Cidadeverde.com

Passageiro contrata mototaxista e tenta roubar moto no litoral

Foto: portal do catita

Um mototaxista identificado pelo nome de Getúlio foi agredido a socos durante uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feira (1°) no bairro Nova Parnaíba, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

O acusado identificado como Romagno da Silva Sousa tentou tomar a motocicleta de assalto do mototaxista, na Avenida Pinheiro Machado.

A vítima fez uma corrida levando o acusado como passageiro. Ao chegar em frente à Farmácia Pague Menos ele simulou sacar uma arma e deu uma gravata no pescoço do mototaxista, tentando tomar a moto.

De acordo com o sargento Farlon Machado, a vítima ainda levou vários socorros na região facial, precisando de atendimento médico no Samu. Um policial aposentado passava pelo local e interviu na ação com ajuda de um popular e o agressor foi contido.

O acusado foi encaminhado para Central de Flagrantes. O delegado Igor da Rocha Gadelha o autuou no crime de roubo tentado. Nesta manhã de quinta-feira (2), foi encaminhado para Audiência de Custódia, sendo decretada a prisão e levado para triagem da Penitenciária Mista de Parnaíba, onde ficou encarcerado.

Foto: portal do catita

Com informações Blog do Catita

Duas pessoas ficaram feridas em colisão no balão da Guarita

Foto: portal do catita

Um acidente de trânsito tipo colisão envolvendo motocicleta e uma caminhoneta modelo Amarok com placas de Parnaíba deixou duas pessoas feridas. A moto usada para serviços de corrida (mototáxi), ficou embaixo do carro. 

O acidente ocorreu no cruzamento da rua Armando Cajubá (antiga Três de Maio) com a Coronel Lucas Correia na rotatória da Guarita, por volta das 8h17min.

O Mototaxista e passageiro sofreram lesões e foram socorridos por duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba. 

A rotatória da Guarita é um local perigoso onde ocorre muitos acidentes por imprudência de motoristas.

Segundo testemunhas, a moto teria colidido na lateral da Amarok indo parar embaixo do carro.

Fonte: Portal do Catita 

MPPI quer destinação adequada de dejetos em Parnaíba

O Promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, titular em Parnaíba, promoveu reunião com o objetivo de resolver a questão do lançamento dos dejetos provenientes das fossas no aterro controlado de Parnaíba, pelas empresas “limpa-fossas”, fato que prejudica o lençol freático, causando ainda mau cheiro e poluição ambiental no bairro do Sabiazal. Participaram do encontro: a Secretária Municipal de Infraestrutura, Graça Moraes Souza; o Secretário do Meio Ambiente, Paulo Eudes, com equipe; além de representantes da Agespisa, das empresas que prestam o serviço e da Agência Parnaibana de Regulação dos Serviços Públicos (ASERPA).

 A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, com apoio da Agespisa, comprometeu-se a encaminhar projeto para construção de uma estação de tratamento específica, de modo que esses dejetos não sejam mais jogados diretamente no solo do lixão. “Após o encaminhamento e aprovação do projeto pelos órgão envolvidos, passaremos para a fase posterior, que será de orçamento e execução da obra. Prefeitura, AGESPISA e empresas limpa-fossas partilharão recursos para viabilizar o projeto. Demos um grande passo para reduzir os impactos ambientais que tais dejetos causam ao subsolo e ao meio ambiente no bairro”, frisa Cristiano Farias.

Na mesma reunião, foi abordado o tema da mudança do atual aterro sanitário controlado do Município de Parnaíba para as futuras instalações de um aterro privado que está sendo construído em Buriti dos Lopes. “Espero que, em breve, em um futuro não muito distante, seja executado uma espécie de PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas) onde hoje é nosso aterro, de modo que seja construído no local um parque ecológico, com bosques, árvores e praças em benefício da população”, declarou o Promotor de Justiça, no que foi apoiado pelos secretários municipais de meio ambiente e de infraestrutura.

Fonte: ascom

Agespisa suspende abastecimento em seis bairros de Parnaíba nesta terça (23)

A Agespisa informa que, nesta terça-feira (23), vai interromper o abastecimento de água em alguns bairros da cidade de Parnaíba para corrigir um vazamento localizado no cruzamento da Avenida 1º de Maio com a Rua Paul Harris. A partir das 6h, a distribuição de água será suspensa para os bairros Ilha Grande, São José, Nova Parnaíba, São Francisco, De Fátima, Do Carmo e entorno.

A previsão é de que o abastecimento seja retomado às 17h desta terça. O fornecimento será regularizado gradativamente à medida que os reservatórios sejam reabastecidos. O serviço de correção se torna mais complexo em virtude da proximidade da área com o Rio Igaraçu, o que dificulta o trabalho da equipe no local.

Para mais informações, os moradores podem ligar 0800 086 8888. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

 

Fonte: Ascom Agespisa

Agespisa suspende abastecimento em cinco bairros para corrigir vazamento

A Agespisa informa que, nesta terça-feira, 23, vai interromper o abastecimento de água em alguns bairros da cidade de Parnaíba para corrigir um vazamento localizado no cruzamento da Avenida 1º de Maio com a Rua Paul Harris. A partir das 6h, a distribuição de água será suspensa para os bairros Ilha Grande, São José, Nova Parnaíba, São Francisco, De Fátima, Do Carmo e entorno.

A previsão é de que o abastecimento seja retomado às 17h de amanhã. O fornecimento será regularizado gradativamente à medida que os reservatórios sejam reabastecidos. O serviço de correção se torna mais complexo em virtude da proximidade da área com o Rio Igaraçu, o que dificulta o trabalho da equipe no local.

Para mais informações, os moradores podem ligar 0800 086 8888. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

 

[email protected]

Dupla faz arrastão em festa de aniversário em Parnaíba

Por volta das 19:15 deste sábado (20/04) bandidos armados fizeram um arrastão em uma residência no Bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

Uma testemunha relatou que acontecia um aniversário em uma residência na rua Euvaldo Bacelar Mendes no Bairro Dirceu Arcoverde próximo ao colégio Chagas Rodrigues, quando dois homens em uma moto se aproximaram da casa e um deles adentrou com arma em punho e fez um arrastão, levando vários celulares e carteiras porta-cédulas das pessoas que estavam no local.

Em seguida os bandidos saíram e tomaram destino ignorado.

Fonte: Plantão 24 Horas 

Polícia Rodoviária Federal alerta para interdição de trecho da Br -343 em Parnaíba

 

Atualizada às 11h20

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - DNIT foi informado que as duas crateras interditaram totalmente os dois sentidos do km 14,8 da BR-343, na avenida Pinheiro Machado e iniciou obras no local na manhã desta quinta(18). 

A PRF orienta a todos os condutores evitarem esse trecho e utilize o anel viário da cidade de Parnaíba/PI pra acesso a cidade de Luis Correia/PI. Ocorrência em andamento.

Foto: Divulgação PRF

Matéria original

Polícia Rodoviária Federal iniciou a Operação Semana Santa. O PRF alerta os motoristas que seguem para o litoral do Estado, que há uma interdição em um trecho da BR- 343 na cidade de Parnaíba.

De acordo com o inspetor Alexsandro Lima, o trecho passa por dentro do Centro de Parnaíba e recebe o nome de avenida Pinheiro Machado. Ele afirma que os motoristas devem ficar atentos devidos os buracos.

“Na cidade de Parnaíba há a interdição no Centro, na avenida Pinheiro Machado, que é um trecho da BR-343. Esse percurso encontra-se totalmente interditada devidos aos  buracos. O acesso as praias ocorre pelo anel viário de Parnaíba. Acreditamos que com essa via alternativa os motoristas não terão grandes dificuldades”, destacou.

Este ano, a PRF faz a contagem de veículos na BR-316. “O objetivo no controle do fluxo é dimensionar por onde se deslocam os veículos e otimizar a distribuição do nosso efetivo. Para ter um suporte maior do nosso efetivo. Para se ter uma idéia, das 16 horas de ontem até 2 horas da manhã de hoje, 4 mil veículos já passaram na 343 e na 316. Esse número distribuído entre as duas”, afirmou.

Na operação Semana Santa do ano passado, foram registrados 18 acidentes envolvendo 20 feridos e uma morte. 

