Cidadeverde.com

Defesa confirma que piloto de jet ski não era habilitado e que prestou socorro às vítimas

Foto: Reprodução Click Parnaíba

O piloto da moto aquática que virou na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, matando afogada a jovem Maria Luiza, de 21 anos., prestou depoimento na Polícia Civil. Tiago Carvalho Versoza iria dar esclarecimentos nesta quinta-feira (26), mas a pedido da defesa sua ida à delegacia foi antecipada para ontem (24), terça-feira. Segundo o advogado Daniel Nogueira, o piloto disse à polícia que prestou socorro às vítimas e confirmou que não tinha carteira para conduzir o veículo.

"Ele prestou socorro. O vento forte derrubou a moto e, por conta disso, ele aperreado tirou o colete dele e deu para a vítima. Foi isso resumidamente", afirmou ao Cidadeverde.com.

Sobre habilitação para conduzir uma moto aquática, é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. A defesa confirmou que Versoza não tinha a CHA, no entanto, alegou que ter ou não o documento não evitaria o acidente.

"Ele não é habilitado, mas alegamos que isso é irrelevante, pois sendo habilitado ou não o acidente ia acontecer", declarou.

Ainda de acordo com a defesa, o piloto vai ficar agora à disposição das autoridades para aguardar a conclusão do inquérito.

Além da garota que morreu, uma outra jovem estava na garupa e se salvou após ser resgatada por um banhista. O acidente aconteceu no dia 15 de setembro, no começo da noite. "Quando chegou no fundo, caiu os três. Ele só mandou a gente segurar no colete. A gente não conseguiu estava muito fundo. Minha amiga!", disse a sobrevivente logo após ser resgatada por um banhista.

A Capitania dos Portos do Piauí abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.

Hérlon Moraes
[email protected]

Parnaíba: idoso morre após atropelamento na BR 402

Foto: Folha da Parnaíba

Um idoso de nome Francisco das Chagas Rocha, aproximadamente 60 anos, morreu atropelado por um veículo modelo Saveiro na tarde desta terça-feira, dia 24, na BR-402, na altura do Povoado Carpino, Zona Rural de Parnaíba. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vitima tentou atravessar a rodovia quando foi colhida pelo veículo. Devido ao impacto a frente do veículo ficou bastante danificada e cabelos da vítima foram encontrados nos estilhaços do para-brisa.

Informações obtidas no local da ocorrência dão conta que o veículo era conduzido pelo senhor José Arteiro Alves de Lima, que após o acidente fugiu do local sem prestar socorro a vitima. O veículo ficou com as portas travadas o que dificultou o trabalho dos peritos.

As compras de mercado que o idoso tinha feito minutos antes do acidente ficaram espalhadas no meio do asfalto. Testemunhas contaram que Francisco das Chagas Rocha era cristão evangélico e muito querido na comunidade.

Foto: Folha da Parnaíba

O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. Todo trabalho e preservação do local do acidente foram realizados por agentes da PRF. A polícia espera que o motorista envolvido no acidente se apresente a qualquer momento para responder pelo ocorrido.

Fonte: Folha de Parnaíba 

Piloto de jet ski alega ventos fortes e fatalidade no acidente na Lagoa do Portinho

Foto: Reprodução Click Parnaíba

A Polícia Civil vai ouvir, na quinta-feira (26), o piloto da moto aquática, Tiago Carvalho Versoza, que virou na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, matando afogada a jovem Maria Luiza, de 21 anos. Além dela, uma outra jovem estava na garupa e se salvou após ser resgatada por um banhista. O acidente aconteceu no dia 15 de setembro, no começo da noite.

O Cidadeverde.com conseguiu falar com o advogado do piloto, Daniel Nogueira. Segundo ele, Tiago alega que o acidente foi uma fatalidade. O vento forte teria sido a causa de a moto aquática ter virado.

“Ele já esteve na Marinha e na Polícia Civil. O depoimento está marcado para quinta-feira. Ele diz que foi uma fatalidade. Que foi andar e um vento forte derrubou o jet ski e os três caíram”, declarou.

O advogado disse ainda que o piloto era habilitado e que prestou ajuda à família da vítima. “Ele deu apoio e ajudou nas despesas do enterro”, disse.

Segundo o delegado Igor Gadelha, que investiga o caso, está sendo apurado se o piloto fazia manobras radicais; se é habilitado e se estava usando os equipamentos de segurança.

“Vamos verificar se ele estava usando equipamento de segurança, ouvir testemunhas e se estava fazendo manobras perigosas”, afirmou o delegado, ressaltando que Tiago poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. 

A Capitania dos Portos do Piauí abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.  Para conduzir a moto aquática é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. O inquérito da CPPI tem prazo inicial de conclusão de 90 dias e entre as penalidades previstas estão multa, suspensão ou cancelamento para conduzir embarcações. 

Segundo informações apuradas no dia do acidente, apenas Tiago usava colete. Ele teria fugido do local após sair da água.

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

Reforma do Complexo Porto das Barcas será entregue em Dezembro

Foto: ascom secult

Governo anuncia entrega da restauração do complexo turístico e arquitetônico Porto das Barcas para o fim do ano de 2019. O complexo turístico voltará a receber barcos para passeios além de outros atrativos.

Uma das maiores obras de restauração do patrimônio histórico e cultural do estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, deve ser entregue à população no fim deste ano. Segundo o governo, no momento, 78% da obra já foi concluída. Entre as novidades, o local passará a receber barcos que levarão turistas a passeios nas praias de Luiz Correia e no Delta do Parnaíba.

A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico. O valor estimado para toda a recuperação do complexo é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, recursos já assegurados pelo Finisa I.

"O Porto das Barcas estava em um estado preocupante de degradação devido aos impactos ambientais sofridos nos últimos 10 anos, por isso que é uma obra demorada e que demanda um cuidado maior. Mesmo assim, já está bem avançado e algumas partes já passam por fase de acabamento”, conta a secretária de Estado da Cultura, Bid Lima. 

A obra foi dividida em três blocos: A, B e C. Sendo que os dois primeiros já foram concluídos, faltando apenas o bloco C para finalização de todo o conjunto arquitetônico.

O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

De grande importância histórica, o Porto das Barcas é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina.

Foto: ascom secult

com informações da Ascom Secult

Jovem que estava em excursão morre afogada na praia da Pedra do Sal

Foto: GoogleMaps

Uma garota de 18 anos morreu afogada na manhã deste domingo (22) na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba. Ela era natural de Piripiri e estava em uma excursão com outros moradores do município. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo que levava os turistas chegou à praia por volta das 6h30 e logo em seguida aconteceu o afogamento.

“Eles chegaram à praia por volta das 6h30 e logo depois todos desembarcaram e ela foi para o mar, quando aconteceu o afogamento”, explicou o subtenente Melo Santos ao Cidadeverde.com.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h50. Quando a equipe chegou ao local, o corpo da garota, identificada como Juliana de Sousa Rodrigues, já havia sido resgatado por populares.

“A ocorrência entrou às 7h50, ao chegarmos lá o corpo já havia sido resgatado e o Samu já tinha feito os procedimentos e dado a vítima como morta. Nós já chegamos junto com o carro do IML”, afirmou o subtenente.

De acordo com Melo Santos, a equipe que atendeu a ocorrência relatou que o vento estava muito forte neste domingo e o mar bastante agitado. O subtenente disse que a vítima entrou no mar sozinha e não está descartada uma possível queda das pedras.

“Ela estava na excursão só com amigos, não havia parentes. Há uma suposição de que ela tenha caído das pedras”, afirmou o subtenente.
A jovem morava no bairro Recreio em Piripiri.

No domingo da semana passada, uma outra jovem também morreu afogada no litoral do Piauí. Ela caiu de uma moto aquática na Lagoa do Portinho. A vítima, identificada como Maria Luiza estava com outra garota na moto aquática, além do piloto. Ele, que estava de colete, fugiu logo após o acidente. A outra garota foi resgatada por um banhista que estava no local.

Hérlon Moraes
[email protected]

Homem é morto a tiro e facadas dentro de cemitério no Piauí

Foto: PM-PI

Atualizada às 9h30.

A população do bairro Alto Santa Maria, zona Sul de Parnaíba, acionou a polícia após um corpo de um homem esfaqueado ser encontrado dentro de um cemitério da região. O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (18). A vítima era um homem de 40 anos identificado como Rogério de Lima. A motivação seria o roubo de um celular.

“Por volta das 22h30 a Polícia teve a informação que tinha um corpo dentro de cemitério. Isolamos o local e foi acionada a perícia. No local também foram encontradas as armas usadas, facas, facões e pedras”, contou o tenente coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba.

Segundo a Polícia Militar, há suspeitas de que uma arma de fogo também tenha sido utilizada no crime.

Três suspeitos foram presos. Raimundo Nonato de Farias, vulgo ‘Raimundo Brabo’, José Wellington de Almeida Reis, vulgo ‘Tetê’ e Lucas Cleison, vulgo ‘Luquinha’, de 27 anos. Com eles foi apreendida uma garrucha.

“A companheira da vítima, de pré-nome Sheila, relatou que a morte de seu companheiro se deu por quê Raimundo Brabo teria acusado Rogério de furto de celulares, fato que foi negado por Rogério. Luquinha dente foi o primeiro a vitimar Rogério com um tiro de garrucha e os demais indivíduos passaram a desferir pedradas e facadas contra o mesmo”, informou a PM. 

O Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu o corpo. O caso será investigado pela Delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) de Parnaíba.

Valmir Macêdo
[email protected]

ADH realiza ação itinerante de regularização de imóveis em Parnaíba

Foto: Ccom

A Agência de Desenvolvimento Habitacional  (ADH) segue com mais uma ação itinerante para regularização dos imóveis construídos pelo Governo do Estado. Nesta semana, a equipe da ADH  encontra-se na cidade de Parnaíba para atender os moradores  do Conjunto Habitacional Joaz Sousa e famílias que moram em casas pulverizadas na área remanescente do conjunto. A diretora de Regularização Fundiária, Ana Lúcia Gonçalves, fez visita às casas pulverizadas e  promoveu uma reunião na Unidade Escolar Jeanete Sousa com os beneficiários das unidades habitacionais do Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

O atendimento itinerante ocorre no Escritório Regional da ADH até sexta-feira (20), com a finalidade de melhorar as condições de habitabilidade das 120 unidades habitacionais do Joaz de Sousa, das 105 casas concentradas na área remanescente daquele conjunto e das 15 unidades  pulverizadas nos bairros Vazantinha Rodoviária, Catanduvas, João XXIII, Ilha Grande e Sabiazal.

Segundo Ana Lúcia, com esse atendimento vai poder abrir os procedimentos de escrituração individual perante a serventia cartorária do registro imobiliário de Parnaíba e orientar os beneficiários a respeito da documentação necessária para  adquirir a titularização individual e definitiva dos imóveis.

”Trabalhamos no momento, a escrituração individual dos beneficiários, etapa final do cronograma de execução do projeto habitacional junto ao agente financeiro, a Caixa Econômica Federal. Queremos a solução definitiva da regularização fundiária desses imóveis”, explica a diretora Ana Lúcia. Ela acrescenta que o mais importante é os mutuários resolverem as pendências jurídicas e regularizarem os imóveis.

O Programa de Regularização e Averbação Habitacional da ADH será executado em praticamente todo o Piauí. Na semana passada, o atendimento itinerante ocorreu em Uruçuí e nesta quarta (18) em Parnaíba. 

[email protected]

Banhista é homenageado pela Marinha após salvar jovem na Lagoa do Portinho

Foto: Camila Neto/Reprodução Comando Marinha

O desempregado Raimundo Nonato, conhecido como Bilu, foi homenageado pela Marinha do Brasil após salvar uma jovem de um afogamento na Lagoa do Portinho no domingo (15). A jovem e uma amiga caíram de uma moto aquática, ela foi a única que sobreviveu após ser salva por Raimundo, que banhava no local. 

A homenagem foi feita nesta terça-feira (18), na Capitania dos Portos em Parnaíba. O capitão dos Portos do Piauí, Benjamin Dante, elogiou a atitude de Raimundo. 

“Ele estava presente na hora do acidente e de maneira bastante corajosa, com bastante altruísmo, decidiu enfrentar as águas da Lagoa, naquele horário que já era cerca de 18h30, já era noite, tinha acabado de faltar luz na área do Portinho. Ele escutou um pedido de uma ajuda, de socorro e socorreu a vítima” . 

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. 

Raimundo, que está a procura de um emprego, foi condecorado com um certificado da Marinha e com um boné com a insígnia das Forças Armadas. O Cidadeverde.com não conseguiu falar com ele.

“Essa ação dele foi extremamente heróica e a capitania dos Portos do Piauí, uma organização militar da Marinha do Brasil não poderia se furtar de reconhecer essa atitude que deve ser valorizada dentro da nossa sociedade”, reforçou o comandante capitão dos Portos do Piauí.

A Capitania dos Portos abriu um inquérito administrativo sobre fatos e acidentes de navegação que deverá apurar as causas e as circunstâncias do acidente e será concluído em 90 dias. Um inquérito também segue na área cível.

Valmir Macêdo
[email protected]

Após 20h desaparecida, corpo de jovem é encontrado na Lagoa do Portinho

Foto: Reprodução Click Parnaíba

Após quase 24 horas submerso na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí, o corpo de Maria Luiza, 21 anos, foi encontrado por volta das 16h desta segunda-feira (16). A jovem se afogou após cair de um jet ski com quem andava com mais dois amigos. Ela não sabia nadar e não usava equipamento de segurança.

"A nossa equipe de busca e salvamento foi enviada desde ontem (15) quando recebemos o chamado por volta de 19h30, ela foi prontamente para o local. Mas ontem não tinha condições de navegabilidade e muito escuro. Decidimos retomar as 6h e o corpo foi encontrado por volta das 16h", contou o capitão dos Portos do Piauí, Benjamin Dante.

Trabalharam no resgate do corpo agentes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba e da Capitania dos Portos do Piauí.

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista. 

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí, abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.

Valmir Macêdo
[email protected]

Jovem desaparece após cair de jet ski na Lagoa do Portinho

Atualizada às 11h19

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente que resultou no desaparecimento de uma jovem que caiu de um jet ski na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. 

Por meio de nota, a CPPI informou que enviou uma equipe de busca e salvamento para prestar apoio e buscar informações preliminares. 

"O condutor da moto aquática “Red Shark II” trafegava pela referida lagoa com duas passageiras, quando as mesmas vieram a cair na água; uma delas foi resgatada por uma pessoa que encontrava-se no local, porém, a outra passageira encontra-se desaparecida. As buscas foram encerradas no final na noite de domingo e retomadas às 7h desta segunda-feira (16), pela equipe da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros", informou a nota.

Às 10h, desta segunda-feira (16), cerca de 15 horas após o acidente, o corpo de Maria Luiza ainda não havia sido localizado. 

O Cidadeverde.com apurou que o jet ski estava devidamento inscrito na Capitania dos Portos. Para conduzir a moto aquática é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. 

No jet ski foram encontrados documentos e diligências são realizadas para identificar o condutor da embarcação que, a princípio não seria o proprietário, bem como confirmar se ele possuía ou não habilitação para conduzir o veículo aquático. Além disso, a CPPI alerta que a navegação noturna só é permitida por embarcações dotadas de luzes. 

O inquérito da CPPI tem prazo inicial de conclusão de 90 dias e entre as penalidades previstas estão multa, suspensão ou cancelamento para conduzir embarcações. Além disso, o condutor pode responder também nas esferas civil e criminal. 

A Capitania dos Portos enfatiza que são realizadas ações constantes de fiscalização do tráfego aquaviário buscando garantir a  segurança da navegação e salvaguarda da vida humana. 


Matéria publicada às 8h08

Equipes do Corpo de Bombeiros procuram o corpo de uma jovem que desapareceu na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A TV Cidade Verde apurou que ela e mais dois amigos andavam de jet ski. Durante uma manobra, os três caíram e Maria Luiza- que não sabia nadar- sumiu na água. 

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista. 

"Quando chegou no fundo, caiu os três. Ele só mandou a gente segurar no colete. A gente não conseguiu estava muito fundo. Minha amiga!", disse em prantos a jovem que sobreviveu. 

Foto: Reprodução Click Parnaíba

Amiga em desespero ao saber do sumiço de Maria Luiza; condutor do jet ski- que também era amigo das jovens- fugiu do local

Maria Luiza mora no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, e tem 21 anos. 

De acordo com a Capitania dos Portos é proibido o uso de veículos aquáticos à noite sem luzes de navegação.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

 

Posts anteriores