Cidadeverde.com

Antonio Uchôa assume vaga na Câmara de Vereadores de Pedro II

Com a cassação do mandato de vereador de Roque Uchôa de Oliveira pelo Tribunal Regional Eleitoral no último dia 13, o primeiro suplente da coligação professor Antonio Uchôa de Oliveira em sessão solene na Câmara Municipal de Pedro II.

                     Fotos: Fm Imperial


Depois de receber o comunicado oficial do juiz eleitoral Marcelo Mesquita, da 12ª zona eleitoral de Pedro II, o presidente da Câmara  Joaquim Luiz Galvão, que tinha dez dias para dar posse ao suplente de vereador, empossou Antônio Uchôa nesta quinta-feira (16).


Participaram da sessão solene representantes do poder executivo, quatro vereadores da situação, populares e a imprensa.

Empossado,  o vereador Antonio Uchôa ressaltou que está pronto para fazer um trabalho em defesa do povo de Pedro II, apoiando projetos importantes para o município.

Com informações Fmimperial

TRE avalia em segunda instância processo de propaganda irregular

A Justiça Eleitoral em Pedro II condenou em primeira instância o Sindserm (Sindicato dos Servidores Municipais) e o candidato a prefeito Walmir Café (PSB) por propaganda ilegal. De acordo com informações do chefe de cartório da 12ª zona eleitoral, Ednaldo Costa, no site do Sindserm teriam sido publicadas matérias que supostamente favoreciam o candidato a prefeito pelo PSB. 


A coligação adversário "A Força da Humildade faz o Crescimento", que tem como candidato a prefeito Robério Leite (PDT), acionou o departamento jurídico que fez uma representação junto a justiça eleitoral em face da divulgação da propaganda irregular. 

"As partes foram condenadas a pagar uma multa de  R$ 5 mil  cada devido ao desrespeito a lei", disse o juiz Marcelo Mesquita que ainda ressaltou que as denúncias por propaganda eleitoral são recorrentes. 

Insatisfeitos com a condenação, as defesas do candidato a prefeito e do Sindserm, recorreram da sentença e aguardam o parecer final da Justiça.

O processo foi encaminhado nesta segunda-feira (13) ao TRE-PI ( Tribunal Regional Eleitoral) e tramita em  segunda instância. A sentença final deverá ser anunciada  em aproximadamente 20 ou 30 dias.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

TRE já cassou 57 gestores no Piauí por infidelidade partidária

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI - decretou nesta segunda-feira (13) a perda do cargo de Roque Uchôa de Oliveira, vereador do município de Pedro II. Ele foi o 53º parlamentar eleito em 2008 a ser cassado por infidelidade partidária. 


O TRE-PI já cassou 53 vereadores, três prefeitos e um vice-prefeito, todos denunciados por trocarem de partido após as eleições de 2008.

Roque Uchôa de Oliveira foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por trocar o PDT, pelo qual foi eleito, pelo PR. Ele alegou ter sofrido discriminação ao não obter apoio para ser candidato a presidente da Câmara por duas vezes. Declarou ainda que não era mais convidado para reuniões partidárias e a própria sigla o teria orientado e concordado com sua saída. 

O juiz João Gabriel Furtado Baptista, relator do processo, avaliou que não havia prova apresentada pelo parlamentar sobre tais alegações verbais. O TRE decidiu pela cassação por maioria de votos. A Câmara de Pedro II tem 10 dias para dar posse ao primeiro suplente que permaneça filiado a sua agremiação nas eleições de 2008.

Da Redação

Pedro II comemora 158 anos de emancipação política

O município de Pedro II comemora neste sábado (11) 158 anos de emancipação política. Para marcar a data foi realizada uma solenidade na praça Domingos Mourão Filho com a presença de autoridades, hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional, do Piauí e de Pedro II.

                      Fotos: FM Imperial

Na solenidade estiveram presentes o ex-prefeito de Pedro II Dr. João Eudes Martins, primeira dama Eleonora Martins, secretários municipais e o prefeito Alvimar Martins.


Pela manhã também foram realizados atividades nas áreas da educação, cultura, saúde e prestação de serviços. 


O encerramento do evento contará com o show de  bandas populares e do cantor Beto Barbosa. 


Com informações Fmimperial
Da Editoria de Cidades

Coordenador do Bolsa Família é preso acusado de crime eleitoral

O promotor da 12ª Zona eleitoral Luciano Ramos solicitou junto ao Ministério Público a prisão preventiva do coordenador do programa Bolsa Família em Pedro II, Renildo Holanda. O coordenador foi preso  nesta quarta-feira (08), acusado de falsificação de documentos para fins eleitorais. De acordo com o promotor não foi identificado o candidato que seria beneficiado com a prática delituosa. 

"Ele foi denunciado na justiça eleitoral pelo Ministério Público por ter fornecido documentos falsos para fins de transferência de domicílio eleitoral para Pedro II. Percebemos que na sua defesa Renildo Holanda havia informado apenas o nome das testemunhas sem a identificação do endereço das mesmas. Com isso seria impossível a justiça identificar se as testemunhas eram de Pedro II, Teresina ou qualquer outro município", disse Luciano Ramos.

Juiz da 12ª zona eleitoral Marcelo Mesquita

O juiz Marcelo Mesquita, que determinou a prisão do acusado, informou que houve a nítida intenção de dificultar a confirmação das informações por parte da justiça eleitoral devido a omissão do domicílio das testemunhas. "O processo ainda está tramitando e o acusado poderá está em liberdade mediante Habeas Corpus junto ao Tribunal Regional Eleitoral", disse o juiz. 

Com a prisão de Renildo houve um princípio de tumulto na delegacia de Pedro II e o acusado foi transferido para Casa de Custódia em Teresina. " Mais de uma dezena de populares foram para a delegacia. Houve motivação política e o acusado foi transferido até mesmo para evitar uma reação ainda maior das pessoas', finaliza o promotor Luciano Ramos. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Motorista de Pedro II é detido por transporte irregular de passageiros em Piripiri

Agentes da Polícia Rodoviária Federal do posto em Piripiri detiveram o motorista I.R.S, que conduzia uma caminhonete GM/D-20, com placa de Pedro II, por transportar passageiros para Teresina sem autorização legal.

O processo de fiscalização no quilômetro 192 da BR 343, levou à constatação de que o veículo está autorizado a exercer o serviço remunerado apenas em Pedro II. O Código de Trânsito brasileiro proíbe esse tipo de transporte.

Os passageiros foram embarcados em um ônibus de linha regular e o condutor e o veículo foram encaminhados ao 2º DP da Policia Civil de Piripiri para as medidas legais.

Rayldo Pereira
Com informações de FMImperial

Beto Barbosa é atração confirmada no aniversário da cidade

O município de Pedro II completará 158 anos de emancipação política no próximo dia 11.  A programação do evento ainda está sendo concluída pela secretaria municipal de cultura. Entre as atrações está o cantor Beto Barbosa que inclusive já confirmou a participação no evento em seu site oficial. 


Conhecido como o "Rei da lambada", Beto Barbosa tem em seu repertório músicas de grande repercussão como "Adocica", sucesso dos anos 90. 


A programação do evento acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto.


Com informações Fmimperial

Candidatos a prefeito fazem campanha direto com o eleitorado

Em Pedro II, a 195 km de Teresina, três candidatos concorrem ao cargo de prefeito. Para a Câmara Municipal foram registradas 55 candidaturas ao cargo de vereador e destas 33 aguardam julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral ( TRE). 


Cumprindo agenda de campanha, os candidatos ao cargo majoritário visitaram os principais bairros do município e realizaram eventos, neste fim de semana, para divulgar as propostas. 

A Coligação " A força da humildade faz o crescimento" comandada Robério Leite (PDT) realizou visitas aos bairros Saborá e Campestre na Sede e na região Roça dos Pereira na zona rural de Pedro II.

O candidato a prefeito pelo Partido Verde (PT) Mauro Junior cumpriu agenda visitando comunidades da zona rural do município. 

A coligação "Pedro II merece mais" que tem como candidato a prefeito Walmir Café (PSB) percorreu de motocicleta as principais ruas e bairros da cidade. Durante à noite, deputados estadual e federal, lideranças políticas e candidatos a vereadores da coligação divulgaram propostas durante a realização do comício. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Fm Imperial

Pedro II vence Cocal de Telha e avança na Copa Piauiense de Futebol Amador

Jogando em casa, no Estádio José Teixeira Santos, na tarde deste domingo dia (29), a seleção de Pedro II venceu pelo placar de 4 X 0, a seleção de Cocal de Telha, e está praticamente classificada para a próxima fase da Copa Piauiense de Futebol Amador.


Com esse resultado a seleção chega a seis pontos em dois jogos, com 100% de aproveitamento e assume a liderança do seu grupo dando um passo importante para à próxima fase da competição. No decorrer do jogo o goleiro Renato da seleção de Pedro II fez somente duas defesas, mas nada que tirasse o brilho da seleção. Zé Carlos foi o grande destaque do jogo, fez três gols e o atacante Kêninha também fez o seu, fechando assim a goleada de 4 X 0.

A seleção de Cocal de Telha voltará a campo para tentar a classificação em casa contra o selecionado de Jatobá do Piauí, já Pedro II jogará contra a seleção de Boqueirão do Piauí na casa do adversário, em data ainda a ser marcada pela coordenação da competição.

Fonte: FMImperial

MP pede 139 impugnações de candidaturas na 12ª eleitoral de Pedro II

No Piauí exatas 909 candidaturas foram impugnadas, a maioria por pendência de documentação ou por conta da lei da ficha limpa, na 12ª zona eleitoral que abrange os municípios de Domingos Mourão, Milton Brandão, Lagoa de São Francisco e Pedro II foram impugnadas 139 candidaturas.


Segundo o representante do Ministério Publico promotor eleitoral Dr. Luciano Lopes a maioria dos pedidos de impugnações são por conta da falta de vários documentos, dentre eles o que comprova que o candidato é alfabetizado, por conta disso cerca de 32 candidatos fizeram quinta feira 26 de julho um pequeno teste para comprovar que são alfabetizados ou seja, que no mínino sabem ler e escrever.

Segundo Dr. Luciano outros 10 candidatos estão pendentes com outros documentos, sendo regularizada a situação o representante do Ministério Publico irá deferir a candidatura.

De acordo com informações do cartório eleitoral das 130 candidaturas impugnadas somente 42 ainda encontram-se com alguma pendência.

Fonte: FM Imperal

Posts anteriores