Cidadeverde.com

Ceir Móvel realiza atendimentos em Pedro II nesta quarta (30)

As pessoas com deficiência física de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão serão atendidas pelo projeto Ceir Móvel a partir desta quarta-feira (30). Uma equipe do Centro Integrado de Reabilitação estará no Centro de Fisioterapia de Pedro II, localizado ao lado do Hospital e Maternidade Josefina Getirana Neta, para retirar os moldes dos pacientes que necessitam de produtos ortopédicos.


Para ser atendido, basta entregar na Secretaria de Saúde do seu município os seguintes documentos: prescrição médica do equipamento, documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Depois disso, é só comparecer ao local de atendimento do Ceir Móvel para tirar os moldes e as medidas e, posteriormente, receber os equipamentos ortopédicos, como próteses, órteses, calçados, muletas e cadeiras de rodas.

De acordo com a coordenadora do Ceir Móvel, Raquel Brito, após realizar os atendimentos e cumprir os trâmites legais do Sistema Único de Saúde, o material será fabricado pela oficina ortopédica do Ceir, em Teresina. Posteriormente, o Ceir Móvel retornará a Pedro II para entregar os equipamentos solicitados.

Desde 2011, o projeto Ceir Móvel descentraliza os serviços da oficina ortopédica do Ceir e possibilita aos pacientes de dezenas de cidades do Piauí o recebimento de equipamentos ortopédicos de forma gratuita. Com um caminhão e um micro-ônibus, a equipe multiprofissional percorre todo o Estado levando mais independência a muitas pessoas com deficiência física e/ou motora. Só no ano passado, o Ceir Móvel atendeu 86 municípios em todo o Piauí e realizou cerca de seis mil atendimentos.

Da Editoria de Cidades

Seduc firma pacto para transporte escolar com 156 municípios; veja lista

Até o momento, um total de 156 Prefeituras assinou pacto com o Governo do Estado para receber apoio na execução do Plano Estadual do Transporte Escolar. Ao todo serão adquiridos 180 ônibus, bem como 70 mil bicicletas, que auxiliarão na ida e retorno dos estudantes às escolas. Para tanto, serão investidos recursos provenientes do Governo Federal, bem como do tesouro estadual.


A assinatura dos convênios se concretizou a partir da realização do evento Parceria por um Novo Piauí: Encontro de Integração Estado/Municípios, realizado pelo Governo do Estado, no último dia 23, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). Na oportunidade, foram apresentadas propostas de convênios e programas que fomentam uma gestão compartilhada entre os poderes estadual e municipal.

Durante as próximas semanas, técnicos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estarão disponíveis para receber os prefeitos, para que estes entendam como funciona o acordo, além de conhecerem os benefícios que a parceria com o Governo do Estado trará para o fortalecimento das políticas educacionais nos municípios. Abaixo segue a relação das cidades que firmaram pacto com a Seduc:

Acauã
Agricolândia
Água Branca
Alagoinha
Alegrete
Alto Longá
Altos
Alvorada do Gurguéia
Angical
Anísio de Abreu
Antonio Almeida
Aroazes
Aroeiras do Itaim
Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barra D'Alcântara
Barreiras do Piauí
Batalha
Belém do Piauí
Beneditinos
Betânia
Boa Hora
Bocaina
Bom Princípio
Boqueirão
Brasileira
Brejo do Piauí
Buriti dos Lopes
Buriti dos Montes
Cajazeiras
Cajueiro da Praia
Caldeirão Grande
Campinas do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Campo Grande do Piauí
Campo Largo do Piauí
Campo Maior
Canavieira
Capitão Gervásio Oliveira
Caraúbas
Castelo
Cocal
Cocal de Telha
Coivaras
Colônia do Gurguéia
Coronel José Dias
Corrente
Curimatá
Curral Novo
Curralinhos
Demerval Lobão
Dirceu Arcoverde
Dom Expedito Lopes
Dom Inocêncio
Domingos Mourão
Elesbão Veloso
Eliseu Martins
Fartura
Flores
Floresta do Piauí
Francinópolis
Francisco Ayres
Francisco Macedo
Francisco Santos
Fronteiras
Guadalupe
Hugo Napoleão
Inhuma
Ipiranga
Isaías Coelho
Itainópolis
Itaueira
Jacobina
Jaicós
Jerumenha
João Costa
Joaquim Pires
Jose de Freitas
Juazeiro
Lagoa do Barro
Lagoa do Piauí
Lagoinha do Piauí
Lagoa do Sítio
Landri Sales
Madeiro
Manoel Emídio
Marcolândia
Marcos Parente
Massapê do Piauí
Matias Olímpio
Miguel Alves
Miguel Leão
Monsenhor Gil
Monsenhor Hipólito
Monte Alegre
Murici dos Portela
Nazaré do Piauí
Nazária
Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora dos Remédios
Novo Oriente
Novo Santo Antonio
Olho D’água do Piauí
Padre Marcos
Paes Landim
Pajeú
Palmeira do Piauí
Paquetá
Parnaguá
Passagem Franca
Patos do Piauí
Paulistana
Pavussu
Pedro II
Pedro Laurentino
Picos
Pimenteiras
Porto
Porto Alegre
Prata do Piauí
Redenção do Gurguéia
Ribeira do Piauí
Ribeiro Gonçalves
Rio Grande do Piauí
Santa Cruz dos Milagres
Santa Filomena
Santa Luz
Santana do Piauí
Santo Antonio de Lisboa
Santo Antonio dos Milagres
São Braz
São Félix
São Francisco de Assis do Piauí
São Gonçalo do Gurguéia
São Gonçalo do Piauí
São João da Canabrava
São João da Serra
São João da Varjota
São José do Divino
São José do Peixe
São José do Piauí
São Luís
São Lourenço
São Miguel do Tapuio
São Pedro
São Raimundo Nonato
Sebastião Barros
Sigefredo Pacheco
Simões
Socorro do Piauí
Sussuapara
Tanque do Piauí
Uruçuí
Valença
Várzea Grande
Vera Mendes

Da Editoria de Cidades

Vice-prefeita assume secretaria de Assistência Social e define prioridades

A vice-prefeita de Pedro II, Neuma Café, iniciou o trabalho a frente da Secretária de Assistencia Social de Pedro II e definiu as prioridades, a começar, pelas instalações físicas do órgão que encontra-se bastante deteriorado e inadequado para realização de atendimentos.


Além de problemas estruturais, dificuldades sobre o funcionamento da pasta também foram detectados pela gestora. Apesar dos entraves, Neuma Café conta que o atendimento às famílias de baixa renda, através do cadastramento do Bolsa Família, já foi retomado. 


“Será realizado um mutirão para implantar urgente no sistema do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), aproximadamente 2 mil cadastros preenchidos mais que foram encontrados jogados em cima de uma mesa sem estarem cadastrados no sistema, o que não tem nenhuma validade”, explica a vice-prefeita. 

Neste primeiro momento,segundo a gestora, a intenção é que seja dada prioridade às notificações, para que o benefício a estas famílias não sejam bloqueados. 


Com informações Pedroiinews

Carnaval contará com blocos de rua e atrações musicais

Tradicionalmente conhecido no Piauí como a "terra da Opala", o município de Pedro II pretende se transformar também em rota de turismo no período carnavalesco, com opções que reúnem tranquilidade e também diversão. 

Neste ano, o carnaval na cidade acontecerá na rua Corinto Andrade, centro de Pedro II, e contará com 15 blocos de rua. Entre as atrações musicais, estão previstos Fabrícia e Banda, Jeremias, Desejo Musical, Swing do Samba e outros.



Segundo o secretário do Turismo, Marco Bona, a proposta do prefeito Walmir Café é construir parcerias com o Estado. “Pedro II possui várias opções de belezas naturais que possibilitam ao turista passeios durante o dia e à noite, a prefeitura, em parceria com o Governo, vai oferecer opções musicais típicas do período carnavalesco”, explica.

Para os turistas que buscam tranquilidade no carnaval, a cidade também traz boas opções. Segundo a guia de turismo Alberita Nunes, o turista pode integrar o roteiro para o Carnaval entre Pedro II e Piripiri.

 “Em Pedro II, o visitante pode passar o dia no Museu da Roça, que possui uma estrutura acolhedora, onde é possível levar crianças, almoçar e descansar. Uma visita às oficinas de opala e tecelagem também é um boa pedida e opção para compras”, disse.

Em Piripiri, que fica a 30 minutos de Pedro II, é possível fazer um passeio no Parque Nacional de Sete Cidades e saborear um peixe às margens do açude Caldeirão. A guia de turismo ressalta ainda que a proximidade entre as cidades, amplia o leque de opções durante o dia e à noite. 

“O turista pode passar um dia em Pedro II e no dia seguinte, seguir para Piripiri, visitar o Parque Nacional de Sete Cidades, tomar um banho no Açude Caldeirão, degustar um peixe frito, arroz com camarão e à noite participar das festas promovidas na cidade e dos diversos blocos de rua”, sugere.

Para assegurar a tranquilidade dos foliões, o Governo do Piauí está reforçando a segurança dos municípios e dando uma maior atenção à área da saúde e trânsito. "Solicitamos dos órgãos que trabalham com segurança, trânsito e saúde que fosse elaborado um plano de ações para os municípios que têm tradição da folia de momo. Eles terão reforço na segurança, campanhas educativas na saúde, vigilância sanitária e educação no trânsito", disse Marco Bona.


Da Editoria de Cidades

Ceir Móvel vai beneficiar pessoas com deficiência da região de Pedro II

Com o intuito de levar os serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica aos piauienses que residem no interior do Estado, o Centro Integrado de Reabilitação leva o projeto Ceir Móvel aos municípios de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão. Uma equipe multiprofissional realizará, no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, atendimentos às pessoas com deficiência física e/ou motora para retirada de moldes e posterior fabricação dos produtos ortopédicos.


Os atendimentos serão realizados a partir das 8 horas, no Centro de Fisioterapia de Pedro II, localizado ao lado do Hospital e Maternidade Josefina Getirana Neta, no Centro da cidade.

Para ser atendido, basta entregar na Secretaria da Saúde do município os seguintes documentos: prescrição médica do equipamento, documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Depois disso, basta comparecer na data marcada ao local de atendimento do Ceir Móvel para tirar os moldes e as medidas.

O projeto Ceir Móvel possibilita à população de todo o Estado receber produtos ortopédicos gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamentos vão desde calçados ortopédicos, próteses e órteses a muletas, cadeiras de rodas, andadores e outros meios auxiliares de locomoção.

Na primeira visita, a equipe de profissionais retira moldes e medidas dos pacientes que necessitam de produtos ortopédicos. Após cumprir os trâmites do Sistema Único de Saúde e o material ser fabricado pela oficina ortopédica, o Ceir Móvel retorna ao município para entregar os equipamentos solicitados.

Da Editoria de Cidades

Município terá calendário de pagamento dos servidores

O secretário de administração de Pedro II,Hewerto Oliveira, informou que até o próximo dia 25 pretende divulgar o calendário de pagamento dos servidores municipais. De acordo com o gestor, informações importantes sobre o funcionamento da Prefeitura foram apagadas, inclusive dados de servidores, e com isso, o trabalho no início do mandato está sendo redobrado.


"Encontramos tudo desorganizado e informações importantes foram deletadas. Ainda não sabemos quantos servidores efetivos trabalham no município e está sendo necessário fazer um novo recadastramento para saber o número de pensionistas, inativos e efetivos", declara o gestor. 

Segundo Oliveira, servidores das áreas de serviços gerais, saúde e educação serão recadastrados até o final desta semana. Após esta etapa, a intenção do secretário é que alguns setores da administração sejam informatizados.

"Pretendemos implantar, o mais rápido possível um programa com os dias do pagamento dos servidores e também o contra cheque on-line para que os funcionários não precisem enfrentar filas na Prefeitura para receberem este documento", explica Hewerto Oliveira. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Chuva em Pedro II anima agricultores da região

As fortes chuvas que estão caindo no início de 2013 em Pedro II animam os agricultores do município. No final do ano de 2012 foram poucas as precipitações, as primeiras chuvas começaram no mês de novembro e em dezembro quase não choveu na região.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, Agostinho Neto, com as poucas chuvas, os agricultores não tinham perspectivas de produção para a agricultura, e apesar do princípio do período chuvoso, a preocupação ainda é a mesma.

"É grande a nossa preocupação, em 2012 tivemos quase 100% de perdas agrícolas, é preciso um bom inverno para reverter essa situação, mesmo com essas chuvas nesse início de ano, a preocupação ainda é a mesma, o correto é aguardar mais um pouco."


Com informações Fmimperial

Walmir Café é aclamado por multidão e chora durante posse

A posse do prefeito eleito de Pedro II Walmir Café foi marcada por muita emoção. Durante a chegada à Câmara de Vereadores, o novo gestor, que assume o mandado pela terceira vez, foi recepcionado com aplausos por uma multidão que gritava atônita o nome do futuro chefe do poder executivo municipal. 


Em seu discurso, Café lembrou da trajetória política durante o período eleitoral, o apoio da família e chorou ao lembrar do ex-prefeito Tomaz Café, tio de Walmir Café e avô da vice-prefeita. 


"Não vou descansar para trabalhar pelo povo da cidade e uma das prioridades será a limpeza pública e a saúde. Quero transformar Pedro II em um pólo de saúde nesta região e para isso, além do nosso esforço,contaremos também com apoio do nosso governador Wilson Martins que já se comprometeu em nos ajudar" disse o prefeito de Pedro II.

O prefeito ainda adiantou que a 10ª edição do Festival de Inverno já está sendo articulada com negociações junto ao deputado estadual e secretário de governo,Wilson Brandão, e os organizadores que conduziram o evento anteriormente. 


"Estamos fechando parcerias também com o Sebrae, para que possamos realizar a melhor edição do festival", ressalta.

Como primeira mulher eleita a vice-prefeita no município, Neuma Café também garantiu que honrará com cada voto confiado em sua candidatura."Transformaremos Pedro II em uma cidade de desenvolvimento e oportunidades para  todos", complementa. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, nesta quarta-feira (02), a vice-prefeita disse ainda que a lista dos novos secretários deverá ser anunciada ainda hoje.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Fmimperial e Pedroiinews

Prefeito avalia gestão: maior desafio foi a geração de empregos

O atual prefeito de Pedro II, Alvimar Martins avaliou o desempenho a frente da administração municipal durante os últimos quatro anos.O gestor considera o mandato positivo e revela que a pretensão era 'imprimir sua marca' na cidade.

"Quando assumimos a prefeitura o nosso objetivo era dar uma nova roupagem ao município e acredito que mudamos muito a realidade de Pedro II. Hoje a cidade é reconhecida e estamos felizes em ter contribuído para o engrandecimento do município", revelou Martins.

Entre as grandes contribuições, o prefeito elenca o incentivo ao turismo e a realização do Festival de Inverno.


"Nos preocupamos muito com a realização do Festival de Inverno, em trazer as melhores atrações porque sabíamos da grandeza do evento, assim estaríamos contribuindo para o turismo de Pedro II", reitera.

Alvimar Martins também considerou a geração de emprego um dos grandes desafios de sua gestão."Impulsionar a geração de emprego foi um dos nossos grandes desafios, mas entendemos que com o engrandecimento do turismo muitos empresários cresceram na cidade e assim muitos empregos surgiram. Não foi resolvido tudo, mas muito foi feito e Pedro II, hoje tem muitas empresas principalmente no ramo de lapidação de opalas. Estou deixando a prefeitura com o sentimento do dever cumprido", finaliza o prefeito de Pedro II. 


Com informações Fmimperial

Prefeito adia e lista de novos gestores deverá ser anunciada dia 28

A divulgação de nomes do secretariado do prefeito eleito de Pedro II não será anunciada nesta quarta-feira (26) como estava previsto. Em entrevista ao Cidadeverde.com, Walmir Café (PSB) revelou que a lista com os gestores que ocuparão cargos no primeiro escalão municipal deverá ser anunciada somente nesta sexta-feira (28).

De acordo com Café, o adiamento foi motivado por questões particulares envolvendo alguns dos secretários a serem nomeados.

"Tudo está praticamente resolvido e definido. O adiamento acontece porque alguns dos vereadores estavam viajando e chegam apenas hoje no município e ainda é preciso ajustar os últimos detalhes", disse o prefeito eleito.

Sobre a solenidade de posse, Walmir Café disse que o evento político não contará com festa popular, apenas serão realizados Missa em Ação de Graças, cerimônia solene de posse e transmissão do cargo, a partir das 17h.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Posts anteriores