Cidadeverde.com

Homem com carro alugado no Paraná é preso na BR 343 por apropriação indébita

Foto: PRF-PI

Policiais Rodoviários Federais prenderam na tarde de hoje(07) um homem de 47 anos acusado do crime de Apropriação Indébita. A ação foi desencadeada quando os policiais o abordaram na rodovia BR 343 no município de Piripiri/PI.

No momento da abordagem, os policiais verificaram junto aos sistemas que a placa do veículo possuía registro de Apropriação Indébita datado de 29/04/2021 na cidade de Teresina/PI. De acordo com a denúncia o veículo havia sido alugado em uma empresa de locação na cidade de Foz do Iguaçu/PR e não tinha mais sido devolvido.

De acordo com o condutor do veículo, o bem foi locado para estar a disposição de uma empresa cujo dono seria seu genro, mas que não sabia da situação atual do veículo.

Desta forma, os policiais encaminharam o homem e o veículo até à Polícia Civil no município de Piripiri para os procedimentos necessários. Ele poderá responder pelo crime de Apropriação Indébita.

Da Redação
[email protected]

STF mantém condenação de 6 anos de prisão a radialista que matou garçom

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, manteve a sentença que condenou a 6 anos e 11 meses o radialista Ivan Carlos Carvalho Panichi. Ele é considerado culpado na morte do garçom João Antônio dos Santos, conhecido como João Fidelis, de Piripiri. O caso gerou grande comoção e repercussão na imprensa nacional mostrando filmagem do acusado que  após o crime foi beber em um bar próximo ao local do acidente. Ele respondia o crime em liberdade. 

O caso ocorreu na cidade de Piripiri, ao Norte do estado no dia 11 de setembro de 2010. 

Acusado foi preso em flagrante e julgado somente oito anos após  crime

 

O processo foi longo e cheio de recursos. O réu foi julgado pelo Tribunal do Júri e condenado a sete anos de prisão no semi aberto. Não aceitando a condenação, o acusado recorreu da decisão, que não foi aceita, mas conseguiu reduzir a pena para 6 anos e 11 meses. 

Inconformado com decisão do Tribunal de Justiça do Piauí, o réu recorreu ao STJ e hoje foi indeferido e mantido a decisão do Piauí.

 

Vítima era muito querida na cidade (foto: arquivo pessoal)

O radialista Ivan Panichi conduzia um veículo quando atropelou o garçom, na BR-343, em Piripiri. 

O filho de João Fidelis, Georliton Alves, informou ao portal Cidadeverde.com que recebeu com certo alívio a decisão. "Isso mostra que a luta não foi em vão. Isso mostra como as leis são frágeis. A justiça foi feita, que sirva de alerta e que outras famílias não passe o que a gente passou”, disse Georliton Alves. 

 

Flash Yala Sena e Tiago Melo
[email protected]

Piripiri recebe reforço na Segurança após série de crimes violentos

Foto: Polícia Militar

Polícia durante abordagem de rotina em Piripiri

A cidade de Piripiri recebeu reforço no policiamento ostensivo após uma série de crimes violentos. Ao Cidadeverde.com, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Jairo Oliveira, informou que o Comando Geral da PM enviou mais equipes para ampliar a sensação de segurança local. O reforço deve ficar na cidade por tempo indeterminado. 

“Recebemos esse reforço de Teresina, eles chegaram ontem (05), para aumentar o policiamento na cidade. São equipes da Cavalaria, do Batalhão Aéreo e da Inteligência da Polícia Militar. O tempo de permanência vai depender do Comando Geral”, disse.  

Somente neste mês de julho, a cidade registrou pelo menos quatro crimes violentos. Ontem (05), a Polícia Militar foi acionada após informação de um homem encontrado morto em casa; ainda não há confirmação se foi homicídio ou não. 

Na última quinta (01), a cidade teve dois homicídios em intervalo de cinco horas, as vítimas foram um empresário de 51 anos e um jovem de 22 anos. 

