Cidadeverde.com

Festival de Inverno terá atrações culturais de música, dança e teatro

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Cultural do Estado - Fundac participa da programação do Festival de Inverno de Pedro II, que este ano acontece de 30 a 02 de junho. Além de apresentações musicais e de teatro, serão oferecidas ainda oficinas de dança e teatro durante os dias do evento.

Cena da peça Abrigo São Loucas

“Na programação contemplamos artistas regionais tanto no contexto de atrações que já possuem o seu público,como aqueles que terão seu primeiro contato com o palco,tudo com um som diferenciado”, Franklin Pires, diretor de Ações Culturais da Fundac.

Programação do Palco Fundac 

DIA 30

18h– OPALA NA CABEÇA

19h– ALCAÇUZ

20h – RADIOFONICOS

04h – ABRIGO SÃO LOUCAS

DIA 31

18h– JOSI – VOZ E VIOLÃO

19h– BOSSA NOSSA

20h– YURI E BANDA

04h – KINGS & QUEENS

DIA 01

18h – RENARA &BANDA

19h – ROQUE MOREIRA

20h – NARGUILÊ HIDROMECANICO

04h – ALL STREET SONGS

DIA 02

19h – KOLLA COMIGO


Da Editoria de Cidades

Pedro II é um dos municípios do Piauí que aderiram ao Provab

“Nós aderimos, sim, ao Provab ainda no início deste ano, cumprindo o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde”. A declaração é da prefeita de Pedro II, Neuma Café, durante o Encontro com os novos prefeitos do Piauí, realizado hoje (30) em Teresina e que contou com a participação de representantes de 10 ministérios.


Neuma Café explicou que a adesão do município ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica foi feita em fevereiro deste ano, sendo a primeira vez que Pedro II participa do Programa, que está em sua segunda edição.

O médico que participa do Provab recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). “O município também acompanha a atuação dos profissionais e informa, mensalmente, ao Ministério da Saúde os seus desempenhos”, explica a secretária municipal de Saúde de Pedro II, Rayana Alencar.

Pedro II conta com 12 equipes de profissionais atuando no PSF, conhecido hoje como Estratégia da Saúde da Família, sendo dois médicos cadastrados pelo Provab. Eles atuam, cada um, no Centro de Saúde Hortência Campelo, na zona urbana, e o outro na localidade Lagoa do Sucurujú, na zona rural do município.

“Estamos aqui para buscar ampliar nossas ações e projetos em todas as áreas”, concluiu Neuma Café, que estava acompanhada de todos os secretários municipais.

Na abertura, o evento contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e da ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além do governador Wilson Martins e parlamentares da bancada federal e estadual.

Da Editoria de Cidades

Público poderá escolher repertório no Festival de Inverno

Um francês que canta as músicas populares do país de origem no estilo do swing-jazz americano, além de clássicos de Chico Buarque misturando o francês e o português, abrirá a comemoração dos 10 anos do Festival de Inverno de Pedro II, que acontece no período de dia 30 de maio a 01 de junho. O cantor e compositor Bernard Fines resgata as raízes do evento e apresentará a pegada jazz, num estilo mais enérgico. 


A proposta de Fines, em parceria com Julio Bittencourt do Jazz Trio de Cruzeiro (SP), é tocar o gênero musical de forma inovadora, onde quem faz o repertório é a plateia. Com o chamado Jazz à la Carte, o cantor  promove uma integração com o público que participa literalmente do show, ao propor e escolher o repertório em um 'cardápio' contendo mais de 100 músicas de jazz, chanson français e bossa nova.

O álbum “Muito Merci”, lançado no ano passado, traz também algumas releituras de “Começar de novo” (Ivan Lins), “Non je ne regrette rien”(Edith Piaf)”, “Michele”(Gérard Lenorman), “F comme Femme”(Salvatore Adamo). Nesse CD, Bernard  faz parceria com artistas da música instrumental brasileira, como Nelson Faria, Gilson Peranzzetta, Daniela Spielmann, Luis Alves, Mario Seve, Marvio Ciribelli ou Bruce Henri, além de versões francesas de “Pérola Negra” de Luiz Melodia e “Skap” de Zeca Baleiro.

Da Editoria de Cidades

Cojuv programa ações integradas para o Festival de Inverno

A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), Casa de Compadre  e a prefeitura de Pedro II, se reuniram para discutir ações educativas e culturais para o Festival de Inverno  de Pedro II. Os detalhes sobre a programação foram definidos durante reunião na sede da prefeitura do município, neste fim de semana. 


A diretora de políticas sociais da Cojuv, Samara Martins, explica que durante o evento será instalada um tenda onde acontecerão ações de redução de danos, oficinas de embelezamento e estética. “A intenção é realizar nos principais pontos turísticos da cidade ações educativas e culturais, contribuindo para a movimentação do festival”, afirmou.

A oficina de estética negra será ministrada por parte da equipe do grupo Coisa de Nêgo, que durante os três dias de Festival irá realizar penteados afros, de forma gratuita. 

No encontro foram apresentadas ações conjuntas entre o Estado e o Município e será agendada uma nova reunião para definição da programação completa. 


Da Editoria de Cidades

Prefeita tem enfrentado resistência política durante gestão:

Neste fim de semana, a prefeita de Pedro II, Neuma Café, se reuniu com a gestora da Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas do Governo Estadual, Zita Vilar, para discutirem o Plano Municipal de Juventude. 

De acordo com a gestora, a proposta será incluída no projeto de reforma administrativa que será encaminhado  à Câmara de Vereadores nesta segunda feira (29).

                    Fotos: Pedroiinews

"Os problemas mais difíceis da cidade precisam ser enfrentados e resolvidos. O projeto da Juventude é muito sério por se tratar do futuro de Pedro II e se não for levado a sério tudo se tornará mais grave", disse a prefeita.


Neuma Café, que assumiu o cargo em abril após renúncia de Walmir Café, revelou que durante a gestão tem enfrentado resistência por parte de alas políticas no município. 

"É preciso dar o devido tempo para que essas pessoas se adaptem a nova maneira de fazer gestão. Quem estiver disposto a trabalhar comigo nesse ritmo, dividindo responsabilidades e partilhando os acertos estamos aqui, mas quem não quiser ficará para trás", finaliza a prefeita de Pedro II.

Com informações Pedroiinews

Deputado discute em Brasília investimentos para o Festival de Inverno

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) discutiu a realização do Festival de Pedro II com o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, e com o chefe de gabinete, Sandro Ricardo.

O deputado piauiense destacou que é a décima edição do evento – cujo proponente é o município – e ressaltou a necessidade de recursos para a realização do evento. 


Vinícius explicou que, além de emenda parlamentar, o município pode conseguir recursos pelo chamamento público. Para obter a verba, o prefeita Neuma Café precisa cadastrar o Festival no Portal dos Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo até o próximo domingo (14). O secretário destacou ainda que é essencial preencher todos os campos solicitados ao enviar o projeto.

O prefeito Florentino Neto, também participou da reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (10), buscando oportunidades para desenvolver o turismo em Parnaíba.

Da Editoria de Cidades

Pedro II: prefeita "enxuga" folha e anuncia demissão de 448 servidores

A prefeita de Pedro II anunciou um corte na folha de pagamento com a demissão de 448 funcionários da prefeitura. Segundo Neuma, o reajuste servirá para diminuir despesas em excesso na folha. "Após realocar os servidores efetivos, estes 448 foram avaliados desnecessários e estavam onerando muito a folha.", declarou a prefeita.  A notícia foi dada em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (10).


Segundo a gestora, a coletiva foi convocada para tratar sobre os primeiros vinte dias de gestão. Neuma Café, que assumiu a prefeitura após a renúncia de Walmir Café. "Foram contratadas muitas pessoas desnecessariamente. Entre estes trabalhadores estão professores, auxiliares administrativos e serviços gerais.", acrescentou a prefeita.

Além das demissões, serão extintas duas pastas da prefeitura, serão elas a Secretaria de Obras e a Secretaria de Infraestrutura que irão se fundir e virar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural. Também será extinta a Fundação José Martins, que para a gestora "não tem função nenhuma", e a chefia de gabinete que tem 27 cargos e agora passa a ter apenas nove.

Segundo Neuma, atualmente a prefeitura tem 233 funcionários de serviços gerais, por exemplo, que não estavam lotados corretamente. "A partir dessa nova estrutura, podemos reorganizar nossos servidores efetivos e planejar a contratação de novos, quando necessário", afirmou a prefeita.

Em Pedro II, só há servidores efetivos nas secretarias de Saúde e de Educação. Para mudar esse quadro, Neuma anunciou a realização de um teste seletivo para servidores que serão alocados aonde for necessário. No fim do ano a prefeitura realizará um concurso para efetivar funcionários para todas as outras secretarias.

Dívidas

Neuma Café revelou em coletiva que o município ainda deve mais de seis milhões divididos entre Receita Federal, Pis Pasep, Eletrobrás, além de devolução de convênios e outras despesas.

"Queremos mudar essa realidade já estamos pagando as dívidas parceladas e vamos efetivar os servidores em todas as secretarias, para extinguir as vagas em excesso", concluiu a prefeita.

Rayldo Pereira

Produção desmente boatos e anuncia primeira atração próxima quarta

A organização do Festival de Inverno de Pedro II, desmentiu os recentes boatos divulgados no Facebook de que três atrações já estariam confirmadas para este ano. Seriam elas: Ana Carolina, Maria Gadu e Jorge Benjor. O produtor negou que haja contato com algum dos cantores e afirmou que seria "O Festival dos Sonhos" se esta programação fosse a verdadeira.

Uma imagem com a programação, foi publicada em um Facebook e compartilhada por mais de 700 internautas, que comemoravam o anúncio do festival.

Segundo Juratan Moura, produtor executivo do festival, a primeira atração confirmada, deve ser anunciada somente na próxima quarta-feira (10), no site oficial do evento

Imagem compartilhada no Facebook

"Isso mostra o carinho que as pessoas tem pelo festival, o zelo. Mas nos deixa preocupados, já que é preciso autorização tanto da organização, quanto dos artistas para usar o nome e a imagem de todos para a divulgação.", afirmou o produtor.

Criado em 2004, o festival de inverno de Pedro II é tradicional por trazer grandes nomes da música brasileira para se apresentarem na cidade. Pelo seu palco já passaram músicos famosos como: Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Ithamara Koorax, Leo Gandelman, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, JJ Jackson, Derico e Sindicato do Jazz, Arthur Maia, Wagner Tiso, Victor Biglione, Hugo Pilger, Graça Cunha, Danilo Caymmi, Rosa Maria Collin, Kenny Brown, Leila Pinheiro, Ivan Lins, João Bosco, Marina de La Riva Stanley Jordan, Maria Rita, Fernanda Takai, Zeca Balheiro e muitos outros artistas de peso que também mostraram seus talentos em solo Piauiense.

Este ano, o festival chega a sua 10ª edição e acontece de 30 de maio a 02 de junho.

Rayldo Pereira

Assis Carvalho anuncia recursos para o Festival de Inverno de Pedro II

O deputado Assis Carvalho conseguiu do Banco do Nordeste apoio de R$ 50 mil para o Festival de Inverno de Pedro II. A décima edição do evento turístico espera um público estimado em cerca de 30 mil pessoas. Hoje (04), Assis pautou o evento em reunião com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, e a secretária de Saúde do município, Rayana Alencar, que representou a prefeita Neuma Café. O presidente colocou-se à disposição para colaborar no que for possível, inclusive, articulando junto ao Ministério do Turismo para realização do evento. Buscando mais parceiros, o deputado Assis já marcou reunião no Ministério do Turismo e na Caixa Econômica Federal para a próxima semana.


Para o festival também estão confirmadas emendas de R$ 100 mil do deputado Wilson Brandão e de Merlong Solano no valor de R$ 150 mil. Está prevista para esta sexta-feira (05), reunião da prefeita Neuma Café com a Fundac (Fundação Cultural do Piauí) para acertar a participação do Governo do Estado. O deputado Assis solicitou audiência com o governador, logo após o retorno dele do exterior, sobre o assunto.


A reunião de hoje, acompanhada pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), abordou, ainda, a questão do turismo internacional no Piauí. "No ano de 2014, queremos colocar o Festival de Inverno de Pedro II como projeto de promoção internacional. Além disso, queremos traçar a relação turística de Parnaíba com Espanha e Portugal através da Rota das Emoções", antecipou o deputado Assis.

Da Editoria de Cidades

Sete unidades de saúde de Pedro II serão reformadas e equipadas

edro II terá sete unidades de saúde reformadas e equipadas, cinco novos postos para o Programa Saúde da Família, instalação do E-SUS AB e pode dobrar os recursos para Atenção Básica. As decisões foram tomadas hoje (03), durante reunião do secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, com a prefeita de Pedro II, Neuma Café, o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) e a secretária de Saúde do município, Rayana Alencar.


Os recursos para as unidades básicas de saúde foram garantidos na Comissão do Orçamento, da qual Assis era membro efetivo, e aprovados no Orçamento 2013, em fevereiro. As emendas orçamentárias são para construção e reestruturação de 200 unidades de saúde no Piauí, no valor aproximado de R$ 120 milhões.

Para Pedro II, ficou acertado:

- reforma e equipamento de cinco unidades básicas de saúde. O município deverá elaborar o projeto com valor até R$ 350 mil;

- ampliação e equipamento de duas unidades básicas de saúde, com valor limite de até R$ 250 mil;

- construção de unidades básicas de saúde para cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF), ficando para o município decidir se prefere construir e equipar cinco unidades com valor de até R$ 400 mil cada uma; ou construir unidades maiores para acolher mais de uma equipe do PSF com os seguintes valores: unidades para duas equipes R$ 500 mil, para três equipes R$ 600 mil ou para quatro equipes R$ 700 mil;

- aumento do Piso de Atenção Básica (PAB Fixo) em 20%. Com a adesão ao PMAQ-AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), e mediante avaliações periódicas, poderá ser ampliado em 40% e depois mais 40%. Ou seja, foi ampliado o valor do PAB por resultado, podendo dobrar o valor ora recebido desde que os indicadores de saúde sejam bem avaliados;

- instalação do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) a iniciar neste semestre;

- instalação do E-SUS AB (sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para modernizar os serviços de saúde, organizando a gestão do funcionamento das unidades básicas, ajudando o gestor municipal a gerenciar melhor a unidade básica de saúde, controlar o horário dos profissionais, a agenda e manter as informações do prontuário do paciente, permitindo ao médico saber quais doenças cada pessoa tem, tratamentos e exames que realizou, e assim, poder prestar um atendimento de melhor qualidade).

O deputado pré-agendou para a próxima terça-feira, às 18h, reunião no Ministério com os prefeitos de Teresina, Firmino Filho, e Parnaíba, Florentino Neto, para pactuar novos recursos para os municípios. E também tratar da liberação da emenda de bancada de iniciativa do parlamentar no valor de R$ 24 milhões para a capital. O deputado está aguardando confirmação dos dois prefeitos.

Ele também acertou uma visita de Odorico Monteiro a Teresina, Pedro II e Parnaíba no mês de maio para assinar ordens de serviço para obras e discutir outros pontos relativos à saúde municipal.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores