Cidadeverde.com

Parnaíba: mototaxista é atingido com golpe de faca em assalto

Por volta das 19 horas desta quinta-feira (19/12) um mototaxista identificado por Francisco de Assis, conhecido por “Chicão”, 50 anos, que também trabalha como segurança foi atingindo com um golpe de faca durante um assalto próximo a rotatória da Zona de Processamento de Exportação - ZPE na BR-343 em Parnaíba (PI).

“Chicão” teria pego um passageiro nas imediações da rodoviária Séptimus Clark, quando ao chegar próximo a rotatória da ZPE, na BR 343, o elemento anunciou o assalto cravando uma faca na região do peito esquerdo do mototaxista.

A vítima chegou por meios próprios ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e até o momento não há boletim do seu estado de saúde . A Polícia já trabalha em busca de pistas que possam levar ao paradeiro do acusado e da motocicleta da vítima.

Com informações do Plantão Parnaíba 24 horas

Suspeito de roubo de fiação elétrica morre eletrocutado em Parnaíba

Foto: jornaldaparnaiba

Em Parnaíba, no conjunto habitacional  Dom Rufino um homem identificado por Francisco Pereira dos Santos, 21 anos, mais conhecido “Dani”, morreu eletrocutado por volta das 5:00 horas da manhã desta quarta-feira (18), populares acreditam que o fato ocorreu na tentativa de roubo de fios de cobre da rede de iluminação pública, fato comum na área, causando transtornos na rede elétrica e na iluminação pública do residencial e região.

O local foi isolado por uma guarnição Polícia Militar comandada pelo sargento Gustavo Rodrigues. Onde  foi encontrado um alicate utilizado pelo jovem para cortar os fios. Ele ainda estava usando luvas de alta tensão.

Segundo o sargento Gustavo, as informações são de que ele era usuário de drogas e realizava furtos na região. O padrasto, Carlos Alberto, confirmou a informação e disse que a mãe do jovem passou mal, sendo levada direto ao hospital.

O perito criminal Eduardo Gonçalves confirmou que de fato o rapaz foi vítima de descarga elétrica devido às queimaduras. Ao cair do poste, o jovem bateu a cabeça em uma pedra. Após a realização pericia preliminar, o corpo foi removido do local. 

Foto: jornaldaparnaiba

Fonte: jornaldaparnaiba

Mãe dá à luz dentro de ônibus enquanto ia para consulta de rotina

Foto: Rodrigo Rodriguez

Socorristas do Samu logo após o parto. Os lençóis tiveram que ser improvisados pois a mãe não esperava o nascimento da filha hoje

Uma mãe deu à luz dentro de um ônibus que fazia linha de Cajueiro da Praia à Parnaíba, no litoral do Piauí.O enfermeiro do Samu Flaviano Aragão conta que a mulher estava indo para uma consulta de rotina para saber como estava a gestação quando o bebê apressadinho resolveu nascer. 

O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (18) em frente à base do Samu em Parnaíba. Segundo o enfermeiro o parto durou no máximo 15 minutos. 

"Quando o motorista estacionou próximo à base do Samu, ela já estava em trabalho de parto. Eu estava saindo do meu plantão e fui lá ver o que estava acontecendo. Ao entrar no ônibus, o bebê já estava com a cabeça para fora e auxiliamos. Trouxeram um kit de parto, cortamos o cordão umbilical e pronto. Entre 10 e 15 minutos já estavam todos bem", conta o enfermeiro. 

Ele conta que a mãe- identificada como Cibele Paulino da Silva- estava bem, mas preocupada pelo parto repentino. Nos cálculos dela, a filha só nasceria em janeiro. 

Foto: Rodrigo Rodriguez

Bebê veio ao mundo saudável e é o segundo filho de Cibelle

"Ela ficou muito preocupada porque não estava esperando que o bebê nascesse assim. Era só uma consulta de rotina", conta Flaviano Aragão que disse que "ganhou o dia". 

"Era mais um dia comum e acabei ganhando o dia por ter ajudado uma criança a vir ao mundo", disse o enfermeiro que este ano também participou de outro atendimento inusitado: uma idosa que desmaiou durante uma festa surpresa de aniversário. 

Fotos: arquivo pessoal

Mãe ao lado do enfermeiro do Samu que estava saindo do plantão e resolveu ficar para ajudar no parto

O superintendente do Samu em Parnaíba, Paulo José dos Santos, conta que mãe e filha foram levadas ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). 

"Foi a terceira vez que passei por uma situação como essa. A gente fica nervoso e ao mesmo tempo alegre, com vontade de chorar por se tratar de uma vida que veio ao mundo", concluiu Santos. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Parnaíba atrai investidores e ganha indústria de materiais de kitesurf

Com ventos favoráveis o ano inteiro e águas tranquilas, o município de Parnaíba, localizado na região Norte do Estado, é privilegiado, assim como todo o litoral piauiense. Procurada não apenas por turistas que desejam descansar e aproveitar o melhor que a cidade oferece, Parnaíba tornou-se um ótimo local também para quem pratica o kitesurf.

Mas além de oferecer condições perfeitas para quem é adepto dessa atividade, o município oferece ainda, condições para quem deseja investir ou ampliar os investimentos nessa área, como é o caso da empresa Aqua Dynamics, principal fabricante de esportes de ação do mundo, que escolheu Parnaíba para instalar uma filial da empresa, que produzirá:  pipas de kitesurf, barras, paragliders, gliders, parapentes, tendas infláveis, spyder tendas, pranchas twin tips, pranchas de Surf e pranchas kite wave, gerando emprego e renda e alavancando a economia do município e de municípios vizinhos.

Vendo o Piauí como um estado com elevado potencial produtivo para esportes marítimos, a Aqua Dynamics contempla um horizonte de 60 meses para sua implantação estabilizada, dividida em três fases de implantação, onde a primeira corresponde ao período 2020/2021 com a produção inicial de 900 equipamentos de kitesurf (pipa), 600 barras de kitesurf e 110 parapentes. A segunda fase vai de 2021 a 2022, onde o principal objetivo é o projeto social desenvolvido junto a crianças e adolescentes, com o objetivo de melhorar a vida desses, agregando valores como: esporte, cultura, educação e atividades que ajudam a inserir os jovens na sociedade com responsabilidade. E por fim, a terceira fase, que corresponde de 2022 a 2023, onde o intuito é expandir as instalações e contratações de novos funcionários.

Segundo o Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Aqua Dynamics, Pedro Fontenele, a escolha do Piauí para a implantação da fábrica, se deu graças as potencialidades que o Estado possui e que atenderam aos requisitos propostos pela empresa. “Vimos no Piauí, um lugar com um potencial elevado para a produção de esportes marítimos, justo aquilo que produzimos. Aqui, fomos recebidos de braços abertos e temos grandes planos para o Estado. Contamos com um planejamento estratégico que deverá ser executado em três fases a fim de cumprirmos com o que foi proposto desde o início. Ao final, nossa intenção é produzir em torno de 3.500 equipamentos somente de kitesurf”, disse Pedro.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, a vinda da empresa para o Piauí é sinônimo de crescimento e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado. “A frente da secretaria, nossa intenção é despertar o interesse das empresas para que, cada vez mais, invistam no Piauí, que é rico não apenas em belezas, mas em potencialidades também. Potencialidades essas que, se exploradas corretamente, alavancam o crescimento e o desenvolvimento do Estado. Nosso objetivo é receber bem todos aqueles que nos procuram, desburocratizar o que estiver ao nosso alcance e darmos o nosso máximo para que tudo saia como o planejado. A vinda da Aqua Dynamics sem dúvidas, é algo para somar. E ficamos felizes e com o sentimento de dever cumprido em ver que mais uma empresa nos escolheu”, falou Igor.

A previsão é de que as atividades da empresa comecem agora em 2020, dando início ao cumprimento da primeira fase proposta pelo projeto.

Kitesurf

No Piauí, a prática desse esporte começou ainda em 2000 e a cada ano que passa, vem atraindo novos adeptos. No kitesurf, o praticante utiliza uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés, com uma pipa presa a cintura. O kitesurfista, nome dado a quem pratica a atividade, fica em cima da prancha sobre a água que é impulsionada e levada pelo vento.

 Da Redação
[email protected]

 

 

 

 

 

Foragido do Distrito Federal é preso após agredir a companheira no Piauí

Foto: jornal da parnaiba

No fim da noite desta segunda-feira (09), por volta das 21h30, a Polícia Militar prendeu um homem identificado como Adbe Nunes da Cunha, 27 anos.  Ele é acusado de violência doméstica, falsificação de documento público, além de haver um mandado de prisão em seu desfavor, devido à prática de tráfico de drogas no Distrito Federal. O caso aconteceu na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. As informações são do Portal Costa Norte.

O foragido da justiça foi preso por uma guarnição comandada pelo cabo J. Ribamar, após denúncia de agressão contra a companheira. Adbe Nunes da Cunha era foragido da justiça quando se aproveitou da saída temporária da cadeia pública e usava o nome falso, conforme consta na carteira de identidade falsa, sendo Patrick da Silva Lelis.  

No entanto, sua falsidade ideológica foi descoberta. De acordo com o agente de Polícia Civil, Sílvio Ribeiro, a Justiça do Distrito Federal deverá decidir sobre o acusado.

Com informações Jornal da Parnaíba

Usuário de drogas denuncia suspeito de tráfico no Piauí

Foto: reprodução

Durante o policiamento ostensivo em Parnaíba (PI), uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Farlon Machado, tendo como patrulheiros os cabos Sobrinho e Zé Maria, abordou um indivíduo, por volta das 06h, com posse de pequena porção de maconha. Questionado sobre a aquisição, informou que foi à Rua José de Ribamar Barbosa de Sousa, Bairro São Vicente de Paula, e que o tráfico era intenso na casa mais adiante. Chegando ao local, o responsável pela casa delatada, o Sebastião da Conceição Teodoro, de 34 anos, se apresentou nervoso e permitiu a entrada dos policiais, que fizeram uma revista.

Foi encontrada uma sacola com nove porções de maconha, uma porção prensada, 38 porções de cocaína, R$ 50,00 em dinheiro trocado. Ao verificarem o teto foram encontradas duas balanças de precisão, uma caixa de Rivotril com aproximadamente 40 comprimidos e sacos de picolé para embalagem do entorpecente. “Sebastião acabou confessando a traficância e que estava no negócio ilícito há pouco mais de cinco meses”, informou o sargento Farlon Machado. Sebastião da Conceição Teodoro foi apresentado na Central de Flagrantes acusado de tráfico de drogas.

Foto: reprodução


com informações: blog do pessoa

Semar lança projeto de educação ambiental para preservação da Lagoa do Portinho

Foto: reprodução

Desde julho, a Lagoa do Portinho, localizada entre os municípios de Parnaíba, Luís Correia e Bom Princípio tornou-se uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).  Uma ARIE é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Com características naturais extraordinárias, a Lagoa do Portinho tem quase nenhuma ocupação humana, totalizando uma área aproximada de 3.731,7916 hectares. A área de pequena extensão abriga exemplares raros da biota regional. 

Pensando em fortalecer a preservação do meio ambiente e em compartilhar conhecimentos para que haja uma integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, econômica - o Escritório Regional da Semar de Parnaíba vem trabalhando desde outubro o projeto “Nossa Lagoa, preservando a Lagoa do Portinho”. 

“A lagoa já passou por situações de diminuição do nível d’água e rápido avanço das dunas. Após o reabastecimento de água atual, houve um aumento do fluxo de banhista, bem como o turismo e o comércio local. Aproveitamos esse momento para implementarmos essa ação que integra a comunidade, comercio local e o turista”, explica Helana Mesquita, técnica da educação ambiental do escritório regional da Semar de Parnaíba.  

O público alvo do projeto são os profissionais de saúde que atuam na comunidade, lideranças comunitárias, comerciantes, turistas e alunos das escolas da região. Neste mês de dezembro, já ocorreram três momentos de sensibilização: um na Lagoa do Portinho, o segundo na Escola Municipal Gastão Neves, e outro, ocorrido hoje (5), junto aos empreendedores da Prefeitura de Parnaíba.

No primeiro momento é apresentado a comunidade uma retrospectiva visual da lagoa, sendo, em seguida, apresentado as ações a serem realizadas, que envolvem atividades de mobilização como um concurso de produção artísticas nas escolas, oficinas, palestras e campanhas educativas com produção de cartazes e folders.

“Além das intervenções de foco ambiental, estão previstas ações de propulsão do turismo consciente com instruções e com placas educativas, bem como em relação à economia local, como a implantação da área específica para a comercialização de produtos e serviços”, destaca a secretária Sádia castro.
 
Este projeto conta com a colaboração de instituições como a UESPI, Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Luís Correia, do Centro de Estadual de Referência em Saúde do Trabalhado (Cerest) e Capitania dos Portos.

Da Redação
[email protected]

Conselho Penitenciário revoga pedido de interdição da penitenciária de Parnaíba

Fotos: Ascom Sejus

O Conselho Penitenciário revogou o pedido de interdição da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba (a 318 km de Teresina). A decisão unânime saiu depois de uma inspeção realizada, após as reformas feitas na estrutura da unidade, pelos próprios presos. Em março, o Ministério Público da União (MPF) havia solicitado a interdição do local, baseada em um relatório do Conselho Penitenciário.

O relator do Conselho, o defensor público da União, José Rômulo Plácido, informou que as condições na unidade penal melhoraram o funcionamento das atividades prisionais. 

“Quando a gente fez a inspeção em fevereiro, constatamos condições de calamidade. No entanto, a Secretaria de Justiça está fazendo reformas na unidade e aconteceram melhorias nas celas, nas instalações hidráulicas, e as condições melhoraram, equiparando-se aos outros presídios do sistema prisional”, disse.

Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária. Os presos que trabalham na reforma possuem a garantia, conforme a Lei de Execução Penal, que a cada três dias trabalhados, um dia é remido de sua pena.
 
Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a constatação reflete o trabalho que a gestão tem feito para transformar a realidade da unidade e das rotinas carcerárias do sistema prisional piauiense. “Estamos evoluindo. É claro que ainda não é o ideal, mas estamos buscando mudar a situação de Parnaíba. Atualmente, cerca de 50 presos trabalham, diariamente, na reforma das estruturas da unidade. A unidade, hoje, também está com novos protocolos, que vão desde o acesso à unidade aos procedimentos nos corredores”, pontuou o gestor.

O relatório será enviado à Procuradoria Geral do Estado para serem juntados aos autos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal que pedia a interdição da penitenciária.

Da Redação
[email protected]

Suspeito de agredir idoso é encontrado morto em penitenciária de Parnaíba

Foto: Google Street View

Nove dias após ser preso suspeito de agredir um idoso com uma barra de ferro, o professor de jiu jitsu Antonio Alberto Araujo de Melo, de 44 anos, foi encontrado morto em uma cela na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, a 335 Km de Teresina.

O detento foi encontrado sem vida na madrugada desta quinta-feira (5) em uma cela isolada do presídio. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Antônio Alberta estava isolado dos outros presos por apresentar “problemas mentais”. 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML) esteviveram para periciar e coletar informações iniciais. Em nota, a Sejus informou que abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Antônio Alberto estava preso provisioriamente à disposição da Justiça na unidade penitenciária. A agressão ocorreu no último dia 26 de novembro no Centro da cidade de Parnaíba. O idoso foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento e o professor conduzido à Central de Flagrantes, onde a prisão em flagrante foi decretada. 

Problemas mentais

Na audiência de custódia realizada no dia 28 de novembro, o juiz da comarca pediu que fosse feito com urgência “laudo por perito psiquiatra, para que aponte a existência de eventual transtorno mental e a necessidade de internação” do professor. 

Para a Justiça, o professor já possuía transtornos mentais e fazia uso de remédios controlados. Na decisão pela prisão preventiva o magistrado recomendou ainda que a Penitenciária devia providenciar uma cela que “não tenha meios que possibilitem o custodiado a suicidar-se, diante de suas declarações na audiência de custódia. Deverá, também, providenciar ou permitir o fornecimento dos medicamentos de que faz uso”. Confira a decisão clicando aqui.

NOTA SEJUS

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Antonio Alberto Araujo de Melo foi encontrado morto, na madrugada desta quinta-feira (05), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Valmir Macêdo
[email protected]

Cidades do litoral do Piauí terão reforço no abastecimento de água

Foto: Ccom

A Agespisa iniciou na semana passada mais uma etapa das obras da adutora do litoral. A continuidade dos serviços ocorre após liberação de modificações no projeto, junto à Caixa. O investimento vai beneficiar toda a região litorânea do Piauí.

As obras da adutora do litoral são de responsabilidade da Agespisa e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Nesta etapa, a Agespisa vai concluir a implantação de 5.341 metros de uma adutora de água tratada, com tubulação em ferro fundido de 900 mm. Faltam apenas 70 metros para a conclusão. A adutora vai levar água da Estação de Tratamento IV para o centro de reservação Pindorama. Serão mil litros por segundo, viabilizando a distribuição para localidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

A obra inclui ainda a implantação de uma adutora de PVC e três estações elevatórias, sendo que uma delas vai atender o bairro Lagoa da Prata e adjacências, em Parnaíba. O investimento nesta etapa da obra é de R$ 4 milhões, com recursos do governo federal e governo do Estado.

 A Agespisa já havia concluído a implantação do sistema de captação e de uma adutora de água bruta de 2.612 metros, em ferro fundido, com capacidade para levar mil litros de água por segundo do sistema de captação para a Estação de Tratamento IV. O valor investido foi de cerca de R$ 11 milhões.

“A conclusão destes serviços vai viabilizar a execução da segunda etapa da obra da adutora do litoral, de responsabilidade do Idepi”, ressalta o diretor de Engenharia da Agespisa, Carlos Augusto Costa.

[email protected]
 

Posts anteriores