Na sexta (02), uma mulher de 33 anos e uma criança de sete anos foram vítimas de bala perdida. Elas foram alvejadas após correrem de uma tentativa de homicídio em via pública, que tinha como alvo uma terceira pessoa. 

Recentemente, no dia 27 de junho, um bebê de um ano de idade foi atingido de raspão por um disparo de arma de fogo durante uma tentativa de homicídio contra um homem, que também foi baleado. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Deputado busca conclusão de reforma de escola na cidade de Piripiri

O deputado estadual Franzé Silva (PT) está articulando, junto à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), a conclusão da reforma da escola da comunidade Formosa, na zona rural de Piripiri.

De acordo com a Seduc, o edital da obra, que está orçada em mais de R$ 249 mil, já foi lançado e a abertura da licitação será no dia 29 de julho. Depois disso, será aberto prazo de 30 dias para início da reforma.

"É uma escola no padrão FNDE, cuja obra está 80% feita. Queremos agilidade para a conclusão rápida da reforma. É um compromisso que assumimos com os piripirienses da Formosa", pontua Franzé.

"Educação é prioridade e a estruturação dessa escola trará mais qualidade de ensino para Piripiri, melhorando o aprendizado dos alunos e o trabalho dos educadores", ressalta o parlamentar.

O suplente de vereador Roberval Ramos destaca a importância da conclusão da obra da escola para Piripiri e o trabalho do deputado Franzé Silva e da Seduc-PI para que a reforma seja finalizada.

"A obra vai beneficiar bastante os jovens que precisam estudar, diminuindo, inclusive, as dificuldades de ter que se deslocar para a cidade, muitas vezes chegando em casa de madrugada", pontua Roberval.

O suplente de vereador observa, ainda, que "a escola, quando concluída, vai receber alunos tanto da região da Formosa como de comunidades vizinhas, quem sabe até de outros municípios vizinhos".

Da Redação
[email protected]

Mulher e criança são vítimas de bala perdida no interior do Piauí

Foto: reprodução WhatsApp

Uma mulher de 33 anos e uma criança de sete anos foram vítimas de bala perdida na cidade de Piripiri, ao Norte do Piauí. Segundo o major Jairo Oliveira, comandante da Polícia Militar na cidade, eles saíram correndo em via pública durante tentativa de um homicídio a um vizinho que seria o alvo dos criminosos e também ficou ferido. 

"Foram matar um homem e já chegaram atirando em via pública. Esse homem, que era o alvo, saiu correndo e as pessoas que estavam próximas também. Os bandidos saíram atrás efetuando vários tiros que atingiram uma mulher e uma criança", explica o major. 

A mulher foi alvejada na perna. Já a criança- que não tem parentesco com as demais vítimas- foi atingida no glúteo. O alvo dos criminosos levou tiros nas costas e nas pernas. "Os três foram socorridos e estavam conscientes", reitera o comandante da PM. 

O crime ocorreu na noite desta sexta-feira (02). A PM fez digilências na área e conseguiu prender dois dos suspeitos com uma arma. O major explica que o alvo dos criminosos não tem antecedentes criminais. O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Piripiri registra dois homicídios em um intervalo de 5 horas

O município de Piripiri, distante cerca de 170 quilômetros ao norte de Teresina, teve uma noite violenta nesta quinta-feira (01) com dois homicídios registrados em um intervalo de aproximadamente cinco horas. 

O primeiro homicídio aconteceu por volta das 18h e teve como vítima um empresário identificado como Manoel da Silva Brito, de 51 anos, proprietário de uma farmácia no centro do município. De acordo com informações da Polícia Militar, os suspeitos chegaram ao local em um carro e efetuaram os disparos contra o empresário, que não resistiu aos ferimentos e morreu na entrada do estabelecimento. 

De acordo com o major Jairo, comandante da PM em Piripiri, a principal suspeita é que o empresário tenha sido executado. "Todas as características nos levam a crer que se trata de um crime de pistolagem, até pela forma que aconteceu", disse. 

O segundo homicídio registrado em Piripiri na noite de ontem aconteceu dentro uma residência e teve como vítima um jovem de 22 anos, identificado como Gideão de Sousa Brito. De acordo com informações da Polícia Militar, ele foi morto com golpes de facas e tiros. O crime aconteceu por volta das 22h30, no bairo Vista Alegre.

"A suspeita é que ele tenha sido morto por causa de uma disputa entre grupos rivais que atuam aqui na região", contou o comandante da PM em Piripiri. 

Ainda de acordo com a Polícia, os dois crimes não possuem relação direta. Os autores dos homicídios ainda não foram localizados. 

Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Hospital Regional de Piripiri realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia

Foto: Ascom

O Hospital Regional Chagas Rodrigues, localizado no município de Piripiri, realizou, no último sábado (26), seu primeiro procedimento cirúrgico por meio da videolaparoscopia. O procedimento permite a realização de cirurgias minimamente invasivas, com um tempo de recuperação mais rápido e menos possibilidade de complicações para o paciente. A equipe cirúrgica foi formada pela médica Simone Fontenele (cirurgiã), Micaela Caldas (cirurgiã auxiliar), Lívia Coelho (instrumentadora), Hernanes Batista (anestesista) e Pauliane Neres e Lucas Andrade (enfermeiros).

O procedimento foi realizado em uma paciente de 38 anos que já estava aguardando pela cirurgia de Colecistectomia, operação para a retirada de vesícula.

Nádia Costa, diretora da unidade, explica que o início dos procedimentos na unidade representa um marco para os serviços de saúde que o hospital presta à população da região. “Com esse tipo de procedimento são inúmeros os benefícios. Temos mais segurança e rápida recuperação para o paciente, como também um benefício para o nosso fluxo de atendimento, uma vez que o procedimento cirúrgico é realizado de maneira mais rápida, permitindo uma maior quantidade de atendimentos, dessa forma temos uma fila de espera com maior rotatividade, atendendo mais pessoas que precisam de uma cirurgia”, explica.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que esse é mais um avanço na modernização da rede de saúde pública do Piauí, onde, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, ajuda na descentralização dos atendimentos no estado. “É um esforço do nosso governador, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, avançar com a melhoria dos serviços de saúde de todos os hospitais da nossa rede. Temos aparelhos de videolaparoscopia em diversas unidades que já realizam procedimentos minimamente invasivos. Agora, o hospital Chagas Rodrigues entra nesse grupo de hospitais que têm mais essa ferramenta para dar suporte à saúde dos piauienses”, afirmou o gestor.

Da Redação
[email protected]

Bebê de um ano é baleado durante tentativa de homicídio em Piripiri

Foto: Sesapi

Um bebê de um ano de idade foi atingido de raspão por um disparo de arma de fogo na tarde deste domingo (27) durante uma tentativa de homicídio em Piripiri, município distante cerca de 170 quilômetros ao norte de Teresina. O homem que era alvo da ação dos criminosos também foi baleado. Os dois foram socorridos e encaminhados para atendimento no Hospital Regional Chagas Rodrigues. 

De acordo com o major Jairo Oliveira, comandante da Polícia Militar em Piripiri, os suspeitos de efetuar os disparos chegaram em uma motocicleta na rua onde a tentativa de homicídio foi registrada. O bebê estava brincando com familiares nas proximidades do local. 

“Os motoqueiros chegaram para executar uma pessoa, essa pessoa saiu correndo e eles efetuaram os disparos. Uma bala perdida acabou atingindo a criança de raspão, na região do tórax. O homem que era alvo foi atingido com três ou quatros disparos na região das costas", informou o major. 

A criança não teve ferimentos graves e foi liberada logo após receber atendimentos no Hospital Chagas Rodrigues. A Polícia não tem informações sobre o estado de saúde do homem que seria alvo da ação dos suspeitos. 

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a tentativa de homicídio foi registrada no Parque Recreio, na mesma rua em que uma jovem transexual de 22 anos, identificada como Maria Eduarda, foi morta a tiros na noite da última quinta-feira (24). 

A Polícia Civil vai investigar se há relação entre os dois casos. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Jovem trans de 22 anos é morta a tiros próximo a casa de familiares

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma jovem trans de 22 anos, identificada como Maria Eduarda, foi morta a tiros na noite desta quinta-feira (24) no município de Piripiri, a 160 km ao norte da capital. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida em uma rua próxima a casa de familiares, no bairro Parque Recreio. 

Ainda segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 20h quando dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos. A motivação ainda é desconhecida pelas autoridades. 

"Ela estava próxima a residência de familiares e dois elementos chegaram e  efetuaram os disparos contra ela, que faleceu no local. Ela não tinha envolvimento com o crime. A família não repassou informação que pudesse indicar autoria e motivação, disse apenas que ela era uma pessoa tranquila e amigável com todo mundo", relatou o major Jairo Oliveira, comandante do 12º Batalhão da PM. 

Após o crime, a Polícia Militar realizou diligências na região com objetivo de prender os suspeitos, que ainda não foram localizados. 

As investigações do caso devem ficar a cargo da Polícia Civil. 

Nas redes sociais, amigos e familiares se despediram de Maria Eduarda e lamentaram o ocorrido. 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Sesapi prepara mobilização para registros das vacinas pelos municípios

Foto: Ascom Sesapi

Florentino Neto com a prefeita de Piripiri Jôve Oliveira

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está elaborando estratégias de incentivo a imunização dos piauienses em todo o estado. Uma das etapas é a mobilização de uma força tarefa da equipe de técnicos da Sesapi, que irão  acompanhar o trabalho de registro de vacinas, nos municípios, incentivando assim o avanço da imunização no estado.

A equipe técnica da secretaria irá intensificar o trabalho de monitoramento junto aos municípios piauienses, permitindo assim um acompanhamento mais fiel do total de doses dos imunizantes já aplicadas e registradas. 

“Temos a necessidade de estar constantemente avaliando a execução da campanha de imunização no nosso estado, esse acompanhamento permite verificar as metas de avanço da imunização em grupos prioritários por município. Dessa forma podemos ter uma melhor noção da vacinação no nosso estado e traçar estratégias para melhorar cada vez mais esse trabalho”, explicou o secretário Florentino Neto.

Cristiane Mouras Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, destaca que entre os benefícios que esse acompanhamento pode gerar para o estado, está a identificação de possíveis ajudas que os municípios necessitam receber para o registro de informações nos sistemas oficiais.

“Esta também é uma atribuição da Sesapi. Além da distribuição das doses para todos os 224 municípios, nós monitoramos e acompanhamos todo esse trabalho de execução da vacina, é necessário esse acompanhamento para que todos tenham a informação correta do andamento da campanha de imunização”, destaca a diretora.

Nesta segunda-feira(21), Florentino acompanhou o trabalho de imunização de profissionais de bancos, correios, INSS e catadores vinculados a coperativa de catadores autônomos de materiais recicláveis no município de Piripiri. 

 

R$ 1,50 por registro

Além dessas estratégias, o estado do Piauí já havia aprovado em reunião da Comissão Intergestora Bipartite no dia 08 de Junho o pagamento para os municípios do valor de R$1,50, pelo período de 30 dias a partir da data de publicação, por dose de vacina contra a Covid-19 aplicada e registrada corretamente no SI-PNI.  O período do pagamento se refere as doses cadastradas  do dia 14 de Junho ao dia 14 de Julho.

“Esse é outro incentivo que o estado aprovou e é mais uma estratégia que busca garantir o avanço no registro das doses aplicadas no estado”, lembra o secretário.

 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores