da Operação 36 policiais federais do estado do Piauí. 

O delegado Carlos Alberto Nascimento, da PF de Parnaíba, disse ao Cidadeverde.com que o objetivo da operação é colher provas contra traficantes que atuam no litoral do estado. 

Segundo ele, foram apreendidas munições e drogas.

"Estamos cumprindo uma fase da investigação sobre o tráfico de droga na região", disse o delegado. 


Da Redação
[email protected]

Governo anuncia empresa que fará voos na “Rota das Emoções”

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias anunciou nesta sexta-feira (29), que a empresa de táxi aéreo Passaredo vai fazer voos ligando as cidades do litoral do Piauí, Maranhão e Ceará que compõem a “Rota das Emoções”. O anuncio foi feito durante solenidade no Salão do Turismo da Rota das Emoções, realizado em Parnaíba.

Segundo o governo, ainda sem a frequência de voos estabelecida, passo que deve ser dado após uma reunião com representantes do movimento hoteleiro e agências de viagem, a Passaredo fará o translado de turistas que estiverem visitando todo o complexo Rota das Emoções, que compreende pontos turísticos cearenses, como a Lagoa do Paraíso, em Jijoca, a Vila de Jericoacoara; a cidade histórica de Parnaíba, as praias paradisíacas de Barra Grande e o Delta do Parnaíba no Piauí; os Lençóis Maranhenses e a cidade de Tutóia, no Maranhão.

“A Rota das Emoções é um lugar especial no mundo. Você imagina Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba, Barra Grande, mas tem muito mais do que isso. Cidades históricas como Parnaíba. É um lugar que quem vem ama e o mundo está atrás de novos destinos, lugares que ninguém foi, lugares mais sossegados. O passo agora é ampliar o serviços de voos. Voos na rota das emoções, voos integrando o Piauí com outros estados, em especial os do Sul e Sudeste e esse encontro aqui permite preparar melhor a região para essas novas etapas”, disse o governador.

De acordo com o assessor especial da presidência da agência de taxi aéreo, o objetivo é poder ampliar a atuação até a ilha de Fernando de Noronha, em breve. “Esse vetor é um pouco mais ambicioso, porque ele deve iniciar em Fernando de Noronha, passar por Fortaleza, depois Jericoacoara, Parnaíba e depois Barreirinhas. As frequências com relação a malhas serão discutidas com as agência de viagem, mas o importante é que o passo foi dado”, comemora o coronel Paulo Edson.
A quarta edição do Salão do Turismo da Rota das Emoções é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão e segue até sábado (30). O evento reúne agências de viagem, operadoras e representantes do setor hoteleiro para dialogar e gera novos negócios.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, mais de oito mil pessoas devem passar pela feira até o sábado. “Além das rodadas de negociação, o salão traz palestras, oficinas, encontro com aqueles que tem algo a colocar. Realizamos também um espaço para a comunidade interagir, participar, para os empreendedores da indústria, do comércio e dos serviços ganharem dinheiro e muitas atrações culturais. Em dois dias, já são quase cinco mil pessoas participando. Um sucesso. A expectativa é de mais de oito mil pessoas passem por aqui”, explica.

A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. Entre os principais atrativos estão os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
[email protected]

Igreja na cidade de Parnaíba é arrombada e tem objetos furtados

Foto: jornaldaparnaiba

Na madrugada desta quinta-feira (28/11), criminosos, ainda não identificados, arrombaram a capela Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro Frei Higino, no município de Parnaíba, no norte do Piauí.

Os invasores arrombaram a porta da igreja e furtaram um bebedouro que havia sido comprado há dois meses, além de lâmpadas da iluminação externa.

Após a ação criminosa, além dos objetos furtados, os ladrões deixaram a porta da capela danificada devido o arrombamento.

Os responsáveis pela igreja foram comunicados do ocorrido por volta das 01h30 e acionaram a Polícia Militar. Até o momento os arrombadores não foram identificados. 

Fonte: jornaldaparnaiba

Professor de Jiu-jitsu é suspeito de agredir idoso com barra de ferro

Foto: SSP/PI

Um professor de Jiu-jitsu foi preso em flagrante suspeito de agredir um idoso de 60 anos com uma barra de ferro. O caso ocorreu na noite de terça (26) por volta das 20h30 em Parnaíba, no Centro da Cidade.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Pacífico, informou que o suspeito não relatou a motivação da agressão. O professor foi encaminhado para a Central de Flagrante de Parnaíba e o idoso para atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento.

"Não sabemos a motivação. A guarnição foi chamada para atender a ocorrência, que ocorreu no meio da rua. Ela chegou e deu voz de prisão contra ele. O golpe atingiu na cabeça (do idoso)", diz.

O tenente-coronel não soube informar se o suspeito e vítima se conheciam ou teriam alguma desavença.

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Município de Parnaíba realiza encontro sobre piscicultura e pesca

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nesta quarta-feira (27/11) o VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela empresa no Norte do Piauí. O evento será realizado no auditório principal da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Parnaíba, das 8h às 17h30. O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/viiencontro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034, Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

A palestra de abertura, às 8h30, será proferida pelo superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. Ele irá explanar sobre as ações da Companhia no Piauí e no Ceará. Na sequência, o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, irá abordar a contextualização dos projetos comunitários apoiados pela Codevasf.

“A superintendência da Codevasf no Piauí vem realizando esse trabalho de apoio ao setor da piscicultura por entender que há um potencial enorme para gerar renda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente por meio de ações que aumentem a produção de peixes de forma a garantir uma exploração sustentável. A tecnologia que estamos transferindo, o conhecimento que será compartilhado são importantíssimos para promover esse crescimento de forma que todos sejam beneficiados. Esse evento faz parte da nossa missão”, afirmou Inaldo Guerra.

“Nosso papel perante a sociedade, como braço executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito das ações da Codevasf, que é responsável por promover o desenvolvimento regional, é garantir que as políticas públicas sejam implantadas com sucesso. Por isso, a área de revitalização das bacias hidrográficas apoia integralmente esse evento que trará frutos importantíssimos para o setor da piscicultura no Piauí”, afirmou Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

Programação
A partir das 10h, acontece uma série de palestras divididas em quatro mesas-redondas, abordando os seguintes temas: “Resultados econômicos obtidos a partir da adoção de estratégias de manejo na aquicultura”, “A importância da gestão pesqueira para garantia da continuidade da pesca artesanal”, “A integração da cadeia produtiva da piscicultura por meio de cooperativa” e “Políticas públicas voltadas para pesca e aquicultura”, contando com a participação de representantes de associações de pescadores, pesquisadores das áreas de aquicultura e pesca e representantes de órgãos públicos.

Entre os assuntos que serão abordados dentro dessas temáticas estão a evolução econômica e produtiva de um projeto de piscicultura por meio da aplicação correta de recomendações técnicas; os impactos econômicos de diferentes estratégias de alimentação e nutrição; a construção dos acordos de pesca e modelos de produção de peixes. Na área de políticas públicas, serão apresentados os programas da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltados para pesca e aquicultura no estado do Piauí, pelo coordenador de Aquicultura Continental, do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Anderson Antonello.

Além das palestras e discussões técnicas, o público do evento poderá conferir uma mostra fotográfica sobre as atividades pesqueiras em Luís Correia (PI) e uma exposição de apetrechos de pesca.

O VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria da Aquicultura e Pesca, e diversas empresas do setor privado.

Apoio aos piscicultores
No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no norte do estado, região com grande potencial para a atividade. As ações são voltadas para capacitação; gestão produtiva e econômica; comercialização; experimento de campo; entre outras.

[email protected]

Codevasf realiza encontro sobre piscicultura e pesca no Piauí

Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nesta quarta-feira (27/11) o VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela empresa no Norte do Piauí. O evento será realizado no auditório principal da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Parnaíba, das 8h às 17h30. O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/viiencontro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034, Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

A palestra de abertura, às 8h30, será proferida pelo superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. Ele irá explanar sobre as ações da Companhia no Piauí e no Ceará. Na sequência, o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, irá abordar a contextualização dos projetos comunitários apoiados pela Codevasf.

“A superintendência da Codevasf no Piauí vem realizando esse trabalho de apoio ao setor da piscicultura por entender que há um potencial enorme para gerar renda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente por meio de ações que aumentem a produção de peixes de forma a garantir uma exploração sustentável. A tecnologia que estamos transferindo, o conhecimento que será compartilhado são importantíssimos para promover esse crescimento de forma que todos sejam beneficiados. Esse evento faz parte da nossa missão”, afirmou Inaldo Guerra.

“Nosso papel perante a sociedade, como braço executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito das ações da Codevasf, que é responsável por promover o desenvolvimento regional, é garantir que as políticas públicas sejam implantadas com sucesso. Por isso, a área de revitalização das bacias hidrográficas apoia integralmente esse evento que trará frutos importantíssimos para o setor da piscicultura no Piauí”, afirmou Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

Programação

A partir das 10h, acontece uma série de palestras divididas em quatro mesas-redondas, abordando os seguintes temas: “Resultados econômicos obtidos a partir da adoção de estratégias de manejo na aquicultura”, “A importância da gestão pesqueira para garantia da continuidade da pesca artesanal”, “A integração da cadeia produtiva da piscicultura por meio de cooperativa” e “Políticas públicas voltadas para pesca e aquicultura”, contando com a participação de representantes de associações de pescadores, pesquisadores das áreas de aquicultura e pesca e representantes de órgãos públicos.

Entre os assuntos que serão abordados dentro dessas temáticas estão a evolução econômica e produtiva de um projeto de piscicultura por meio da aplicação correta de recomendações técnicas; os impactos econômicos de diferentes estratégias de alimentação e nutrição; a construção dos acordos de pesca e modelos de produção de peixes. Na área de políticas públicas, serão apresentados os programas da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltados para pesca e aquicultura no estado do Piauí, pelo coordenador de Aquicultura Continental, do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Anderson Antonello.

Além das palestras e discussões técnicas, o público do evento poderá conferir uma mostra fotográfica sobre as atividades pesqueiras em Luís Correia (PI) e uma exposição de apetrechos de pesca.

O VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria da Aquicultura e Pesca, e diversas empresas do setor privado.

Apoio aos piscicultores

No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no norte do estado, região com grande potencial para a atividade. As ações são voltadas para capacitação; gestão produtiva e econômica; comercialização; experimento de campo; entre outras.

Da Redação
[email protected]

Suspeito de feminicídio é achado morto na Central de Flagrantes

Foto: Divulgação/Polícia Civil Arquivo

A jovem Jéssica Carvalho da Silva, 23 anos, foi assassinada a facadas por volta das 23h do último sábado (23) no povoado Canto do Xavier, zona rural da cidade de Murici dos Portelas, distante 261 Km de Teresina. O suspeito do crime é o ex-namorado dela, identificado como Antônio Carvalho do Nascimento,42 anos.

Antônio foi preso no início da manhã domingo (24) pela Polícia Militar e encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi autuado por feminicídio. Na noite de ontem policiais encontraram o suspeito morto em uma das celas da unidade. A polícia afirma que ele cometeu suicídio. 

O tenente coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar de Parnaíba, informou ao Cidadeverde.com que Jéssica estava em uma seresta quando o ex-namorado desferiu um golpe da faca no seu pescoço. 

Ainda não se sabe as circunstâncias do crime. As informações são de que o casal tinha 1 ano e oito meses de relacionamento e estava separado há poucos dias.

"A informação é que ele [Antônio] não aceitava o fim do relacionamento", conta o comandante da PM de Parnaíba.

Antônio Carvalho foi preso próximo à sua residência. Ele ainda tentou fugir e teria machucado a mão após sofrer uma queda de moto.

Foto: Divulgação/PM

Jéssica foi morto com um golpe de faca no pescoço

Nota da Delegacia Geral

A respeito do incidente onde um indivíduo foi encontrado morto em uma das celas da carceragem da Central de Flagrantes de Parnaíba,  na noite de 24 de novembro, todos os procedimentos policiais civis  foram realizados imediatamente, incluindo as perícias no local. O indivíduo em questão havia cometido um feminicidio na cidade de Murici dos Portelas, foi autuado em flagrante e por segurança dada a repercussão do crime que cometera, foi colocado sozinho em uma cela separado dos outros presos. As investigações preliminares apontam que o nacional cometeu suícidio utilizando uma gaze que estava junto ao corpo por conta de um ferimento sofrido durante sua tentativa de fuga a prisão em flagrante.

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Parnaíba recebe Salão Rota das Emoções e FEPEME a partir do dia 27

De 27 a 30 de novembro, acontece o Salão do Turismo da Rota das Emoções. O evento, que é itinerante, será realizado em Parnaíba, numa ação do Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, que compõem esse roteiro integrado.

A programação do Salão, que é focado no fortalecimento da governança regional e na geração de conhecimentos e negócios, envolve mesas redondas, seminários, palestras, oficinas gerencias e de artesanato, rodadas de negócios, e lançamentos de novos produtos turísticos, além da Fepeme – Feira de Negócios da Micro e Pequena Empresa.

A abertura oficial ocorrerá no dia 27 de novembro (quarta-feira), às 20h00, no Estádio Dirceu Arcoverde, Verdinho, onde serão realizadas todas as atividades do Salão, incluindo a palestra show Trejeitos, que acontece logo após a abertura oficial, com o humorista Dirceu Andrade.

A Fepeme terá exposição e comercialização de produtos do artesanato, do comércio e da indústria. A feira contará também com uma ampla Praça de Alimentação, com o melhor da culinária regional, e com um palco onde acontecerão apresentações culturais e shows com artistas dos três Estados que compõem a Rota das Emoções.

ABERTURA OFICIAL
SALÃO DO TURISMO DA ROTA DAS EMOÇÕES / FEPEME
Data: 27 de Novembro (Quarta-Feira)
Horário: 20h00
Local: Estádio Dirceu Arcoverde (Verdinho)
Após a abertura oficial: Palestra Show Trejeitos, com Dirceu Andrade

Fonte: Agência Sebrae de Notícias|

PM apreende cédulas de R$ 100 falsas no conjunto Dom Rufino em Parnaíba

Um homem identificado como Gilvan Mendes dos Santos foi preso em flagrante no conjunto Dom Rufino em Parnaíba, suspeito de repassar dinheiro falso. A prisão foi realizada pela Polícia Militar, na última sexta-feira(22), por volta das 23h. 

De acordo com os policiais, ele estaria repassando o dinheiro em um estabelecimento comercial, quando a PM foi avisada e ao chegar ao local encontrou o uma nota de R$ 100 falsa com ele e a outra já havia sido entregue no comércio. 

Os militares deram voz de prisão ao suspeito que foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para as providências cabíveis. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

PM prende em Parnaíba foragido da penitenciária Major César

Foto: Divulgação Polícia Civil/Arquivo

Uma guarnição da Polícia Militar, coordenada pelo sargento Farlon Machado, cumpriu na manhã deste domingo(24), o mandado de prisão em desfavor de Anderson Cardoso de  Lima, vulgo Lobão. 

A prisão foi efetuada na Rua Fausto Bastos, bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba. 

Lobão era foragido da Penitenciária Major César, em Altos, desde a saída temporária para o Dia das Mães. Ele é condenado a cerca de seis anos por roubo majorado e cumpria pena na unidade.

Com base na informação, foram realizadas diligências e nas primeiras horas de hoje os policiais conseguiram recaptura-lo.

Lobão foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba.

 

Da redação
[email protected]

Posts anteriores