Cidadeverde.com

Festival de Inverno é lançado no Palácio de Karnak

Ao lançar o Festival de Inverno de Pedro II no Palácio de Karnak, a prefeita Neuma Café (PT) informou que será investido em torno de R$ 1 milhão no desenvolvimento do evento. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, telefonou para a prefeita confirmando que irá participar do festival. 

Fotos: Evelin Santos e Kalberto Rodrigues 

O evento acontece do dia 30 ao dia 02 de junho. Foram confirmadas as atrações nacionais como Maria Gadú, Zélia Ducan, Artur Menezes, o blues de Bernard Fines e o jazz de Taryn Szpilman, além de atrações locais. 

A prefeita ressaltou que esse ano o festival irá resgatar a proposta de jazz e blues, que ao longo do tempo foi se perdendo. 


Nos quatro dias devem circular pela cidade 60 mil pessoas e será feito um levantamento para detectar o impacto do festival na economia e na estrutura da cidade. Café disse que são 62 dias de gestão e já tem vários eventos programados como o Festival da Juventude, de Música Eletrônica e Natal Luz de Pedro II. 


O lançamento foi prestigiado pelo governador Wilson Martins, deputados, secretários e prefeitos da região, além do ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer. 

“Estamos identificando o potencial de Pedro II na área do turismo, cerâmica e artesanato. Estamos implantando com uma nova visão de gestão e cuidando da cidade”, destacou a prefeita. 

Além dos shows estão previstos passeios, visitas ao Mirante do Gritador, à Cachoeira do Salto Liso e a outros pontos turísticos da cidade. 


Veja programação: 

No primeiro dia, 30 de maio, nomes como o compositor francês Bernard Fies e a cantora Taryn Szpilman farão shows em resgate a linha jazz e blue do evento. 

No segundo dia, lançando seu segundo álbum – Mais uma Página – a revelação musical Maria Gadú levará uma legião de fãs a apreciar a voz marcante da cantora. 


No dia 1º de junho, a renomada cantora da música popular brasileira, Zélia Duncan, estará no Festival com um show recheado de sucessos e de canções de seu álbum mais recente, em homenagem a Itamar Assumpção, Zélia Duncan canta Itamar Assumpção tudo esclarecido.


Já integrando a cultura popular local, as bandas regionais como Validuaté, Terê Groove, Luiza Miranda, dentre outras deixarão a energia do público a todo vapor durante a madrugada, com o Cruviana Pop, novidade lançada no ano passado e que já se consolidou no evento, prorrogando as noites do festival com o melhor estilo de consagradas bandas e músicos piauienses. Além disso, o Governo do Estado, através da FUNDAC, promove no Palco Morro do Gritador apresentações musicais e de teatro, onde também serão oferecidas ainda oficinas de dança e teatro durante os dias de festa.


Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira

Pedro II divulga programação completa do palco Cruviana Pop; confira

Vento frio e intenso que acontece em regiões montanhosas durante a madrugada. O significado do termo Cruviana e a sua característica marcante na terra da opala foi motivo inspirador para o Festival de Pedro II restabelecer mais um conceito entre cultura e clima, com o Cruviana Pop, novidade lançada no ano passado e que já se consolidou na programação do evento.


Um espaço que proporciona o contato do público com a arte regional, o palco do Cruviana Pop aparece mais uma vez reunindo durante os quatro dias de festa muita música e animação das melhores bandas piauienses.

Essa era uma das grandes solicitações do público, que após as atrações nacionais, ficavam sem ter muitas opções de divertimento para os turistas O Cruviana Pop para quem participa do evento é também uma forma de regionalizar ainda mais o Festival, como destaca a psicóloga Regina Ribeiro. “Fui ano passado e gostei dessa novidade, porque valorizou ainda mais cultura do Piauí, deu oportunidade para as atrações piauienses se apresentarem no palco de grandes nomes nacional, mostrarem que também sabem fazer música de qualidade”, pontua. “E claro, quando acabam as atrações nacionais, é uma maravilhosa opção a mais para gente curtir com os amigos durante a madrugada”, ressalta.


Atendendo mais uma vez a esse pedido, a comemoração dos 10 anos de Festival leva em grande estilo bandas como Validuaté, Terê Groove, Ostiga Jr. e Banda, dentre outras atrações que vão comandar o público após o fim dos shows nacionais até às 3horas da madrugada.

Contagem regressiva

Faltando apenas treze dias, o Festival de Pedro II já está com tudo pronto para a comemoração de seu aniversário de 10 anos. As praças municipais Manoel Nogueira Lima e do Bonelle serão palco de uma verdadeira mistura de ritmos, com jazz a la carte, MPB, sambarock, Djs e também uma homenagem a Vinícius de Moraes.

No primeiro dia, 30 de maio, nomes como o compositor francês Bernard Fies e a cantora Taryn Szpilman farão shows em resgate a linha jazz e blue do evento. No segundo dia, lançando seu segundo álbum – Mais uma Página – a revelação musical Maria Gadú levará uma legião de fãs a apreciar a voz marcante da cantora. E no dia 1º de junho, a renomada cantora da música popular brasileira, Zélia Duncan, encerrará o Festival com um show recheado de sucessos e de canções de seu álbum mais recente, em homenagem a Itamar Assumpção, Zélia Duncan canta Itamar Assumpção tudo esclarecido.

Além do Cruviana Pop, integrando a cultura popular local, o Governo do Estado, através da FUNDAC, promove no Palco Morro do Gritador apresentações musicais e de teatro, onde também serão oferecidas ainda oficinas de dança e teatro durante os dias de festa.

O evento mais uma vez faz jus ao seu reconhecimento internacional, ocasião em que há dez anos o público reserva o espaço no calendário e a expectativa para os dias de festa, torna-se diálogo em rodas de conversas. O clima ameno, as belezas naturais, o ar cultural, os músicos e o aconchego do povo acolhedor formam o cenário perfeito do mais expressivo Festival de música do Piauí.

Confira a Programação completa do Palco Cruviana Pop

30 de maio 01h20 – 2h30

Terê Groove

 
31 de maio 01h20 – 2h30

Validuaté


01 de junho 01h20 – 02h30

Ostiga Jr. e Banda

 
02 de junho 21h – 22h

Banda Boathus

22h – 00h

Banda Amarelo Cajuína


Da Editoria de Cidades
 

Município interliga hospitais a cartório e garante registro aos recém-nascidos

A prefeitura de Pedro II aderiu à campanha “Certidão de Nascimento: Um Direito Humano”, visando reduzir o número de pessoas sem registro de nascimento. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (15), no Hospital Josefina Getirana Netta.

Pedro II é uma das primeiras cidades piauienses a adotar a ação. Os dois hospitais da cidade estão interligados ao cartório civil, garantindo assim que todas as crianças, após o nascimento, sejam devidamente registradas. 

                          Foto: Pedroiinews
O juiz corregedor, Raimundo José Gomes e a prefeita Neuma Café ao lado do primeiro bebê registrado dentro do hospital 

“Essa é mais uma ação que estamos implantando em nossa cidade para promover a plena cidadania”, justifica a prefeita Neuma Café. 

A iniciativa faz parte da ação integrada entre Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. 

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. A partir da certidão é possível obter outros documentos fundamentais como a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho (CTPS); cadastramento em programas sociais e a matrícula escolar, por exemplo. Sem a certidão de nascimento, o cidadão não existe para o Estado.

Com informações Pedroiinews

Pedro II adota ação para garantir certidão de nascimento aos recém-nascidos

O município de Pedro II vai aderir, nesta quarta-feira (15), à campanha “Certidão de Nascimento: Um Direito Humano”, lançada pelo governo federal em todo o país, em parceria com os governos estaduais e municipais, para reduzir o número de brasileiros sem registro de nascimento. O lançamento no município será no Hospital Josefina Getirana Netta, às 10 horas.


Pedro II é uma das primeiras cidades piauienses a adotar a ação. A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Josefina Getirana Netta estará interligado ao cartório, garantindo assim que todas as crianças que nascerem na unidade sejam devidamente registradas. Esta iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ).

O posto avançado do cartório vai funcionar dentro do Hospital Josefina Getirana Netta. Dessa forma, logo ao nascer, a criança já será registrada antes mesmo que a mãe tenha alta.

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Só com a certidão é possível obter outros documentos fundamentais como a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho (CTPS), cadastro em programas sociais e a efetivação de matrícula escolar, por exemplo. Sem a certidão de nascimento, o cidadão não existe para o Estado.

“Essa é mais uma ação que estamos implantando em nossa cidade para promover cidadania e inclusão”, justifica a prefeita Neuma Café.

Da Editoria de Cidades

Festival de Inverno de Pedro II: MP celebra acordos pela segurança na cachoeira

O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e a 2ª Promotoria de Justiça de Pedro II firmaram termos de ajustamento de conduta com os organizadores do X Festival de Inverno de Pedro II, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 02 de junho, e com o proprietário do imóvel em que está localizada a Cachoeira do Salto Liso. 

Os dois acordos foram discutidos e assinados em audiências com a coordenação dos promotores de Justiça Avelar Marinho Fortes do Rêgo e Denise Costa Aguiar. Participaram representantes da Prefeitura Municipal de Pedro II, do Sebrae, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária Estadual e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), entre outros.


Os empreendedores responsáveis pelo evento comprometeram-se a apresentar licença ambiental e atestado de regularidade técnica expedido pelo Corpo de Bombeiros. O município de Pedro II deverá regulamentar a disposição das mesas e cadeiras para o Festival de Inverno e a disponibilizar ambulância com equipe de emergência em todas as noites do evento. 

Será veiculada campanha contra a violência no trânsito e de conscientização ambiental sobre poluição sonora, através de vídeos exibidos em telões, banners e spots em emissoras de rádio locais, às expensas dos organizadores, para compensação ambiental. O Sebrae, que promoverá uma Feira de Exposição na Praça Domingos Mourão, entregará ao Ministério Público 10 (dez) faixas de afixação em locais públicos com o tema educação ambiental.

O proprietário do terreno do povoado Mangabeira, onde fica a Cachoeira do Salto Liso, ficou responsável pela restrição do número de visitantes a 200 por vez, e deve exigir que os praticantes de rapel e atividades afins sejam acompanhados por instrutores especializados. O proprietário se comprometeu também a impedir a entrada de bebidas alcoólicas no local.


Neuma Café anuncia "melhor festival de todos os tempos" em Pedro II

A prefeita do município de Pedro II, Neuma Café, convidou todos os piauienses para a X etapa do Festival de Inverno da cidade, que acontece de 30 de maio a 2 de junho. Neuma confirmou os shows de Maria Gadú e Zélia Duncan e disse que este ano, a "Suíça do Piauí" promete estar com clima mais frio.


"Ontem tivemos uma reunião no Palácio de Karnak para ajustar os últimos detalhes. O Corpo de Bombeiros, a polícia, a Vigilância Sanitária e demais órgãos estiveram presentes. Estamos esperando a todos. Vai ser o melhor festival de todos os tempos", anunciou a gestora, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (8).


Neuma Café acrescentou ainda que este ano será marcado pela volta do repertório musical de blues e jazz e que haverá um espaço especial para cadeirantes na frente do palco. 


"Além de todas as novidades, o Sebrae está realizando um treinamento com as famílias que alugam suas casas e com os proprietários de pousadas da cidade. Vamos possibilitar o acolhimento mais humanitário dos turistas e a melhor manipulação de alimentos e preparo da mesa de refeição", finalizou a prefeita.

Jordana Cury

Neuma Café avalia ensino e revela baixos índices da Educação

A Prefeita Neuma Café publicou nas redes sociais uma nota citando que Pedro II é uma cidade de grandes potências, mas que tem indicadores de Educação que envergonham qualquer gestor. Entre os dados preocupantes, a prefeita elenca a falta de estrutura das escolas, a taxa de analfabetismo em 31% e o baixo rendimento dos alunos do Ensino Fundamental





“A média dos alunos do 9º ano é 2.7 e a média ideal, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é próximo a 4. Nossos jovens estão chegando ao ensino médio sem saber dividir por dois números, sem ter segurança na leitura, sem conseguir interpretar textos. Temos 97 escolas, grande parte delas sem nenhuma estrutura, com mais de 80 turmas de multisseriados, alunos de 1ª a 4ª série na mesma turma com um único professor", conta a gestora. 

Entre as propostas para a Educação, Neuma Café ressalta investimentos na infraestrutura, extinção do multisseriado, qualificação dos professores e implantação de escolas em tempo integral. 

"Teremos que romper paradigmas, com a cultura de manter escolas sem qualquer estrutura e muitas vezes com apenas cinco alunos, mas com um professor, uma zeladora, uma merendeira e um vigia, quase que um funcionário para um aluno", reitera a prefeita de Pedro II.

Neuma Café conta ainda que a melhoria na Educação compromete uma série de mudanças em outras áreas, inclusive a melhoria de estradas. "Nossa intenção é diminuir o número de escolas e construir unidades maiores com toda a infraestrutura que permita uma formação integral", finaliza.

Graciane Sousa (Especial para Cidadeverde.com)
Com informações Pedroiinews

Setur organiza ações para o Festival de Inverno de Pedro II

A Secretaria do Turismo do Piauí reuniu no Palácio de Karnak 13 órgãos do Estado e a prefeitura de Pedro II para tratar dos últimos detalhes da organização do Festival de Inverno deste ano, que acontece de 30 de maio a 1° de junho e que completa 10 edições este ano. 


O secretário de Governo, Wilson Brandão, abriu a reunião dizendo que essa será a melhor edição desses 10 anos. O secretário frisou também, que a realização do evento só é possível porque há um perfeito engajamento dos órgãos do Estado, da Prefeitura, Sebrae e da população de Pedro II.

“O Festival de Inverno de Pedro II é um evento do Piauí. A postura do Governo do Estado sempre foi de apoiar o Festival, porque entendemos que ele representa uma ação para o turismo do Estado”, disse. Já o secretário do Turismo do Piauí, Nerinho, que coordenou a reunião, pediu que cada representante dos órgãos apresentasse seu plano de ações e também os recursos que serão destinados para a realização do evento.

“Cada órgão tem um papel fundamental para a realização do Festival. Todo o setor de segurança pública é mobilizado, teremos mais de 70 PMs no município, além de 16 policiais civis, com estrutura de delegacia móvel e viaturas, que vão garantir a segurança dos turistas. Além dos shows nacionais, teremos a Fundac com as atrações locais valorizando nossos músicos, o Prodart que dará apoio ao artesão local e fará oficinas na praça da cidade, a Secretaria da Saúde, que vai reforçar o atendimento no município. Enfim, estamos com toda uma infraestrutura para garantir conforto para quem for prestigiar o evento”, afirma o secretário.

Entre as atrações locais do Festival de Inverno, estão confirmados os Radiofônicos, Roque Moreira, Alcaçuz e Narguilê, além de peças teatrais e oficinas de dança, artes visuais e teatro. A Coordenadoria da Juventude vai realizar apresentações artísticas, apoiar as ações educativas e de recepção dos turistas na entrada da cidade. Para garantir a segurança durante os passeios turísticos nas cachoeiras, o Corpo de Bombeiro vai levar uma equipe especializada em salvamento aquático.

Segundo o secretário do Turismo, Nerinho, o Governo do Piauí investirá cerca de R$ 300 mil para garantir a realização do Festival de Inverno de 2013.

Atrações

Este ano, o Festival de Inverno traz de volta ao seu repertório musical o blues e o jazz que sempre foram características marcantes do evento. Na quinta-feira, dia 30, se apresentam o compositor francês Bernard Fies e a cantora Taryn Szpilman. Na sexta-feira, 1º, lançando seu segundo álbum, a revelação musical, Maria Gadú, levará uma legião de fãs a apreciar a voz marcante da cantora.

E no sábado, dia 1º de junho, é a vez da renomada cantora da música popular brasileira, Zélia Duncan, que encerrará o festival com um show recheado de sucessos e de canções de seu álbum mais recente, em homenagem a Itamar Assunção.


Da Redação

Deputados temem perder terras para o CE e realizam audiência pública em Pedro II

A Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma audiência pública em Pedro II para discutir o limite territorial com o Ceará. A questão envolve vários municípios do Norte do Estado. 

A audiência é um requerimento do deputado estadual Antônio Uchôa e acontecerá próximo dia 24.

O parlamentar afirmou que um técnico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) esteve em Pedro II e informou no cartório que parte das terras piauienses passariam a ser de propriedade do Ceará.

“O IBGE não tem competência para tratar sobre limite territorial. Isso deve ser feito pelo Supremo Tribunal Federal”, alertou o deputado.

Jordana Cury

Após renúncia, ex-prefeito volta ao cargo de médico em Pedro II

O secretário de Saúde do Piauí, Ernani Maia, decidiu conceder ao ex-prefeito de Pedro II, Walmir Café (PSB), o retorno ao cargo de médico plantonista 24h. A decisão foi publicada na tarde de ontem (2), no Diário Oficial do Estado.



Café saiu do cargo ocupado no Hospital de Pedro II para assumir a prefeitura do município, nas últimas eleições (2012). Entretanto, poucos meses após o pleito, renunciou ao cargo alegando problemas de saúde.

A renúncia foi informada à Câmara de Vereadores da cidade através de uma carta no dia 20 de março deste ano. Em seu lugar ficou a vice-prefeita, Neuma Maria Café Barroso do PT, que foi diretora geral do HEMOPI (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí). 

Leia a carta na íntegra:



Jordana Cury

Posts anteriores