Cidadeverde.com

Jovem trans de 22 anos é morta a tiros próximo a casa de familiares

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma jovem trans de 22 anos, identificada como Maria Eduarda, foi morta a tiros na noite desta quinta-feira (24) no município de Piripiri, a 160 km ao norte da capital. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida em uma rua próxima a casa de familiares, no bairro Parque Recreio. 

Ainda segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 20h quando dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos. A motivação ainda é desconhecida pelas autoridades. 

"Ela estava próxima a residência de familiares e dois elementos chegaram e  efetuaram os disparos contra ela, que faleceu no local. Ela não tinha envolvimento com o crime. A família não repassou informação que pudesse indicar autoria e motivação, disse apenas que ela era uma pessoa tranquila e amigável com todo mundo", relatou o major Jairo Oliveira, comandante do 12º Batalhão da PM. 

Após o crime, a Polícia Militar realizou diligências na região com objetivo de prender os suspeitos, que ainda não foram localizados. 

As investigações do caso devem ficar a cargo da Polícia Civil. 

Nas redes sociais, amigos e familiares se despediram de Maria Eduarda e lamentaram o ocorrido. 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Sesapi prepara mobilização para registros das vacinas pelos municípios

Foto: Ascom Sesapi

Florentino Neto com a prefeita de Piripiri Jôve Oliveira

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está elaborando estratégias de incentivo a imunização dos piauienses em todo o estado. Uma das etapas é a mobilização de uma força tarefa da equipe de técnicos da Sesapi, que irão  acompanhar o trabalho de registro de vacinas, nos municípios, incentivando assim o avanço da imunização no estado.

A equipe técnica da secretaria irá intensificar o trabalho de monitoramento junto aos municípios piauienses, permitindo assim um acompanhamento mais fiel do total de doses dos imunizantes já aplicadas e registradas. 

“Temos a necessidade de estar constantemente avaliando a execução da campanha de imunização no nosso estado, esse acompanhamento permite verificar as metas de avanço da imunização em grupos prioritários por município. Dessa forma podemos ter uma melhor noção da vacinação no nosso estado e traçar estratégias para melhorar cada vez mais esse trabalho”, explicou o secretário Florentino Neto.

Cristiane Mouras Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, destaca que entre os benefícios que esse acompanhamento pode gerar para o estado, está a identificação de possíveis ajudas que os municípios necessitam receber para o registro de informações nos sistemas oficiais.

“Esta também é uma atribuição da Sesapi. Além da distribuição das doses para todos os 224 municípios, nós monitoramos e acompanhamos todo esse trabalho de execução da vacina, é necessário esse acompanhamento para que todos tenham a informação correta do andamento da campanha de imunização”, destaca a diretora.

Nesta segunda-feira(21), Florentino acompanhou o trabalho de imunização de profissionais de bancos, correios, INSS e catadores vinculados a coperativa de catadores autônomos de materiais recicláveis no município de Piripiri. 

 

R$ 1,50 por registro

Além dessas estratégias, o estado do Piauí já havia aprovado em reunião da Comissão Intergestora Bipartite no dia 08 de Junho o pagamento para os municípios do valor de R$1,50, pelo período de 30 dias a partir da data de publicação, por dose de vacina contra a Covid-19 aplicada e registrada corretamente no SI-PNI.  O período do pagamento se refere as doses cadastradas  do dia 14 de Junho ao dia 14 de Julho.

“Esse é outro incentivo que o estado aprovou e é mais uma estratégia que busca garantir o avanço no registro das doses aplicadas no estado”, lembra o secretário.

 

Da Redação
[email protected]

Morador é morto a tiros em praça na cidade de Piripiri

Foto divulgada pela PMPI

Um morador foi morto a tiros no momento em que estava em uma praça, por volta das 23h10, na cidade de Piripiri, na sexta-feira (18). O 12º Batalhão da Polícia Militar do Piauí informou que a vítima foi identificada como Nadson José Mourão Sousa, de 37 anos. Ele morava em São Paulo e passou a residir em Piripiri há poucos meses, após a morte do irmão no estado paulista. 