Fotos: Divulgação PRF

Lídia Brito
[email protected] 

 

Prédio tombado desmorona no Porto das Barcas; bombeiros vistoriam o local

Vídeo: Jornal da Parnaíba

Com a forte chuva dessa sexta-feira (13), uma parede de 10 metros de um prédio histórico desmoronou no Porto das Barcas em Parnaíba, a 338km de Teresina. A estrutura tem quase 150 anos e faz parte de um antigo galpão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a Rua Merval Veras, endereço do prédio, permanece interditada até a retirada dos entulhos. Outras estruturas históricas do local estão com risco de desabamento e estão sendo vistoriadas. 

“Estamos fazendo um levantamento da área, vistoriando vários prédios do conjunto arquitetônico do Porto das Barcas e informando os proprietários próximos” , explicou Rivelino.

O comandante orienta a população e proprietários de imóveis antigos da região a alertarem a Defesa Civil ou aos Bombeiros em caso de desabamento ou identificação de rachaduras nas estruturas.

Foto: Jornal da Parnaíba

Valmir Macêdo
[email protected]

PRF apreende R$ 2,5 mi em cigarros contrabandeados na BR 343

Vídeo: PRF

Uma carga com cerca de 70 mil maços de cigarros contrabandeados foi apreendida nessa sexta-feira (12) em Parnaíba, a 338km de Teresina. Dois caminhões transportavam o carregamento que estava escondido entre caixas de verdura.

A carga, avaliada em R$ 2,5 milhões, partiu de São Paulo e tinha como destino final a cidade de Imperatriz, no Maranhão. Junto com a carga foi apreendido também cerca de 28 comprimidos de medicamento semelhantes à anfetamina.

Os dois condutores, um de 32 e outro de 35 anos de idade, juntamente com os caminhões e as cargas apreendidas foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal na cidade de Parnaíba para os procedimentos que o caso requer.

Fotos: PRF

 

Da Redação
[email protected]

MP aciona Agespisa por má qualidade na água de Parnaíba

Foto: Divulgação/MPPI

Estação de Tratamento em Parnaíba.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) ajuizou, nesta sexta (12), ação civil pública solicitando adequações no fornecimento de água para a população de Parnaíba. Um relatório técnico apontou falhas no processo de qualidade da água fornecida.

A ação judicial foi subsidiada por um inquérito civil público instaurado para apurar as denúncias sobre a má qualidade da água fornecida na cidade, a partir de um abaixo-assinado encaminhado para a 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba. A Empresa de Águas e Esgotos do Estado do Piauí S.A (AGESPISA) está respondendo a ação.

“Enviamos ofício para o presidente da AGESPISA, questionando os motivos da problemática. O gestor esclareceu que a situação foi ocasionada pelas chuvas sazonais na cabeceira do Rio Parnaíba, que elevaram a turbidez da água recebida para tratamento nas estações da cidade, mas as irregularidades no abastecimento de água à população são recorrentes e anteriores aos problemas informados pelo presidente da empresa”, explica o promotor de Justiça Cristiano Peixoto, da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba.

Um relatório técnico produzido pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí constatou diversas irregularidades na qualidade da água fornecida pela empresa. Entre elas, a presença de 20 amostras para parâmetro de cloro residual livre, com valores inferiores ao estabelecido pela Portaria Nº. 2.914/2011 do Ministério da Saúde, especificamente com percentual de 37,65% em desconformidade. Para o parâmetro pH, relativo à acidez, 26 amostras estão fora do padrão de potabilidade, representando um percentual de 49,06% do total .

“Após análises e vistorias, concluímos que o abastecimento de água em Parnaíba tem sido realizado de forma irregular. A ACP objetiva resguardar os direitos dos cidadãos parnaibanos de ter fornecimento de água com qualidade e livre de qualquer contaminação”, complementa Cristiano Peixoto.

Na ação civil pública, foi requerido que a empresa realize diagnóstico completo da qualidade da água das estações de tratamento (ETAs); promova reformas nos prédios das ETAs para corrigir infiltrações, pinturas, rebocos e melhorias nos tanques de tratamento; desenvolva ações de educação sanitária e ambiental junto à população parnaibana; faça(no prazo de 72h) a limpeza periódica dos filtros existentes nos reservatórios de abastecimento de água e apresente projetos técnico e preventivo de combate a incêndio e controle de pânico nas estações de tratamento.

 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores