Cidadeverde.com

Irmãos vão a Júri Popular pelo assassinato de marido de secretária em São Raimundo Nonato

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da Comarca de São Raimundo Nonato, em decisão do dia 16 de dezembro, pronunciou sete pessoas para que sejam julgadas pelo Tribunal Popular do Júri pelo assassinato do empresário João Rodrigues Dias Neto, marido da secretária municipal de Assistência Social de São Raimundo Nonato, a 527 km de Teresina, que foi morto na frente das filhas no dia 13 de setembro desse ano. Entre os acusados estão três irmãos, sendo que outra irmã, identificada como Precília Ferreira Pereira não irá a julgamento e foi impronunciada.

Vão ser julgados pelo Tribunal do Júri, em data que ainda será marcada, os irmãos: Paulo Ferreira Pereira, Patrícia Ferreira Pereira e Luiz Ferreira dos Santos Neto pelo planejamento do assassinato. Também será julgado Juniel Assis Paes Landim, que foi o executor do crime, Juliermes Braga Paz Landim, que é amigo de Paulo, Mauro Viana de Almeida, que é casado com Patrícia, e Roniglesias dos Santos Silva.

No julgamento, o juiz entendeu que foram apresentadas provas suficientes sobre autoria e participação no crime, entendendo que apenas no caso de Precília Ferreira Pereira, não haviam provas suficientes sobre a sua participação.

“Nesse momento processual, não há prova inequívoca que permita a absolvição sumária dos acusados acima mencionados em razão de alguma causa de exclusão de ilicitude ou culpabilidade, de modo que essas questões devem ser submetidas aos jurados, para que sejam devidamente examinadas”, afirmou o juiz.

Prisão

O juiz Carlos Alberto decidiu manter a prisão de Juniel Assis Paes Landim, Paulo Ferreira Pereira e Juliermes Braga Paz Landim.

Já em relação à Patrícia Ferreira Pereira e Roniglesias dos Santos Silva, ele entendeu que não é necessária a manutenção da prisão cautelar, por isso eles vão precisar cumprir apenas algumas medidas cautelares, entre elas está a proibição de contatos com os acusados, testemunhas e familiares da vítima.

 

 

A denúncia

O Ministério Público apresentou denúncia contra os acusados pelo crime ocorrido no dia 13 de setembro deste ano, no bairro Aldeia em São Raimundo Nonato.

Segundo a denúncia, Juniel Assis foi contratado pelos irmãos Paulo Ferreira Pereira, Patrícia Ferreira Pereira e Luiz Ferreira dos Santos Neto para matar o empresário João Rodrigues, porque acreditavam que ele seria o responsável pela morte do pai deles em um acidente ocorrido em junho deste ano. 

O pai dos acusados, Pedro Pereira Neto, estava conduzindo uma motocicleta quando colidiu o veículo em um animal que estava na BR-020. O empresário estava logo atrás em seu carro e acabou passando pelo corpo do homem. Um dos filhos do suspeito também seguia na mesma rodovia e presenciou o acidente.

Uma perícia foi realizada e apontou que João Rodrigues não teve culpa no acidente, e que o pai dos acusados morreu devido à colisão com o animal, mas os filhos da vítima não teriam aceitado o resultado e teriam contratado Juniel Assis pelo valor de R$ 10 mil, para que o empresário fosse morto na frente das filhas.

Consta na denúncia que após o assassinato, no dia 13 de setembro, Juniel fugiu em um veículo onde estavam Roniglesias dos Santos Silva e Paulo Ferreira. Depois eles foram para o depósito de bebidas, onde Paulo era o dono. Juniel teria entregado a arma do crime para Juliermes Braga Paes Landim e ainda recebeu dele R$ 1.500, como parte do pagamento pela execução.

Já Mauro Viana de Almeida, que é casado com a denunciada Patrícia Ferreira, sabia do crime e teria determinado a ocultação da arma, segundo a denúncia.

 

Vão ser julgados:

  • Paulo Ferreira Pereira - filho do idoso e suspeito de ser o mandante do crime e preso no dia 20 de setembro;

Foto de Paulo Pereira enviada ao portal e confirmada pela Polícia

  • Juniel Assis Paes Landim - suspeito de ser o executor do crime e  preso no dia 15 de setembro;

Foto enviada ao Cidadeverde.com

  • Juliermes Braga Paes Landim- amigo de Paulo, que teria guardado a arma de fogo usada no crime e presenciado todo o planejamento do assassinato;
  • Patrícia Ferreira Pereira - filha do idoso, irmã de Paulo Ferreira, apontado como o mandante do crime, que teria ajudado a planejar;
  • Mauro Viana de Almeida -  marido de Precília e cunhado de Paulo, que é suspeito de saber do plano para matar o empresário e participar do pagamento;
  • Ronigleisias dos Santos Silva - mototaxista, fazia alguns trabalhos para Paulo, e é apontado como o responsável por ceder o carro usado na logística de fuga que levou Juniel, o executor, a São Lourenço do Piauí. Ele também teria cedido seu veículo para fazer o levantamento da rotina da vítima;
  • Luiz Ferreira dos Santos Neto- filho do idoso e irmã de Paulo apontada por participação na dinâmica e logística do crime.

 

Bárbara Rodrigues 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais