Cidadeverde.com

Na base governista

O Partido Republicano Brasileiro realizou no final de semana um encontro de lideranças em Teresina. O ex-deputado  Pastor Jessivaldo e o vereador Levino de Jesus receberam o governador Wellington Dias e revelaram disposição de parcerias políticas. O PRB elegeu três prefeitos e 40 vereadores, incluindo um na capital.

Central

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PI) realiza no dia 26 de março, no Auditório do SINTEL o curso de Atualização em Central de Material e Esterilização. Serão 120 vagas destinadas aos profissionais de enfermagem. Para realizar sua inscrição, é necessário estar quites com suas obrigações financeiras com COREN-PI e doação de uma toalha de banho na cor branca. As inscrições estão abertas até esta terça-feira, 24, e podem ser realizadas no site da COREN-PI (www.coren-pi.com.br) ou na sede da entidade. Mais informações podem ser obtidas no 3222-7861.

Acabou o PMDB da oposição?

O deputado estadual João Mádson Nogueira(PMDB) conversa afinadamente com o secretário de saúde, Assis Carvalho, que também é deputado estadual, durante solenidade em Teresina. Será que a pré-candidatura do deputado Marcelo Casrto a governador acabou mesmo com o PMDB da oposição?

Investimento zero

André Nunes/CCOM
Esta é a recomendação do presidente da APPM (Associação Piauiense de Municipios) aos prefeitos. O motivo é a crise financeira causada pela redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. "Para evitar atrasos no pagamento dos servidores,  o melhor é não investir nada com recursos próprios", disse Francisco Macedo. Para março, a previsão é nova queda no FPM, que pode chegar a 20%. A foto registra Francisco Macedo recebendo chave de veículo para o município de Bocaina,ao lado do governador Wellington Dias e do deputado federal Osmar Júnior(PC do B-PI).

Osmar avalia pesquisa

O deputado federal Osmar Júnior (PC do B-PI) aprovou o desempenho dos governistas na pesquisa divulgada pelo Instituto Amostragem para a disputa de governador. Sobre a presença do prefeito de Teresina na sucesão do governador Wellington Dias, Osmar Júnior considera importante. "Quanto mais concorrentes melhor", avalia o deputado. 

B.Sá preside Comitê de Bacia Canindé-Piauí

André Nunes/CCOM
O prefeito de Oeiras foi eleito primeiro presidente do Comitê de Bacia Canindé-Piauí, instalado no última sexta-feira, em Picos, pela secretaria estadual do meio ambiente e recursos hídricos. B.Sá vai comandar um colegiado que abrange 103 municípios e 600 mil habitantes. O comitê é o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos em toda a bacia que envolve os rios Canindé e Piauí, a maior do semi-árido piauiense. O lançamento do primeiro comitê de bacia do Piaui foi acompanhado pelo deputado federal Osmar Júnior (PC do B-PI), representantes do ministério do meio ambiente e o secretário Dalton Macambira.

Novo time

O prefeito B.Sá está incentivando a criação da Sociedade Desportiva Oeiras para atuação em várias modalidades, inclusive no futebol. Pode estar nascendo um concorrente do Carcará, o time do ex-prefeito Tapety Neto, adversário político de B.Sá.

Mastologia

Teresina vai sediar o Simpósio de Mastologia 2009 – Abordagem atual do câncer de mama, nos dias 24 e 25 de abril. O evento, que acontecerá no auditório do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), reunirá especialistas de diferentes áreas médicas, como oncologistas, radiologistas, mastologistas, e outros profissionais. Dentre palestrantes de renome nacional estão os médicos Nivaldo Pereira Alves, do Tecnogene – DF, e José Luiz Barbosa Bevilácqua, do Hospital Sírio Libanês. O simpósio, promovido pela Oncomédica e Oncocentro, está com inscrições abertas que podem ser realizadas no site www.oncomedica.com.br até o dia 23 de abril.

Incentivo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI acaba de lançar edital para o Programa de Bolsas para Pós-Graduação FAPEPI / RENORBIO - Rede Nordeste em Biotecnologia. A concessão de bolsas de doutorado aos alunos do RENORBIO/Ponto Focal do Piauí, visa à formação de recursos humanos de alto nível, com potencialidades de produzir, difundir e aplicar conhecimento da Biotecnologia na realidade econômica e cultural no Estado do Piauí.

O nome da Câmara de Vereadores

Sobre a polêmica referente ao nome do parlamento da capital, o prefeito Sílvio Mendes afirmou que o novo prédio dispõe de espaço suficiente para homenagear várias personalidades. "Além de dar nome ao prédio, os vereadores também terão que denominar o plenário, o plenarinho e outros espaços. Portanto todas as personalidades ventiladas poderão ser homenageadas na nova Câmara", afirmou o prefeito. Existe na CMT um decreto de autoria do vereador José Ferreira(PSDB), que denomina o prédio  Palácio Teresa Cristina, em alusão à Imperatriz que deu origem ao nome de Teresina. No entanto,  nomes de outras personalidades já foram lembrados, como o ex-governador Chagas Rodrigues, e o ex-prefeito Wall Ferraz.

 

Posts anteriores