O comandante do 12º BPM, major Jairo Oliveira, relatou que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ir até o local, mas a vítima não resistiu aos disparos e morreu na praça. 

“Segundo informações, ele estava na praça e teria tentado correr (dos tiros). O SAMU compareceu e constatou o óbito no local”, disse. 

Em nota, o 12º BPM informou que, “segundo relato de populares, dois indivíduos chegaram em uma moto e efetuaram vários disparos contra a vítima”.

O crime aconteceu na praça do Conjunto Expedito Resende. 

“Os atiradores teriam utilizados duas pistolas. A vítima não era conhecida da polícia. Familiares narraram que a vítima residia em São Paulo e estava em Piripiri havia apenas três meses. Ele teria vindo embora após seu irmão ser morto em uma comunidade em São Paulo. A Polícia Judiciária foi acionada para os procedimentos de praxe”, finaliza a nota. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Morre idoso de 80 anos que foi de maca fazer prova de vida do INSS

Foto fornecida pela família


O aposentado de 80 anos - que foi de maca fazer a prova de vida do INSS – morreu ontem (14) na cidade de Piripiri (a 157 km de Teresina).  O trabalhador rural, Raimundo Mendes da Silva, antes de morrer, passou pelo constrangimento de ter que ir até a frente da agência do Banco do Brasil para mostrar que estava vivo. 

Raimundo Mendes estava acamado há um ano após complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e precisava fazer o exame. O teste é uma exigência anual do INSS.

A família chamou uma ambulância e o levou até a frente do banco. Após insistência dos parentes, o idoso conseguiu fazer a prova de vida.

A neta do idoso, Joselane da Silva Gomes, 28 anos, fez um apelo na rede social para que o avô fizesse o exame e não perdesse o benefício.

“Há 10 anos ele teve um AVC e há um ano estava acamado. Ele perdeu os movimentos das pernas, nem sentar conseguia. Devido a secreção, ele não conseguia falar direito. Ele estava muito fraco”, relatou a neta.

Joselane contou que o aposentado vivia com avó de 73 anos e o dinheiro do benefício era para pagar remédios, a cuidadora e alimentos para ele. 

“Essa situação foi um constrangimento e nos causou revolta. A minha avó foi ao banco avisar que meu avô não tinha condições de se deslocar, mas o banco não deu nenhuma orientação, tivemos que levá-lo numa maca. Não tenho palavra pra expressar esse sentimento”.

O portal tentou falar com o Banco do Brasil, mas não obteve êxito.

O INSS informou que a família do idoso tinha duas possibilidades, ou fazer através de procuração, ou solicitar o INSS a visita de um funcionário para atestar que o acamado estava vivo. Outra experiência piloto que o instituto está trabalhando é um aplicativo - que 5,6 milhões de beneficiários - terão direito de fazer prova de vida virtualmente.   

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Piripiri recebe ação educativa para o trânsito do município

Foto: Ccom

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, realizou, nessa segunda-feira (31), uma intervenção educativa na cidade de Piripiri, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito do Município (Sutran) e apoio da Polícia Militar.

A diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Patrícia Leal, afirma que a atividade não fez apenas parte da conjuntura de ações da escola em alusão ao Maio Amarelo 2021, mas também se demonstrou uma oportunidade única para aplicar novas ferramentas da educação para o trânsito. “Foi realizada uma abordagem relacional, participativa e dialogada, no qual os usuários são convidados a repensar em suas condutas no trânsito, em especial, sobre o uso correto de capacete, condução correta de crianças dentre outras práticas que são de extrema importância para a sua segurança durante a condução”, afirma Patrícia Leal.

Além da nova técnica de abordagem adotada pelos educadores de trânsito, a equipe consagrou a coleta de demonstrativos de resultados e dados por meio de formulários eletrônicos referentes aos indicadores de segurança viária. Após a intervenção esses dados são consolidados e emitidos por meio de um relatório técnico, que será um suporte para as futuras suplementações da política de trânsito no município.

Na ocasião, foram distribuídos materiais didáticos e educativos sobre educação no trânsito e sobre as mudanças que ocorreram no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a população do município por meio dos QR Codes do Detran.

Com informações Ascom

Ex-pastor suspeito de matar esposa em SP é preso no Piauí

A Polícia Civil do Piauí cumpriu, nesta quinta-feira (27), mandado de prisão contra um ex-pastor evangélico suspeito de matar a esposa. O crime foi praticado em 2019, na cidade Diadema, em São Paulo. 

Após uma denúncia anônima, ação conjunta entre a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Piripiri e o 2º Distrito Policial localizou e prendeu o suspeito. A  delegada Kamila Martins conta que José Edson Lino Filho estava foragido há cinco meses na cidade de Piripiri, a 157 Km de Teresina, trabalhando como auxiliar de pedreiro. Um vídeo mostra o momento da prisão;

A vítima, Ieda Alvin Lino, de 42 anos, foi assassinada a facadas ao sair de um culto. Ela também era pastora e o crime teve grande repercussão na época. 

O preso deve ser recambiado para São Paulo.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Homem é preso suspeito de 'stalking' ao ameaçar ex-mulher com mais de 100 ligações

Foto: Divulgação/PRF

Equipes da PRF e da Polícia Civil do estado do Pará cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos pelo crime de 'Stalking Virtual', prática marcada pelo uso de meios eletrônicos para intimidar a vítima. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira(18), no município de Piripiri, a cerca de 170 quilômetros ao norte de Teresina.

Entenda o que é stalking

De acordo com as investigações, o homem, que não teve a identidade revelada, chegava a efetuar mais de 100 ligações telefônicas por dia como forma de intimidar sua ex-companheira. Ele foi localizado trabalhando em uma obra nas margens da BR 343. 

O mandado de prisão cumprido ontem foi expedido pela vara única do município paraense de Pacajá, no último dia 01 de maio. 

"Ao ser preso o homem informou que estava ciente das acusações imputadas e que se recordava perfeitamente do fato relacionado", informou a Polícia Rodoviária Federal. 

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Polícia Civil na cidade de Piripiri para as providências que o caso requer e o cumprimento do Mandado. Ele ficará a disposição da Justiça do estado do Pará.

O caso registrado em Piripiri é a primeira prisão pela prática de stalking no estado do Piauí após a sanção da lei que tipifica a prática como crime. 

Stalking

O termo stalking significa uma perseguição obsessiva, que pode interferir na liberdade, privacidade e segurança da vítima. A lei que torna crime a prática foi sancionada no início do último mês de abril e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa.


Natanael Souza
[email protected] 

Caminhoneiro é preso no Piauí ao ser flagrado com carreta roubada em Goiás

Foto: divulgação PRF-PI

Um motorista de 52 anos foi preso ao ser flagrado na BR-343, na cidade de Piripiri, no interior do estado, com uma carreta roubada. O veículo foi localizado durante fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

"Ao fazerem as devidas identificações no veículo foi detectado que o bem havia sido tomado de assalto em abril deste ano na cidade de Goiânia-GO", informou a PRF-PI. 

O  motorista alegou que havia comprado o veículo de um homem que veio a falecer posteriormente, porém não sabia que o bem possuía restrições.

A abordagem ocorreu na noite dessa sexta-feira (07). A PRF encaminhou o veículo e o caminhoneiro para a sede da Polícia Civil em Piripiri. Ele pode responder pelo crime de roubo. 


Graciane Sousa
[email protected]

MP denuncia ex-candidata por conduta homofóbica contra prefeita no Piauí

Foto: Secom/Prefeitura de Piripiri

 

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro (PTB), da cidade de Piripiri, fez uma queixa-crime contra uma ex-candidata a vereadora por conduta homofóbica. O Ministério Público Estadual acatou o pedido e denunciou à Justiça Jéssica Rodrigues Leite Andrade, por injúria com teor homofóbico.

Na ação, o promotor de justiça José Hamilton Bezerra Lima denuncia que Jéssica Andrade "ofendeu verbalmente a orientação sexual da vítima" na presença de várias pessoas durante uma live realizada no Facebook, chamando-a de "Jovão", no mês de fevereiro.

"Percebe-se que o aumentativo utilizado no final do nome da vítima tem o intento masculinizá-la, injuriando-a pelo único motivo de sua orientação sexual", diz o promotor na ação.

A ação foi com base na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em 2019, enquadrou homofobia e transfobia como crimes de racismo.

Na queixa-crime, a prefeita Jôve Oliveira diz que a ex-candidata vem reiteradas vezes atacando a vida pessoal e sua gestão de forma caluniosa e difamatória. Em live, a prefeita disse que Jéssica Andrade chega a chama-la de "vagabunda", "caloteira" e que "ela (Jôve) comeu dos dois lados, comeu na gestão do Luiz (Menezes, ex-prefeito de Piripiri) e está comendo na do Jovão".

Na denúncia, a prefeita informou que em 16 de julho do ano passado conseguiu na justiça - na 1ª Vara da Comarca de Piripiri - a determinação de que Jéssica Andrade retirasse de suas redes sociais todas as publicações que versassem sobre a orientação sexual da autora. Jôve Oliveira é radialista, primeira mulher prefeita de Piripiri e derrotou um grupo político que comandou a cidade por cerca de 30 anos.

Jéssica Andrade atribuiu a denúncia da prefeita uma tentativa de calar suas críticas. A ex-candidata a vereadora disse que faz oposição declarada a atual gestão de Jôve Oliveira. "Estou tranquila, não cometi nenhum crime. Ela está tentando me calar como fez das outras vezes. Uma tentativa clara de intimidação. Chamei ela de Jovão devido as promessas midiáticas que fez durante a campanha e não cumpriu até gora. Não tem nada a ver com homofobia", disse.


Yala Sena
[email protected]

Homem ateia fogo na própria casa e ataca policial com foice em Piripiri

Foto: Polícia Militar do Piauí

 

Um soldado da Polícia Militar sofreu golpes de foice no braço durante ocorrência, na cidade de Piripiri, envolvendo um senhor, de 55 anos, que ateava fogo na própria casa, nesta quinta-feira (15). Para conter a agressão, o senhor foi atingido por disparos de arma de fogo. O policial e o senhor foram encaminhados para o hospital. 

O comandante do 12ª Batalhão da Polícia Militar do Piauí, major Jairo Oliveira, informou que populares relataram que a motivação do incêndio seria uma “desilusão amorosa”. “Pelo que a gente colheu, ele estava em processo de separação. Ele estava descontrolado. A casa ficou totalmente destruída pelo fogo. Não sabemos informar como ele iniciou as chamas”. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para a ocorrência. 

“Nós fomos acionados, inicialmente, por volta das 12h30, para atender uma ocorrência de (Lei) Maria da Penha. Chegamos lá, a casa estava em chamas. O proprietário investiu contra o policial com uma foice, o policial efetuou disparo de bala de borracha, mas depois precisou usar a munição para conter a agressão”.

O comandante disse que o soldado foi transferido para Teresina e passará por cirurgia. “Não chegou a decepar a mão, mas os cortes foram profundos”. O proprietário da residência está no Hospital Regional de Piripiri e também passará por intervenção cirúrgica. 

Foto: Polícia Militar do Piauí

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Posts anteriores