Cidadeverde.com

Neuma Café fará homenagens durante abertura do Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Pedro II será aberto oficialmente nesta sexta-feira (30), às 19h30, no Palco Morro do Gritador, montado na praça Domingos Mourão. Em 2013, o evento completa uma década e será intitulado “10 anos tocando o seu coração”.

A solenidade de abertura vai contar com a presença da prefeita Neuma Café que homenageará com a entrega de troféus, algumas das muitas pessoas que durante estes 10 anos fizeram o Festival de Inverno um dos maiores eventos musicais da região.

O troféu, que será entregue aos homenageados, foi especialmente desenhado pelo artista plástico de Pedro II, João Batista, que também será um das pessoas agraciadas  na noite de abertura.

As atrações

A décima edição do Festival de Inverno de Pedro II conta com Bernard Fines, Taryn Szpilman, Maria Gadú, Zélia Duncan, Terê Groove, Luíza Miranda, Validuaté, Artur Menezes, Ostiga Jr., Banda Boattu’s e Amarelo Cajuína. Além da irreverência dos djs Léo Lima e Sérgio Donato, animando os intervalos dos shows, e outras dezenas de atrações locais nos demais palcos da festa.

Da Editoria de Cidades

Confira toda a programação do Festival de Inverno e opções de turismo

Os turistas que visitarão o município de Pedro II, neste fim de semana, poderão desfrutar além de uma programação cultural variada, de inúmeras atrações turísticas. 

Durante o dia, o público poderá visitar pontos turísticos como Cachoeira do Salto Liso, Mirante Do Gritador, Sítio Buritizinho, Parque Ambiental Pirapora entre outros. 

Na programação do Festival de Inverno, opções variadas como corrida de rua, desafio na Serra dos Matões, passeio em carros antigos e a programação de música nas praças também prometem atrair muitos visitantes, além das atrações agendadas para os palcos Tablado, Morro do Gritador e Opala. 


Confira toda a programação do Festival de Inverno  e opções de turismo

 Jazz na Praça

Jazzistas e músicos de blues de Teresina vão presentear o público que comparecer ao Festival de Inverno com o “Jazz na Praça”, uma espécie de Jam Session.  

O evento vai reunir músicos amantes destes estilos um cenário bucólico e cheio de histórias como o coreto da praça velha, a praça do Recanto ou da Independência,o Memorial Tertuliano Brandão Filho, Clube 11 de Agosto, galerias de lapidação e venda de opala entre muitos outros atrativos culturais. 

“O conceito de improviso é o do próprio jazz. O horário é convidativo, ao cair da tarde, os turistas vão apreciar o belo pôr do sol ao som refinadíssimo", disee o arquiteto Júlio Medeiros, idealizador do Festival de Inverno de Pedro II.

Programação

31 de maio 

17h André de Souza & The Mojo Band

18h30: Paulo Dantas e banda
  
01 de junho 
   
17h Jazzeiro & convidados

18h30- Pedro Henrique , Josué e Alexandre Jr.
 

 Palco Tablado
 
 O espaço é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Pedro II e reúne apresentações artísticas e esportivas na praça Domingos Mourão. É um espaço democrático para a divulgação dos trabalhos de artistas e atletas pedrossegundenses.

Programação 
 
30 de maio
 

15h às 16h - Percussão da APAE

16h às 17h –Chaguinha  Repente

17h às 18h – Sabrina Sousa (Gospel)

 
31 de maio

8h às 9h – Movimento Hip Hop pela Paz

9h às 10h -  Cordel com Chaguinha Gomes

10h às 11h – Chaguinha e seu forró

11h às 11h – Kung Fu (arte marcial chinesa)

15h às 15h30 – Escola de Balé Profa. Valéria

15h30 às 16h30 – Percussão da APAE

16h30 às 17h – Jiu Jitsu

17h às  17h30 – Karate (arte marcial japonesa)

17h30 às 18h – Muay Thai

 
01 de junho 

8h às 09h – Os Blacks

09h às 10h – Movimento Estilo de Rua

10h às 12h – Swing do Samba

15h às 16h – II Encontro de Capoeira

16h às 18h – Coisa de Nego

 
Corrida de rua: Desafio  Serra dos Matões


01 de junho

9Km de corrida

Percurso: saída dos chalés até o Mirante do Gritador

Início: 8h30 

 
Passeio de rural: Carros antigos de Pedro II 
 
Que tal um passeio de Rural? Isso mesmo. Um desfile de carros antigos tipo Rural. Durante o percurso, uma parada para um “Café no Bule”, na localidade Serra dos Matões, com direitos a petiscos da culinária local. O cenário dos mais aprazíveis.


31 de maio

15h- saída da Praça do Recanto

01 de junho

15h- saída da Praça do Recanto

 
Atrações turísticas


Mirante do Gritador


Paredão com 720m de altura., a 12 Km do centro da cidade. Localizado no alto da Serra dos Matões. Estrada novinha de asfalto. Um cânion, capaz de produzir ecos e devolver objetos leves lançados em seus desfiladeiros. Lindo de se ver.

 
Casario

 Não deixe de passear pela arquitetura colonial portuguesa, presente em todo o centro urbano de Pedro II.

 

Cachoeira do Urubu-rei

Uma das maiores quedas de água do Piauí, com 76 metros, a 30 Km do centro.  Vale a recompensa para quem se atreve. Trilhas de difícil acesso.

 
Cachoeira do Salto Liso

Linda, linda, linda. A cerca de 14 Km do centro, localizada no povoado Mangabeira. Eu já estive lá. E amei. A queda é de 26 metros e forma um lago fechado eentre paredões rochosos. Lá tem prática de rapel.

 
Museu da Roça

Eu já nem sei o que mais me encantou. É turismo rural. Uma casinha muito aconchegante que retrata a vida no campo. Uma graça. Visitação de março a agosto – distância: 14 km 


Mina de Opala Boi Morto

Contato com garimpeiros e todo o processo do garimpo – visitação todos os dias – distância: 4 km –

Centro Histórico, artistas plásticos, artesanato e joalherias

City tour e compra de peças artísticas – visitação todos os dias

 
Sítio Buritizinho

Engenho temático puxado a boi e casa de farinhada em estilo antigo, degustação de rapadura, tapioca e participação – distância: 3 km


Parque Ambiental Pirapora

Rico em biodiversidade, com três olhos d´água, sendo o “pinga” o mais importante. A ladeira do Pirapora foi imortalizada em um poema de Genuíno Sales. Curiosidades: A lenda “A sereia do Pirapora” – distância: 600 metros do centro da cidade.

 
Sítios Arqueológicos: Buriti Grande dos Aquiles

Painéis de inscrições rupestres que atestam a presença de civilizações antigas– distância: 8 km

 
Sítios Arqueológicos de Torre

Painéis de inscrições rupestres que atestam a presença de civilizações antigas – distância: 6 km 

 
Buriti dos Cavalos

Cenário exuberante esculpido pela natureza e decorado pelo homem primitivo – distância: 28 km
 

Programação Palco Opala

Praça Manuel Nogueira Lima – Praça da Bonelle

 
30 de maio

21h30 - 23h • Bernard Fines & Julio Bittencourt Trio

“JAZZ A LA CARTE”

23h30 - 01h • Taryn Szpilman e Banda

Participação Especial do Renomado Baterista Cláudio Infante

• CRUVIANA POP


01h20 – 2h30 • Theregroove

31 DE MAIO

21h30 - 23h • Luiza Miranda – show “Vinicius Vive”.

23h30 - 01h • Maria gadú

• CRUVIANA POP

01h20 – 2h30 • Validuaté

01 DE JUNHO

21h – 22h • Josué Costa e Banda

22h15 – 23h15 • Artur Menezes

23h30 – 01h • Zélia Duncan

• CRUVIANA POP

01h20 – 2h30 • Ostiga  Jr e Banda

02 DE JUNHO

21h – 22h • Banda Boattu’s

22h – 00h • Banda Amarelo Cajuína

ROCK’N BOSSA

Djs Léo Lima e Sérgio Nonato Intervalo dos Shows

 
Palco Morro do Gritador - Fundac 

Praça Domingos Mourão


30 de maio

18h- Banda Opala na cabeça (grupo musical de Pedro II)

19h- Alcaçuz

20h- Radiofônicos

04h- Abrigo São Loucas (teatro)


31 de maio

18h – Josy Voz e Violão (banda de Pedro II);

19h – Bossa Nova;

20h – Yuri e Banda;

04h – Kings & Queens.

 

01 de junho

18h – Renara & Banda (banda local);

19h – Roque Moreira;

20h – Narguilê Hidromecânico;

04h – All Street Songs


02 de junho


19h – Kolla Comigo (grupo musical de Pedro II)


Da Editoria de Cidades

Patrícia Mellodi critica festival no Facebook e produção emite nota

A cantora piauiense Patrícia Mellodi fez um desabafo em sua rede social nesta terça-feira (28), onde faz duras críticas a organização do Festival de Inverno de Pedro II, que não fez contato para trazer uma apresentação da cantora no festival. "Eu não sirvo para vocês?" enfatizou Patrícia em sua rede social.

Segundo ela, "falta de cuidado e falta de amor próprio e de visão massacram todo artista do Piauí", afirmou a cantora.


Leia o desabafo na íntegra:

Estou com as mãos trêmulas e o coração muito magoado nesse minuto. Vai passar, resolvo rápido minhas questões, mas acho simplesmente um absurdo que meus "amigos" do Rio (todos talentosos, mas nem tão reconhecidos, se é essa a justificativa) conheçam e participem do festival que é na minha terra, e eu e meu o meu trabalho sejam ignorados solenemente. Essa falta de cuidado, essa falta de amor próprio e de visão é que massacra todo artista do Piauí. Vou continuar minha caminhada, ela é longa e trabalhosa, e tem quem me queira e admire, graças a Deus, mas vamos combinar, é pra ofender qualquer um. Eu não sirvo pra vocês? Então, vocês não servem pra mim. Ponto final. E não me chamem de despeitada, estou ofendida como conterrânea e artista que divulga incessantemente e positivamente o estado e faz um trabalho digno e de qualidade. Desisto.

Em resposta a nota, a organização do evento divulgou em seu facebook uma nota oficial onde afirma que o festival tem a proposta de incentivar a cultura piauiense, citando algumas bandas locais que são atrações do festival. 


A produção destaca inclusive que em 2012, entrou em contato com a produção de Patrícia, mas não foi possível a realização de um show por conta do "alto valor do cachê". Confira a nota da organização:

A produção executiva do Festival de Pedro II reafirma a proposta de organizar um evento com incentivo à cultura piauiense, por isso cresceu o número de atrações locais, e neste ano, fazem parte da programação atrações como Validuaté, Terê Groove, Ostiga Jr. e Banda, Amarelo Cajuína, Opala na Cabeça, Radiofonicos, Roque Moreira, Narguilê Hidromecânico, entre outros. Sem abrir mão da qualidade indiscutível dos artistas nacionais, também traz nomes como Maria Gadú, Zélia Duncan, Taryn Szpilman e Bernard Fines & Julio Bittencourt Trio, que resgatam o jazz e o blues. No ano passado, os organizadores do Festival entraram em contato com a produção da cantora Patricia Mellodi. Porém, na oportunidade, não foi possível a participação da cantora na 9ª edição pelo alto valor do cachê.

A organização, no entanto, enfatiza que surgirão outras oportunidades de participação de artistas piauienses no Festival.

Após a divulgação da nota oficial pela organização a cantora divulgou em sua rede social uma nova postagem onde compara seu cachê com o da cantora Stefhany Cross Fox.

A Produção do Festival de Inverno de Pedro II rebate meu desabafo, com todo o direito, dizendo que meu cachê é alto. Eu cobro quase a mesmo valor da Sthefhany do Cross fox! A diferença é que ela vende! RS!

Rayldo Pereira

Festival de Inverno terá campanha de redução dos efeitos do álcool

A Câmara Municipal de Pedro II aprovou a criação de três novas coordenadorias propostas pela prefeita Neuma Café. Com a reforma administrativa serão criadas a coordenadoria da Mulher, da Pessoa com Deficiência e da Ouvidoria que estarão ligadas, diretamente, ao gabinete da gestora. Outra novidade é a criação da gerência de combate e prevenção às drogas que atuará durante o Festival de Inverno com campanha de redução dos danos provocados pelo álcool.



Em entrevista ao Cidadeverde.com, a gestora conta que cerca de 17% das pessoas com deficiência no Piauí residem em Pedro II e que será realizado um treinamento no Centro Integrado de Reabilitação com a equipe que administrará a pasta. "A proposta já foi aprovada pela Câmara e nesta semana deveremos definir quem assumirá a coordenadoria", reitera. 

Neuma Café destaca também a importância da gerência de combate e prevenção às drogas, ligada a secretaria de Assistência Social, que foi recém-criada e atuará durante o Festival de Inverno. 



"Será realizado um trabalho de conscientização durante o evento para reduzir os efeitos do álcool. Este trabalho será feito pelo Comitê Estadual de Combate às drogas e consistirá na troca de latinhas de cervejas vazias por um copo de água mineral", finaliza Neuma Café.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Ceir Móvel realiza entrega de produtos ortopédicos

Neste sábado (25), o Centro Integrado de Reabilitação, através do projeto Ceir Móvel, realizará a entrega de 490 peças auxiliares de locomoção para a população de Pedro II e região. 


As solicitações foram geradas em atendimentos do Ceir Móvel realizados em janeiro deste ano, etapa que também beneficiou a população das cidades de Lagoa de São Francisco e Milton Brandão.

Os equipamentos, cadeiras de rodas e de banho, muletas e outros produtos, serão entregues aos pacientes na Escola Técnica Angelina Mendes.


Da Editoria de Cidades

Neuma Café diz que IBGE age com “má fé” em resultado do litígio PI/CE

 A prefeita de Pedro II, Neuma Café (PT), afirmou durante audiência sobre a área de litígio do Ceará com o Piauí, que o IBGE age de “má fé” e acredita que existe uma “invasão orquestrada”. Neuma participou da audiência realizada hoje no município em que foi apresentado o resultado do levantamento feito na região no projeto piloto.


“Não podemos nos calar. O Piauí vem sendo desrespeitado há século. O que me assusta é a má fé de uma instituição que é federal, e de maneira suja. Existe uma invasão orquestrada e Pedro II vai acionar todos os mecanismos necessários”, disse Neuma em sua fala na audiência que aconteceu na Câmara Municipal de Pedro II.


Estudos apresentados pelo deputado Antônio Uchôa (PDT) informou que o Ceará já vem invadido terras fora do limite do litígio. Segundo o parlamentar, 420 km de terras foram ocupadas ilegalmente de territórios pertencente ao Piauí.


“Pedro II vem perdendo territórios há anos. É fácil apossar das terras alheias. Pedro II vem dando assistência a saúde, educação, e tendo gastos e não tem um centavo do governo do Ceará”, afirmou Neuma Café.


“Se houve erros do passado, vamos buscar a correção”, ressaltou a prefeita.


O procurador do Estado, João Batista de Freitas Júnior, recomendou que os prefeitos que se sentirem prejudicados devem ajuizar ações contra o IBGE. 


O deputado Antônio Uchôa disse que o Piauí não aceita o resultado do levantamento do IBGE e que é “hora de levantar a voz”.

 
Flash Yala Sena

Procurador afirma que IBGE quer renuncia de terras no litígio PI/CE

O procurador João Batista de Freitas Júnior, que acompanha o debate há 10 anos, expôs que se tentou várias negociações e não se chega a um acordo.

“O Ceará quer é renúncia de terras e não aceitamos. Querem empurrar de goela baixo. A população deve ser um dos critérios que se leve em conta, mas não pode ser o único item como o IBGE está querendo”, disse o procurador durante audiência pública realizada hoje em Pedro II.

Fotos: Yala Sena/cidadeverde.com

“O Ceará quer tudo e não quer ceder absolutamente nada”, disse o procurador na audiência.

Comanda a audiência o deputado estadual Antônio Uchôa, e participam o presidente do Crea, Paulo Roberto Oliveira, e os prefeitos Neuma Café (Pedro II) e Valmir Soares (Buriti dos Montes). A audiência está acontecendo na Câmara Municipal.


O deputado Antônio Uchôa disse que foram convidados os oitos municípios (Luis Correia, Cocal dos Alves, Cocal, São João da Fronteira, Domingos Mourão, Pedro II, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio) que estão na área de litígio, batizada de “Faixa de Gaza do Nordeste”. Na audiência, tanto o procurador como o deputado fez um balanço histórico do impasse até a ação judicial impetrada pelo governador Wilson Martins, em 2011, no STF (Supremo Tribunal Federal).


Matéria relacionada:
 
 
Flash Yala Sena

Polícia Militar prende homem acusado de assaltos no PI, MA e CE

Policiais Militares de Pedro II prenderam um homem identificado como Leonardo Lopes dos Santos, 31 anos, foragido da penitenciária Major Cesar e acusado de vários assaltos à agências bancárias.

De acordo com o capitão Palhano, comandante do Ronda Cidadão de Parnaíba, Leonardo Lopes é acusado de cometer crimes no Piauí, Maranhão e Ceará e estava foragido há cerca de dois anos. 

                           Fotos: Fmimperial

"Ele residia no município há cerca de três meses, no bairro boa Esperança e já tinha amizade com vários comerciantes de região. Foi preso enquanto jogava baralho em bar, nesta quinta-feira, 23", reitera o capitão David Marion, comandante da Companhia de Pedro II.

De acordo com o chefe de investigação do 8º DP de Teresina, Fred Maia, contra o acusado haviam dois mandados de prisão em aberto, inclusive por crime praticado na região do Grande Dirceu.


"Ele estava preso e fugiu para o município de Parnaíba. Depois conseguiu se refugiar em Pedro II e graças a um trabalho conjunto das polícias de Parnaíba, Pedro II e de Teresina conseguimos localizá-lo. O acusado foi transferido para capital na manhã de hoje", disse Fred Maia.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Fmimperial

Pedro II municipaliza o trânsito e inicia trabalho educativo

A Prefeitura de Pedro II realizará, no próximo sábado 25, campanha educativa para reorganizar o trânsito na cidade. O trabalho, incluído na programação dos preparativos para o Festival de Inverno que acontece de 30 de maio a 02 de junho, é também uma das primeiras medidas adotadas pela Superintendência de Trânsito, órgão criado a partir da aprovação do projeto de reforma administrativa, em sessão desta segunda-feira (20) na Câmara Municipal.


A campanha será realizada tanto nas ruas, junto a motoristas e pedestres, como nas escolas do município, com palestras e distribuição de panfletos e cartilhas. “É importante que o trabalho de conscientização das medidas preventivas comece desde cedo junto às crianças como, por exemplo, o respeito à sinalização”, justifica Sharlene Uchoa Sampaio, superintendente de Trânsito.

Sharlene Uchoa ressalta que, nesta primeira fase, o trabalho será apenas educativo e não haverá a aplicação de multas.

"A campanha é educativa e se estenderá durante os próximos 12 meses. Com a municipalização do trânsito em Pedro II, fica claro a divisão de responsabilidades dos órgãos em nível federal, estadual e municipal”, explica.

Fiscais da Strans, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura, orientarão condutores quanto aos estacionamentos, sinalização das ruas, o sentido das vias públicas, a utilização correta de equipamentos de segurança como capacetes, cintos, retrovisores, entre outros.


Da Editoria de Cidades

Condutor fica preso às ferragens e morre em acidente

O homem identificado como José Francisco Medeiros Marciano, 30 anos, morreu após o veículo que conduzia capotar na localidade Palmeira dos Ferreiras, zona rural de Pedro II. 

                            Fotos: Pedroiinews

De acordo com informações do Hospital Josefina Getirana Neta, a vítima ficou presa às ferragens e teve morte imediata. Um jovem que também estava no veículo não sofreu ferimentos graves. 

"Ainda chegamos a subir uma ribanceira e depois o carro capotou várias vezes. A roda do veículo saiu e acredito que isto pode ter sido a causa do acidente", contou o jovem. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores