Cidadeverde.com

Presidente da Codevasf garante retomada das obras do Assentamento Marrecas

Em visita ao município de São João do Piauí nesse sábado (29), o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, garantiu a retomada das obras do Assentamento Marrecas, pleito reivindicado pelo prefeito Gil Carlos Modesto com articulação da secretária estadual de Educação, Rejane Dias.

Cerca de 200 famílias de produtores do assentamento serão diretamente beneficiadas, e 600 empregos indiretos serão criados no perímetro – que também terá reflexos sobre a economia de 13 municípios do seu raio de abrangência, reunindo uma população de aproximadamente 80 mil pessoas.

Os produtores rurais já cultivam uma área irrigada de aproximadamente 90 hectares, uma parte com o sistema de irrigação tipo aspersão, destinada a culturas temporárias como feijão, milho, abóbora e melancia e outra com microaspersão, dirigida principalmente à fruticultura, como mamão, goiaba e uva das variedades Itália melhorada, Benitaka e Brasil. Como a cultura de uva é destaque na região, elas são produzidas de forma escalonada, com produtividade de 27 toneladas por hectare.

Estudos de viabilidade indicam que a produção agrícola do município deverá subir de 5.684 toneladas por ano para 17.584 toneladas e a renda média anual deverá subir de R$ 822 para R$ 5,5 mil.

“Nesta semana temos uma reunião com o governador Wellington Dias e o ministro da Interação Nacional, Gilberto Occhi, para tratar tanto da retomada das obras como do projeto de irrigação do Assentamento Marrecas. A ideia é que as obras sejam retomadas já no início de setembro”, afirma Felipe Mendes.

Participaram da reunião com o presidente da Codevasf, a secretária de Governo, Eliane Sousa; os vereadores Vilmar Leite e Hernane Moura; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Piauí, Maria Lopes de Moura; o coordenador do Emater, Genival Airton; a ativista do serviço de voluntariado em São João do Piauí, Ivone Amorim; e o sócio-proprietário da Construtora Cassi, Carlos César Diniz.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

Bandidos entram no Banco do Brasil de São João e tentam arrombar cofre

A agência do Banco do Brasil do município de São João do Piauí, a 486 quilômetros ao sul de Teresina, foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (17). A ação só foi percebida quando os funcionários chegaram para trabalhar. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos conseguiram chegar ao cofre da agência, mas não levaram nada.

“Entraram pelo fundo da agência de domingo para segunda. Foram até o cofre, tentaram abrir, mas não levaram nada. Nossa guarnição passa a cada 20 minutos pelas agencias bancárias e talvez isso tenha inibido”, disse o tenente Fernando de Lima, da PM de São João do Piauí.

Segundo ele, o alarme do banco não tocou e o arrombamento só foi percebido quando o gerente do banco chegou na segunda-feira para trabalhar. 

“Na sexta o alarme tocou, fomos até lá com o gerente, mas nada foi encontrado. Já no domingo não tocou. Isso nunca tinha acontecido aqui e terminou por assustar o pessoal da cidade”, conta o tenente.

O delegado Marcelo Leal, de Simplício Mendes, mas que responde por São João do Piauí, confirmou o arrombamento e disse que a polícia investiga imagens de câmeras na tentativa de identificar suspeitos.

“O cofre sofreu uma tentativa de arrombamento, realizamos a perícia, mas não levaram nada. A gente ainda está verificando essa situação. Algumas pessoas foram abordadas no fim de semana e coincidem com algumas filmagens. Acreditamos que essas pessoas possam estar envolvidas”, explicou o delegado.

Hérlon Moraes
[email protected]

São João do Piauí realiza campanha contra pólio e multivacinação no sábado

A Prefeitura de São João do Piauí, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza neste sábado (15) a campanha nacional contra a Poliomielite e Multivacinação. Crianças de seis meses a menos de cinco anos receberão vacinas das 8h às 17h em postos espalhados pelo município.

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: hepatatite B, pentavalente, inativada poliomielite, oral poliomielite, rotavírus humanos, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e rubéola) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A medida visa a diminuição do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, através da atualização do esquema vacinal.

Para receber a imunização, é necessário apresentar a caderneta de vacinação nos postos de vacinação. Os locais são: Posto de Saúde Tia Diva; Colégio Mãe Mirô; AABB; Regional de Saúde; Unidades Básicas de Saúde Dr. José Abel Modesto Amorim e Simplício Ferreira de Carvalho e Colégio João Soares.

“Nossa meta é atender 95% das crianças sanjoanenses. Contamos com a ajuda dos pais ou responsáveis nesta campanha de atualização do esquema vacinal”, destaca a secretária municipal de Saúde, Vanessa Barbosa.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de São João do Piauí prorroga inscrições de concurso público


A Prefeitura de São João do Piauí prorrogou o prazo de inscrições do concurso público para o dia 3 de julho. O certame contempla 54 cargos com o total de 116 vagas, distribuídas nas áreas de educação, saúde, assistência social e administração. As inscrições são feitas exclusivamente via internet pelo site www.consep-pi.com.br.

LEIA O EDITAL

As provas objetivas serão realizadas no próximo dia 2 de agosto. Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até dia 27 de julho de 2015 na sede da Prefeitura de São João do Piauí e no site www.consep-pi.com.br.

A Prefeitura de São João do Piauí informa que os participantes do concurso anulado de 2012 poderão apresentar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para descontar no pagamento da inscrição do novo concurso.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Casal "presenteado" com bebê em São João do Piauí vai tentar adoção

O casal "presenteado" com um bebê na madrugada de segunda-feira (22) em São João do Piauí vai tentar a adoção da criança. Enquanto a Polícia Civil tenta encontrar a mãe biológica da recém-nascida, que foi abandonada dentro de uma caixa de papelão na zona rural da cidade localizada a 485 quilômetros de Teresina, Luziane Ribeiro Brás da Silva e Manoel Francisco da Silva já "batizaram" a pequena de Mariana Vitória e agora buscam os meios legais para se tornarem seus pais legítimos.

"Nós vamos fazer o que for possível para adotá-la. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito. Vamos dar todo o carinho que ela merece", disse Manoel por telefone ao CidadeVerde.com nesta terça-feira (23).

Mariana Vitória entrou na vida dos Silva por acaso. Na madrugada de segunda-feira, ela foi encontrada dentro de uma caixa de papelão na porteira de um sítio a cinco quilômetros da zona urbana de São João do Piauí. Junto da bebezinha, o filho do dono da propriedade achou um bilhete que pedia que a criança fosse entregue à esposa de Manoel, Luziane, mais conhecida como Dona Lulu.

Após exames, a recém-nascida, que foi deixada próximo a um formigueiro e apresentou irritação na pele, ficou sob a responsabilidade de Manoel e Lulu - a medida teve a chancela do Conselho Tutelar de São João do Piauí.

Além de Mariana Vitória, os Silva têm outros três filhos de 28, 22 e 15 anos. Os dois mais velhos já casaram e saíram de casa. O mais novo segue com os pais e será mais uma companhia para a bebê daqui para frente.

Investigação

Enquanto Manoel e Lulu tentam adotar a pequena Mariana Vitória, a Delegacia de São João do Piauí investiga o caso. O objetivo da Polícia Civil é descobrir a identidade da mãe biológica, que abandonou a filha e escreveu o bilhete endereçado aos Silva. De acordo com o agente Isaac Vilarinho, porém, o trabalho é complicado.

"Desde domingo à noite, a Polícia Civil está realizando diligências em busca da mãe, mas ainda não encontrou. É uma investigação difícil. O sítio onde a criança foi encontrada fica a cinco quilômetros da zona urbana. Já fomos às maternidades para saber se alguma mulher deu à luz uma menina no dia, mas não conseguimos nada", comentou o policial.

Caso seja encontrada, a mãe biológica de Mariana Vitória responderá pelo crime de abandono de incapaz. "O bebê está bem. Já está sob os cuidados da família de Dona Lulu. Mas ainda não sabemos se a mãe biológica é maior ou menor, nem que motivos levaram-na a abandonar a criança", finalizou Vilarinho.

Flávio Meireles
[email protected]

Recém-nascida é encontrada em porteira de sítio em São João do Piauí

Uma recém-nascida foi encontrada na madrugada desta segunda-feira (22) dentro de uma caixa de papelão na porteira de um sítio em São João do Piauí, a 485 quilômetros de Teresina. Junto da bebezinha, que foi achada enrolada em um lençol, o filho do dono da propriedade se deparou com um bilhete, que pedia que a criança fosse entregue à esposa do caseiro. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil.

A criança foi achada próximo a um formigueiro e estava com a pele irritada. 

Acionada por moradores da região, a Polícia Militar se deslocou para o local e resgatou a criança. Em seguida, foi feito contato com Luziane Ribeiro Brás da Silva, identificada no bilhete encontrado na caixa como Dona Lulu.

O recém-nascido passou por exames em uma maternidade de São João do Piauí e, em seguida, foi levado para a casa de Dona Lulu com autorização do Conselho Tutelar.

A Polícia Civil ainda não ouviu oficialmente Dona Lulu. Em uma conversa preliminar, porém, ela garantiu não ter conhecimento de ninguém próximo que estivesse grávida. A investigação para descobrir quem abandonou a criança deve se intensificar nos próximos dias.

Flávio Meireles
[email protected]

Polícia prende idoso acusado de estuprar e engravidar sobrinha com deficiência mental

Policiais civis de Simplício Mendes e São João do Piauí prenderam na manhã desta quinta-feira (11) um idoso de 64 anos acusado de estuprar e engravidar a sobrinha com deficiência mental.

Identificado como Domingos Paulo da Silva, o acusado foi detido em um bar em São João do Piauí. Segundo o delegado de Simplício Mendes, Marcelo Leal, ele não resistiu à prisão e confessou ter mantido relações sexuais com a sobrinha de 17 anos.

"Ele estava há algum tempo abusando de forma sistemática de uma das sobrinhas, que é deficiente mental. Ela, inclusive, engravidou por causa dos abusos. Tomamos conhecimento do fato, reunimos informações e, com um mandado de prisão, conseguimos localizá-lo em um bar e efetuamos a captura. Ele foi trazido para a delegacia e confessou que tinha uma 'amizade' com a sobrinha", detalhou o delegado.

Por causa dos abusos, a sobrinha deu à luz no dia 9 de maio. De acordo com Marcelo Leal, Domingos Paulo se comprometeu a fazer um exame de DNA para confirmar a paternidade. "Por ter abusado da sobrinha, ele responderá por estupro de vulnerável. Caso seja condenado, pode pegar de oito a 15 anos de cadeia", explica o delegado de Simplício Mendes.

Outros crimes

Aposentado, o idoso Domingos Paulo da Silva já respondia por uma tentativa de estupro ocorrida em 2007. Além disso, a Polícia Civil descobriu que ele fez vários empréstimos consignados no nome da irmã, que também deificiente mental e da qual é procurador. "A mãe da sobrinha abusada também é doente mental e atualmente vive acamada. Recentemente, teve um AVC. O pai é falecido. Enfim, é uma família em situação de extrema pobreza", lamentou Marcelo Leal.

Flávio Meireles
[email protected]

São João do Piauí lança edital de concurso para 116 vagas

Durante solenidade realizada nesta terça-feira (9), o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto (PT), sancionou o projeto de lei que institui o edital do concurso público do município, que contempla 54 cargos com o total de 116 vagas, distribuídas nas áreas de educação, saúde, assistência social e administração.

A lei será publicada na quarta-feira (10) no Diário Oficial do Estado. As inscrições para o certame serão abertas na quinta-feira (11) no site: www.consep-pi.com.br.

Durante a sanção da Lei, o prefeito Gil Carlos Modesto destacou o empenho da gestão em organizar o município, criando as condições para a realização do maior concurso público da história de São João do Piauí.

“É emocionante sancionar esta lei, que garante aos sanjoanenses a oportunidade de acesso ao serviço público de maneira democrática e justa. Agradeço à Câmara de Vereadores, que uniu forças com o Executivo para aprovarmos esta lei, que foi democraticamente elaborada visando o planejamento do município para os próximos anos”, enfatizou Gil Carlos.

A Prefeitura informa, ainda, que os participantes do concurso anulado de 2012 poderão apresentar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para descontar no pagamento da inscrição do novo concurso.

“Essa é uma forma que nós encontramos, com base legal, de amenizar o prejuízo que os participantes tiveram por conta dos vícios existentes no último concurso, que não foi realizado e não devolveu o dinheiro que foi arrecadado dos candidatos”, concluiu o prefeito.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

São João do PI: comoção marca velório de menina morta em SP

  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(16).jpg Divulgação
  • unnamed_(15).jpg Divulgação
  • unnamed_(14).jpg Divulgação
  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

O clima de comoção marcou o velório e o enterro da menina Emanuele de Carvalho Pereira de 7 anos, morta na tarde da última sexta-feira (5) após ser atropelada em uma calçada no bairro do Brás, na Zona Leste de São Paulo. O corpo da criança chegou a São João do Piauí na madrugada desta segunda (8) e foi velado na Igreja Assembleia de Deus do município.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, esteve no velório. Crianças com faixas e cartazes também prestavam homenagens a garota. Além de Emanuele e a mãe, outras duas pessoas – dentre elas outra criança - estavam na calçada e também foram atropeladas. Emanuele teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Municipal do Tatuapé.

A mãe da menina, identificada como irmã Luiza, teve de ser socorrida em virtude de um mal súbito após o acidente. O motorista foi levado à delegacia e apresentava sinais de embriaguez. Rodrigo de Moraes Gonçalves, 43 anos, está preso.  Emanuele e a mãe estavam em São Paulo para tratamento de saúde. O pai dela, conhecido irmão Mão Santa, está em São João do Piauí e teve que ser internado quando soube do acidente.

Em seguida, o corpo de Emanuelle foi enterrado no cemitério municipal com a presença de muitos moradores do município.

Rayldo Pereira
[email protected]

Corpo de menina morta em SP chega na madrugada de segunda ao Piauí

O corpo da menina sanjoanense Emanuele de Carvalho Pereira, 7 anos, morta na tarde de sexta-feira (5) após ser atropelada em uma calçada no bairro do Brás, na Zona Leste de São Paulo, chega na madrugada desta segunda-feira ao Piauí. Ela será enterrada em São João do Piauí. O velório acontecerá na Igreja Assembleia de Deus do município.

Foto: Reprodução/TV Record

O corpo sairá de São Paulo em um avião até Petrolina, em Pernambuco, de onde seguirá de carro até São João do Piauí. A mãe da garota chega ainda na tarde deste domingo em São João do Piauí.

Além de Emanuele e a mãe, outras duas pessoas – dentre elas outra criança - estavam na calçada e também foram atropeladas. Emanuele teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Municipal do Tatuapé.

A mãe da menina, identificada como irmã Luiza, teve de ser socorrida em virtude de um mal súbito após o acidente. O motorista foi levado à delegacia e apresentava sinais de embriaguez. Rodrigo de Moraes Gonçalves, 43 anos, está preso. 

Emanuele e a mãe estavam em São Paulo para tratamento de saúde. O pai dela, conhecido irmão Mão Santa, está em São João do Piauí e teve que ser internado quando soube do acidente.

Prefeitura emite nota de pesar

O município de São João do Piauí manifesta imenso pesar pelo falecimento da pequena Emanuelle Pereira dos Santos, de apenas 7 anos, vítima de acidente de trânsito, ocorrido na tarde da última sexta-feira (5), em São Paulo (SP). Ela era aluna da escola municipal Silvino de Moura Leal de São João do Piauí.

O município de São João do Piauí está apoiando a família para que neste domingo (07) seja feito o traslado do corpo de Emanuelle de São Paulo até a sede do município. Também estamos trazendo sua mãe, Luíza Tavares da Silva, que está vindo com uma acompanhante, devido ao forte abalo emocional sofrido.

Em nome de todos os sanjoanenses, o município de São João do Piauí manifesta solidariedade aos pais, amigos e demais familiares de Emanuelle, enlutados diante de sua precoce partida. Rogamos para que, diante da imensa dor, possam encontrar consolo e paz.

Município de São João do Piauí

 

Empresta contesta informações sobre traslado (postado em 16/06 às 16h30)
Em contato com o Cidadeverde.com, a empresa Plano de Assistência Familiar Santa Inês contestou a informação de que a prefeitura de São João do Piauí efetuou o traslado do corpo de Emanuelle, conforme informado em nota pelo município. 

Nair Rodrigues Tavares, proprietária da empresa, informou que o pai da garota é cliente do plano e foi devidamente assistido. Segundo a empresária, ela mesma foi a Petrolina (PE) para fazer o traslado do corpo de lá até São João do Piauí. Já a viagem da mãe da garota e sua acompanhante não ficaram a cargo da empresa. 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Posts anteriores