Cidadeverde.com

Neuma Café avalia ensino e revela baixos índices da Educação

A Prefeita Neuma Café publicou nas redes sociais uma nota citando que Pedro II é uma cidade de grandes potências, mas que tem indicadores de Educação que envergonham qualquer gestor. Entre os dados preocupantes, a prefeita elenca a falta de estrutura das escolas, a taxa de analfabetismo em 31% e o baixo rendimento dos alunos do Ensino Fundamental





“A média dos alunos do 9º ano é 2.7 e a média ideal, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é próximo a 4. Nossos jovens estão chegando ao ensino médio sem saber dividir por dois números, sem ter segurança na leitura, sem conseguir interpretar textos. Temos 97 escolas, grande parte delas sem nenhuma estrutura, com mais de 80 turmas de multisseriados, alunos de 1ª a 4ª série na mesma turma com um único professor", conta a gestora. 

Entre as propostas para a Educação, Neuma Café ressalta investimentos na infraestrutura, extinção do multisseriado, qualificação dos professores e implantação de escolas em tempo integral. 

"Teremos que romper paradigmas, com a cultura de manter escolas sem qualquer estrutura e muitas vezes com apenas cinco alunos, mas com um professor, uma zeladora, uma merendeira e um vigia, quase que um funcionário para um aluno", reitera a prefeita de Pedro II.

Neuma Café conta ainda que a melhoria na Educação compromete uma série de mudanças em outras áreas, inclusive a melhoria de estradas. "Nossa intenção é diminuir o número de escolas e construir unidades maiores com toda a infraestrutura que permita uma formação integral", finaliza.

Graciane Sousa (Especial para Cidadeverde.com)
Com informações Pedroiinews

Setur organiza ações para o Festival de Inverno de Pedro II

A Secretaria do Turismo do Piauí reuniu no Palácio de Karnak 13 órgãos do Estado e a prefeitura de Pedro II para tratar dos últimos detalhes da organização do Festival de Inverno deste ano, que acontece de 30 de maio a 1° de junho e que completa 10 edições este ano. 


O secretário de Governo, Wilson Brandão, abriu a reunião dizendo que essa será a melhor edição desses 10 anos. O secretário frisou também, que a realização do evento só é possível porque há um perfeito engajamento dos órgãos do Estado, da Prefeitura, Sebrae e da população de Pedro II.

“O Festival de Inverno de Pedro II é um evento do Piauí. A postura do Governo do Estado sempre foi de apoiar o Festival, porque entendemos que ele representa uma ação para o turismo do Estado”, disse. Já o secretário do Turismo do Piauí, Nerinho, que coordenou a reunião, pediu que cada representante dos órgãos apresentasse seu plano de ações e também os recursos que serão destinados para a realização do evento.

“Cada órgão tem um papel fundamental para a realização do Festival. Todo o setor de segurança pública é mobilizado, teremos mais de 70 PMs no município, além de 16 policiais civis, com estrutura de delegacia móvel e viaturas, que vão garantir a segurança dos turistas. Além dos shows nacionais, teremos a Fundac com as atrações locais valorizando nossos músicos, o Prodart que dará apoio ao artesão local e fará oficinas na praça da cidade, a Secretaria da Saúde, que vai reforçar o atendimento no município. Enfim, estamos com toda uma infraestrutura para garantir conforto para quem for prestigiar o evento”, afirma o secretário.

Entre as atrações locais do Festival de Inverno, estão confirmados os Radiofônicos, Roque Moreira, Alcaçuz e Narguilê, além de peças teatrais e oficinas de dança, artes visuais e teatro. A Coordenadoria da Juventude vai realizar apresentações artísticas, apoiar as ações educativas e de recepção dos turistas na entrada da cidade. Para garantir a segurança durante os passeios turísticos nas cachoeiras, o Corpo de Bombeiro vai levar uma equipe especializada em salvamento aquático.

Segundo o secretário do Turismo, Nerinho, o Governo do Piauí investirá cerca de R$ 300 mil para garantir a realização do Festival de Inverno de 2013.

Atrações

Este ano, o Festival de Inverno traz de volta ao seu repertório musical o blues e o jazz que sempre foram características marcantes do evento. Na quinta-feira, dia 30, se apresentam o compositor francês Bernard Fies e a cantora Taryn Szpilman. Na sexta-feira, 1º, lançando seu segundo álbum, a revelação musical, Maria Gadú, levará uma legião de fãs a apreciar a voz marcante da cantora.

E no sábado, dia 1º de junho, é a vez da renomada cantora da música popular brasileira, Zélia Duncan, que encerrará o festival com um show recheado de sucessos e de canções de seu álbum mais recente, em homenagem a Itamar Assunção.


Da Redação

Deputados temem perder terras para o CE e realizam audiência pública em Pedro II

A Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma audiência pública em Pedro II para discutir o limite territorial com o Ceará. A questão envolve vários municípios do Norte do Estado. 

A audiência é um requerimento do deputado estadual Antônio Uchôa e acontecerá próximo dia 24.

O parlamentar afirmou que um técnico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) esteve em Pedro II e informou no cartório que parte das terras piauienses passariam a ser de propriedade do Ceará.

“O IBGE não tem competência para tratar sobre limite territorial. Isso deve ser feito pelo Supremo Tribunal Federal”, alertou o deputado.

Jordana Cury

Após renúncia, ex-prefeito volta ao cargo de médico em Pedro II

O secretário de Saúde do Piauí, Ernani Maia, decidiu conceder ao ex-prefeito de Pedro II, Walmir Café (PSB), o retorno ao cargo de médico plantonista 24h. A decisão foi publicada na tarde de ontem (2), no Diário Oficial do Estado.



Café saiu do cargo ocupado no Hospital de Pedro II para assumir a prefeitura do município, nas últimas eleições (2012). Entretanto, poucos meses após o pleito, renunciou ao cargo alegando problemas de saúde.

A renúncia foi informada à Câmara de Vereadores da cidade através de uma carta no dia 20 de março deste ano. Em seu lugar ficou a vice-prefeita, Neuma Maria Café Barroso do PT, que foi diretora geral do HEMOPI (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí). 

Leia a carta na íntegra:



Jordana Cury

Festival de Inverno terá atrações culturais de música, dança e teatro

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Cultural do Estado - Fundac participa da programação do Festival de Inverno de Pedro II, que este ano acontece de 30 a 02 de junho. Além de apresentações musicais e de teatro, serão oferecidas ainda oficinas de dança e teatro durante os dias do evento.

Cena da peça Abrigo São Loucas

“Na programação contemplamos artistas regionais tanto no contexto de atrações que já possuem o seu público,como aqueles que terão seu primeiro contato com o palco,tudo com um som diferenciado”, Franklin Pires, diretor de Ações Culturais da Fundac.

Programação do Palco Fundac 

DIA 30

18h– OPALA NA CABEÇA

19h– ALCAÇUZ

20h – RADIOFONICOS

04h – ABRIGO SÃO LOUCAS

DIA 31

18h– JOSI – VOZ E VIOLÃO

19h– BOSSA NOSSA

20h– YURI E BANDA

04h – KINGS & QUEENS

DIA 01

18h – RENARA &BANDA

19h – ROQUE MOREIRA

20h – NARGUILÊ HIDROMECANICO

04h – ALL STREET SONGS

DIA 02

19h – KOLLA COMIGO


Da Editoria de Cidades

Pedro II é um dos municípios do Piauí que aderiram ao Provab

“Nós aderimos, sim, ao Provab ainda no início deste ano, cumprindo o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde”. A declaração é da prefeita de Pedro II, Neuma Café, durante o Encontro com os novos prefeitos do Piauí, realizado hoje (30) em Teresina e que contou com a participação de representantes de 10 ministérios.


Neuma Café explicou que a adesão do município ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica foi feita em fevereiro deste ano, sendo a primeira vez que Pedro II participa do Programa, que está em sua segunda edição.

O médico que participa do Provab recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). “O município também acompanha a atuação dos profissionais e informa, mensalmente, ao Ministério da Saúde os seus desempenhos”, explica a secretária municipal de Saúde de Pedro II, Rayana Alencar.

Pedro II conta com 12 equipes de profissionais atuando no PSF, conhecido hoje como Estratégia da Saúde da Família, sendo dois médicos cadastrados pelo Provab. Eles atuam, cada um, no Centro de Saúde Hortência Campelo, na zona urbana, e o outro na localidade Lagoa do Sucurujú, na zona rural do município.

“Estamos aqui para buscar ampliar nossas ações e projetos em todas as áreas”, concluiu Neuma Café, que estava acompanhada de todos os secretários municipais.

Na abertura, o evento contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e da ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além do governador Wilson Martins e parlamentares da bancada federal e estadual.

Da Editoria de Cidades

Público poderá escolher repertório no Festival de Inverno

Um francês que canta as músicas populares do país de origem no estilo do swing-jazz americano, além de clássicos de Chico Buarque misturando o francês e o português, abrirá a comemoração dos 10 anos do Festival de Inverno de Pedro II, que acontece no período de dia 30 de maio a 01 de junho. O cantor e compositor Bernard Fines resgata as raízes do evento e apresentará a pegada jazz, num estilo mais enérgico. 


A proposta de Fines, em parceria com Julio Bittencourt do Jazz Trio de Cruzeiro (SP), é tocar o gênero musical de forma inovadora, onde quem faz o repertório é a plateia. Com o chamado Jazz à la Carte, o cantor  promove uma integração com o público que participa literalmente do show, ao propor e escolher o repertório em um 'cardápio' contendo mais de 100 músicas de jazz, chanson français e bossa nova.

O álbum “Muito Merci”, lançado no ano passado, traz também algumas releituras de “Começar de novo” (Ivan Lins), “Non je ne regrette rien”(Edith Piaf)”, “Michele”(Gérard Lenorman), “F comme Femme”(Salvatore Adamo). Nesse CD, Bernard  faz parceria com artistas da música instrumental brasileira, como Nelson Faria, Gilson Peranzzetta, Daniela Spielmann, Luis Alves, Mario Seve, Marvio Ciribelli ou Bruce Henri, além de versões francesas de “Pérola Negra” de Luiz Melodia e “Skap” de Zeca Baleiro.

Da Editoria de Cidades

Cojuv programa ações integradas para o Festival de Inverno

A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), Casa de Compadre  e a prefeitura de Pedro II, se reuniram para discutir ações educativas e culturais para o Festival de Inverno  de Pedro II. Os detalhes sobre a programação foram definidos durante reunião na sede da prefeitura do município, neste fim de semana. 


A diretora de políticas sociais da Cojuv, Samara Martins, explica que durante o evento será instalada um tenda onde acontecerão ações de redução de danos, oficinas de embelezamento e estética. “A intenção é realizar nos principais pontos turísticos da cidade ações educativas e culturais, contribuindo para a movimentação do festival”, afirmou.

A oficina de estética negra será ministrada por parte da equipe do grupo Coisa de Nêgo, que durante os três dias de Festival irá realizar penteados afros, de forma gratuita. 

No encontro foram apresentadas ações conjuntas entre o Estado e o Município e será agendada uma nova reunião para definição da programação completa. 


Da Editoria de Cidades

Prefeita tem enfrentado resistência política durante gestão:

Neste fim de semana, a prefeita de Pedro II, Neuma Café, se reuniu com a gestora da Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas do Governo Estadual, Zita Vilar, para discutirem o Plano Municipal de Juventude. 

De acordo com a gestora, a proposta será incluída no projeto de reforma administrativa que será encaminhado  à Câmara de Vereadores nesta segunda feira (29).

                    Fotos: Pedroiinews

"Os problemas mais difíceis da cidade precisam ser enfrentados e resolvidos. O projeto da Juventude é muito sério por se tratar do futuro de Pedro II e se não for levado a sério tudo se tornará mais grave", disse a prefeita.


Neuma Café, que assumiu o cargo em abril após renúncia de Walmir Café, revelou que durante a gestão tem enfrentado resistência por parte de alas políticas no município. 

"É preciso dar o devido tempo para que essas pessoas se adaptem a nova maneira de fazer gestão. Quem estiver disposto a trabalhar comigo nesse ritmo, dividindo responsabilidades e partilhando os acertos estamos aqui, mas quem não quiser ficará para trás", finaliza a prefeita de Pedro II.

Com informações Pedroiinews

Deputado discute em Brasília investimentos para o Festival de Inverno

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) discutiu a realização do Festival de Pedro II com o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, e com o chefe de gabinete, Sandro Ricardo.

O deputado piauiense destacou que é a décima edição do evento – cujo proponente é o município – e ressaltou a necessidade de recursos para a realização do evento. 


Vinícius explicou que, além de emenda parlamentar, o município pode conseguir recursos pelo chamamento público. Para obter a verba, o prefeita Neuma Café precisa cadastrar o Festival no Portal dos Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo até o próximo domingo (14). O secretário destacou ainda que é essencial preencher todos os campos solicitados ao enviar o projeto.

O prefeito Florentino Neto, também participou da reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (10), buscando oportunidades para desenvolver o turismo em Parnaíba.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores