Cidadeverde.com

Coluna 15/04/24

Jogo triplo, traições e duas palavras nas chapas proporcionais: quem rompe primeiro?

Um vereador de Teresina sugeriu dia desses, à colunista, que um colega parlamentar merecia ganhar uma estátua. A coluna questionou, com relativa surpresa, se havia tanto serviço prestado assim... “Não é por isso não. É que esse aí é um artista!”. Ah, interessante, e qual foi a arte que ele produziu? “A arte de enganar todo mundo! É meu amigo, mas disse pro X (pré-candidato a prefeito), que estava se filiando em outro partido, mas vai ficar é com ele, que ama ele. Enquanto isso, ganha tempo e mantém a indicação nele na pasta Y. Impressionante”. Realmente, leitor, o mundinho da política proíbe a entrada de amadores, nem tente!

___________________

“Isso é exceção”

Pera lá! O leitor pode pensar: “Não, mas esse é um caso isolado”. Será mesmo? Outro parlamentar indica que parece ser mais regra do que ponto fora da curva. Afinal, dois parlamentares que estão num partido bastante disputado, seguram suas posições enquanto sabem que no Dia D e na hora H, ficarão com um pré-candidato a prefeito duro no trato, mas com maiores chances de vitória. Para que criar confusão e antecipar as coisas, não é mesmo?

___________________

Cada um pro seu lado e seja o que Deus quiser

Já um terceiro partido, que tem lado certo na teoria, na prática se vê dividido. Parte do grupo considera o futuro cenário de uma provável desistência do pré-candidato a prefeito apoiado pela sigla. “Tem a turma que quer ir com o Z (outro pré-candidato a prefeito de Teresina) porque acha que o barco do Y já está cheio. E tem a parte que quer mesmo ficar com o Y”, pontuou uma fonte que chegou a ouvir conversas nesse sentido numa tal sala gelada.

___________________

Parabéns!

Pelo sim, pelo não, os pré-candidatos a prefeito não ficam parados. Do lado de Sílvio Mendes (União Brasil), espera-se uma grande movimentação pelo aniversário do deputado Jeová Alencar (Republicanos), vice de Mendes. Já há um evento grande marcado para a zona Norte. Em pré-campanha, é sempre bom mostrar força e volume.

___________________

Pega na mão do homem

Do lado de Fábio Novo, por sua vez, espera-se uma reunião de pré-candidatos a vereador nesta quinta-feira, 18, com o governador Rafael Fonteles. “O cara que tá com o Fábio e tem 500 votos, num exemplo hipotético, é mais ligado a um deputado. Esse deputado não dá muita atenção pra ele. Então é mais fácil uma pessoa assim se desempolgar. É hora de ouvir o governador, pra esse cara que é pequeno, dar aquele gás”, analisou um nome que atua internamente na pré-campanha petista.

___________________

Se conselho fosse bom

O que separa os espectadores dos jogadores no jogo da vida, é a capacidade de decidir e seguir em frente. Boa parte das pessoas não consegue o que deseja, não porque não possui habilidades ou força de vontade, é que elas simplesmente são sabem de maneira clara o que almejam e, quando sabem, não comunicam isso com clareza. Vivem com medo das consequências. Se você tem medo de perder, já perdeu. Esqueça. Quando você é uma pessoa de baixa autoestima, reage apenas ao momento presente, tudo lhe abala. A necessidade de atenção e validação dos inseguros, infecta o ar. Todos conseguem sentir. Aprenda: a percepção oculta sobre você influenciará decisivamente o modo como será tratado. 

___________________

Cifrada dos 50%

Um político conhecido pela personalidade forte e por só fazer o que dá na telha, está em uma encruzilhada. A Bolsa de Apostas informal do mundinho da política, dá conta do seguinte cenário: 50% de chances de entrar numa disputa só para constar (e perder) ou 50% de chances de sair discretamente e de cabeça erguida do imbróglio. Aliados que já sabem do cenário crítico, estão tendo conversas e muitas pontes com os outros lados. Um grupo forte, opera por trás, querendo a manutenção da empreitada, com chance ou sem chance. Motivo: não desejam o “crédito” de um apoio não solicitado. Cabo de guerra!

___________________

Foto do dia

Uma união diversificada na cidade de Beneditinos: o pré-candidato a prefeito, Talles Marques, do PSD, conta com o apoio da pré-candidata a vice-prefeita pelo Solidariedade, Luiza Marques. Os deputados Marden Menezes (PSD) e Georgiano Neto (PSD), marcaram presença no evento no final de semana, que contou com o deputado Evaldo Gomes (SDD) e a secretária estadual de Esportes, Josiene Marques, filha de Luiza. O grupo enfrenta o candidato Fábio Roberto (PT), apoiado pelo atual prefeito, Julivan Mendes. Esse é mais um exemplo de município onde PT e PSD se enfrentam dentro da base. Em muitos casos, com disputas regionais acirradas e rompimentos internos de grupos políticos, é difícil mesmo unir. As urnas decidem. 

___________________

A frase para pensar 

“Guerra: um massacre de pessoas que não se conhecem em benefício de pessoas que se conhecem, mas não se massacram”, Paul Valery (1871-1945), filósofo e escritor francês.

___________________

Música da semana

Apoiar um candidato num dia, mudar de ideia no outro. Se filiar em um partido, mas prometer apoio para outro candidato em outra sigla e fazer corpo mole... Bom, a mudança de opinião é válida, mas a turma costuma exagerar, hein? Para eles, vamos do Raulzito, Raul Seixas, grande mago, e sua “Metamorfose Ambulante”:

Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

 

Colunas anteriores