Cidadeverde.com

Assembleia aprova voto de louvor pelo Festival da Uva

A Assembleia Legislativa aprovou, hoje (18), requerimento do deputado Fábio Novo, presidente regional do PT, pedindo voto de louvor à prefeitura de São João do Piauí pela realização do IV Festival da Uva, no último fim de semana. 

O presidente do Poder, deputado Themístocles Filho (PMDB), disse que compareceu ao festival e que o voto de louvor deveria ser extensivo ao Governo do Estado.
 
Themístocles Filho disse que o festival contou com a apresentação de shows artísticos e reuniu milhares de pessoas.

Ele destacou que o Governo Federal vai destinar recursos para ampliar para mil hectares irrigados a área de plantação de uva em São João do Piauí, proporcionando a geração de renda para agricultores do semi-árido piauiense.
 
Informou ainda o presidente da Assembleia que esteve, também, em Simplício Mendes e Oeiras, onde compareceu a uma sessão solene em homenagem ao seu avô, médico Paulo de Tarso Ribeiro Gonçalves, realizada na Câmara Municipal. 

Um busto do médico Paulo de Tarso foi inaugurado na sede da Câmara. A homenagem fez parte do VIII Festival de Cultura de Oeiras, que, também, recebeu voto de louvor da Assembleia Legislativa.

Da Editoria de Cidades

Agespisa troca tubulação antiga em São João do Piauí

O governador Wilson Martins visitou, nessa quinta-feira (14), a obra que está trocando a tubulação na cidade de São João do Piauí, 450 quilômetros de Teresina. A obra está sendo realizada pela Agespisa e irá trocar cerca de sete quilômetros de rede de cimento amianto por tubo de PVC.


“Após a conclusão dessa obra, os moradores de São João do Piauí terão água de melhor qualidade”, afirmou Wilson. O governador estava acompanhado do engenheiro da Agespisa, Mário Bolívar, na ocasião representando o presidente Antonio Filho. Estão sendo investidos R$593 mil, recursos do Governo do Estado, da própria Agespisa e da Prefeitura Municipal de São João do Piauí.

A obra, que vai beneficiar mais de 5,6 mil pessoas, já avançou cerca de 30% e deve ser concluída nos próximos três meses. A tubulação de PVC é mais resistente e vai reduzir a ocorrência de vazamentos e melhorando o abastecimento da cidade.

Da Editoria de Cidades

Carro capota e deixa corretor ferido

Um corretor ficou ferido após capotar o carro que dirigia na BR-020, em São João do Piauí. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (16). 

Fotos: Pé de Figueira

De acordo com o site Pé de Figueira, Claudio Cavalcante de Bezerra, 31 anos, dirigia o Corolla de placa HXY-8199, que capotou várias vezes após a pousada Chalana. O motorista teria sido sacado para fora do carro. 

O condutor seria de São Raimundo Nonato e teria ido a São João do Piauí para acompanhar o Festival da Uva, que acontece neste fim de semana. Ele foi resgatado para uma ambulância e enviado para o hospital estadual Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí.



com informações do Pé de Figueira

Governador abre Festival da Uva de São João do Piauí

A quarta edição do Festival da Uva promete movimentar a cidade de São João do Piauí, a 460 quilômetros ao Sul de Teresina. A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta quinta-feira (14), pelo governador Wilson Martins. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas devem visitar o evento até sábado (16).


Para Wilson Martins, o Festival da Uva já é um evento consolidado e que eleva a autoestima dos piauienses. O governador também elogiou a qualidade da uva produzida em São João do Piauí e reforçou o investimento que está sendo aplicado na região através de uma parceria com o Governo Federal. Através desta parceria estão sendo investidos cerca de R$60 milhões para aumentar a área da fruticultura irrigada em São João, que passará de sete para mil hectares.

A programação do festival envolve oficinas de capacitação, treinamento e atividades culturais. Sendo que, o Governo do Estado participa do evento através de órgãos como a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e a Fundação Cultural do Piauí (Fundac).

O Festival conta ainda com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Assentamento Marrecas.

Programação cultural

Dia 14 (Quinta-feira)
20h - Coral Canta e Encanta do IFPI de Paulistana
20h30 - Coral do Vaqueiro Malhada do Jatobá
21h - Oitavo Resgate
23h - Frank Sabá
1h - Zé Augusto
2h30 - Lene Silva e Grove da Negona

Dia 15 (Sexta-feira)
20h - Grupo de Dança da Escola Normal Encantadores de São João
20h30 - Orquestra Sanfônica de São João do Piauí
21h - Ronaldo Alves
23h - Dandinha
1h - Flávio José
2h30 - Xenhenhem

Dia 16 (Sábado)
Tarde de sol (Balneário do Jenipapo)
13h - Samba de Mesa com Sulica Del Samba (Balneário do Jenipapo)
20h - Batuque do Curral Velho
20h30 - Bloco Afro Cultural Coisa de Nego
21h - Mozart Maia
23h - Lene e banda
1h - Fabrícia e banda
3h - HLJ4

Atividades Desenvolvidas pelo Incra durante o Festival:
- Treinamento de servidores das Prefeituras Municipais do Território para atuação como Unidade Municipal de Cadastramento de Imóveis Rurais
- Oficina 1- Experiência de Processamento de Frutas em áreas de Reforma Agrária
- Oficina 2 - Comercialização de Produtos da Reforma Agrária
- Oficina 3 - Produção Irrigada em áreas de Assentamento
- Mutirão de emissão de documentação da Trabalhadora Rural na Unidade Móvel do PNDTR

Atividades Desenvolvidas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR):

- Oficinas e Exposição:
Processamento da uva para a produção de doces, licores e geleias
Aproveitamento da palma na culinária e na produção de cosméticos
Enxertia de mudas frutíferas
Processamento da banana, goiaba para produção de doces e geleias
Processamento da carcaça do ovino/caprino (cortes, buchada, almôndegas e outros)
Exposição de frutas e subprodutos com degustação no local

- Palestras e Painéis:

Dia 15
Vídeo - Ações da SDR na Região
Palestra - Fruticultura Irrigada e Desenvolvimento Regional
Painel - Possibilidade de produção irrigada nos assentamentos da região

Dia 16
Vídeo - Ações da SDR na Região
Palestra - O projeto Marrecas: Estrutura Física, público e produção
Painel - Resultado de sucesso na produção irrigada de frutas no Piauí
Compra da Produção
Abastecimento, disponibilidade e condições de financiamento para a produção irrigada

Da Editoria de Cidades

Festival da Uva começa nesta quinta (14) com show de José Augusto

A 4ª edição Festival da Uva, em São João do Piauí, terá início nesta quinta-feira (14) com show do cantor José Augusto. Lideranças políticas de todo Estado comparecerão ao evento que conta ainda com a inauguração de obras.

O evento busca incentivar a cultura e fomentar investimentos no semiárido piauiense para a produção da fruticultura irrigada. Durante solenidade, o governador Wilson Martins entregará ambulâncias, para o Hospital Regional de São João do Piauí.

No município também ocorrerão a entrega bicicletas do programa Pedala Piauí e 160 toneladas de silagem para agricultores familiares da região. 

Wilson Martins, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), assina ordens de serviço para construção de matadouros públicos, entrega de kits de irrigação, obras de ampliação e pavimentação asfáltica da Avenida Cândido Coelho, autorização de processo licitatório para recuperação do asfalto, construção de Escola em Tempo Integral, ginásio poliesportivo na Unidade Escolar Cândido Ferraz e balizamento noturno da pista de pouso do Aeroporto de São João do Piauí. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Viatura da Polícia Militar tomba durante perseguição

A viatura da Polícia Militar de São João do Piauí, tombou na manhã do ultimo sábado (9). O acidente ocorreu durante uma perseguição a um suspeito que transportava drogas em uma motocicleta, nas proximidades da localidade Carnaúba Torta. 

Fotos: PortalJenipapo

Os dois soldados, Carneiro e David, que estavam no veículo, modelo Pálio não ficaram feridos, mas o suspeito conseguiu fugir.


De acordo com o soldado Davi, condutor do veiculo, o homem ao perceber a ação da Policia abriu em disparada iniciando uma perseguição. “O local era de piçarra e a viatura derrapou tombando e derrubando uma cerca. Graças a Deus não ficamos feridos”, explica aliviado o soldado David.

A viatura teve a lataria do lado do motorista totalmente amassada. Veja Registros fotográficos.


Com informações de Portal Jepipapo

Cantor José Augusto será grande atração do Festival da Uva

A 4ª edição Festival da Uva, em São João do Piauí, foi lançado nesta quinta-feira (07), em solenidade no Palácio de Karnak. O evento busca incentivar a cultura e também fomentar investimentos na região, movimentando a economia local, e dando visibilidade ao potencial fruticultor da cidade.


A estimativa para os três dias de evento, que acontece de 14 a 16 de novembro, é um público de mais de 20 mil pessoas. A abertura da quarta edição contará com apresentações musicais e show de José Augusto. 


Confira programação

Dia 14/11

20h - Coral Canta e Encanta do IFPI de Paulistana;

20h30- Coral dos Vaqueiros "Malhada do Jatobá" (São João do Piauí);

21h - Banda 8º Resgate (São João do Piauí);

23h - Frank Sabah;

01h - José Augusto;

02h30 - Lene Silva e Grove da Negona


DIA 15/11

20h - Grupo de Dança da Escola Normal "Encantadores de São João"

20h30 - Orquestra Sanfônica (São João do Piauí);

21h - Ronaldo Alves (São João do Piauí);

23h - Dandinha

01h- Flávio José

02h30 - Xenhenhem.


DIA 16/11

13h- (Balneário Jenipapo) - Samba de Mesa com Sulica Del Samba;

20h - Batuque do Curral Velho (São João do Piauí);

20h30- Bloco Afro Cultura Coisa de Nego;

21h - Mozart Maia (São João do Piauí);

23h - Lene e Banda

01h- Fabricia e Banda

02h30 - HLJ4


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Acusado de estuprar filha diz que foi "momento de fraqueza"

O homem identificado como José Arnaldo de Almeida, 40 anos, conhecido como 'Pé de Pato', foi preso em flagrante acusado de estuprar a própria filha, de apenas 8 anos. De acordo com informações da Polícia Civil, exames comprovaram que a menina não é mais virgem, mas que a violência sexual não teria ocorrido recentemente. 
 
                                Foto: Pedefigueira
'Pé de Pato' assumiu o crime e afirma ter sido dominado por ‘uma fraqueza’

                            Fotos: Portalsanjoanense

O Delegado Regional Jorge Terceiro conta que o acusado foi preso em flagrante em meio ao mato, após um popular suspeitar da ação e acionar a polícia. 



"Graças a um popular que estava na mata procurando um bode que tinha sumido, ele avistou o acusado andando de bicicleta com a criança e resolveu segui-lo. Depois presenciou, 'Pé de Pato' só de blusa e sem calça. Então, o popular travou uma luta corporal, imobilizou o acusado e acionou a PM", explica Terceiro. 


Delegado Regional Jorge Terceiro

Em depoimento, o acusado revelou a intenção de cometer o estupro e que teria sido dominado por um momento de 'fraqueza. A menina teria implorado para não ser violentada. “Papai não faça isso comigo, sou sua filha”, disse a criança. 


O delegado regional conta que exame de corpo de delito não comprovou a conjunção carnal, mas que a criança não era mais virgem. Jorge Terceiro explica que o Conselho Tutelar também acompanha o caso, uma vez que, um irmão da vítima com problemas mentais já era suspeito de violentar a menina. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Divulgada programação de shows do Festival da Uva

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, confirmou durante o Jornal do Piauí desta quarta-feira (06) a realização da quarta edição do Festival da Uva, que acontece entre os dias 14 e 16 novembro, com uma vasta programação.

Além de oficinas técnicas, oficinas de dança, música, teatro e de cerâmica devem acontecer durante o evento. Quanto aos shows, o gestor confirma a presença de José Augusto, Flávio José, Fabricia e Banda e a participação da orquestra sanfônica.

                   Fotos: Raoni Barbosa

Para a deputada estadual Rejane Dias (PT) o festival vai muito além da parte cultural. Ele é também uma oportunidade de atrair novos investimentos e dar visibilidade ao potencial fruticultor da cidade. “Nós temos um solo rico em São João do Piauí que pode perfeitamente ser usado para ampliar a produção de frutas na região”, diz a parlamentar.


Produção de Uva

O prefeito Gil Carlos explica que a uva de São João do Piauí é uma das mais doces do país por causa do solo e do clima favoráveis. “O clima seco favorece maior concentração de açúcar na uva, aliado a isso, nós temos o projeto de irrigação que regula a quantidade de água e o horário, já que tudo tem que ser na medida”, explica.

De acordo com o gestor, a meta é que a produção alcance a marca de 300 toneladas por ano após a ampliação do Projeto de Irrigação Marrecas-Jenipapo, que terá investimentos de mais de R$ 40 milhões. “Atualmente nós contamos com sete hectares, mas já estamos ampliando para 500 hectares. Queremos chegar a mil”, diz.


Arlinda Monteiro (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Colisão entre motocicletas deixa quatro feridos

A colisão entre duas motocicletas próximo à zona urbana de São João do Piauí resultou em quatro pessoas feridas, sendo um em estado grave. O acidente ocorreu na noite deste domingo (03), na BR-020, localidade Lagoa da Serra.

                           Fotos: Jr. Lopes

De acordo com testemunhas, o motociclista Antônio Henrique Alves, 46 anos, realizava uma manobra de retorno quando foi surpreendido pela moto conduzida por Robson Sousa da Silva, 22 anos, que transportava dois adolescentes de 14 e 17 anos. 

Com o acidente Antônio Henrique teve o membro inferior esquerdo esmagado e pedaços de ossos espalhados pelo local. A vítima foi levada com urgência para Teresina na UTI móvel do SAMU. Robson Sousa fraturou o punho esquerdo. Os adolescentes tiveram ferimentos leves no rosto e cabeça. 

A área foi isolada, as vítimas encaminhadas ao hospital e as causas do acidente ainda não foram reveladas. 


Com informações Portalsanjoanense

Posts anteriores