Cidadeverde.com

Coluna 09/02/24

Ciro: a nova estratégia de ser o antagonista de Rafael?

O último vídeo do senador Ciro Nogueira (Progressistas) no “CiroCast” (um podcast gravado e divulgado nas redes sociais do presidente nacional do Progressistas), chamou a atenção por um fato inédito: é o primeiro em que Nogueira critica aberta e duramente o governador Rafael Fonteles. As críticas – que não foram respondidas por ninguém do Governo – são sobre a viabilidade da produção de hidrogênio verde no litoral piauiense. Ciro vinha com um histórico de 80% de conteúdo nacional e 20% de temas locais em suas entrevistas e redes sociais. O que mudou? Algumas hipóteses, ouvidas de fontes do entorno cirista.

______________________

Hipóteses 

A primeira delas é um fato: foram gravados vários vídeos, que devem ser soltados aos poucos, sobre outros temas relativos ao governo Rafael Fonteles. Segundo, a ideia parece mesmo antagonizar com Rafael no Piauí – algo ousado, já que a popularidade do governador, medida em diversas pesquisas, ultrapassa os 70%. 

______________________

Plano A ou plano B

“(A ideia) É antagonizar com o PT não só nacionalmente. Mesmo o Rafael tendo boa aceitação, acredita-se muito que a situação do PT nacional e no Piauí, não será tão confortável, então o Ciro fica sendo pioneiro. Tanto para se viabilizar na reeleição ao Senado no estado ou candidato a vice-presidente da República da direita”, analisou uma fonte. Faz sentido...

______________________

Nem notei

Como não houve resposta nenhuma do Governo, fica claro que essa também já é uma resposta: ou seja, não se pretende dar espaço ou escalar Ciro Nogueira como adversário. No dia da postagem de Ciro, Rafael fez evento bastante prestigiado, com uma palestra sobre as “Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí”. Deu o calado como resposta.

 

______________________

Dialética do poder

Oposição sempre existiu e sempre vai existir. É salutar à democracia. Agora, após o primeiro ano do Governo Fonteles – período sempre de lua-de-mel em qualquer gestão – é interessante observar como os atores políticos se organizarão para criar uma posição contrária de poder. 

______________________

Fogo se combate com fogo

As fontes de poder no Governo Fonteles são diversas, incluídas aí uma personalidade carismática do chefe do Executivo estadual, além do controle do óbvio Estado (toda eleição é uma disputa pelo controle do aparato do Estado). Dessa forma, o poder de uma personalidade carismática só pode ser enfrentado da mesma forma, por outra personalidade carismática. Na dialética do poder, a simetria é a regra geral. 

______________________

André Macêdo, novo secretário de Rafael

Uma fonte do primeiro escalão do Governo, confirmou à coluna que o nome para chefiar a Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital, a ser criada na gestão Rafael Fonteles (o projeto já tramita na Assembleia Legislativa), é o do professor da Universidade Federal do Piauí e atual Superintendente de Transformação Digital da Secretaria de Planejamento, André Macêdo. André é visto como um nome técnico bem avaliado, mas que também teve rápida ascensão política no entorno governista. Além da parte de gestão, tem atuado nos bastidores da pré-campanha municipal com seus algoritmos e previsões matemáticas eleitorais. É o homem dos números e agora da IA. 

______________________

Posicionamento: chegue em primeiro ou desapareça

Ser a primeira secretaria estadual do país de Inteligência Artificial, pode parecer apenas uma curiosidade, mas não é. Em termos de comunicação é o que se chama de “posicionamento”, ou seja, o lugar que você ocupa num cenário. Nada substitui a vantagem de chegar em primeiro lugar. Dessa forma, dando os frutos que deem, o Piauí automaticamente já se torna referência para outros estados que queiram aliar para si a marca de inovação.

______________________

Noção: em falta

O raciocínio, apesar de ser uma capacidade humana, não é exercido por todos. Por isso mesmo, o uso do humor na política só deve ser abraçado por políticos que estejam em alta na avaliação da gestão. Os pré-candidatos precisam entender que não é obrigatório usar humor em tudo, e o excesso, chega a soar ridículo. O Nordeste é sim mais receptivo a uma comunicação leve, mas “timing” é tudo. Em épocas de crise, especialmente, as piadas fora de hora soam como desagradáveis e têm efeito oposto ao pretendido. Atentai bem! 

______________________

Quem bate em quem

Em época de eleição, você entra no ringue para bater e apanhar, caso contrário, recomenda-se ficar em casa acompanhando a apuração pela TV. Uma regra importante e informal que circula nos bastidores eleitorais: deve-se ter horizontalidade entre as personas envolvida nos ataques, evitando a vitimização do alvo (ex: LGBTQIA+ criticando um membro da população LGBTQIA+, mulheres indo para o embate com mulheres, etc). Mas, se trocarem os agentes, vai dar ruim, hein?

______________________

Briga doida

Da série de mudanças na Prefeitura de Teresina, após a saída do suplente de vereador Gustavo Gaioso do grupo do prefeito Dr.Pessoa (ele não é mais candidato e vai apoiar o petista Fábio Novo), a guerra pela Saad Leste está declarada. Por meses, a disputa para substituir Gaioso estava posta pelos colegas do parlamentar, mas ainda de maneira velada: “Está uma briga doida pela Leste”, resumiu uma fonte bem informada.

______________________

Multiverso das Saads

As possibilidades são de que o vereador Marquim Costa, do agora super poderoso PRD, indique o cabeça da Saad Leste. Outros querem o mesmo que Marquim: PL (leia-se o vereador Leonardo Eulálio) e o suplente de vereador Joninha. Caso Leonardo faça a indicação, o cenário cogitado é que o indicado do vereador na Semdec, Alessandro Dantas, passe para a Saad Leste. Mas, se Marquim indicar (as chances são maiores nesse sentido), o mais provável é que o irmão do vereador, Andrei Costa (hoje na Saad Sudeste II), assuma. 

______________________

Mil e uma opções

Calma, leitor. Aí o médico Paulo Henrique indicaria a Semdec enquanto o vereador Alan Brandão enfim deixaria de dividir o comando da Saad Sudeste com Marquim Costa, indicando sozinho a pasta? E se for uma indicação de Joninha na Saad Leste, quem seria? “Aí eu não sei não”, respondeu a fonte, sinceríssima. 

______________________

Querem tirar o Stanley?

Para terminar, mas não menos importante, a turma também está atenta à Fundação Cultural Monsenhor Chaves, comandada pelo ex-vereador Stanley Freire. Como a pasta estava na cota do vereador Neto do Angelim, que se filiou ao PV e deixou o grupo de Dr.Pessoa, o PRD se movimenta discretamente (pero no mucho) para ocupar o espaço. A conferir.

______________________

Infernal

A semana passada (conhecida como última semana antes do fim da janela partidária), foi mesmo o inferno. “Foi pior do que a semana que antecede a eleição. Pode-se dizer que foi um primeiro turno da eleição de vereador. Teve gente que perdeu a eleição sábado. Teremos várias desistências”, resumiu um pré-candidato à coluna. 

______________________

Seguro morreu de velho

Há casos realmente interessantes, como o dos dois pré-candidatos a vereador da capital que deixaram esposa e filhos filiados em uma chapa e foram “obrigados” a ir para outra mais difícil: “É uma garantia para o cumprimento dos acordos”, relata um interlocutor político que participou das conversas. Ihh...

______________________

Caserna

Chapas proporcionais como a do Podemos, comandada pelo ex-deputado federal Fábio Abreu, são cobiçadas. Motivo: têm muitos militares. O leitor pode se perguntar: “E daí?”. Bom, é que os militares em exercício podem se filiar no dia da convenção, olha só. Dessa forma, além das desistências e dos familiares filiados de forma oculta, ainda há espaço para encher as chapas de militares com apelo popular. Um sonho!

______________________

Pode ser bom, mas pode ser ruim também

“O Fábio Abreu (capitão da Polícia Militar e líder do Podemos no Piauí) tem a vantagem de ser articulado com os militares e pode completar os votos que faltam para a vaga do Podemos em Teresina. Mas também tem o risco de desmontarem a chapa dele. Tá cheia de policial”, pontuou uma fonte, prevendo o futuro. 

______________________

Ele está com o Sílvio

Registro de Leonardo Soares, irmão da ex-deputada Lucy Soares, que esteve acompanhando o anúncio da chapa proporcional do União Brasil. Segundo a fonte que enviou o clique à coluna, o motivo do encontro é a amizade antiga com o ex-prefeito e pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes. O grupo de Sílvio espera o apoio de Leonardo na campanha. 

______________________

Se conselho fosse bom

O silêncio é o primeiro estágio da linguagem, por isso há a expressão “quebrar o silêncio”. Quando você se explica para os idiotas, não apenas eles não vão entender, como ainda irão considerar que o burro é você. No momento em que é preciso se explicar, saiba disso: você já perdeu. Se for questionado, seja agradável, dando respostas incompletas e vagas. Não aja como se você fosse o mestre e os outros seus escravos. Entre numa postura amigável e agrade demonstrando interesse pelos outros, expondo apenas o mínimo necessário sobre você próprio.

______________________

Cifrada do Duro de Matar

Ficou um clima péssimo entre dois partidos que integram a base de um candidato competitivo numa importante cidade sem praia. É que para montar a chapa de uma sigla, foi preciso desmontar a outra. Um professor entendido de finanças era temido numa chapa pequena por ter a fama de ser apoiado por um secretário poderoso. Teve que ser ir para o partido maior, um pouco a contragosto. Já um formador de chapas e um especialista, se estranharam legal. O especialista chamou o político de “artista” e disse que ele parecia com o ator Bruce Willis. O político respondeu na lata: “Deve ser mesmo. Porque vocês vivem querendo me matar, mas não vão conseguir não. Eu sou ‘Duro de Matar’”. Gente...

______________________

Foto do dia

Uma das cidades com maior produção de riqueza no Estado por conta do agronegócio, Uruçuí tem um cenário político no mínimo, aberto. O prefeito, Dr. Vagner Coelho (Progressistas), deve apoiar o médico Gilberto Júnior. Na cidade, há movimentação de nomes do PT municipal para indicar o vice de Gilberto, que poderia ser o petista Marcelo do Sindicato. O nome apoiado pelo governador Rafael Fonteles é o da vereadora Patrícia Moreira, do MDB, que tem ainda o apoio da deputada estadual Ana Paula (MDB). Para complicar o xadrez, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), postou vídeo ontem nas redes sociais reafirmando apoio a uma terceira via: coronel Nelson Feitosa. Como três candidaturas numa cidade sem segundo turno só ajuda a situação, vai ser interessante observar o desfecho dessa novela. 

______________________

A frase para pensar

“Se você está com medo, não faça. Se fizer, não tenha medo”, Genghis Khan (1162-1227), fundador do Império Mongol.

 

 

Colunas anteriores