Cidadeverde.com

Jovem que estava em excursão morre afogada na praia da Pedra do Sal

Foto: GoogleMaps

Uma garota de 18 anos morreu afogada na manhã deste domingo (22) na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba. Ela era natural de Piripiri e estava em uma excursão com outros moradores do município. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo que levava os turistas chegou à praia por volta das 6h30 e logo em seguida aconteceu o afogamento.

“Eles chegaram à praia por volta das 6h30 e logo depois todos desembarcaram e ela foi para o mar, quando aconteceu o afogamento”, explicou o subtenente Melo Santos ao Cidadeverde.com.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h50. Quando a equipe chegou ao local, o corpo da garota, identificada como Juliana de Sousa Rodrigues, já havia sido resgatado por populares.

“A ocorrência entrou às 7h50, ao chegarmos lá o corpo já havia sido resgatado e o Samu já tinha feito os procedimentos e dado a vítima como morta. Nós já chegamos junto com o carro do IML”, afirmou o subtenente.

De acordo com Melo Santos, a equipe que atendeu a ocorrência relatou que o vento estava muito forte neste domingo e o mar bastante agitado. O subtenente disse que a vítima entrou no mar sozinha e não está descartada uma possível queda das pedras.

“Ela estava na excursão só com amigos, não havia parentes. Há uma suposição de que ela tenha caído das pedras”, afirmou o subtenente.
A jovem morava no bairro Recreio em Piripiri.

No domingo da semana passada, uma outra jovem também morreu afogada no litoral do Piauí. Ela caiu de uma moto aquática na Lagoa do Portinho. A vítima, identificada como Maria Luiza estava com outra garota na moto aquática, além do piloto. Ele, que estava de colete, fugiu logo após o acidente. A outra garota foi resgatada por um banhista que estava no local.

Hérlon Moraes
[email protected]

Homem é morto a tiro e facadas dentro de cemitério no Piauí

Foto: PM-PI

Atualizada às 9h30.

A população do bairro Alto Santa Maria, zona Sul de Parnaíba, acionou a polícia após um corpo de um homem esfaqueado ser encontrado dentro de um cemitério da região. O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (18). A vítima era um homem de 40 anos identificado como Rogério de Lima. A motivação seria o roubo de um celular.

“Por volta das 22h30 a Polícia teve a informação que tinha um corpo dentro de cemitério. Isolamos o local e foi acionada a perícia. No local também foram encontradas as armas usadas, facas, facões e pedras”, contou o tenente coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba.

Segundo a Polícia Militar, há suspeitas de que uma arma de fogo também tenha sido utilizada no crime.

Três suspeitos foram presos. Raimundo Nonato de Farias, vulgo ‘Raimundo Brabo’, José Wellington de Almeida Reis, vulgo ‘Tetê’ e Lucas Cleison, vulgo ‘Luquinha’, de 27 anos. Com eles foi apreendida uma garrucha.

“A companheira da vítima, de pré-nome Sheila, relatou que a morte de seu companheiro se deu por quê Raimundo Brabo teria acusado Rogério de furto de celulares, fato que foi negado por Rogério. Luquinha dente foi o primeiro a vitimar Rogério com um tiro de garrucha e os demais indivíduos passaram a desferir pedradas e facadas contra o mesmo”, informou a PM. 

O Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu o corpo. O caso será investigado pela Delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) de Parnaíba.

Valmir Macêdo
[email protected]

ADH realiza ação itinerante de regularização de imóveis em Parnaíba

Foto: Ccom

A Agência de Desenvolvimento Habitacional  (ADH) segue com mais uma ação itinerante para regularização dos imóveis construídos pelo Governo do Estado. Nesta semana, a equipe da ADH  encontra-se na cidade de Parnaíba para atender os moradores  do Conjunto Habitacional Joaz Sousa e famílias que moram em casas pulverizadas na área remanescente do conjunto. A diretora de Regularização Fundiária, Ana Lúcia Gonçalves, fez visita às casas pulverizadas e  promoveu uma reunião na Unidade Escolar Jeanete Sousa com os beneficiários das unidades habitacionais do Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

O atendimento itinerante ocorre no Escritório Regional da ADH até sexta-feira (20), com a finalidade de melhorar as condições de habitabilidade das 120 unidades habitacionais do Joaz de Sousa, das 105 casas concentradas na área remanescente daquele conjunto e das 15 unidades  pulverizadas nos bairros Vazantinha Rodoviária, Catanduvas, João XXIII, Ilha Grande e Sabiazal.

Segundo Ana Lúcia, com esse atendimento vai poder abrir os procedimentos de escrituração individual perante a serventia cartorária do registro imobiliário de Parnaíba e orientar os beneficiários a respeito da documentação necessária para  adquirir a titularização individual e definitiva dos imóveis.

”Trabalhamos no momento, a escrituração individual dos beneficiários, etapa final do cronograma de execução do projeto habitacional junto ao agente financeiro, a Caixa Econômica Federal. Queremos a solução definitiva da regularização fundiária desses imóveis”, explica a diretora Ana Lúcia. Ela acrescenta que o mais importante é os mutuários resolverem as pendências jurídicas e regularizarem os imóveis.

O Programa de Regularização e Averbação Habitacional da ADH será executado em praticamente todo o Piauí. Na semana passada, o atendimento itinerante ocorreu em Uruçuí e nesta quarta (18) em Parnaíba. 

[email protected]

Banhista é homenageado pela Marinha após salvar jovem na Lagoa do Portinho

Foto: Camila Neto/Reprodução Comando Marinha

O desempregado Raimundo Nonato, conhecido como Bilu, foi homenageado pela Marinha do Brasil após salvar uma jovem de um afogamento na Lagoa do Portinho no domingo (15). A jovem e uma amiga caíram de uma moto aquática, ela foi a única que sobreviveu após ser salva por Raimundo, que banhava no local. 

A homenagem foi feita nesta terça-feira (18), na Capitania dos Portos em Parnaíba. O capitão dos Portos do Piauí, Benjamin Dante, elogiou a atitude de Raimundo. 

“Ele estava presente na hora do acidente e de maneira bastante corajosa, com bastante altruísmo, decidiu enfrentar as águas da Lagoa, naquele horário que já era cerca de 18h30, já era noite, tinha acabado de faltar luz na área do Portinho. Ele escutou um pedido de uma ajuda, de socorro e socorreu a vítima” . 

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. 

Raimundo, que está a procura de um emprego, foi condecorado com um certificado da Marinha e com um boné com a insígnia das Forças Armadas. O Cidadeverde.com não conseguiu falar com ele.

“Essa ação dele foi extremamente heróica e a capitania dos Portos do Piauí, uma organização militar da Marinha do Brasil não poderia se furtar de reconhecer essa atitude que deve ser valorizada dentro da nossa sociedade”, reforçou o comandante capitão dos Portos do Piauí.

A Capitania dos Portos abriu um inquérito administrativo sobre fatos e acidentes de navegação que deverá apurar as causas e as circunstâncias do acidente e será concluído em 90 dias. Um inquérito também segue na área cível.

Valmir Macêdo
[email protected]

Após 20h desaparecida, corpo de jovem é encontrado na Lagoa do Portinho

Foto: Reprodução Click Parnaíba

Após quase 24 horas submerso na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí, o corpo de Maria Luiza, 21 anos, foi encontrado por volta das 16h desta segunda-feira (16). A jovem se afogou após cair de um jet ski com quem andava com mais dois amigos. Ela não sabia nadar e não usava equipamento de segurança.

"A nossa equipe de busca e salvamento foi enviada desde ontem (15) quando recebemos o chamado por volta de 19h30, ela foi prontamente para o local. Mas ontem não tinha condições de navegabilidade e muito escuro. Decidimos retomar as 6h e o corpo foi encontrado por volta das 16h", contou o capitão dos Portos do Piauí, Benjamin Dante.

Trabalharam no resgate do corpo agentes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba e da Capitania dos Portos do Piauí.

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista. 

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí, abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.

Valmir Macêdo
[email protected]

Jovem desaparece após cair de jet ski na Lagoa do Portinho

Atualizada às 11h19

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente que resultou no desaparecimento de uma jovem que caiu de um jet ski na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. 

Por meio de nota, a CPPI informou que enviou uma equipe de busca e salvamento para prestar apoio e buscar informações preliminares. 

"O condutor da moto aquática “Red Shark II” trafegava pela referida lagoa com duas passageiras, quando as mesmas vieram a cair na água; uma delas foi resgatada por uma pessoa que encontrava-se no local, porém, a outra passageira encontra-se desaparecida. As buscas foram encerradas no final na noite de domingo e retomadas às 7h desta segunda-feira (16), pela equipe da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros", informou a nota.

Às 10h, desta segunda-feira (16), cerca de 15 horas após o acidente, o corpo de Maria Luiza ainda não havia sido localizado. 

O Cidadeverde.com apurou que o jet ski estava devidamento inscrito na Capitania dos Portos. Para conduzir a moto aquática é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. 

No jet ski foram encontrados documentos e diligências são realizadas para identificar o condutor da embarcação que, a princípio não seria o proprietário, bem como confirmar se ele possuía ou não habilitação para conduzir o veículo aquático. Além disso, a CPPI alerta que a navegação noturna só é permitida por embarcações dotadas de luzes. 

O inquérito da CPPI tem prazo inicial de conclusão de 90 dias e entre as penalidades previstas estão multa, suspensão ou cancelamento para conduzir embarcações. Além disso, o condutor pode responder também nas esferas civil e criminal. 

A Capitania dos Portos enfatiza que são realizadas ações constantes de fiscalização do tráfego aquaviário buscando garantir a  segurança da navegação e salvaguarda da vida humana. 


Matéria publicada às 8h08

Equipes do Corpo de Bombeiros procuram o corpo de uma jovem que desapareceu na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A TV Cidade Verde apurou que ela e mais dois amigos andavam de jet ski. Durante uma manobra, os três caíram e Maria Luiza- que não sabia nadar- sumiu na água. 

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista. 

"Quando chegou no fundo, caiu os três. Ele só mandou a gente segurar no colete. A gente não conseguiu estava muito fundo. Minha amiga!", disse em prantos a jovem que sobreviveu. 

Foto: Reprodução Click Parnaíba

Amiga em desespero ao saber do sumiço de Maria Luiza; condutor do jet ski- que também era amigo das jovens- fugiu do local

Maria Luiza mora no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, e tem 21 anos. 

De acordo com a Capitania dos Portos é proibido o uso de veículos aquáticos à noite sem luzes de navegação.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

 

1ª Vara Criminal de Parnaíba é a primeira a fazer intimações via whatsapp

Fotos: Tribunal de Justiça

A 1ª Vara Criminal de Parnaíba é a primeira do Piauí a aderir às intimações via Whatsapp. Seguindo o Provimento da Corregedoria Geral da Justiça de Nº25/2019, a unidade intimou uma vítima de violência doméstica acerca do deferimento da medida protetiva e da audiência designada, logo após o despacho inicial.

O magistrado titular explica que os delegados de Polícia foram instados a colher, já na fase de inquérito, os termos de adesão de vítima e testemunhas, dando mais celeridade ao processo. “Nesse caso em específico, a intimação por whatsapp representa maior segurança para a vítima de violência doméstica, pois ela toma conhecimento instantaneamente sobre as medidas protetivas deferidas e sobre eventuais audiências designadas”, explica Dr. Georges Cobiniano.

Ele ressalta que o uso da ferramenta, além de prevenir possíveis constrangimentos à vítima, diminui os custos com as notificações. “O uso do WhatsApp representa uma adesão do Poder do Judiciário do Piauí às tecnologias mais modernas de comunicação, amplamente utilizadas pelas população. Sobretudo, significa o atendimento aos Princípios da Celeridade e da Economia, pois qualquer parte pode ser prontamente notificada de qualquer despacho, com exceção das citações, a custo zero. Ademais, evita-se o consumo de papel e combustível, pois a informação é enviada em formato digital e é assim armazenada no processo”, argumenta o juiz.

Dr. Georges ainda destaca que, ao acatar o provimento da Corregedoria, a 1ª Vara busca prestigiar o jurisdicionado e as boas práticas recomendadas pelo Tribunal de Justiça do Piauí. “Nós da 1ª Vara Criminal de Parnaíba estamos sempre atentos à melhor prestação jurisdicional, por isso acatamos prontamente o Provimento nº 25/2019”, garante o magistrado.

 

Da Redação
[email protected] 

Delta do Parnaíba terá Plano Estratégico da Rota das Emoções

Foto:tripadvisor

A partir desta quarta-feira (11), o município de Barreirinhas (MA) receberá um grupo de profissionais do Ministério do Turismo para identificar as potencialidades dos destinos que compõem a Rota das Emoções. Ao final da visita, vai ser elaborado um plano estratégico de desenvolvimento, que englobará ações de infraestrutura, meio ambiente, segurança, conectividade, promoção turística e eventos, além de fortalecimento institucional. O trabalho vai ser acompanhado por gestores públicos, privados e a comunidade de municípios do roteiro.

Em agenda internacional, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou que a iniciativa busca reforçar o aproveitamento das vocações regionais. “Já começamos uma nova era no turismo brasileiro. Vamos visitar cada local, conhecer a realidade e as adversidades destas regiões, para que, junto com os governos municipais e estaduais e os empresários do setor, possamos desenvolver o potencial turístico das principais regiões do país, como a Rota das Emoções”, adiantou.

Foto: tripadvisor

A Rota engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará, além de áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral oeste cearense; o Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com uma mistura de cultura, belezas naturais e história, o roteiro encanta turistas que percorrem a região, uma das mais famosas do país.

O litoral do percurso é próprio para surf, windsurfe e kitesurf, entre outros esportes náuticos praticados ao sabor dos ventos, inclusive em lagoas. O cenário de sol e praia integra a natureza à deliciosa culinária regional. O turista ainda viaja pela fascinante cultura nordestina e pelo artesanato diferenciado dos três estados. São peças de fibras vegetais (buriti, tucun, taboa, coco, carnaúba e sisal), madeira, cerâmica, renda de bilros, bordados, couro, sementes e búzios.

Com informações: jornaldaparnaiba

Estado pode assumir outorga do aeroporto de Parnaíba, revela secretário da Aviação

Foto:Prefeitura de Parnaiba/Divulgação/Site

O secretário Nacional de Aviação Nacional, Ronei Glanzmann, confirmou em entrevista que o Governo do Piauí tem interesse de ficar com a administração do Aeroporto de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, no litoral piauiense. O Estado já tem a concessão e pretende transformar a administração em uma Parceria Público-Privada (PPP).  

Perguntado sobre quais aeroportos ainda estão em negociação para a sétima e última rodada de concessão - prevista para ocorrer no 1º trimestre de 2022, Ronei Glanzmann citou que são "poucos" e "pequenos", e deu como exemplo o Aeroporto de Parnaíba. "O Estado tem interesse de assumir a outorga desse aeroporto para fazer desenvolvimento de um projeto local", disse ao Estadão Conteúdo. 

A negociação, segundo o secretário nacional, não está totalmente fechada em função de conversas sobre alguns aeroportos pequenos, como o de Parnaíba, que poderão ser eventualmente assumidos pelo Estados.

Atualmente, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) permanece com 44 aeroportos em operação depois da 5ª rodada de concessão, e o projeto é que eles não sejam mais administrados pela empresa até o final do governo Bolsonaro.  "A Infraero vai passar a operar dentro de uma nova lógica, de uma nova carteira, que são os aeroportos regionais em parceria com Estados e municípios", declarou, também em entrevista, secretário.

"A gente só vai ter fechado esse número assim que a gente concluir essa rodada de negociação, que deve acontecer até o final deste ano", afirmou o secretário de Aviação.

Até o momento, a Infraero administra o aeroporto de Parnaíba, através de um contrato entre a empresa e a Secretaria de Estado dos Transportes do PIauí (Setrans), que tem a concessão por meio de SAC que foi renovado já este ano, até que o projeto de PPP seja finalizado. 

O Aeroporto de Parnaiba já foi alvo de diversos protesto diante da pouca oferta de voos comerciais para a região, localizada no litoral piauiense. Em 2019, esse espaço aeroportunário completará 48 anos de anos de inauguração  e, até o momento, apenas uma empresa aérea faz voos pontuais nele.

De acordo com a Infraero, que desde 2004 é responsável pelo equipamento, o Aeroporto de Parnaíba ocupa uma área de 2,33 milhões de m2, sendo 2.900 m2 correspondentes ao terminal de passageiros. A pista de pouso e decolagem soma 2.500 metros de comprimento, por 45 de largura – suficiente para receber até aeronaves tipo Boeing 767.

Atualmente, tudo que é relacionado a manutenção da pista, cerca, capina, iluminação é de responsabilidade o Gabinete Militar do Governo do Estado.

Aeroporto de Teresina

O Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella está incluso na 6ª rodada de concessões, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2020. Ele está inserido no Bloco Central, juntamente com o aeroporto de Goiânia (Santa Genoveva), Aeroporto de São Luís (Marechal Cunha Machado), Aeroporto de Palmas (Brigadeiro Lysias Rodrigues), Aeroporto de Petrolina (Senador Nilo Coelho) e Aeroporto de Imperatriz (Prefeito Renato Moreira). 

O edital de chamamento para essa rodada já foi publicado no Diário Oficial da União. " chamada pública é voltada para empresas e consórcios interessados em elaborar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para os 22 aeroportos", informou o Ministério da Infraestrutura.  Além do Bloco Central, também integra a 6ª rodada os Blocos Sul e Norte. 


Carlienne Carpaso e Caroline Oliveira (Com informações do Estadão Conteúdo e Ministério da Infraestrutura)
[email protected]

UFPI decide expulsar estudante que agrediu com socos árbitra em jogo

A Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPar) decidiu expulsar o estudante Rodrigo Quixaba Oliveira, 22 anos, acusado de agressão contra a árbitra Eliete Maria Fontenele dos Santos, 42 anos, durante partida de futsal.

A agressão foi flagrada por torcedores que acompanhavam a partida na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, litoral do estado. A violência ocorreu em junho deste ano quando estudantes dos times de Engenharia de Pesca enfrentavam Ciências Contábeis no Campus Reis Velloso, em Parnaíba. Por volta das 20h30 iniciou uma confusão entre os times. A árbitra deu cartão vermelho e o estudante, que estava jogando, não gostou e revidou com uma sequências de socos contra a vítima. Ela chegou a cair no chão. 

Foi aberta um Processo Administrativo Disciplinar na Universidade e a comissão decidiu pelo desligamento do estudante, que faz o curso de engenharia de pesca e estava no último período. 

O processo foi analisado pela Procuradoria Jurídica que deu aval pela expulsão. 

O estudante tem dez dias para recorrer ao Conselho Universitário. 

Reparação de danos

Mês passado, o juiz Max Paulo Soares de Alcântara determinou que o estudante pague cinco salários mínimos, equivalente a R$ 4.990 como pena de reparação de danos para a vítima. 

Com o resultado do Processo Disciplinar, a vítima iria ingressar na justiça com ação por danos morais. 

Juíza Eliete que foi agredida/ foto: arquivo pessoal

 

Agressões são claras, diz árbitra

A árbitra afirmou que seria vexatório a universidade deixar o estudante concluir o curso. Segundo ela, as agressões são claras no vídeo. 

"A justiça tarda, mas não falha e a universidade não poderia acolher ele. Até hoje nunca me pediu desculpas e se vier não vou desculpar. Entendo que tem adrenalina em campo, mas jogo não é ringue. Esporte é para divertir, desopilar, não para violência", disse Eliete Fontenele que atua mais de 20 anos como árbitra.  

O advogado do estudante, Carlos Henrique Quixaba Silva, disse que a comissão aberta pela universidade agiu com parcialidade e irá recorrer da decisão. 

"Houve uma confusão generalizada em campo e ninguém foi punido apenas o estudante. A árbitra não teve o controle da situação porque não tem qualificação para isso. Não quero me pronunciar sobre os meus argumentos, mas o estudante é pobre, negro e vai ter uma eleição para reitor e isso pode estar influenciando", disse o advogado. 

Se a universidade não acolher a defesa do estudante, o advogado disse que irá acionar as instâncias jurídicas. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Posts anteriores