Cidadeverde.com

Hélice de torre eólica com mais de 20 metros desaba em Parnaíba

Em Parnaíba, no litoral do Piauí, parte de uma torre eólica caiu. Vídeos gravados por um telespectador mostra os destroços da hélice que tem dimensão de 22 metros e do solo a altura da pá é de 77 metros.

Não há informações sobre o que teria causado a queda. A TV Cidade Verde tentou contato com a  Ômega,  responsável pelo Parque Eólico. Em nota, a empresa esclarece que não houve vítimas no acidente.

Nota da empresa Ômega


"Na tarde deste domingo (2), algumas peças se desconectaram de um de nossos aerogeradores no município de Ilha Grande, no Piauí. A análise da ocorrência e a manutenção corretiva serão realizadas pela empresa responsável pelo serviço de Manutenção do empreendimento e esperamos retomar a operação do referido aerogerador o mais breve possível. Informamos também que não houve maiores danos ao equipamento e sua estrutura."

 

Com informações TV Cidade Verde
[email protected]

Curto-circuito em churrascaria do litoral provoca princípio de incêndio

Um curto-circuito provocou um princípio de incêndio em uma churrascaria na noite dessa sexta-feira (25) em Parnaíba. O Corpo de Bombeiros teve de ser acionado para o local que estava lotado no momento do incidente. Ninguém ficou ferido.

A pane ocorreu por volta das 23h na cozinha do estabelecimento. “Foi curto-circo circuito no exaustor da cozinha, aquele equipamento para expulsar a fumaça. A equipe do corpo de bombeiros conteve com extintores. Não foi nada muito grave”, explicou o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba

Assustados com a fumaça, os clientes se dispersaram do local que encerrou o expediente. Segundo os Bombeiros, o local está seguro, a recomendação foi só trocar o equipamento danificado.

Em nota, a churrascaria esclareceu que um dos equipamentos da cozinha “sofreu um auto aquecimento ocasionando uma grande fumaça. Não ocorreu nenhum dano e não houve nenhum acidente”

Valmir Macêdo
[email protected]

Operação cumpre mandados contra condenados por homicídios e latrocínios no litoral

Fotos: Dicap

A Divisão de Captura (DICAP) da Polícia Civil cumpriu 14 mandados de prisões no litoral piauiense nesta sexta-feira(24). Dez deles relacionados a homicídios, latrocínios e roubos. A maioria era mandados de execução de pena, um deles pegou 20 anos de prisão e ainda estava foragido. 

De acordo com o delegado Willame Moraes, outro caso emblemático foi de um acusado há 20 anos de prisão, que também estava foragido. 

Todos os mandados já foram cumpridos e os presos encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. “Eles serão encaminhados a audiência de custódia e os com penas condenatórias serão levados aos presídios, enquanto os de mandados de prisão temporária o juiz vai decidir se mantém a prisão ou substitui por alguma medida cautelar”, explicou o delegado. 

Ele disse ainda que essa é operação “Janeiro Seguro” faz parte de várias operações que estão sendo deflagadas pelo interior do estado. “Realizamos essas ações no início do ano com o objetivo de frear a criminalidade em todo o estado. Hoje prendemos indivíduos de alta periculosidade e vamos continuar fazendo isso em outras cidades e na capital”, destacou o delegado. 

A operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Parnaíba, Bope, Rone, Força Tarefa da SSP e 24° Distrito Policial.


Caroline Oliveira
[email protected]

Homem é morto em semáforo próximo a mercado em Parnaíba

Um homicídio foi registrado na manhã desta terça-feira(14) em Parnaíba (a 326 km de Teresina). A vítima foi alvejada próximo ao Mercado Público no bairro Pindorama, no cruzamento da avenida Pinheiro Machado com a rua Caramuru, por volta das 7h.

Segundo o Cidadeverde.com apurou, o homem, ainda não identificado, estava em um mototáxi a caminho do Fórum na cidade, quando parou no semáforo e outro motoqueiro parou no lado e desferiu o tiro no rosto e morreu na hora. 

Policiais militares estiveram no local e identificaram a vítima como José Maria de Sousa Filho, de 42 anos. 

A perícia e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local e fizeram a remoção do corpo, que está à espera de familiares. 

Policiais do Departamento de Homicídios Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) também foram ao local e fazem diligências no sentido de encontrar o suspeito. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Parnaíba é a cidade mais violenta do interior do Estado, aponta relatório

No Relatório de Criminalidade de 2019, divulgado nesta segunda-feira, 13, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí traz a lista das cidades do interior do estado que mais registraram casos de mortes violentas intencionais.

No topo da lista aparece Parnaíba, com 28 ocorrências. Em segundo e bem distante está Piripiri, com 20 mortes registradas, e depois Cocal, com 13 registros. Todas na região norte do estado do Piauí.

Esperantina e Picos tiveram 12 ocorrências, cada uma. Aparecem na sequência Campo Maior e Floriano, com 11 mortes registradas em cada cidade.

Conforme o relatório, das 242 mortes no Estado do Piauí, 5,38% das vítimas eram mulheres. Ainda de acordo com os dados divulgados, no Piauí, houve o crescimento de 7,69% de feminicídios em relação a 2018, contabilizando um maior número no interior do estado.

Com informações Jornal da Parnaíba

Ministro do Turismo e investidores farão visita ao Delta do Parnaíba

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, virá ao Piauí na próxima segunda-feira, 13. Ele virá juntamente com investidores e outros representantes do Governo Federal para conhecer o Delta do Parnaíba. A visita será acompanhada pelo secretário estadual de Turismo Flávio Nogueira Júnior.

Os investidores fazem parte do Bjarke Ingels Grup, que tem como líder o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, considerado um dos mais importantes da atualidade e que é bastante conhecido por edificações que desafiam as convenções e dimensões da arquitetura tradicional. “É uma visita muito importante para o Piauí. Além do ministro, uma possibilidade de investimentos para nosso Estado, em uma região que tem bastante potencial, que é o nosso Delta”, reforçou o secretário. O grupo já possui investimentos nas cidades de Paraipaba (no Ceará) e Atins (no Maranhão).

O Delta do Parnaíba concentra belezas naturais ainda pouco exploradas. Segundo o secretário Flávio Júnior, o objetivo é buscar apresentar as potencialidades da região na tentativa de atrair mais investimentos que impulsionem o turismo na região. “O Delta do Parnaíba tem muitas potencialidades que podem ser exploradas. É o único em mar aberto das Américas, temos uma riqueza de fauna e flora na região e que todos que vão conhecer se encantam. Então, vamos buscar esses investimentos para fomentar o turismo no nosso Piauí”, destacou.

O Delta do Parnaíba é um dos três roteiros que integram a Rota das Emoções, que inclui os Estados do Maranhão, Ceará e Piauí. O roteiro é composto por destinos para os amantes de praia, sol e mar: Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

Da Redação
[email protected]

Comissão interventora assume Apae de Parnaíba e inicia nova gestão

Foto: Jornal da Parnaíba

Uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (07) marcou o início dos trabalhos de uma comissão interventora nomeada para assumir a direção da Apae de Parnaíba, que terá como presidente Paulo Armando, em substituição a Keila Castro, que encerrou seu mandato no último mês de dezembro. 

Em vez de eleições diretas, a nova gestão foi definida por articulação da Federação Nacional das Apaes, entidade presidida por José Turozi, que esteve presente na assembleia. Uma dos principais objetivos será buscar soluções para a dívida da Apae de Parnaíba, que atualmente supera o valor de R$ 4 milhões.

A assembleia contou com a presença de funcionários, pais e assistidos, além de representantes da sociedade em geral. A Apae de Parnaíba é uma associação civil beneficente que chega a 50 anos de atuação prestando serviço nas áreas de Educação, Assistência Social, Saúde, Prevenção e Trabalho, Cultura e Arte.

Com informações Jornal da Parnaíba

Paciente morre no Piauí com sintomas de dengue hemorrágica

Um paciente morreu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba com sintomas de dengue hemorrágica, de acordo com nota da Secretaria de Estado da Saude do Piauí (Sesapi). Ele tinha 31 anos, deu entrada na madrugada de ontem (06) e veio a óbito no mesmo dia. 

A direção do Heda informou que apesar da suspeita de dengue, os exames iniciais deram negativos para a doença.

A causa da morte do paciente continua sendo investigada.

Foto: Reprodução/GoogleStreetView

 

NOTA DO HEDA NA ÍNTEGRA

A direção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda),  informa que o paciente de iniciais G. A. S, de 31 anos, deu entrada na madrugada desta segunda-feira (06) no Hospital, em Parnaíba, e veio a óbito durante a manhã deste mesmo dia, com sintomas iniciais de dengue hemorrágica. 

A direção do Heda esclarece que os resultados dos exames, feitos durante a internação e liberados agora no início da noite, deram negativos para a patologia.  

Com isso, o atestado de óbito liberado para a família providenciar o sepultamento, está sendo retificado pela equipe médica. A causa da morte do paciente continua sendo investigada.

 

Da Redação
[email protected]

Voo da Azul é cancelado e revolta passageiros no aeroporto de Parnaíba

Foto:Prefeitura de Parnaiba/Divulgação/Site

Os passageiros da empresa Azul Linhas Aéreas que embarcaram no aeroporto prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba, passaram por um transtorno no último sábado (04). 

O voo AD5500, que seguia para Campinas-SP, com escala em Teresina, estava marcado para sair às 15h45 e precisou fazer uma manutenção não programada na aeronave. Por conta disso, a escala foi cancelada e os passageiros que desembarcariam na capital piauiense tiveram que seguir de ônibus, o que os deixou irritados. 

A empresa informou que os passageiros que aguardavam o voo em Teresina, seguiram em outros voos da companhia. A Azul lamentou os aborrecimentos ocorridos e reforçou que ações como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações.

O voo de ida e volta a Campinas-SP é o único voo regular executado no aeroporto de Parnaíba. Ele acontece apenas aos sábados. Chegando às 15h e retornando às 15h45 com escala em Teresina.   

Veja nota na íntegra: 
 
Em função de uma manutenção não programada na aeronave, a Azul precisou cancelar o voo AD5500 (Parnaíba - Teresina - Campinas), no sábado (04). Os Clientes dos trechos impactados receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac. No trecho entre Parnaíba e Teresina, eles seguiram de ônibus, enquanto que de Teresina para Campinas seguiram em outras operações da própria companhia. A Azul lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos e reforça que ações como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações.

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Secretaria de Saúde lançará edital para residência médica no Hospital de Parnaíba

 Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto anunciou, nesta quinta-feira (2), o lançamento do edital de residência médica para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Serão ofertadas onze vagas em quatro especialidades: pediatria (04), clínica médica (04), cirurgia básica (02) e cirurgia geral (01).

“Autorizamos a realização do concurso, no primeiro dia útil de 2020, algo que nos deixa muito feliz, pois vamos ter mais residentes médicos atuando naquela unidade de saúde”, afirmou Florentino Neto.

As inscrições para a residência médica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde começam no dia 8 de janeiro e poderão ser feitas através do site www.heda.pi.gov.br .

Além da autorização do concurso, o secretário Florentino Neto também participou de uma reunião na Caixa Econômica Federal, onde debateu o andamento das obras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Fizemos um levantamento de todas as obras em execução, financiadas pelo Orçamento Geral da União, e projetos que deveremos abrir licitação para a execução de obras este ano. Entre as obras debatidas está uma das mais importantes que é a da nova maternidade de Teresina”, afirmou o secretário.

Florentino Neto também destacou que as secretarias estaduais da Fazenda e de Saúde pagaram os prestadores de serviços dos Hospitais da Rede Estadual de Saúde, referentes aos meses de outubro e novembro. Os pagamentos somaram, aproximadamente, R$ 20 milhões, e os valores pagos no último dia 30 de dezembro foram creditados em conta nesta quinta-feira (2). “Concluir o exercício com os pagamentos executados até o mês de novembro foi um diferencial alcançado neste ano e isto foi resultado do esforço de todos. Em 2020, trabalharemos por mais avanços e conquistas”, destaca o gestor.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores