Cidadeverde.com

Semar lança projeto de educação ambiental para preservação da Lagoa do Portinho

Foto: reprodução

Desde julho, a Lagoa do Portinho, localizada entre os municípios de Parnaíba, Luís Correia e Bom Princípio tornou-se uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).  Uma ARIE é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Com características naturais extraordinárias, a Lagoa do Portinho tem quase nenhuma ocupação humana, totalizando uma área aproximada de 3.731,7916 hectares. A área de pequena extensão abriga exemplares raros da biota regional. 

Pensando em fortalecer a preservação do meio ambiente e em compartilhar conhecimentos para que haja uma integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, econômica - o Escritório Regional da Semar de Parnaíba vem trabalhando desde outubro o projeto “Nossa Lagoa, preservando a Lagoa do Portinho”. 

“A lagoa já passou por situações de diminuição do nível d’água e rápido avanço das dunas. Após o reabastecimento de água atual, houve um aumento do fluxo de banhista, bem como o turismo e o comércio local. Aproveitamos esse momento para implementarmos essa ação que integra a comunidade, comercio local e o turista”, explica Helana Mesquita, técnica da educação ambiental do escritório regional da Semar de Parnaíba.  

O público alvo do projeto são os profissionais de saúde que atuam na comunidade, lideranças comunitárias, comerciantes, turistas e alunos das escolas da região. Neste mês de dezembro, já ocorreram três momentos de sensibilização: um na Lagoa do Portinho, o segundo na Escola Municipal Gastão Neves, e outro, ocorrido hoje (5), junto aos empreendedores da Prefeitura de Parnaíba.

No primeiro momento é apresentado a comunidade uma retrospectiva visual da lagoa, sendo, em seguida, apresentado as ações a serem realizadas, que envolvem atividades de mobilização como um concurso de produção artísticas nas escolas, oficinas, palestras e campanhas educativas com produção de cartazes e folders.

“Além das intervenções de foco ambiental, estão previstas ações de propulsão do turismo consciente com instruções e com placas educativas, bem como em relação à economia local, como a implantação da área específica para a comercialização de produtos e serviços”, destaca a secretária Sádia castro.
 
Este projeto conta com a colaboração de instituições como a UESPI, Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Luís Correia, do Centro de Estadual de Referência em Saúde do Trabalhado (Cerest) e Capitania dos Portos.

Da Redação
[email protected]

Conselho Penitenciário revoga pedido de interdição da penitenciária de Parnaíba

Fotos: Ascom Sejus

O Conselho Penitenciário revogou o pedido de interdição da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba (a 318 km de Teresina). A decisão unânime saiu depois de uma inspeção realizada, após as reformas feitas na estrutura da unidade, pelos próprios presos. Em março, o Ministério Público da União (MPF) havia solicitado a interdição do local, baseada em um relatório do Conselho Penitenciário.

O relator do Conselho, o defensor público da União, José Rômulo Plácido, informou que as condições na unidade penal melhoraram o funcionamento das atividades prisionais. 

“Quando a gente fez a inspeção em fevereiro, constatamos condições de calamidade. No entanto, a Secretaria de Justiça está fazendo reformas na unidade e aconteceram melhorias nas celas, nas instalações hidráulicas, e as condições melhoraram, equiparando-se aos outros presídios do sistema prisional”, disse.

Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária. Os presos que trabalham na reforma possuem a garantia, conforme a Lei de Execução Penal, que a cada três dias trabalhados, um dia é remido de sua pena.
 
Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a constatação reflete o trabalho que a gestão tem feito para transformar a realidade da unidade e das rotinas carcerárias do sistema prisional piauiense. “Estamos evoluindo. É claro que ainda não é o ideal, mas estamos buscando mudar a situação de Parnaíba. Atualmente, cerca de 50 presos trabalham, diariamente, na reforma das estruturas da unidade. A unidade, hoje, também está com novos protocolos, que vão desde o acesso à unidade aos procedimentos nos corredores”, pontuou o gestor.

O relatório será enviado à Procuradoria Geral do Estado para serem juntados aos autos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal que pedia a interdição da penitenciária.

Da Redação
[email protected]

Suspeito de agredir idoso é encontrado morto em penitenciária de Parnaíba

Foto: Google Street View

Nove dias após ser preso suspeito de agredir um idoso com uma barra de ferro, o professor de jiu jitsu Antonio Alberto Araujo de Melo, de 44 anos, foi encontrado morto em uma cela na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, a 335 Km de Teresina.

O detento foi encontrado sem vida na madrugada desta quinta-feira (5) em uma cela isolada do presídio. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Antônio Alberta estava isolado dos outros presos por apresentar “problemas mentais”. 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML) esteviveram para periciar e coletar informações iniciais. Em nota, a Sejus informou que abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Antônio Alberto estava preso provisioriamente à disposição da Justiça na unidade penitenciária. A agressão ocorreu no último dia 26 de novembro no Centro da cidade de Parnaíba. O idoso foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento e o professor conduzido à Central de Flagrantes, onde a prisão em flagrante foi decretada. 

Problemas mentais

Na audiência de custódia realizada no dia 28 de novembro, o juiz da comarca pediu que fosse feito com urgência “laudo por perito psiquiatra, para que aponte a existência de eventual transtorno mental e a necessidade de internação” do professor. 

Para a Justiça, o professor já possuía transtornos mentais e fazia uso de remédios controlados. Na decisão pela prisão preventiva o magistrado recomendou ainda que a Penitenciária devia providenciar uma cela que “não tenha meios que possibilitem o custodiado a suicidar-se, diante de suas declarações na audiência de custódia. Deverá, também, providenciar ou permitir o fornecimento dos medicamentos de que faz uso”. Confira a decisão clicando aqui.

NOTA SEJUS

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Antonio Alberto Araujo de Melo foi encontrado morto, na madrugada desta quinta-feira (05), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Valmir Macêdo
[email protected]

Cidades do litoral do Piauí terão reforço no abastecimento de água

Foto: Ccom

A Agespisa iniciou na semana passada mais uma etapa das obras da adutora do litoral. A continuidade dos serviços ocorre após liberação de modificações no projeto, junto à Caixa. O investimento vai beneficiar toda a região litorânea do Piauí.

As obras da adutora do litoral são de responsabilidade da Agespisa e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Nesta etapa, a Agespisa vai concluir a implantação de 5.341 metros de uma adutora de água tratada, com tubulação em ferro fundido de 900 mm. Faltam apenas 70 metros para a conclusão. A adutora vai levar água da Estação de Tratamento IV para o centro de reservação Pindorama. Serão mil litros por segundo, viabilizando a distribuição para localidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

A obra inclui ainda a implantação de uma adutora de PVC e três estações elevatórias, sendo que uma delas vai atender o bairro Lagoa da Prata e adjacências, em Parnaíba. O investimento nesta etapa da obra é de R$ 4 milhões, com recursos do governo federal e governo do Estado.

 A Agespisa já havia concluído a implantação do sistema de captação e de uma adutora de água bruta de 2.612 metros, em ferro fundido, com capacidade para levar mil litros de água por segundo do sistema de captação para a Estação de Tratamento IV. O valor investido foi de cerca de R$ 11 milhões.

“A conclusão destes serviços vai viabilizar a execução da segunda etapa da obra da adutora do litoral, de responsabilidade do Idepi”, ressalta o diretor de Engenharia da Agespisa, Carlos Augusto Costa.

[email protected]
 

PF faz operação e cumpre seis mandados contra o tráfico no litoral

Foto: Divulgação da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (03), a operação Setentrião, destinada a desarticular grupo criminoso responsável por realizar tráfico de drogas em Parnaíba e região (no litoral do Piauí).

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Parnaíba, no intuito de realizar a repressão ao tráfico de drogas local. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.

O nome da operação significa norte, fazendo alusão à repressão ao tráfico na região norte do estado.

Participam da Operação 36 policiais federais do estado do Piauí. 

O delegado Carlos Alberto Nascimento, da PF de Parnaíba, disse ao Cidadeverde.com que o objetivo da operação é colher provas contra traficantes que atuam no litoral do estado. 

Segundo ele, foram apreendidas munições e drogas.

"Estamos cumprindo uma fase da investigação sobre o tráfico de droga na região", disse o delegado. 


Da Redação
[email protected]

Governo anuncia empresa que fará voos na “Rota das Emoções”

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias anunciou nesta sexta-feira (29), que a empresa de táxi aéreo Passaredo vai fazer voos ligando as cidades do litoral do Piauí, Maranhão e Ceará que compõem a “Rota das Emoções”. O anuncio foi feito durante solenidade no Salão do Turismo da Rota das Emoções, realizado em Parnaíba.

Segundo o governo, ainda sem a frequência de voos estabelecida, passo que deve ser dado após uma reunião com representantes do movimento hoteleiro e agências de viagem, a Passaredo fará o translado de turistas que estiverem visitando todo o complexo Rota das Emoções, que compreende pontos turísticos cearenses, como a Lagoa do Paraíso, em Jijoca, a Vila de Jericoacoara; a cidade histórica de Parnaíba, as praias paradisíacas de Barra Grande e o Delta do Parnaíba no Piauí; os Lençóis Maranhenses e a cidade de Tutóia, no Maranhão.

“A Rota das Emoções é um lugar especial no mundo. Você imagina Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba, Barra Grande, mas tem muito mais do que isso. Cidades históricas como Parnaíba. É um lugar que quem vem ama e o mundo está atrás de novos destinos, lugares que ninguém foi, lugares mais sossegados. O passo agora é ampliar o serviços de voos. Voos na rota das emoções, voos integrando o Piauí com outros estados, em especial os do Sul e Sudeste e esse encontro aqui permite preparar melhor a região para essas novas etapas”, disse o governador.

De acordo com o assessor especial da presidência da agência de taxi aéreo, o objetivo é poder ampliar a atuação até a ilha de Fernando de Noronha, em breve. “Esse vetor é um pouco mais ambicioso, porque ele deve iniciar em Fernando de Noronha, passar por Fortaleza, depois Jericoacoara, Parnaíba e depois Barreirinhas. As frequências com relação a malhas serão discutidas com as agência de viagem, mas o importante é que o passo foi dado”, comemora o coronel Paulo Edson.
A quarta edição do Salão do Turismo da Rota das Emoções é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão e segue até sábado (30). O evento reúne agências de viagem, operadoras e representantes do setor hoteleiro para dialogar e gera novos negócios.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, mais de oito mil pessoas devem passar pela feira até o sábado. “Além das rodadas de negociação, o salão traz palestras, oficinas, encontro com aqueles que tem algo a colocar. Realizamos também um espaço para a comunidade interagir, participar, para os empreendedores da indústria, do comércio e dos serviços ganharem dinheiro e muitas atrações culturais. Em dois dias, já são quase cinco mil pessoas participando. Um sucesso. A expectativa é de mais de oito mil pessoas passem por aqui”, explica.

A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. Entre os principais atrativos estão os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
[email protected]

Igreja na cidade de Parnaíba é arrombada e tem objetos furtados

Foto: jornaldaparnaiba

Na madrugada desta quinta-feira (28/11), criminosos, ainda não identificados, arrombaram a capela Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro Frei Higino, no município de Parnaíba, no norte do Piauí.

Os invasores arrombaram a porta da igreja e furtaram um bebedouro que havia sido comprado há dois meses, além de lâmpadas da iluminação externa.

Após a ação criminosa, além dos objetos furtados, os ladrões deixaram a porta da capela danificada devido o arrombamento.

Os responsáveis pela igreja foram comunicados do ocorrido por volta das 01h30 e acionaram a Polícia Militar. Até o momento os arrombadores não foram identificados. 

Fonte: jornaldaparnaiba

Professor de Jiu-jitsu é suspeito de agredir idoso com barra de ferro

Foto: SSP/PI

Um professor de Jiu-jitsu foi preso em flagrante suspeito de agredir um idoso de 60 anos com uma barra de ferro. O caso ocorreu na noite de terça (26) por volta das 20h30 em Parnaíba, no Centro da Cidade.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Pacífico, informou que o suspeito não relatou a motivação da agressão. O professor foi encaminhado para a Central de Flagrante de Parnaíba e o idoso para atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento.

"Não sabemos a motivação. A guarnição foi chamada para atender a ocorrência, que ocorreu no meio da rua. Ela chegou e deu voz de prisão contra ele. O golpe atingiu na cabeça (do idoso)", diz.

O tenente-coronel não soube informar se o suspeito e vítima se conheciam ou teriam alguma desavença.

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Município de Parnaíba realiza encontro sobre piscicultura e pesca

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nesta quarta-feira (27/11) o VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela empresa no Norte do Piauí. O evento será realizado no auditório principal da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Parnaíba, das 8h às 17h30. O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/viiencontro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034, Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

A palestra de abertura, às 8h30, será proferida pelo superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. Ele irá explanar sobre as ações da Companhia no Piauí e no Ceará. Na sequência, o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, irá abordar a contextualização dos projetos comunitários apoiados pela Codevasf.

“A superintendência da Codevasf no Piauí vem realizando esse trabalho de apoio ao setor da piscicultura por entender que há um potencial enorme para gerar renda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente por meio de ações que aumentem a produção de peixes de forma a garantir uma exploração sustentável. A tecnologia que estamos transferindo, o conhecimento que será compartilhado são importantíssimos para promover esse crescimento de forma que todos sejam beneficiados. Esse evento faz parte da nossa missão”, afirmou Inaldo Guerra.

“Nosso papel perante a sociedade, como braço executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito das ações da Codevasf, que é responsável por promover o desenvolvimento regional, é garantir que as políticas públicas sejam implantadas com sucesso. Por isso, a área de revitalização das bacias hidrográficas apoia integralmente esse evento que trará frutos importantíssimos para o setor da piscicultura no Piauí”, afirmou Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

Programação
A partir das 10h, acontece uma série de palestras divididas em quatro mesas-redondas, abordando os seguintes temas: “Resultados econômicos obtidos a partir da adoção de estratégias de manejo na aquicultura”, “A importância da gestão pesqueira para garantia da continuidade da pesca artesanal”, “A integração da cadeia produtiva da piscicultura por meio de cooperativa” e “Políticas públicas voltadas para pesca e aquicultura”, contando com a participação de representantes de associações de pescadores, pesquisadores das áreas de aquicultura e pesca e representantes de órgãos públicos.

Entre os assuntos que serão abordados dentro dessas temáticas estão a evolução econômica e produtiva de um projeto de piscicultura por meio da aplicação correta de recomendações técnicas; os impactos econômicos de diferentes estratégias de alimentação e nutrição; a construção dos acordos de pesca e modelos de produção de peixes. Na área de políticas públicas, serão apresentados os programas da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltados para pesca e aquicultura no estado do Piauí, pelo coordenador de Aquicultura Continental, do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Anderson Antonello.

Além das palestras e discussões técnicas, o público do evento poderá conferir uma mostra fotográfica sobre as atividades pesqueiras em Luís Correia (PI) e uma exposição de apetrechos de pesca.

O VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria da Aquicultura e Pesca, e diversas empresas do setor privado.

Apoio aos piscicultores
No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no norte do estado, região com grande potencial para a atividade. As ações são voltadas para capacitação; gestão produtiva e econômica; comercialização; experimento de campo; entre outras.

[email protected]

Codevasf realiza encontro sobre piscicultura e pesca no Piauí

Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nesta quarta-feira (27/11) o VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela empresa no Norte do Piauí. O evento será realizado no auditório principal da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Parnaíba, das 8h às 17h30. O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/viiencontro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034, Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

A palestra de abertura, às 8h30, será proferida pelo superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. Ele irá explanar sobre as ações da Companhia no Piauí e no Ceará. Na sequência, o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, irá abordar a contextualização dos projetos comunitários apoiados pela Codevasf.

“A superintendência da Codevasf no Piauí vem realizando esse trabalho de apoio ao setor da piscicultura por entender que há um potencial enorme para gerar renda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente por meio de ações que aumentem a produção de peixes de forma a garantir uma exploração sustentável. A tecnologia que estamos transferindo, o conhecimento que será compartilhado são importantíssimos para promover esse crescimento de forma que todos sejam beneficiados. Esse evento faz parte da nossa missão”, afirmou Inaldo Guerra.

“Nosso papel perante a sociedade, como braço executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito das ações da Codevasf, que é responsável por promover o desenvolvimento regional, é garantir que as políticas públicas sejam implantadas com sucesso. Por isso, a área de revitalização das bacias hidrográficas apoia integralmente esse evento que trará frutos importantíssimos para o setor da piscicultura no Piauí”, afirmou Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

Programação

A partir das 10h, acontece uma série de palestras divididas em quatro mesas-redondas, abordando os seguintes temas: “Resultados econômicos obtidos a partir da adoção de estratégias de manejo na aquicultura”, “A importância da gestão pesqueira para garantia da continuidade da pesca artesanal”, “A integração da cadeia produtiva da piscicultura por meio de cooperativa” e “Políticas públicas voltadas para pesca e aquicultura”, contando com a participação de representantes de associações de pescadores, pesquisadores das áreas de aquicultura e pesca e representantes de órgãos públicos.

Entre os assuntos que serão abordados dentro dessas temáticas estão a evolução econômica e produtiva de um projeto de piscicultura por meio da aplicação correta de recomendações técnicas; os impactos econômicos de diferentes estratégias de alimentação e nutrição; a construção dos acordos de pesca e modelos de produção de peixes. Na área de políticas públicas, serão apresentados os programas da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltados para pesca e aquicultura no estado do Piauí, pelo coordenador de Aquicultura Continental, do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Anderson Antonello.

Além das palestras e discussões técnicas, o público do evento poderá conferir uma mostra fotográfica sobre as atividades pesqueiras em Luís Correia (PI) e uma exposição de apetrechos de pesca.

O VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria da Aquicultura e Pesca, e diversas empresas do setor privado.

Apoio aos piscicultores

No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no norte do estado, região com grande potencial para a atividade. As ações são voltadas para capacitação; gestão produtiva e econômica; comercialização; experimento de campo; entre outras.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores