Cidadeverde.com

Coluna 22/04/24

 

 Samara Conceição apoia Roncallinho e PRD ameaça "balão" em represália

Um belo dia, de repente, e não mais que de repente, cai uma bomba atômica no PRD – sigla a qual o prefeito da capital, Dr.Pessoa, está filiado. O anúncio de que a primeira-dama, Samara Conceição, apoiaria como pré-candidato a vereador o ex-superintendente da Saad Centro, o suplente de vereador Roncalli Filho (PRD), pegou muitos de surpresas e - por que não? – deixou vários “revoltados”. Mas o que houve? Pra quê tanta indignação com um apoio político? Calma, a coluna está aqui para explicar e não para a confundir (às vezes, para confundir, mas é involuntário, leitor). Acompanhe.

____________________

Pois se for assim vai ter “balão”

Os “colegas” de Roncallinho no PRD consideram que ter o apoio da esposa do prefeito Dr. Pessoa coloca o filho do ex-deputado Roncalli Paulo em uma posição extremamente privilegiada e desigual perante seus correligionários. “Ela (Samara) não pode apoiar o Roncallinho, porque se isso acontecer, ninguém vai ficar no PRD e acabou a chapa”, confidenciou uma fonte bem relacionada na legenda. “Vivem dizendo que a gente vai dar um balão no prefeito. Pois se for dessa forma vai ter balão e é com motivo!”, completou. Xiii...

____________________

Grupo de Whats da discórdia

O pivô da indignação é o fato de ter sido criado um grupo de Whatsapp com especificamente 221 lideranças políticas que seriam ligadas à primeira-dama e que agora apoiariam Roncallinho, relatou um político com acesso ao grupo. “Dessas lideranças, 18 eram do Bruno (Vilarinho, vereador), três do Markim (Costa, vereador), oito do Renato (Berger) e três do Alan (Brandão, vereador). Era para ser uma chapa equilibrada, e com esse peso do Roncallinho, não vai ser”, frisou o emissário, em off.

____________________

(Ex)amigos 

Ainda segundo interlocutores do PRD, nomes considerados “pesados”, como o vereador Luís André e o suplente Gustavo Gaioso, foram vetados no PRD serem vistos como "ameaças” (de votos) aos demais. “Os meninos eram todos amigos e como foram rejeitados no PRD não ficou um clima bom. Até hoje ficou meio assim... Então o Roncallinho deveria ter ido pro PL junto com o Juca (Alves) já que é assim. Vieram pra cá só bagunçar”, criticou um político com o pé no PRD.

____________________

Já está demais essa perseguição

Argumentos postos de um lado, vamos ao outro. Aliados de Roncallinho, estão tentando entender até hoje o motivo de tanta revolta. “Isso já está virando perseguição contra o Roncallinho”, pontuou um defensor do ex-superintendente. “Não tinha nenhum acordo prévio da primeira-dama apoiar o Roncallinho. Ele sempre deu muito apoio à área da Saúde, ajeitando UBS, reforma de hospital, e tratando a Samara bem, com respeito. Quando o Roncallinho se filiou ao PRD a primeira-dama apoiava na época o Tiago (Duarte)”, ponderou.

____________________

Agora eu vi mesmo

O apoio de Samara Conceição a Roncallinho teria ocorrido, ainda segundo fontes da coluna, na última semana, até pegando de surpresa o grupo do ex-superintendente. “Agora vão querer impor em quem a primeira-dama pode ou não votar? Nunca vi isso. Ela tem a personalidade dela. Quer dizer que se ela quisesse votar no Bruno (Vilarinho) e no Marquim (Costa) tava tudo bem, aí no Roncallinho tá proibido? Rapaz, é cada uma”, frisou o aliado de Roncallinho.

____________________

Aproveita e passa lá

Por fim, uma reunião para tratar do tema está agendada para acontecer hoje entre emissários do Palácio da Cidade e do PRD. Roncallinho não foi convidado, mas se é leitor da coluna, está sabendo agora. Quem sabe ele não aproveita e dá um pulo lá? A coluna segue sendo uma grande defensora da paz.

____________________

Vai é atrapalhar

Um político que está dentro do jogo, avaliou como “ousada” a estratégia de lançarem Gessy Lima como pré-candidata a prefeita pelo PL da capital (volte uma coluna). O impacto é o de dividir a direita, analisa a fonte. “O Sílvio (Mendes) tem os votos consolidados, já é muito conhecido e vejo que o maior desafio é ele não perder votos. A Gessy, com o apoio do (Jair) Bolsonaro pode tirar votos do Sílvio, mesmo se não for muito, faz diferença”, destacou. 

____________________

Pelo contrário, vai ajudar bastante

Confrontada com a análise, outra fonte (dessa vez, silvista) rejeitou qualquer prejuízo a Sílvio Mendes com a eventual candidatura de Gessy: “O contexto é outro e mais uma candidatura no mesmo campo ajuda a ter um segundo turno. Bom para o Sílvio”, refutou.

____________________

Era pra mandar no direct mas me confundi

É raro, mas acontece com frequência. O leitor sabe do que estamos falando. Você quer enviar uma foto por Whatsapp e termina postando a mesma no status para todo mundo ver. O caos! Por sorte da coluna e dos bem informados leitores, segue o print de um post desse tipo de um político de Teresina que entende de voto. O homem publicou sem querer a previsão de votos no status do Whats. Apagou depressa, mas segue aqui o registro para que o nobre leitor tire suas conclusões. Tem rumo? (Em tempo: o assunto é previsão de votos para a Câmara de Teresina em 2024).

____________________

Se conselho fosse bom

Seus piores inimigos não são as pessoas que você acredita que te “invejam” ou “tramam” contra você. Seu maior inimigo é você mesmo e todas as mentiras que você se conta para justificar seus comportamentos medianos e procrastinadores. As pessoas dizem que desejam fazer determinadas coisas, acima de tudo, mas não levam a sério as próprias palavras. Se você quisesse realmente algo, teria encontrado uma maneira. Os preguiçosos fazem um pouco e acham que merecem tudo. Os fazedores, fazem tudo, mas ainda se perguntam se estão sendo preguiçosos. Seja sincero: você sabe de que lado está.

____________________

Cifrada da Anatomia de um Boicote

“Esse povo é tudo do mesmo jeito”, desabafou, um tanto quanto revoltado, um pré-candidato a vereador do time vermelho, à coluna, sobre os aliados do presente. “Vou desistir, chega, querem mandar até onde eu gasto meu dinheiro!”, completou, já enviando recados velados (pero no mucho) para o time azul. Motivo: “descumprimento de acordos” e ordens de cima para que um (a) secretário (a) tirasse o apoio dele e desse para os nomes apoiados por um deputado estadual forte. Muito suco de maracujá e água com açúcar nessa hora. Nervos de aço!

____________________

Foto do dia

Foi bastante prestigiado no mundo político o casamento do secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, e Leda Maria Eulálio, em Teresina. O governador Rafael Fonteles e a primeira-dama, Isabel Fonteles, estiveram presentes, assim como secretários do primeiro escalão como Chico Lucas. Como essa é uma coluna política, a coluna não deixa de parabenizar o enlace, mas aproveita a ocasião para lembrar ao leitor que Daniel é sobrinho do deputado Dr.Hélio (MDB), pré-candidato a prefeito de Parnaíba. Se Dr.Hélio vencer, claro, há perspectivas de que Daniel dispute uma cadeira de deputado estadual na Alepi. Daniel quase entrava nesse pleito, concorrendo a prefeito por Canto do Buriti, mas adiou a empreitada. 2026 está bem aí...

____________________

A frase para pensar

“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”, Machado de Assis (1839-1908), escritor. 

____________________

Música da semana

Definitivamente, a música da semana é “Várias Queixas”, gravada pela Banda Olodum e popularizada nacionalmente pela banda Gilsons, tendo sido composta por Narcisinho, Germano Meneghel e Afro Jhow, artista da comunidade do Pelourinho, na Bahia. A canção tem tudo a ver com o atual momento da pré-campanha eleitoral pois dia e noite só chegam aos ouvidos da colunista queixas e mais queixas...

“Várias queixas de você Por que fez isso comigo? Estamos juntos e misturados (...)”

Colunas anteriores