Cidadeverde.com

Briga em bebedeira deixa um morto na zona rural de Parnaíba

Foto: portal do catita

Um homem identificado como Leonardo Chaves da Cruz, de 31 anos, foi morto a facadas na última segunda-feira (07), no povoado Barro Vermelho, na Ilha de Santa Isabel, em Parnaíba. O suspeito do crime, identificado como Raimundo Nonato Sena dos Reis, de 55 anos, foi preso ainda ontem, em flagrante.

O suspeito relatou à polícia que, ele e a vítima estavam consumindo bebida alcoólica quando Leonardo o xingou. Em seguida, ele [suspeito] se dirigiu até a casa do seu primo e pegou uma faca. Ao retornar ao local, Raimundo travou uma luta corporal com Leonardo. O acusado disse que não lembra de ter esfaqueado a vítima.

Com informações: portal do catita

Operação cumpre 18 mandados e prende cinco por corrupção no Detran

Foto: Polícia Civil-PI

Atualizada às 11h20

O delegado João Rodrigo Luna, titular da Delegacia de Combate a Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) confirmou na manhã desta quinta-feira (3) que um assessor da Câmara de Vereadores de Parnaíba foi preso na operação do Detran.

A operação foi deflagrada hoje e cumpre 18 mandados de buscas e apreensões e cinco de prisões. Os presos são suspeitos de esquema de corrupção e estelionato. 

O assessor é Maciel Ribeiro da Conceição, que também trabalha como despachante.

"Ele faz todo tipo de documento, legal ou ilegal dentro do Detran", disse o delegado. 

Os outros presos são suspeitos de integrar a quadrilha. As prisões foram cumpridas em Teresina, Campo Maior, Bom Princípio e Parnaíba.

Os crimes investigados estão relacionados a transferências de veículos, renovação irregular de carteiras de habilitação, retiradas de multas de forma ilícita, e outras fraudes.

Um dos mandados de busca foi cumprido na sede do Detran de Parnaíba, onde foram apreendidos computadores, documentos e outros objetos úteis ao maior esclarecimento dos delitos, e individualização das condutas dos envolvidos na empreitada criminosa.

Segundo o Delegado João Rodrigo Luna, titular da DEPATRI, as investigações iniciaram há cerca de três meses e  tinham como foco apurar a ocorrência, dentre outras condutas, de falsificações de documentos, que tentavam dar aparência de legalidade a veículos roubados, veículos estes na maioria dos casos oriundos de outros estados e comercializados sem o conhecimento do adquirente ou de terceiros.

Lista de presos até o momento:

Maciel Ribeiro da Conceição (despachante e assessor da câmara de vereadores de Parnaíba)
Jose Carlos Machado Pereira Junior (vendedor de veículos)
Júlio César Souza Brandão (despachante)
Francisca Patrícia Veras da Silva, (presa em campo maior)
Fábio Augusto Fonseca Rocha, vulgo "Fabão" (preso na Casa de Custódia)

 

Atualizada às 9h

 

Operação deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (3) cumpre mandados de busca e apreensão dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da cidade de Parnaíba.

A Operação Clone tem como objetivo combater crimes como estelionato e corrupção que estariam acontecendo no Detran de Parnaíba. O delegado Rodrigo Luna, titular da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio, DEPATRI, disse ao Cidadeverde.com 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Até às 8h, cinco pessoas haviam sido presas nas cidades de Parnaíba, Altos, Bom Princípio e Teresina.

"O objetivo  da operação é elucidar e fazer cessar os crimes que estão acontecendo no Detran de Parnaíba. São crimes de falsidade ideológica, estelionato, corrupção e associação criminosa. Entre os presos estão suspeitos de estelionato que compram carros roubados e dentro do Detran tentam dar aparência de legalidade ao veículo para poder vender para uma pessoa de boa fé", explica o delegado Luna.

Entre os presos também estão os "despachantes", que seriam pessoas que facilitam as ações criminosas no Detran. O delegado Luna adianta que a operação é apenas a "ponta de um iceberg" e não descarta a possibilidade de funcionários do Detran estarem envolvidos nos esquemas.

"Há também casos que a pessoa consegue tirar carteira de motorista sem passar por provas", conta o delegado. Computadores do Detran foram apreendidos e serão periciados. Além do Departamento Estadual de Trânsito de Parnaíba, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em escritórios de investigados.

"As investigações estão apenas no começo, é um pontapé inicial. Com certeza deve haver mais pessoas envolvidas", adianta o delegado Rodrigo Luna.

 

Izabella Pimentel e Yala Sena
[email protected]

Pescador parnaibano cai de embarcação e é resgatado após 19 horas no mar

Fotos: CPMA

Um pescador de Parnaíba, identificado como Francisco das Chagas dos Santos Pinto, 45 anos, foi resgatado na noite desta terça-feira (1), por volta das 22h, após passar 19 horas nadando em alto mar. Ele caiu de uma embarcação pesqueira que estava a 181km de São Luís do Maranhão. O acidente aconteceu na madrugada de ontem, por volta das 2h50. O barco saiu de Parnaíba.

Segundo a Marinha, Francisco das Chagas caiu do barco pesqueiro “RAMON”. O resgate foi feito pelo Serviço de Busca e Salvamento (SAR), que acionou o Navio-Patrulha “Guanabara” e uma aeronave Super Cougar (UH-15), do Núcleo de  Implantação do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte.

“Além disso, foi feita comunicação, via Rádio, com as embarcações que estavam navegando na área do incidente SAR e com as Colônias de Pescadores, para apoiarem as buscas”, informou a Marinha.

O pescador foi resgatado pelo Navio Tanque “Flumar Brasil”, instruído pela tripulação da aeronave militar, que encontrava-se nas proximidades. O náufrago foi levado para São Luís onde foi encaminhado para um hospital e passa bem.

A Marinha disse ainda que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente da navegação e as demandas iniciais serão para perícia do Pesqueiro “RAMON” e oitivas de seus tripulantes. 

A Capitânia dos Portos do Piauí ajudou no resgate repassando informações. “Fomos acionados ontem às 11h com essa informação, prontamente informamos ao Maranhão, prontamente ao comando do 4º distrito naval e foi estabelecida a estrutura de busca e resgate onde teve a determinação de um navio da Marinha e um helicóptero”, afirmou ao Cidadeverde.com o comandante Dante Duarde.

Segundo ele, o proprietário da embarcação procurou a Capitania para relatar o fato. “O proprietário veio aqui e graças a Deus tivemos o sucesso no resgate desse tripulante que veio ao mar”, declarou o comandante.

O inquérito tem 90 dias para ser concluído. Em uma rápida entrevista à imprensa do Maranhão assim que chegou ao aeroporto, o pescador disse que passou todo o tempo nadando.

Hérlon Moraes
[email protected]

Ciclista é baleado em suposta briga de trânsito com motorista de carro

Um ciclista foi alvejado com um tiro na perna após ser atropelado por um carro próximo ao mercado público de Parnaíba, no litoral do Piauí. O caso ocorreu por volta das 22h30, nesta quinta-feira (26). Vídeos gravados por câmeras de celular mostram o baleado tentando estancar o sangue com um cinto.

A TV Cidade Verde apurou que o ciclista foi baleado em uma suposta briga com o motorista que o atropelou. Após o acidente, o condutor do carro teria parado para socorrê-lo, mas ao invés de aceitar ajuda, o ciclista teria agredido o condutor a socos que reagiu efetuando um disparo e na sequência foi embora. 

O comandante do 2º BPM em Parnaíba, coronel Antônio Pacífico, informou que não teve conhecimento do caso, mas que vai se manifestar assim que receber o relatório do plantão noturno. 

O ciclista e o atirador não tiveram os nomes divulgados. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Óleo que atinge praia no litoral é petróleo cru e Marinha faz monitoramento

Foto: Ibama

As manchas de óleo que apareceram em várias praias do litoral nordestino também foram encontradas no Delta do Rio Parnaíba, entre os estados do Piauí e Maranhão. O registro aconteceu na Ilha dos Poldros, no municipio maranhense de Araioses. Uma tartaruga marinha foi achada morta na região. Autoridades do Piauí foram acionadas para acompanhar a situação. 

A Capitania dos Portos do Piauí disse em comunicado à imprensa que auxiliou com embarcações os trabalhos da capitania do Maranhão, do Ibama dos dois estados, e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal na Ilha dos Poldros. Foram coletadas amostras do óleo, posteriormente enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do Cabo-Rio de Janeiro.

Segundo o Ibama, desde o dia 02 de setembro a situação está em investigação. Estudos mostraram que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo. O órgão afirma que o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil. 

O Ibama disse que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. "Nos próximos dias, a empresa irá disponibilizar um contingente de cerca de 100 pessoas", informou o órgão.

Manchas apareceram em oito estados do Nordeste

O Ibama estabeleceu uma série de ações, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), Marinha e Petrobras, com o objetivo de investigar as causas e responsabilidades do despejo, no meio ambiente, do petróleo cru que atingiu o litoral de 46 municípios distribuídos em 8 estados da região nordeste do país. Até o momento, 99 localidades foram afetadas pela substância.

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Tartaruga em praia do Maranhão coberta por óleo

Ainda de acordo com o Ibama, até o momento não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos. O alerta é para que banhistas e pescadores evitem contato com o material. 

"Caso seja identificado produto no mar ou nas praias, o cidadão deve informar o local à prefeitura. O óleo recolhido deve ser destinado adequadamente, não sendo recomendado misturá-lo com o resíduo comum", diz o Ibama.

O Instituto orienta que, caso alguém encontre animal com óleo, sejam acionados imediatamente os órgãos ambientais para adotar as providências necessárias. O animal não deve ser lavado nem devolvido ao mar antes da avaliação de veterinário.

Veja na íntegra a nota da Marinha:

Hérlon Moraes (Com informações do Ibama)
[email protected]

Manchas de óleo no Delta do Parnaíba preocupam autoridades

 

A Capitania dos Portos do Piauí informou que tomou conhecimento do aparecimento de manchas de óleo no Delta do rio Parnaíba. O material foi encontrado também em outras praias do Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A amostra coletada, segundo a Marinha, será enviada para análise para descobrir qual a origem das manchas de óleo, que vem aparecendo em todo litoral nordestino.

Veja a nota:
MARINHA DO BRASIL
CAPITANIA DOS PORTOS DO PIAUÍ
NOTA À IMPRENSA 

A Marinha do Brasil por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval participa que tomou conhecimento, por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Maranhão, do aparecimento de mancha de óleo na Ilha dos Poldros, município de Araioses-MA, localizada na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba. Tempestivamente foram realizadas ações de cooperação entre esta capitania, a Capitania dos Portos do Maranhão, já que o local encontra-se dentro da área de Jurisdição daquela Capitania dos Portos, o IBAMA Maranhão, o IBAMA Piauí e o Corpo de Bombeiros do DF, com o emprego de embarcações e militares com conhecimento de navegação local para cooperar com a coleta de amostras do óleo para análise.
A amostra coletada será enviada para análise pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do cabo-RJ, organização militar da Marinha do Brasil, após o resultado da análise será possível descobrir qual a origem destas manchas de óleo, que já vem aparecendo em todo o litoral nordestino.

com informações: jornal da parnaiba

Defesa confirma que piloto de jet ski não era habilitado e que prestou socorro às vítimas

Foto: Reprodução Click Parnaíba

O piloto da moto aquática que virou na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, matando afogada a jovem Maria Luiza, de 21 anos., prestou depoimento na Polícia Civil. Tiago Carvalho Versoza iria dar esclarecimentos nesta quinta-feira (26), mas a pedido da defesa sua ida à delegacia foi antecipada para ontem (24), terça-feira. Segundo o advogado Daniel Nogueira, o piloto disse à polícia que prestou socorro às vítimas e confirmou que não tinha carteira para conduzir o veículo.

"Ele prestou socorro. O vento forte derrubou a moto e, por conta disso, ele aperreado tirou o colete dele e deu para a vítima. Foi isso resumidamente", afirmou ao Cidadeverde.com.

Sobre habilitação para conduzir uma moto aquática, é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. A defesa confirmou que Versoza não tinha a CHA, no entanto, alegou que ter ou não o documento não evitaria o acidente.

"Ele não é habilitado, mas alegamos que isso é irrelevante, pois sendo habilitado ou não o acidente ia acontecer", declarou.

Ainda de acordo com a defesa, o piloto vai ficar agora à disposição das autoridades para aguardar a conclusão do inquérito.

Além da garota que morreu, uma outra jovem estava na garupa e se salvou após ser resgatada por um banhista. O acidente aconteceu no dia 15 de setembro, no começo da noite. "Quando chegou no fundo, caiu os três. Ele só mandou a gente segurar no colete. A gente não conseguiu estava muito fundo. Minha amiga!", disse a sobrevivente logo após ser resgatada por um banhista.

A Capitania dos Portos do Piauí abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.

Hérlon Moraes
[email protected]

Parnaíba: idoso morre após atropelamento na BR 402

Foto: Folha da Parnaíba

Um idoso de nome Francisco das Chagas Rocha, aproximadamente 60 anos, morreu atropelado por um veículo modelo Saveiro na tarde desta terça-feira, dia 24, na BR-402, na altura do Povoado Carpino, Zona Rural de Parnaíba. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vitima tentou atravessar a rodovia quando foi colhida pelo veículo. Devido ao impacto a frente do veículo ficou bastante danificada e cabelos da vítima foram encontrados nos estilhaços do para-brisa.

Informações obtidas no local da ocorrência dão conta que o veículo era conduzido pelo senhor José Arteiro Alves de Lima, que após o acidente fugiu do local sem prestar socorro a vitima. O veículo ficou com as portas travadas o que dificultou o trabalho dos peritos.

As compras de mercado que o idoso tinha feito minutos antes do acidente ficaram espalhadas no meio do asfalto. Testemunhas contaram que Francisco das Chagas Rocha era cristão evangélico e muito querido na comunidade.

Foto: Folha da Parnaíba

O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. Todo trabalho e preservação do local do acidente foram realizados por agentes da PRF. A polícia espera que o motorista envolvido no acidente se apresente a qualquer momento para responder pelo ocorrido.

Fonte: Folha de Parnaíba 

Piloto de jet ski alega ventos fortes e fatalidade no acidente na Lagoa do Portinho

Foto: Reprodução Click Parnaíba

A Polícia Civil vai ouvir, na quinta-feira (26), o piloto da moto aquática, Tiago Carvalho Versoza, que virou na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, matando afogada a jovem Maria Luiza, de 21 anos. Além dela, uma outra jovem estava na garupa e se salvou após ser resgatada por um banhista. O acidente aconteceu no dia 15 de setembro, no começo da noite.

O Cidadeverde.com conseguiu falar com o advogado do piloto, Daniel Nogueira. Segundo ele, Tiago alega que o acidente foi uma fatalidade. O vento forte teria sido a causa de a moto aquática ter virado.

“Ele já esteve na Marinha e na Polícia Civil. O depoimento está marcado para quinta-feira. Ele diz que foi uma fatalidade. Que foi andar e um vento forte derrubou o jet ski e os três caíram”, declarou.

O advogado disse ainda que o piloto era habilitado e que prestou ajuda à família da vítima. “Ele deu apoio e ajudou nas despesas do enterro”, disse.

Segundo o delegado Igor Gadelha, que investiga o caso, está sendo apurado se o piloto fazia manobras radicais; se é habilitado e se estava usando os equipamentos de segurança.

“Vamos verificar se ele estava usando equipamento de segurança, ouvir testemunhas e se estava fazendo manobras perigosas”, afirmou o delegado, ressaltando que Tiago poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. 

A Capitania dos Portos do Piauí abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.  Para conduzir a moto aquática é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. O inquérito da CPPI tem prazo inicial de conclusão de 90 dias e entre as penalidades previstas estão multa, suspensão ou cancelamento para conduzir embarcações. 

Segundo informações apuradas no dia do acidente, apenas Tiago usava colete. Ele teria fugido do local após sair da água.

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

Reforma do Complexo Porto das Barcas será entregue em Dezembro

Foto: ascom secult

Governo anuncia entrega da restauração do complexo turístico e arquitetônico Porto das Barcas para o fim do ano de 2019. O complexo turístico voltará a receber barcos para passeios além de outros atrativos.

Uma das maiores obras de restauração do patrimônio histórico e cultural do estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, deve ser entregue à população no fim deste ano. Segundo o governo, no momento, 78% da obra já foi concluída. Entre as novidades, o local passará a receber barcos que levarão turistas a passeios nas praias de Luiz Correia e no Delta do Parnaíba.

A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico. O valor estimado para toda a recuperação do complexo é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, recursos já assegurados pelo Finisa I.

"O Porto das Barcas estava em um estado preocupante de degradação devido aos impactos ambientais sofridos nos últimos 10 anos, por isso que é uma obra demorada e que demanda um cuidado maior. Mesmo assim, já está bem avançado e algumas partes já passam por fase de acabamento”, conta a secretária de Estado da Cultura, Bid Lima. 

A obra foi dividida em três blocos: A, B e C. Sendo que os dois primeiros já foram concluídos, faltando apenas o bloco C para finalização de todo o conjunto arquitetônico.

O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

De grande importância histórica, o Porto das Barcas é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina.

Foto: ascom secult

com informações da Ascom Secult

Posts anteriores