Cidadeverde.com

Coluna 10/04/24

Projeções de vagas para a eleição de vereador em Teresina

Um político - que já foi eleito muitas vezes e elegeu aliados outras tantas (em nível municipal, estadual e federal), compartilhou generosamente com esta humilde coluna (e o leitor, por extensão) - uma projeção quantitativa de eleitos para a Câmara de Teresina em 2024. Sem nomes, para evitar a confusão, não é?

Finda a janela partidária, ainda há muita água para rolar e a coluna ressalta que essa é apenas uma das dezenas de listas e cálculos que circulam nos bastidores da política. Os números foram confrontados com vereadores e outros presidentes de partido e, feitas algumas ressalvas, seguem abaixo, para julgamento único e exclusivo do leitor:

PT e Federação – projeção de 7 vereadores (ou oito nas sobras)

PDT – projeção de 3 vereadores (ou quatro nas sobras)

MDB- projeção de 3 vereadores (ou quatro nas sobras)

PRD- projeção de 4 vereadores

Progressistas – projeção de 3 vereadores

PSD- projeção de 2 vereadores (ou três nas sobras)

Solidariedade – projeção de 2 vereadores

Avante – projeção de 1 vereador

PSB- projeção de 1 vereador

PL- projeção de 1 vereador

Republicanos – projeção de 1 vereador

União Brasil – projeção de 1 vereador (ou dois nas sobras)

OBS: Estima-se uma vaga de sobra eleitoral, a ser disputada pelas siglas.

OBS 2: Como espera-se que a chapa do Podemos receba mais nomes do meio militar (até a data da convenção), é possível eleger um vereador.

____________

Os quatro pilares de uma campanha vencedora

São quatro os pilares para uma boa campanha, em termos de imagem e discurso:

Primeiro Pilar: Grande Ideal – As pessoas precisam sair da vida cotidiana delas e da rotina, por isso, o candidato deve sempre falar de um futuro ideal. O eleitor gosta mais dos sonhos do que da própria vida.

Segundo Pilar: Líder Forte - O grande ideal precisa ser atingido com um líder forte, uma pessoa corajosa que aponta o norte e vai à frente.

Terceiro Pilar: Inimigo comum – O inimigo precisa ser facilmente odiado e identificado. Ele deve ser maior que o líder porque, caso contrário, não precisaria de uma comunidade apoiando o candidato. 

Quarto pilar: Comunidade – Os apoiadores precisam se sentir identificados como grupo, com rituais e regras, separando os crentes, dos descrentes.

Captaram?

____________

O problema do PL

Uma fonte ligada aos silvistas (apoiadores do ex-prefeito Sílvio Mendes), provocou a colunista: “Já percebeu que a turma do PL tá toda caladinha?”. A coluna respondeu que não tinha percebido nada disso mas, por dever de ofício, foi apurar. E não é que faz sentido? O PL – com seu robusto tempo de TV e recursos do Fundo Eleitoral - é aguardado para apoiar Sílvio Mendes mais na frente. Quando? Perto da convenção, sussuram os ventos.

____________

Um monte de “se”

“O Ciro (Nogueira) tem muita força com o Valdemar (da Costa Neto, presidente nacional do PL) em Brasília e não vai desperdiçar tempo de TV à toa. Tudo depende do desempenho do Dr.Pessoa. Se ele chegar nos dois dígitos nas pesquisas até junho, acredito que ajuda a forçar um segundo turno e o PL ficar com o Palácio da Cidade”, analisou uma fonte que tem participado das conversas sobre o tema. 

____________

Saad Leste: todos querem

Um lugar não muito tranquilo para passar uma temporada é ali nas imediações da Saad Leste. Os vereadores Leonardo Eulálio (PL) e Marquim Costa (PRD) disputam com o suplente Joninha (PRD), a indicação com a saída do vereador Gustavo Gaioso (volte uma coluna para entender). A decisão final deve sair até domingo e cada lado manda recado dizendo que, se não ficar com a pasta, o rompimento é uma opção na mesa. Complicado, né?

____________

Por favor, se retire, amigo

Novidades sobre o tema acima: numa reunião a portas fechadas, um bem intencionado gestor deu uma ideia daquelas! Disse que para resolver o B.O da Saad Leste, era melhor colocar um técnico e não um indicado dos vereadores da capital. Bom, nem precisa dizer que o homem foi convidado a se calar, né?

____________

Mudanças sutis

Apesar da muito comentada criação da secretaria estadual de Inteligência Artificial pelo governador Rafael Fonteles, passou quase desapercebido por muitos (exceto os leitores da coluna), outras sutis mudanças no organograma de funções do Estado. Exemplo: a secretaria estadual de Mineração, ocupada pela vereadora de Valença, Paula Jeanne, deixa de cuidar oficialmente das energias renováveis. 

____________

Compensando

Na prática, essa área já era responsabilidade da Investe Piauí, sob a batuta de Victor Hugo. Por sua vez, a pasta que tem a indicação do vice-governador Themístocles Sampaio e do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, vai cuidar também de asfaltamento urbano, demanda sempre muito requerida pelos municípios.

____________

Diga ao povo que ele fica

Nem bem a colunista concluiu as cinco laudas no Word (pois é...) da última coluna, o telefone tocou insistentemente: era a turma mandando avisar que o ex-vereador Stanley Freire está bem, firme e forte, na Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Apesar de ter sido indicado inicialmente pelo vereador Neto do Angelim (que deixou o grupo do Palácio da Cidade para apoiar o petista Fábio Novo), Stanely conta com o apoio de um séquito de colegas vereadores e, acima deles, a simpatia do próprio prefeito Dr.Pessoa. Permanece, portanto.

____________

Se conselho fosse bom

Em qualquer Corte, há quem realmente manda. E, ao contrário do que possa parecer, são pessoas que preferem permanecer nas sombras. Primeiro, descubra quem exerce o efetivo controle em um grupo. Depois, atue para ser útil ao rei. Guarde um pouco seu ego e não se importe em ser, eventualmente, considerado bobo. A burrice é uma arma, pois quanto mais inteligente você demonstra ser, mais inveja e vaidade você atrairá contra si. Em situações específicas, aceite dar o crédito de todo o seu esforço a quem está acima. É um preço pequeno a pagar na sua escalada pela influência real.

____________

Cifrada Tomando as Dores

Na política, há homens de mandato e mulheres poderosas, muitas vezes sem mandato. Quando ambos atuam juntos, sai de baixo! A esposa de um poderoso tirou satisfações com a mulher de um parlamentar, via Whatsapp. Foi questionar aquilo que ela considerou uma traição política ao marido: “Seu marido é um traíra!”. Ao que consta, a esposa do parlamentar respondeu, um tanto quanto surpresa com a provocação, que "o poder não era para sempre e que as máscaras iriam cair". 

____________

Foto do dia

A César o que é de César! Após a coluna publicar uma lista de líderes que se destacaram na formação das chapas proporcionais do petista Fábio Novo, fontes chamaram a atenção para o caso do Solidariedade, comandado pelo deputado Evaldo Gomes: “O Evaldo montou a chapa sozinho, não teve muita ajuda de fora não, e ele nem pediu, é o estilo dele desde a época do PTC”, pontuou um interlocutor do mundo político sobre as articulação feita por Evaldo. A chapa do Solidariedade tem uma óbvia favorita, a vereadora Fernanda Gomes, que briga para ser a mais votada (em 2020 foi a terceira mais votada). Quem fica com a segunda vaga por lá? Guerra de foice!

____________

A frase para pensar

“Ao inimigo, nem justiça” (“Al enemigo, ni justicia”), Juan Domingo Perón (1895-1974), ex-presidente da Argentina, em frase escrita pessoalmente em memorando ao secretário de Assuntos Políticos.

Colunas anteriores