Cidadeverde.com

Parnaíba: município registra duas novas mortes por Covid-19

A Secretaria de Saúde de Parnaíba divulgou na noite desta segunda-feira(31) um  novo boletim de casos registrados de Covid-19 no município. Até o momento  6.244 casos da doença foram oficialmente diagnosticados na cidade,  que já contabiliza um total de 131 óbitos. Dois deles( homens com 54 e 68 anos)ocorreram nesta segunda-feira.

De acordo com o documento seguem em isolamento domiciliar 905 pessoas infectadas, e 5.201 pessoas estão recuperadas da Covid-19 em todo o município.

Nos hospitais que atendem doentes com o novo coronavírus em Parnaíba apenas 05 pacientes estão em leitos clínicos, e apenas duas pessoas estão internadas com a doença em leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI´s). 

No Piauí foram registrados até o momento 77.859 casos da doença, e o número de mortes já soma  1.843 registros.

João Bandeira
[email protected]

Neto é morto na frente da casa da avó ao se recusar a entregar celular

Um homem identificado como Valdeci Francisco dos Santos, 46 anos, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) enquanto estava na frente casa da avó. Ele estaria mexendo no celular e  teria se recusado a entregá-lo aos assaltantes. 

O crime ocorreu na noite dessa terça-feira (25) no bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. Dois criminosos em uma motocicleta participaram do crime e ainda não foram identificados. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Companheiro e mais dois são presos por matar idosa e esconder corpo debaixo da cama

Foto: Reprodução WhatsApp

Uma idosa identificada como Maria José Soares Maciel, 67 anos, foi assassinada e teve o corpo escondido debaixo da cama da própria casa no bairro Piauí, em Parnaíba, no litoral do Piauí. O crime ocorreu no último sábado (22), mas o corpo só foi encontrado na tarde dessa segunda-feira (24). O companheiro da vítima e mais dois amigos foram presos suspeitos de participação no feminicídio seguido da ocultação de cadáver. 

"A PM foi acionada após a filha da vítima denunciar seu desaparecimento e apontar o companheiro da mãe como principal suspeito. Testemunhas contaram que no sábado ouviram os gritos da idosa que estaria sendo espancada e no domingo o companheiro dela e mais dois homens entrando e saindo da casa, retirando móveis, eletrodomésticos e outros objetos da vítima", disse o tenente-coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba. 

Com indícios de que o companheiro teria participação no crime, policiais militares fizeram buscas e encontraram o suspeito com a chave da casa onde morava com a idosa. 

"Ele estava com a chave na cintura e alegou que havia falado com ela pela manhã. Fomos até à residência, abrimos com a chave que ele estava e encontramos o cadáver debaixo da cama já em estado de decomposição e com um intenso mau cheiro. Ao lado corpo foi achada uma foice que pode ter sido usada para agredir a idosa na cabeça", contou o comandante. 

Após o encontro do cadáver, o companheiro da vítima de 33 anos de idade e dois amigos com idades de 29 e 37 anos foram presos e levados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. 

O crime está sendo investigado pela Polícia Civil que vai esclarecer as circunstâncias da morte e individualizar a participação de cada um dos presos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Chef de cozinha finge gravidez por nove meses e polícia descobre farsa

Uma chefe de cozinha de 30 anos de idade fingiu estar grávida durante nove meses em Parnaíba, litoral do Estado. A Polícia Civil descobriu a farsa após o marido da mulher fazer um Boletim de Ocorrência denunciando o seu desaparecimento. 

O marido foi até a delegacia na última sexta-feira (14) e disse que a mulher deu entrada no hospital para dar à luz e desapareceu. A Polícia Civil se mobilizou e fez buscas em todos os hospitais da cidade, mas não encontrou a chefe de cozinha.

No sábado a mulher ligou para o marido e disse que havia sido abandonada na frente do cemitério de Parnaíba. Segundo a Polícia Civil, ela disse que havia perdido o bebê. 

O delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Luna, disse ao Cidadeverde.com que tudo não passou de uma farsa e que a mulher passou nove meses mentindo para que o marido não rompesse a relação amorosa com ela. Até falsas consultas de pré-natal era inventadas pela chefe de cozinha, que chegou a mostrar para o companheiro ultrassonagrafias de seu outro filho na tentativa de fazer com que ele acreditasse que ela realmente estava grávida. Toda família acreditou na mentira.

Foto: Polícia Civil do Piauí

"Em face das denúncias muito graves a Polícia Civil continuou as diligências e ,com o passar dos dias, verificou que tudo era um grande golpe arquitetado por essa moça para evitar o fim do relacionamento entre em o casal. Verificou-se  que em nenhum momento ela esteve grávida e que tudo foi inventado para que, após o término do relacionamento  houvesse a volta. E foi o que aconteceu. O marido voltou para essa moça", conta o delegado Luna. 

A mulher disse à polícia que não usou uma barriga falsa, mas, segundo as investigações policiais, usava roupas comumemente utilizada por grávidas, como vestidos, além de outros artifícios para enganar o marido e sua família. 

Após a polícia desvendar a farsa, o marido optou por não formalizar denúncia contra a mulher.

"Ele disse que não queria nenhuma punição contra ela. Queria apenas sair da cidade para começar uma nova vida com ela", disse o delegado Rodrigo Luna. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Parnaíba: pesquisadores da UESPI usam inteligência artificial para diagnosticar Covid-19

Uma  pesquisa da UESPI pode ser um passo importante para obter diagnósticos rápidos, precisos e de baixo custo da Covid-19. O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes – GEDAI, sob coordenação do professor do curso de Ciência da Computação, campus Parnaíba, Dr. Dario Calçada, identificou que exames de gasometria sanguínea podem ser utilizados para diagnóstico de pacientes com Covid-19. Os pesquisadores utilizaram análise matemática de Inteligência Artificial dos dados do Hospital Albert Einstein para chegar ao resultado.

A pesquisa mostra padrões encontrados em parâmetros de exames laboratoriais, nos quais o principal é a gasometria sanguínea. Sendo assim, um exame simples de medida de concentração de Oxigênio e Gás Carbônico no sangue dos pacientes pode ser utilizado para saber se determinada pessoa está infectada ou não com o novo coronavírus.

Professor Doutor Dario Calçada

“Nosso objetivo foi determinar as características relacionadas aos parâmetros clínicos para a determinação da doença. Analisamos desde exames como sumário de urina, até exames relacionados a gasometria sanguínea e conseguimos descobrir o padrão dos dados em pacientes com a COVID-19 e naqueles que não estavam contaminados com uma separação de 100% dos casos. “O novo coronavírus  é causa problemas respiratórios, portanto os índices relacionados à concentração de gases (O2 e CO2) no sangue, assim como outros parâmetros da hemogasometria, podem gerar evidências para a identificação dos casos”, explica o docente.

Agora, o professor Dario Calçada pretende atrair investimentos para financiar um software especializado de código aberto para auxiliar no diagnóstico de Covid-19.

A pesquisa será publicada na 2° edição da Revista Journal Global Innovation. Também participaram do artigo a professora Dra. Solange Rezende, da Universidade São Paulo de São Carlos (USP/SC),  a pesquisadora e enfermeira Me. Jâina Carolina e o aluno de Iniciação Científica da UESPI, Joan Davi dos Santos, 22 anos.

O discente, que faz parte do projeto, sente-se motivado em descobrir novas pesquisas. “O GEDAI é um local onde posso conhecer mais pessoas, pesquisar assuntos com mais profundidade e, o que acho mais importante do GEDAI: colocar em prática o que nos é ensinado no curso de Ciência da Computação”, ressalta o discente sobre as pesquisas que podem auxiliar no combate ao coronavírus no mundo.

Aluno da UESPI durante uma apresentação do GEDAI

Da Redação
[email protected]

PRF apreende mala em ônibus com 35kg de maconha escondidos

Policiais encontraram 27 tabletes de maconha escondidos dentro de uma mala em um ônibus interestadual, com linha do Piauí para o Rio de Janeiro.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga foi despachada na cidade de Parnaíba e tinha como destino o estado do Rio de Janeiro. 

O flagrante aconteceu na tarde desta segunda-feira (17) em Parnaíba, na BR-343. "Os policiais não conseguiram identificar o proprietário da mala. As diligências continuam no sentido de identificar a pessoa que embarcou a droga e o responsável que iria recebê-la". 

"Os policiais receberam uma denúncia anônima através do número de emergência 191 e realizaram a abordagem ao ônibus em questão. Durante a fiscalização, o motorista informou onde estava a mala que foi encontrada pelos policiais. Ao proceder a revista minuciosa na bagagem os policiais encontraram 27 tabletes de maconha (30,5kg) avaliados em R$ 30.500,00", informa a PRF.

A PRF ressalta que "o motorista foi conduzido na condição de testemunha juntamente com a droga à Polícia Federal na cidade de Parnaíba/PI".


Foto: PRF

 

Carlienne Carpaso (com informações PRF)
[email protected] 

Artistas são prestigiados nas comemorações dos 176 anos de Parnaíba

Na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, foi realizado o 1º Salão de Artes Plásticas de Parnaíba, no Casarão Simplício Dias, onde funciona a Superintendência Municipal de Cultura, na Avenida Presidente Vargas. O evento  faz parte da série de atividades em homenagem aos 176 anos de Parnaíba, contará com a presença do Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, expositores, autoridades e do público apreciador de arte e cultura. Em virtude da pandemia, a solenidade adotou  medidas preventivas de segurança, respeitando o distanciamento social e uso de máscaras.

  O 1º Salão de Artes Plásticas de Parnaíba também teve exposição de peças do artista plástico e agitador cultural parnaibano Zé de Maria, um dos curadores do evento, ao lado Daniel Mendes, Patrícia Lapuente e Paula Campanelli. O Prefeito Mão Santa convidou vários artesãos e artistas plásticos do município, incluindo os que trabalham na comunidade Barro Vermelho, em Ilha Grande de Santa Isabel. A Superintendência Municipal de Cultura, que administra o Casarão Simplício Dias, vai desenvolver um calendário permanente de exposições e mostras culturais, que contemplarão espaços para artistas locais e convidados.

“A Casa Grande ou Casarão de Simplício Dias, no centro de Parnaíba, considerado o prédio mais importante da história do Piauí, fundado em meados do século XVIII por Domingos Dias da Silva, pai de Simplício Dias, vai ser palco de grandes exposições para mostrar todo o potencial artístico dos nossos maiores talentos na pintura, nos artefatos em madeira, e peças em barro. O Prefeito Mão Santa determinou à Superintendência de Cultura que realize mostras culturais permanentes para mostrar aos turistas de todo o Brasil e do mundo a capacidade criativa dos artistas parnaibanos”, destacou Arlindo Leão, da Superintendência Municipal de Cultura.

João Bandeira
Com informações Ascom-Parnaíba

Caminhonete é achada sem peças dentro do mar, em Parnaíba

Foto:reprodução

A Polícia Civil de Luís Correia, distante 346 Km de Teresina, está investigando o suposto roubo de um caminhonete que teria acontecido na última sexta-feira (7) na Praia de Macapá. O carro foi encontrado no início desta semana atolado no mar da Praia da Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, a quase 57 Km do local onde foi roubado. 

O delegado Maicon Kaestner informou ao Cidadeverde.com que o proprietário do veículo registrou Boletim de Ocorrência informando  o roubo.  

"Ele disse que um homem de moto parou e levou o cordão de ouro dele e o carro dele na Praia de Macapá, em Luís Correia. Algo até atípico aqui na região. Na segunda-feira veio na delegacia e disse que o carro tinha sido encontrado em Parnaíba", conta o delegado. 

A caminhonete foi encontrada sem as principais peças, como as rodas e .  O proprietário disse à Polícia Civil que acionou a seguradora para fazer a retirada do veículo do mar.

O delegado Maicon disse que inquérito será instaurado para apurar o caso. O dono do carro é de Teresina e deve ser ouvido por carta precatória. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Parnaíba registra 5.704 casos de Covid-19 com 3.878 recuperados

O município de Parnaíba, distante 326 quilômetros de Teresina conta com 5.704 casos confirmados de covid-19, e 3.878 pessoas recuperadas da doença. Os números foram divulgados na noite de domingo, (9) no boletim diário que a Prefeitura fornece. 

Do total de pessoas infectadas de acordo com o boletim,  1693 cumprem medidas de isolamento domiciliar com tratamento.  Em comparação ao boletim anterior ao da noite de domingo,  apenas 10 novos casos foram registrados na cidade.

Parnaíba em números de infectados fica atrás apenas de Teresina que tem 19.816 casos. Parnaíba  já registrou até agora 120 mortes. 

Em todo o Piauí de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde( Sesapi) o número de mortes provocadas pela doença já é de 1503 pessoas, com 60.178 pessoas  que contraíram o vírus e 58.002 curados. 

João Bandeira
[email protected]

11 são conduzidos na operação Profícuo no litoral; alvo transportava drogas com camarões

Fotos: Divulgação Depre

Pelo menos 11 pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes em Parnaíba (a 340 km de Teresina) suspeitas de participar de um esquema de tráfico de drogas no litoral do estado. Destas, oito já foram autuadas em flagrante, entre elas, o alvo da ação policial, um homem de 30 anos, suspeito de usar a venda de camarões para disfarçar o transporte da droga. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. 

B.E.S. foi preso em sua residência em Luís Correia, na manhã desta sexta-feira(31). Ao fazer buscas no veículo dele, a polícia encontrou a cocaína no compartimento do air bag. Cerca de R$ 14 mil em drogas. 

“A investigação tem um mês e meio, depois que soubemos que esse empresário do ramo de camarão, começou a trabalhar com sistema delivery de drogas. Ele me disse informalmente que a pandemia o forçou a tomar essa atitude, porque teve escassez de drogas. Ele levava os camarões para Teresina e na volta trazia a droga para o litoral e distribuía em Luís Correia e Parnaíba”, explicou o coordenador do Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), Luciano Alcântara. 

Ele disse ainda que as outras pessoas presas são ligadas ao empresário. “Nós chegamos a conduzir as pessoas que estavam na casa com ele, mas só ficou preso ele. As outras pessoas presas têm relação com ele ou estaria vendendo para ele, mas não parentesco”, ressaltou o delegado. 

Foi autuada uma família, a mulher, o esposo e os filhos que também atuavam no tráfico de drogas em Parnaíba. "Possivelmente os 11 conduzidos serão autuados", acredita o delegado.

Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Parnaíba, Luís Correia e Teresina. As equipes continuam em campo em busca de mais provas para consolidar os flagrantes realizados. 

“Nosso alvo era o empresário, que já foi preso pela gente outras vezes. Estamos ouvindo eles e já foram autuados em flagrante por tráfico de drogas”, afirmou Luciano Alcântara. 

Foram aprendidos a droga, um carro e uma moto, além de dinheiro, balança de precisão, uma prensa hidráulica, papel filme para embalar.  

A operação foi batizada de Profícuo por ser um negócio lucrativo, proveitoso para os bandidos.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Posts anteriores