Cidadeverde.com

Presos trabalham na reforma da Penitenciária de Parnaíba

Fotos: Ascom Sejus

Cerca de 50 detentos trabalham na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. A Secretaria de Justiça tem utilizado da mão de obra do preso para reparos e reformas na unidade. Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária.

"O servidor começa a trabalhar dentro de um padrão, de uma sistemática de procedimentos adotados, além de um ambiente mais salubre e mais seguro. Os servidores trabalham mais satisfeitos e também produzindo melhor", comenta Flávio Evandir, diretor da unidade penal.

Corredores lavados, limpos, celas pintadas, faixas de contenção, além de outras melhorias estruturais estão sendo feitas na penitenciária.

"A Lei de Execução Penal assegura que o preso trabalhe dentro da unidade penal e estamos possibilitando isso. O trabalho é benéfico tanto para o preso quanto para a unidade que recebe essas melhorias. Agradecemos também aos nossos servidores, tanto os do nosso Grupo de Apoio Rápido quanto os plantonistas, pois eles estão abraçando a causa", frisa o secretário de Justiça, Carlos Edilson. 

O Diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, ressalta que não foram só reformas, mas novos procedimentos adotados. 

"A nova rotina inicia desde o portão de entrada, onde adotamos um controle de acesso a fim de fiscalizar quem entra e quem sai da unidade. Isso já resultou em apreensões de drogas e celulares. Buscamos diariamente esse aprimoramento da vigilância por parte dos agentes penitenciários", declarou Charles Pessoa. 

Conforme a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, é remido um dia na pena do interno.

Da Redação
[email protected]

Criança de 1 ano dá entrada em hospital e polícia investiga maus-tratos

Foto: Divulação/Ascom/HEDA

A Polícia Civil de Parnaíba investiga crimes de maus-tratos contra uma criança de um ano de idade. A suspeita de cometer o crime é a mãe da vítima, que nega os fatos, afirmando que a filha sofreu uma queda, segundo a delegada Fernanda Novaes, titular da Delegacia da Mulher, que acumula as funções da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A criança deu entrada em estado grave no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, no dia 21 de outubro deste ano. O HEDA divulgou que a criança "estava em estado grave, porém considerado estável". Na unidade, a vítima estava entubada e com distúrbio hidroeletrolítico (desitradação).

A delegada afirmou ao Cidadeverde.com que a Polícia Civil teve conhecimento do fato na terça (29) e, nesta quarta, a mãe e a avó materna prestaram depoimentos. 

Os profissionais da saúde desconfiaram da gravidade da situação e entrou em contato com a avó da criança, pois ela apresentava outros indícios de violência, como queimaduras de cigarro.  A delegada solicitou o exame de corpo de delito, que poderá comprovar as denuncias.

Inicialmente, houve a informação de que a mãe se evadiu do município, o que foi esclarecido pela delegada. A companheira da mãe da criança também é apontada como suspeita das possíveis agressões, que ainda não foi ouvida. 

"A mãe foi ouvida, mas não existe nada confirmado. Ela nega, não confessa o delito e diz que foi uma queda. A avó também acredita na filha, e diz que ela não fez nada, mas ela não estava no local do fato. O exame de corpo de delito poderá confirmar as lesões, se são novas ou antigas, incluindo as queimaduras".

A delegada ratifica que a investigação está em curso e que nenhum pedido de prisão foi realizado. Passado o flagrante, a mãe prestou esclarecimentos e foi liberada. 

Devido a gravidade do quadro de saúde, a criança foi transferida pelo Samu Aéreo do município de Parnaíba para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ela chegou por volta das 14h. O diagnóstico inicial foi de traumatismo craniano. Segundo o HUT, o quadro é grave e a paciente é mantida em ventilação mecânica e sedada.

Carlienne Carpaso 

Piauí ganha mais um hospital que realiza captação de córneas

Foto: Ascom

Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que irá realizar captação de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.  A noticia foi divulgada nesta terça-feira, (27), pelo secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com as médicas Maria de Lurdes Veras, coordenadora da Central de Transplante do Estado do Piauí e Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Florentino neto, explica que a Secretaria Estadual de Saúde organizou um treinamento para capacitar os servidores que irão atuar na captação das córneas. “Temos uma equipe multidisciplinar devidamente capacitada para fazer a captação de córneas. Dessa forma iremos aumentar o número de transplante de córneas realizadas no Estado do Piauí em 50% a mais. Nesse momento estamos implantando essa unidade em Parnaíba, mas pretendemos implantar outra no Sul do Estado, para assim descentralizar esses serviços no nosso estado e aumentando o número de transplantes de córneas no Piauí”, destaca o secretário.

Hoje no Piauí, 380 pessoas estão à espera de um transplante de córnea. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica Loudes Veras.

A coordenadora diz ainda que a nova unidade aumenta as chances de quem está na lista de espera. “A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí dá um grande passo para que possamos aumentar o número de transplante de córnea, hoje o estado possui uma lista de 380 pessoas aguardando uma córnea, e com essa perspectiva de iniciarmos no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, a capacitação de córneas, o nosso objetivo é aumentar o número dessas captações para que possamos aumentar o número de transplante. Essa descentralização é um passo importante, para no final do ano ter um número de pacientes transplantados de córneas bem maior”, afirma.

“Nos enquanto diretoria de organização e descentralização hospitalar da SESAPI estamos bastante satisfeitos pela implantação desse novo serviço no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, visto que é de grande importância para poder reduzir a fila da necessidade do transplante de córnea no Estado do Piauí e mostrar as regiões de saúde cada vez mais organizadas e cada vez mais resolutiva”, conclui Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Na Rede Pública Estadual de Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas.

Marinha emite alerta para ondas de 2,5 metros em possível ressaca no litoral

Foto: Chamadageral

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que o litoral nordestino pode sofrer com ressaca de hoje(28) até quarta(30) com ondas de aproximadamente 2,5 metros. As praias do Piauí estão incluídas no alerta.

De com a Capitania dos Portos do Piauí, a influência das fases da lua provoca ondas maiores e sugere que os navegantes consultem as informações antes de irem ao mar. 

“É possível que tenhamos ressaca em nossas praias do Piauí também principalmente relacionadas à fase da Lua Nova, que provoca o fenômeno chamado de Maré de Sizígia, onde temos a presença das maiores pré amares e das menores baixa marés, proporcionando uma variação de maré de, aproximadamente, 3 metros”, afirmou soldado Aexandre Nobre, da comunicação da Capitania dos Portos.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).


Caroline Oliveira
[email protected]

Corpo de jovem é encontrado boiando em lagoa de Parnaíba

Fotos: Enviadas pelo Corpo de Bombeiros

O corpo de um jovem de 25 anos foi retirado nessa quinta-feira (25) de uma lagoa no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba, a 337 Km de Teresina.

“O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores que avistaram um corpo boiando na lagoa. Fizemos o resgate e encaminhamos o corpo para o IML, que já se encontrava no local”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, major Rivelino Moura.

O cadáver foi recolhido inicialmente sem identificação. Não havia testemunhas no local que tivessem presenciado o afogamento. O jovem foi identificado em seguida como Cleiton Carvalho da Silva e apresentava indícios de perfuração no corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Parnaíba.

Valmir Macêdo
[email protected]

Delta do Parnaíba está entre os 14 ecossistemas afetados pelas manchas de óleo no Nordeste

Foto: ICMbio

O ecossistema do Delta do Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, é um dos 14 que já foram afetados pelas manchas de óleo que aparecem no litoral do Nordeste. A contaminação pode quebrar o ciclo de diversas espécies marinhas do litoral brasileiro, com impacto também socioeconômico nas comunidades que vivem no seu entorno.

Os primeiros sinais de óleo no Delta do Rio Parnaíba foram achados no dia 26 de setembro na Ilha dos Poldros, município de Araioses, no Maranhão. Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na região.

No Delta, único das américas, o Rio Parnaíba deságua no Oceano Atlântico em cinco saídas para o mar: Barra do Igaraçu, das Canárias, Caju, Melancieiras e Tutoia.

Já a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba foi criada em agosto de 1996, possui uma área de extensão de 307.590,51 hectares e abrange três estados do Nordeste, Piauí, Maranhão e Ceará, percorrendo todo litoral Piauiense.

A APA abrange 10 municípios: Tutoia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce no Maranhão, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia no Piauí, Chaval, Barroquinha no Ceará.

Das 16 praias do litoral do Piauí, seis já foram atingidas pelas manchas de óleo que estão poluindo a costa da região Nordeste. Os dados são da Marinha. Os últimos registros aconteceram no dia 30 de setembro nas praias de Atalaia, Peito de Moça e Coqueiro - ambas em Luís Correia - e Pedra do Sal em Parnaíba. O primeiro caso foi registrado no dia 28 de setembro na praia do Arrombado, e no dia seguinte em Cajueiro.

Brasil

Desde o início da chegada das manchas ao litoral nordestino, em 30 de agosto, 14 unidades de conservação federais foram atingidas pelo óleo. Entre as regiões afetadas estão parques nacionais, áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas, reservas biológicas e áreas de interesse ecológico.

As regiões são consideradas sensíveis do ponto de vista ambiental por sua diversidade biológica, além de aspectos estéticos e culturais. Por isso, têm a sua ocupação e uso dos recursos naturais disciplinados por regras que visam garantir a sua sustentabilidade.

Entre os parques nacionais, o mais afetado foi o dos Lençóis Maranhenses. Somente nesta semana, 700 kg de óleo foram retirados da praia de Travosa, no município de Santo Amaro do Maranhão. Há duas semanas, o óleo foi visto em outra área do parque: a praia de Atins, em Barreirinhas. Uma tartaruga foi encontrada coberta de óleo.

Também foi atingido, em menor proporção, o Parque Nacional de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará. As manchas, que chegaram há cerca de um mês, já foram retiradas.

Hérlon Moraes (Com informações da Folhapress)
[email protected]

Mão Santa chama professores de "galinhas cacarejadoras" e gera polêmica

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), se envolveu em uma polêmica após aparecer em um vídeo afirmando que não será intimidado por "galinhas cacarejadoras". 

Mão Santa se referia a professores que realizaram ato contra atraso de salário. 

No vídeo, o prefeito relata que desde que foi governador (janeiro de 1995 a 6 de novembro 2001) sempre priorizou os professores. Segundo Mão Santa, na época, só tinha "normalistas e leigas" e que criou cursos de licenciatura o que favoreceu para que a categoria melhorasse os salários. 

"Não vai me intimidar, galinhas cacarejadoras. A verdade prevalece, o saber vence a ignorância. Nosso respeito aos professores. Queremos melhorar. Não está a educação que sonhei, mas melhorou", diz Mão Santa no vídeo.

A declaração de Mão Santa gerou revolta na categoria e o Sindicato dos Professores divulgou nota de repúdio.

"É repugnante e lamentável ver que um gestor destrata as servidoras da educação sem qualquer brio ou decoro, em observância à sua condição de autoridade pública. Não é a primeira vez que tal fato acontece, Mão Santa, durante uma solenidade numa escola, chegou a chamar as professoras de ladras e vagabundas, e agora de “galinhas cacarejadoras”, afirma a nota. Veja o comunicado na íntegra.

Prefeitura afirma que professores são bem pagos

O secretário municipal de Governo, Arlindo Leão, afirmou ao Cidadeverde.com que o professor de Parnaíba é o mais bem pago do País.

"Existem professores que ganham duas vezes mais que um secretário. Nunca uma administração deu tanta mudança de classe, é todo dia. Mão Santa é o pai dos professores".

Foto: Ascom

Secretário de Governo,  Arlindo Leão

Segundo o secretário, o salário de professor do município varia de R$ 4 mil a R$ 5mil. "Há aposentado ganhando R$ 12 mil", disse.

O secretário afirmou ainda que a prefeitura não está com salário atrasado, e que houve apenas um contra tempo, já que Mão Santa priorizou pagar os que ganham menos.

"É um movimento político e quem está por atrás são pessoas incomodadas com a derrota das eleições", afirmou Arlindo Leão.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Idosa desmaia em aniversário surpresa e Samu participa da festa

Foto: Reprodução Facebook

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) fez um atendimento que acabou em festa no litoral do Piauí. O chamado veio do bairro Nova Parnaíba, na cidade de Parnaíba, a 318 km de Teresina. Uma idosa estava desmaiada e com dores no peito. Até então, uma situação cotidiana, mas o desmaio ocorreu por pura emoção. Pela primeira vez, aos 63 anos, dona Francisca Maria Barros da Silva havia ganho uma festa surpresa. 

"Fomos chamados via rádio para uma ocorrência de uma idosa que estava desmaiada. Quando a gente chegou havia muita gente do lado de fora e pensamos até que fosse algo muito grave. A idosa estava sentada em uma cadeira, aparentemente pálida. Aferimos a pressão, verificamos a  glicemia e estava tudo normal. Então, procuramos saber o que tinha ocorrido e descobrimos que a paciente estava aniversariando naquele dia e só então entendemos que o desmaio foi emoção", conta Flaviano Aragão, enfermeiro do Samu.

Com 13 anos como urgentista, ele conta que já participou das mais diferentes ocorrências, mas um caso como o da idosa nunca tinha ocorrido. Flaviano relembra que quando viu que estava tudo bem, perguntou: cadê o bolo? e foi uma alegria. 

"A família disse que até esqueceu de cantar parabéns porque ficou todo mundo nervoso. Quando eu perguntei 'cadê o bolo?', a própria aniversariante se animou e começamos a cantar  parabéns e ela disse que a gente só ia embora quando comesse o bolo. Foi muito gratificante pra toda a equipe", relembra o enfermeiro. 

Foto: Reprodução Facebook


FOI UM SUSTO

Jaíne Maria, sobrinha da idosa, conta quem foi um susto e todos ficaram muito nervosos. 

"Ela disse que não estava se sentindo muito bem e com aquela emoção passou mal e desmaiou. Ligamos para o Samu e no fim descobrimos que foi mesmo o nervosismo e emoção. Ela nunca tinha ganho uma festa surpresa", disse a sobrinha.

Jaíne relembra que a família resolveu fazer a festa porque dona Francisca estava muito triste no dia do aniversário. 

"Ela disse queestava triste  e não tinha como fazer nada para chamar os netos. Daí, a filha dela organizou a festinha. Ninguém esperava que fosse terminar do jeito que terminou. Ela gostou muito", disse Jaíne Maria. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

PF faz operação contra quadrilha especializada no tráfico de drogas no litoral do Piauí

Foto: Google Maps

A Polícia Federal no Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal em Parnaíba para reprimir a atuação de uma quadrilha especializada no cultivo e tráfico de drogas na região norte do Estado. As investigações da operação Manzuá tiveram inicío ainda em 2017. 

Na ação policial deflagrada nesta quarta-feira (23)  foram apreendidos drogas, dinheiros e dados relacionados à prática do ilícito.

A operação contou com policiais federais do Piauí e militares de Parnaíba que cumpriram seis ordens judiciais no bairro de Ilha Grande, em Parnaiba.

Após análise das provas coletadas será relatado o inquérito policial e encaminhadas as provas produzidas para a Justiça Criminal em Parnaíba.

A denominação operação Manzuá faz alusão a uma armadilha para captura de peixes e é parte da estratégia da PF para desarticular estruturas interestaduais voltadas para o tráfico de drogas.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Parnaíba suspende reajustes de salário e diárias para pagar 13º de servidores

Foto: Flávio Barros

Um decreto publicado pela Prefeitura de Parnaíba, cidade localizada a 318 km ao Norte de Teresina, suspendeu  uma série de gastos na gestão do município. Dentre os cortes estão reajustes salariais, gratificações, diárias e passagens, além de verbas para eventos que podem considerados "supérfluos" na atual conjuntura da crise. Veja o decreto.

As medidas, de acordo com o decreto, visam a urgente necessidade do ajuste do calendário de pagamento dos servidores municipais a um padrão de normalidade e, ainda, o pagamento de parcela de 13º salário ao final do ano. 

O documento, assinado pelo prefeito Mão Santa, diz que os órgãos e entidades da administração não devem nomear servidores, salvo se para substituir o ocupante de um cargo comissionado por outro. Foi orientado aos gestores cortar toda e qualquer despesa relativa a prestação de serviço para comemorações, festas e outros eventos que possam ser considerados, nas atuais circunstâncias supérfluos.

A prefeitura também quer evitar gastos com horas extras e, por conta do decreto, pede que todos os órgãos revisem escalas de servidores e de seus horários de trabalho estabelecidos.

Outra determinação é de otimizar ao máximo possível a utilização de veículos, com redução imediata do consumo de combustível, além do consumo de energia elétrica em todos os prédios pertencentes ou ocupados por órgão e entidades vinculados à prefeitura.

A prefeitura atribui a situação também a previsão de queda no valor do FPM a ser repassado ao município, no último trimestre deste ano, em relação ao ano passado.

Hérlon Moraes
[email protected]

Posts anteriores