Cidadeverde.com

Cáritas e Celta realizam encontro com temáticas do semiárido em Paulistana

Nos dias 28 e 29 de novembro acontecerá, na cidade Paulistana, o Encontro Territorial Vale do Guaribas. Realizado pela Cáritas Piauí e pelo Celta (Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas), entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), o evento tem em sua programação debates sobre a temática “Terra, água e sementes da fartura – Bem viver no semiárido”, foco central. Com subtema "Agricultura familiar e os desafios dos grandes projetos no semiárido piauiense", a programação acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, campus Paulistana, sudeste do Estado.

“Faz parte da metodologia do P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) debater temas relacionados à convivência com semiárido e o que acontece nos território onde o programa é executado. O território onde é localizado o município de Paulistana sofre com os impactos dos grandes projetos de mineradoras e da Transnordestina. O desenvolvimento econômico macro anula o desenvolvimento sustentável. 

Quando o que precisa ser considerado é o valor cultural, social e político das populações. Como exemplo de impacto social neste território, está a desapropriação de famílias, que perdem identidade cultural e social. Sem esquecer do impacto ambiental, provocado pela poluição e desmatamento, causadores de graves consequências”, explica Helder Vitorino, coordenador do programa pela Cáritas Regional do Piauí.

São esperados cerca de 120 participantes, entre agricultores e técnicos das entidades que compõem o FPCSA/ASA-PI, para tratar de assuntos de interesse coletivo como acesso à terra, à água, impactos de grandes projetos e preservação de sementes nativas, no Piauí chamadas de Sementes da Fartura. Os debates têm como objetivo mobilizar a sociedade civil na proposição de políticas públicas para sustentabilidade do semiárido piauiense.

O campus do IFPI fica na Br 407 S/N  Paulistana – PI.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais