Cidadeverde.com

Homem é preso acusado de estuprar jovem grávida em lixão

Um homem identificado como Renato Alves Rodrigues, encontra-se preso na delegacia de Pedro II, sob a acusação de estuprar uma jovem de 19 anos em um lixão do município. O acusado mantinha um relacionamento afetivo com a mulher que está em seu 5º mês de gestação e é portadora de deficiência mental.  


"Ouvimos uma voz de mulher pedindo socorro que ele ia matá-la.", informaram populares. De acordo com a delegada Bruna Fontenele, o casal estava separado e o acusado apenas utilizou força humana para agredir a jovem que sofreu algumas escoriações nas costas. "Ela ainda chegou a perder líquido amniótico mas está bem", disse a delegada. 

Renato Rodrigues foi autuado na última quinta-feira (25) e  está à disposição da justiça.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Após dar à luz, mãe pula o muro e abandona criança em porta de casa em Pedro II

Na madrugada deste domingo 28, por volta de 4:00 horas da manhã,  a polícia de Pedro II foi chamada para atender a uma denúncia de que um recém-nascido foi abandonado na porta de uma residência na rua Irmãos Pedeira, no bairro Cruzeiro.

Conselheira Tutelar Maria Concebida

O Conselho Tutelar foi acionado e esteve no local, mas segundo a conselheira Maria Concebida, a criança já havia sido levada para o hospital  Santa Cruz. A dona da casa, Antonia Neucilene do Nascimento afirmou que ouviu um barulho e em seguida um choro de criança.

Segundo a conselheira, a mãe da criança teria dado a luz em uma casa vizinha, jogou a placenta em um saco de lixo, em seguida supostamente pulou o muro da casa e deixou a criança na porta dos fundos. Para o conselho ainda existe a possibilidade de que a mãe tenha tido ajuda de mais alguém ou possa ter parentesco com algum morador da casa.
 
A criança é do sexo feminino, passa bem e provavelmente será encaminhada para adoção. Dona Maria Concebida disse que até o momento não foi feito nenhum boletim de ocorrencia para a instauração de inquérito.
 
Fonte: PedroIInews
Edição Rayldo Pereira

Vice-prefeita eleita discute parcerias com petistas

A vice-prefeita eleita do município de Pedro II, Neuma Café (PT), se reuniu com parlamentares petistas em Teresina, com o intuito de articular estratégias a serem implementadas durante  a gestão do prefeito eleito Walmir Café (PSB).

                   Fotos: Pedroiinews

Participaram do encontro o ex-vereador Raimundo Nonato, o Secretário Estadual de Cidades , Merlong Solano, o Deputado Federal Assis Carvalho e o senador Wellington Dias que discutiram estratégias em busca de parcerias com o governo federal. 

"O nosso município cresce há cada ano e para isso é importante que tenhamos um bom diálogo com os parlamentares que nos representam em Brasília”, disse a vice-prefeita eleita.


Neuma Café ainda ressaltou que uma nova audiência foi agendada com os parlamentares petistas, desta vez com a presença do prefeito eleito,  a fim de firmar parcerias concretas a serem implementadas durante os próximos quatro anos.  

“A nossa intenção nesta nova gestão é de fazermos uma administração pautada na transparência, modernidade e desenvolvimento social”, finaliza Neuma Café. 


Com informações Pedroiinews

Acusado de matar suplente de vereador se entrega à Polícia de Pedro II

O principal acusado da morte do suplente de vereador João Machado, de 45 anos, se entregou na delegacia de Pedro II nesta terça-feira (24). Paulo Sérgio Felício de Souza, de 20 anos seria um dos envolvidos na briga que terminou com a morte do suplente, em Domingos Mourão.


O Delegado Regional de Piripiri, Dr. Clayton Doce e sua equipe cuidam da investigação. O suplente foi assassinado com golpes de faca durante uma briga no último dia 20.

O acusado é o técnico em informática. Outros dois também foram acusados de participação na briga. São eles: Francisco da Silva Alves (Junior) e José Alves de Sousa (Zé Vermelho).

Rayldo Pereira
Com informações de Piripiri40graus

Atraso em julgamentos de presos provisórios não é culpa de juízes, diz magistrado

O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses e juiz da comarca de Pedro II,  José Airton Medeiros, se manifestou sobre a determinação do corregedor geral de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, que estabeleceu, por meio de provimento, um prazo de 100 dias para que os juízes façam o julgamento de presos provisórios no Estado. 


Segundo José Airton, a determinação da Corregedoria não resolve o problema do excesso de prazo, uma vez que existem carências estruturais.

"Todos sabemos que o atraso no andamento dos processos em praticamente todas as Varas do Tribunal de Justiça do Piauí, decorre, exclusivamente, da carência de servidores e da precariedade das condições físicas das diversas unidades. A solução para tão grave problema somente se dará quando juízes e servidores tiverem melhores condições de trabalho, com o aumento no número de funcionários e aplicação de investimentos em informática e estrutura física", avalia o magistrado.

José Airton Medeiros acrescenta que não há ineditismo na situação de precariedade nas estruturas do judiciário. "Inclusive é registrada em todas as correições anuais feitas em todas as varas", reitera o juiz, ressaltando que medidas excepcionais devem ser tomadas. 

"É preciso identificar todos os processos, suas respectivas varas, para, após identificar as causas do atraso em cada uma delas, designar servidores e juízes, assim como fazer gestões para que haja Defensores e outros membros do Ministério Público, indispensáveis à solução do problema", finaliza.


Com informações Fmimperial

DNOCS anuncia recuperação de três barragens rachadas no Piauí

O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) está investindo R$ 1,3 milhão na recuperação de três barragens no Piauí. Os três reservatórios apresentavam fissuras no maciço e infiltrações na estrutura. É a primeira manutenção feita em barragens, depois que houve o rompimento da barragem Algodões I, em Cocal, 2009, vitimando 9 pessoas e deixando mais de 2 mil desabrigadas.


As barragens em obras são Cajazeiras, em Pio IX; Joana, em Pedro II,  e Caldeirão, em Piripiri. Os técnicos constataram problemas nas estruturas destes reservatórios que servem para abastecimento d´água das cidades, como área de lazer, para piscicultura e para irrigação. Alguns destes açudes apresentavam vazamentos e rachaduras, além de crateras na parede de contenção.

O coordenador regional do DNOCS no Piauí, José Carvalho Rufino, informou que os R$ 1,3 milhão foram disponibili-zados pelo Ministério da Inte-gração Nacional para que fossem providenciadas as ações necessárias para garantir a manutenção das barragens. A expectativa é que a obra seja concluída até o final do ano.

Segundo José Carvalho, barragem é feita para não romper. O caso de Algodões, para ele, foi um caso particular e uma fatalidade. Mas as medidas adotadas agora visam evitar problemas maiores futuramente.

Na barragem Cajazeiras, em Pio IX, é antiga, construída na década de 1930. O DNOCS constatou em vistoria que a tomada de água do lago para o rio arriou a estrutura. O maciço tem crateras. A recuperação visa dar segurança e evitar riscos.

Na barragem Joana, em Pedro II, o relatório aponta um vazamento no maciço da barragem e problemas na tomada d´água que estava tampada. "A intenção é resolver o problema estrutural. E tampar as crateras no maciço. Já tem o projeto técnico que está sendo executado.", adiantou José Carvalho.

Em Piripiri, o Caldeirão, tinha rachaduras e fissuras no maciço, que sofre erosão com o tempo.  O açude  Caldeirão tem servido de exemplo de ação integrada, porque interage ações de irrigação, abastecimento, piscicultura e lazer.

"Lá, temos um aproveitamento integral. A água da barragem serve para o abastecimento das cidades do entorno, para irrigação de um projeto de 370 hectares de fruticultura. Tem uma estação de psi-cultura produzindo um quarto dos alevinos produzidos em todos os projetos do DNOCS no Nordeste, com mais de 10 milhões de alevinos por ano. Esta prática do Caldeirão é um exemplo para o país. Queremos dotar todas as barragens do Piauí desta interatividade e aproveitamento do potencial hídrico.", finalizou o coordenador regional do DNOCS.

Da Editoria de Cidades

Concurso público de Pedro II é novamente suspenso

O Desembargador Fernando Carvalho Mendes derrubou em 28 de setembro 2012 a liminar que manteve a execução do concurso público em Pedro II.  Desta forma o concurso público de Pedro II está suspenso até outra deliberação.
 
O Concurso público do município que teve seu edital lançado em 25 de julho de 2012 e era destinado para o preenchimento de 145 vagas em cargos da administração municipal.

 
O juiz José Airton Medeiros de Sousa, da comarca de Pedro II, expediu liminar que suspendeu a realização do concurso, de acordo com o juiz, no pedido existem diversas alegações que justificam a suspensão. 
 
O magistrado informou à época que a receita advinda com a nomeação dos concursados implicaria em despesas que ultrapassariam o limite estabelecido por lei. 
 
"A nomeação dos concursados traria despesas ao município que ultrapassaria os limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal", explicou o juiz na ocasião.
 
Em 02 de setembro de 2012 o Desembargador Brandão de Carvalho derrubou o efeito suspensivo do concurso expedido pelo juiz da comarca de Pedro II e o prazo para as inscrições foram estendido até o dia 21 de setembro com provas marcadas para 28 de outubro.
 
O Desembargador Fernando Carvalho Mendes reconhece as alegações expostas na ação popular são válidas e que as finanças do município não podem ser comprometidas determinando, portanto, a suspensão do concurso.


Matérias relacionadas



Com informações Pedroiinews

Primo de prefeito eleito morre em acidente na BR-404

Um capotamento no quilômetro 33,5 da BR-404, que liga Piripiri a Pedro II, vitimou Estevan Café de Oliveira, 23 anos, o primo do prefeito eleito de Pedro II, Walmir Café (PSB), no final da madrugada desta terça-feira(09). 

Foto:FMImperial

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, posto de Piripiri, Estevan era passageiro de um Prisma, cor prata, de placa NHZ-2433 que dirigia para Pedro II quando o carro capotou às 5 horas. 

Além dele, estava no veículo Pedro de Sousa Mendes, Auricélio da Silva Santos que tiveram ferimentos leves e Elson Paulo Braga, suposto condutor que não foi encontrado pela PRF.  


Além de primo do prefeito, a vítima também era parente da vice-prefeita eleita no último domingo(07), Neuma Café, ex-diretora do Hemocentro do Piauí (Hemopi). 


Caroline Oliveira

Dr. Valmir Café é o novo prefeito eleito em Pedro II com 51,29%

O candidato Dr. Valmir Café (PSB) é o novo prefeito eleito de Pedro II com 51, 29% dos votos válidos. A disputa foi acirrada com o candidato Robério Leite (PDT) que ficou com 47,89% dos votos válidos.


Em terceiro ficou o candidato Mauro Júnior (PV), que teve apenas 0,82% dos votos do município. Cerca de 6.795 eleitores não compareceram as urnas, o que representa 23,21% do eleitorado do município que é de 29.277.

Os votos em branco somam cerca de 248 e os nulos somam 916. 

Rayldo Pereira

Duas pessoas são presas por compra de voto e liberadas sob fiança

A polícia prendeu em flagrante duas pessoas no município de Lagoa de São Francisco (193 km de Teresina) acusadas de compra de voto. Foram registrados também quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) relativos à atividade de "boca de urna", tanto em Lagoa de São Francisco como em Pedro II (195 km).

A informação é do delegado de Pedro II, Jorge Ferreira. Como o crime de compra de voto é afiançável, os acusados foram liberados após o pagamento de dois salários mínimos. "Eram pessoas civis, não candidatos, que estavam aliançando pessoas a votar em um determinado candidato por dinheiro", explicou o delegado.

O nome dos acusados e do candidato que seria responsável pela compra de votos não foi divulgado pela polícia. O caso já foi encaminhado para o juiz eleitoral.

Jordana Cury

Posts anteriores