Cidadeverde.com

Ciro entrega abaixo-assinado

O abaixo-assinado contra os altos preços dos combustíveis, encabeçado pelo   deputado federal  Ciro Nogueira (PP),  foi entregue ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. As assinaturas foram coletadas em Teresina e mostram a insatisfação dos piauienses com os preços cobrados pelos combustíveis no Brasil.

TCU multa Padre Herculano

O prefeito de São Raimundo Nonato foi condenado a devolver  R$ 216 mil à União, referente à falhas na aplicação de recursos da Fundação Nacional de Saúde no ano 2.000. Padre Herculano Negreiros responde a  mais 13 reclamações de improbidade administrativa junto ao Tribunal de Contas da União.

Tererê em Brasília

O deputado estadual Deuzimar Tererê (PSDB) já decidiu: vai mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal em 2010. Para o tucano, a região norte não tem opção de candidatura de deputado federal. "Agora é minha vez", garante Tererê.

Ensino superior

O governo do Estado pretende implantar ainda este ano 50 pólos do programa Universidade Aberta. A meta é facilitar o acesso ao ensino superior em todo o Estado.

Estudo

O governador Wellington Dias delegou ao coordenador do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), Fernando Danda, a função de definir, através de estudos técnicos, os municípios em condições de receber o programa, examinando a estrutura de áreas públicas já existentes, como escolas  que podem ser adaptadas ou mesmo a construção de novos prédios.

Reação

Os vereadores R.Silva (PP), Teresa Britto (PV) e Major Paulo Roberto (PRTB) criticaram a posição do governo do estado que admite  reduzir a gratificação de condição especial de trabalho dos policiais militares em 20%.  Os parlamentares  reconhecem a necessidade de reduzir gastos diante da crise mundial, mas defendem que setores essenciais não sejam atingidos.

Mão Santa deixa o PMDB?

Para setores do partido, a saída do senador Mão Santa é apenas uma questão de oportunidade. Mão Santa estaria esperando uma aproximação definitiva do PMDB com o PT para justificar a insustentável condição política que ainda o mantém no partido.

Desenvolvimento

O senador Mão Santa (PMDB-PI) lamentou que o Piauí seja o estado brasileiro com o menor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), novo indicador elaborado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. Em uma escala de zero a cem, o Piauí tem um índice de 11,4. O líder é São Paulo, com 99,1, seguido do Distrito Federal, com 98,9. Em terceiro vem o Rio de Janeiro, com 98,6.

Na lanterna

De acordo com o senador, o IDSE foi construído a partir de 36 variáveis sociais e econômicas. O indicador mediu fatores como saneamento básico, qualidade da moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza. Na ponta de baixo, depois do Piauí, vêm Maranhão (15,8), Alagoas (21,5), Ceará (31,6), Tocantins (34,2) e Acre (35,7).

Mais municipios

O governador Wellington Dias foi fundamental na decisão do presidente Lula que estendeu as ações do programa Minha Casa para municípios com população abaixo de 50 mil habitantes. Pelo critério anterior, poucas cidades piauienses seriam beneficiadas pelo programa e para o governador poderia influenciar o aumento do fluxo migratório em direção a municípios de maior porte.

Posts anteriores