Cidadeverde.com

Cantor José Augusto será grande atração do Festival da Uva

A 4ª edição Festival da Uva, em São João do Piauí, foi lançado nesta quinta-feira (07), em solenidade no Palácio de Karnak. O evento busca incentivar a cultura e também fomentar investimentos na região, movimentando a economia local, e dando visibilidade ao potencial fruticultor da cidade.


A estimativa para os três dias de evento, que acontece de 14 a 16 de novembro, é um público de mais de 20 mil pessoas. A abertura da quarta edição contará com apresentações musicais e show de José Augusto. 


Confira programação

Dia 14/11

20h - Coral Canta e Encanta do IFPI de Paulistana;

20h30- Coral dos Vaqueiros "Malhada do Jatobá" (São João do Piauí);

21h - Banda 8º Resgate (São João do Piauí);

23h - Frank Sabah;

01h - José Augusto;

02h30 - Lene Silva e Grove da Negona


DIA 15/11

20h - Grupo de Dança da Escola Normal "Encantadores de São João"

20h30 - Orquestra Sanfônica (São João do Piauí);

21h - Ronaldo Alves (São João do Piauí);

23h - Dandinha

01h- Flávio José

02h30 - Xenhenhem.


DIA 16/11

13h- (Balneário Jenipapo) - Samba de Mesa com Sulica Del Samba;

20h - Batuque do Curral Velho (São João do Piauí);

20h30- Bloco Afro Cultura Coisa de Nego;

21h - Mozart Maia (São João do Piauí);

23h - Lene e Banda

01h- Fabricia e Banda

02h30 - HLJ4


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Acusado de estuprar filha diz que foi "momento de fraqueza"

O homem identificado como José Arnaldo de Almeida, 40 anos, conhecido como 'Pé de Pato', foi preso em flagrante acusado de estuprar a própria filha, de apenas 8 anos. De acordo com informações da Polícia Civil, exames comprovaram que a menina não é mais virgem, mas que a violência sexual não teria ocorrido recentemente. 
 
                                Foto: Pedefigueira
'Pé de Pato' assumiu o crime e afirma ter sido dominado por ‘uma fraqueza’

                            Fotos: Portalsanjoanense

O Delegado Regional Jorge Terceiro conta que o acusado foi preso em flagrante em meio ao mato, após um popular suspeitar da ação e acionar a polícia. 



"Graças a um popular que estava na mata procurando um bode que tinha sumido, ele avistou o acusado andando de bicicleta com a criança e resolveu segui-lo. Depois presenciou, 'Pé de Pato' só de blusa e sem calça. Então, o popular travou uma luta corporal, imobilizou o acusado e acionou a PM", explica Terceiro. 


Delegado Regional Jorge Terceiro

Em depoimento, o acusado revelou a intenção de cometer o estupro e que teria sido dominado por um momento de 'fraqueza. A menina teria implorado para não ser violentada. “Papai não faça isso comigo, sou sua filha”, disse a criança. 


O delegado regional conta que exame de corpo de delito não comprovou a conjunção carnal, mas que a criança não era mais virgem. Jorge Terceiro explica que o Conselho Tutelar também acompanha o caso, uma vez que, um irmão da vítima com problemas mentais já era suspeito de violentar a menina. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Divulgada programação de shows do Festival da Uva

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, confirmou durante o Jornal do Piauí desta quarta-feira (06) a realização da quarta edição do Festival da Uva, que acontece entre os dias 14 e 16 novembro, com uma vasta programação.

Além de oficinas técnicas, oficinas de dança, música, teatro e de cerâmica devem acontecer durante o evento. Quanto aos shows, o gestor confirma a presença de José Augusto, Flávio José, Fabricia e Banda e a participação da orquestra sanfônica.

                   Fotos: Raoni Barbosa

Para a deputada estadual Rejane Dias (PT) o festival vai muito além da parte cultural. Ele é também uma oportunidade de atrair novos investimentos e dar visibilidade ao potencial fruticultor da cidade. “Nós temos um solo rico em São João do Piauí que pode perfeitamente ser usado para ampliar a produção de frutas na região”, diz a parlamentar.


Produção de Uva

O prefeito Gil Carlos explica que a uva de São João do Piauí é uma das mais doces do país por causa do solo e do clima favoráveis. “O clima seco favorece maior concentração de açúcar na uva, aliado a isso, nós temos o projeto de irrigação que regula a quantidade de água e o horário, já que tudo tem que ser na medida”, explica.

De acordo com o gestor, a meta é que a produção alcance a marca de 300 toneladas por ano após a ampliação do Projeto de Irrigação Marrecas-Jenipapo, que terá investimentos de mais de R$ 40 milhões. “Atualmente nós contamos com sete hectares, mas já estamos ampliando para 500 hectares. Queremos chegar a mil”, diz.


Arlinda Monteiro (especial para o cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Colisão entre motocicletas deixa quatro feridos

A colisão entre duas motocicletas próximo à zona urbana de São João do Piauí resultou em quatro pessoas feridas, sendo um em estado grave. O acidente ocorreu na noite deste domingo (03), na BR-020, localidade Lagoa da Serra.

                           Fotos: Jr. Lopes

De acordo com testemunhas, o motociclista Antônio Henrique Alves, 46 anos, realizava uma manobra de retorno quando foi surpreendido pela moto conduzida por Robson Sousa da Silva, 22 anos, que transportava dois adolescentes de 14 e 17 anos. 

Com o acidente Antônio Henrique teve o membro inferior esquerdo esmagado e pedaços de ossos espalhados pelo local. A vítima foi levada com urgência para Teresina na UTI móvel do SAMU. Robson Sousa fraturou o punho esquerdo. Os adolescentes tiveram ferimentos leves no rosto e cabeça. 

A área foi isolada, as vítimas encaminhadas ao hospital e as causas do acidente ainda não foram reveladas. 


Com informações Portalsanjoanense
cidades@cidadeverde.com

Abastecimento d’água será reforçado para Festival da Uva

O sistema de abastecimento de água no município de São João do Piauí, a 486 km de Teresina, está sendo reforçado para a 4ª edição do Festival da Uva. O evento, que acontece de 14 a 16 de novembro, deve reunir centenas de turistas de 11 município da região. 


Em temporada de férias, serviços essenciais como abastecimento de água e fornecimento de energia são precários, não suportando a demanda. De acordo a informações da Agespisa, a Estação de Tratamento receberá novos filtros para garantir a qualidade da água. 

Bombas de poços localizados nas regiões mais altas do município também estão sendo substituídas, para evitar a falta d'água. 


"A intenção é evitar transtornos para quem mora aqui e para quem vem prestigiar o evento. Estamos realizando manutenções corretivas e preventivas", explica Ildemar Marcos de Carvalho, Gerente do Escritório de São João do Piauí da Agespisa.


Com foto e informações Portalsanjoanense
cidades@cidadeverde.com

Justiça manda soltar acusado de estuprar filha de 14 anos

A Justiça determinou nesta quarta-feira (23) a soltura de Manoel Ferreira da Silva, 38 anos, acusado de estuprar a própria filha de 14 anos em São João do Piauí. A decisão foi motivada por excesso de prazo na tramitação do processo. Preso há oito meses, Manoel não foi sequer citado formalmente.
 
O titular do Distrito Policial daquele município, delegado Jorge Terceiro, relembrou o caso ao CidadeVerde.com. “O caso havia sido denunciado ao Conselho Tutelar. Nós fomos até a casa da família quando ele estava fora de casa e conversamos com ela. Ela fez o exame que confirmou a conjunção carnal, inclusive de forma recente. Ela já mostrava inclusive afetividade para com o pai. Dizia que tinha ciúmes dele e ela é que devia cuidar mesmo dele”, descreve.
 
Após a confirmação do relacionamento, o delegado solicitou o pedido de prisão preventiva, que foi concedida no mesmo dia pelo juiz da comarca. A prisão aconteceu no dia 26 de dezembro de 2012. Em seguida, Manoel foi encaminhado à penitenciária de São Raimundo Nonato, onde permanece até os dias atuais. “Nós concluímos o inquérito em dez dias e encaminhamos ao judiciário, para o Fórum”, diz o delegado.
 
Após denúncias de vizinhos ao Conselho Tutelar, a polícia investigou o caso e descobriu que os supostos abusos teriam começado após a morte da mãe da adolescente. A relação teria durado oito meses. Manoel também possui um outro filho, um garoto de cerca de dez anos, que morava na mesma casa.
 
O desembargador Erivan Lopes determinou que seja expedido alvará de soltura em favor do acusado. O próprio Ministério Público reconheceu o excesso de prazo e emitiu parecer em favor da libertação.
 
Fábio Lima
Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Acusados de estelionato são presos com cartões e senhas de vítimas

A Polícia Civil continua as investigações para tentar prender o homem identificado apenas como "Tico" acusado de tentar aplicar golpes em clientes do Banco do Brasil de São João do Piauí, a a 486 km de Teresina. Os outros dois comparsas foram presos no último final de semana quando tentavam sacar dinheiro com cartões e senhas das vítimas. 

De acordo com o delegado Jorge Terceiro, o trio ainda não havia lesado nenhum cliente no município e teriam sido descobertos por um homem que suspeitou do golpe. 

                           Foto: Jr. Lopes/ Portalsanjoanense

"Eles fixavam fitas adesivas dentro do leitor de cartões em alguns terminais, impendido assim, a leitura do cartão. Os membros da quadrilha ocupavam caixas eletrônicos que funcionavam corretamente e ofereciam ajuda em um caixa que não foi sabotado. Neste momento, pegavam o cartão da vítima que lhe repassava a senha. Então, na hora de entregar o cartão eles devolviam outro bastante semelhante", explica o delegado de São João do Piauí.

No último sábado (12), foram presos Raimundo Nonato, natural de Picos-PI, e José de Ribamar, natural de Araripe-CE, ao serem flagrados com vários cartões e senhas da vítima. "Eles haviam retornado à agência para sacar o dinheiro quando foram surpreendidos pela polícia. O terceiro estava esperando a dupla em um carro e ao perceber a movimentação fugiu", reitera Terceiro. 

O delegado ressalta ainda que o caso serve de alerta à população que não deve aceitar auxílio de pessoas desconhecidas ao tentarem realizar movimentações bancárias.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Rejane Dias anuncia lançamento do Festival da Uva de São João do Piauí

O lançamento do IV Festival da Uva vai acontecer no próximo dia 22, no Palácio de Karnak, em Teresina e no dia 25 em São João do Piauí. As datas foram acertadas durante reunião com a deputada Rejane Dias (PT), o secretário estadual de Turismo, deputado estadual Nerinho (PTB) e com os órgãos parceiros do evento que será realizado no período de 14 a 16 de novembro,  em São João do Piauí.


A deputada Rejane Dias, idealizadora do evento, disse que o Festival é um meio do Piauí e do Brasil conhecer o que é produzido na área irrigada em São João do Piauí que vai receber investimentos de R$ 50 milhões do governo federal. Com esses recursos a área irá passar de 7 para mil hectares, passando a aumentar o plantio de uva e  de outras frutas como mamão e goiaba. O secretário informou que a solenidade de  lançamento do IV Festival da Uva em Teresina, será pela manhã, mas o horário será definido pelo governador Wilson Martins. Em São João do Piauí ficou acertado que  será às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, antigo Centro Cultural.

O Banco do Nordeste, além de ser um dos  patrocinadores, irá ministrar duas palestras sobre microcrédito urbano e rural para os agricultores da região. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf, além do apoio logístico, será responsável por levar técnico de Petrolina e Juazeiro em Pernambuco para ministrarem palestras. A companhia também vai viabilizar a ida de produtores para o evento. Outro parceiro do evento, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piaui-Prodart disponibilizará o caminhão para o transporte das peças, dará apoio aos artesãos, ministrará oficina de cerâmica e fará a divulgação da arte santeira.

A Fundação Cultural do Estado levará oficinas de dança, música e teatro que serão realizadas antes do evento. A presidente Bid Lima disse que durante o festival será apresentada a mostra dessas oficinas e de outras que a prefeitura solicitar que sejam mais interessantes para os moradores de São João e de município próximos . Ela informou que o órgão é responsável pela instalação do palco, som, luz e pagamento dos artistas e professores que ministrarão as oficinas.

Participaram ainda da reunião Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Coordenadorias de Comunicação e da Juventude. A prefeitura de São João do Piauí foi representada pelas secretárias de Cultura, Joana Maria Oliveira, e de Agricultura, Adriana de Castro. Hoje, às 10 h, será realizada outra reunião na Setur com todos os órgãos parceiros para acertar os últimos detalhes do evento.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Vereador é preso com revólver em Pedro Laurentino

O vereador, identificado apenas como Régis, de Socorro do Piauí, foi preso na última terça-feira (27) após uma denúncia anônima de que ele estaria circulando com um revólver de calibre 38.

O vereador estava na cidade de Pedro Laurentino, a 496 km de Teresina, quando a Polícia Militar de São João do Piauí, durante uma abordagem, localizou a arma dentro do seu carro, modelo S10.

"Fizemos uma busca pessoal e não encontramos a arma, mas como tínhamos uma denúncia  tínhamos que fazer a busca veicular. Quando pedimos que ele abrisse o carro ele se recusou. Depois de algum tempo ele teve que abrir e  na verificação encontramos um revólver com seis munições e uma inclusive já deflagrada", contou o comandante da 2ª companhia da PM de São João do Piauí, tenente Edilson Sousa.

O vereador foi conduzido para a delegacia de São João do Piauí, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Jorge Terceiros, por porte ilegal de arma de fogo, mas foi liberado horas depois após pagar fiança. Régis, agora responde ao processo em liberdade.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

TRE adia julgamento de ação contra prefeito

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) adiou o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o atual prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves (PT). A pedido do relator do processo, juiz Agrimar Rodrigues de Araujo, a audiência foi marcada para próxima a segunda-feira (30).


A Aije foi ajuizada pelo candidato derrotado nas últimas eleições à prefeitura do município, José Alexandre Costa Mendonça (PSB).

Gil Carlos Modesto será julgado pelas acusações de compra de votos e abuso do poder econômico.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores