Cidadeverde.com

Saída

"O problema de setor não é só de escassez, mas também de falta de gestão planejada dos recursos. As competências concorrentes do sistema de saúde nos três níveis de governo, teoricamente acertada, fez com que as unidades federativas administrassem os recursos de forma individual, primitiva, sem base em sistemas de controle de preços, comparação de custos de procedimentos, medicamentos e equipamentos. O compartilhamento bem definido de responsabilidades e receitas poderiam orientar os gastos por critérios objetivos.

Afinal, de que área do orçamento o governo federal deveria tirar para honrar os 10% previstos na emenda? A CSS a 0,1% resolve? O ministro Temporão defende que só 0,2% resolveria.
Defendo a regulamentação da EC 29 e gerência eficiente com definição prévia de metas. A criação da CSS também pode ser uma saída sob certas condições. A CPMF, não é cabível.

Todo mundo apresenta uma conta/ opinião com uma desenvoltura assustadora, mas a poucos ocorre realmente atender ao interesse público. Adotar uma postura cautelosa no momento é a melhor saída."

DEM e PSDB querem recontagem de votos de legenda

Não é mais especulação. A assessoria jurídica da aliança DEM/PSDB/PPS/PSC já recebeu estudo de uma consultoria contratada em São Paulo que fundamentará ação judicial pedindo recontagem dos votos de legenda nas eleições de deste ano no Piauí. Lideranças do DEM e PSDB consideram que a coligação foi prejudicada com desempenho em torno de 16 mil votos de legenda. Com a recontagem, as lideranças esperam alterações tanto na Assembleia Legislativa como na representação piauiense na Câmara Federal. Um deputado eleito e dois suplentes estão à frente a ação que põe em cheque a credibilidade das urnas eletrônicas.

Disputa embolou

Surpresas no quadro sucessório na Assembleia Legislativa. O governador teria recomendado a dois deputados estaduais a busca de  viabilidade política de  suas  candidaturas à presidência da Casa. Os dois deputados são muitíssimos ligados a Wilson Martins. Essa mobilização pode embolar ainda mais a disputa pelo comando do poder Legislativo, que já conta com a candidatura de Themistocles Filho definida e a de Wilson Brandão, em aberto.

Ciro defende reforma administrativa de Wilson Martins

O senador eleito anunciou, em entrevista ao Noticia da Manhã (TV Cidade Verde), irrestrito apoio ao projeto de reforma administrativa a ser enviado ainda este ano pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa. Segundo Ciro Nogueira, é preciso diminuir o tamanho da estrutura administrativa do governo. "Hoje temos uma máquina inchada, com desperdícios de recursos", avalia o senador eleito.

Coerência

O deputado federal e senador eleito, Ciro Nogueira (PP), explica motivos que o levaram  ao palanque de Wilson Martins no segundo turno. “Todos sabem que decidi apoiar a reeleição de Wilson Martins por uma questão de coerência política. Afinal, fui eleito senador pelas mesmas forças políticas que queriam a eleição de Dilma. Logo, não teria outro caminho a seguir senão coerentemente respeitar essa vontade. Agora, também por uma questão de coerência, torço pelo sucesso de sua gestão. E me coloco a disposição para, de forma franca e leal, colaborar e debater os grandes temas do estado. Exatamente por isso não vejo outra questão mais espinhosa e delicada à frente do governador do que a qualidade dos nossos gastos públicos." 

Efeito retardado

"O desajuste que marca as finanças estaduais é uma bomba de efeito retardado que vem sendo montada desde o final dos anos 1990. Exemplo disso é o crescimento exponencial da folha de pagamentos da administração, que saltou de R$30 milhões para mais de R$200 milhões no intervalo de uma década.”, destacou o deputado federal e senador eleito, Ciro Nogueira .

Secretário de Transportes pode acumular direção do DER

O governador Wilson Martins analisa proposta de integração da Secretaria de Transportes (Setrans) com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). Pela sugestão, o DER será preservado, mas dentro da estrutura administrativa da Setrans. O secretário também responderá pela direção do departamento. Se for posto em prática na reforma administrativa, o projeto dará musculatura à Setrans, além de despertar o interesse político pela direção da pasta. 

Nos bastidores

A decisão dos novos dirigentes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sobretudo o presidente, será definido através dos bastidores do recesso parlamentar de janeiro. Themístocles Filho é candidato à reeleição e o deputado Wilson Brandão(PSB) também está na disputa pelo comando do parlamento estadual.

Criado Instituto do Meio Ambiente

Acaba de ser criado o Instituto Nacional de Pesquisa e Defesa do Meio Ambiente-INMA. O Estado do Piauí participa do instituto, através do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, que integra o conselho consultivo.

Missão

Segundo Dalton, o INMA tem como  objetivo valorizar o trabalho e defender  interesses coletivos, além dos recursos naturais. “O instituto conta com a participação de pesquisadores, estudantes e muitos que lutam em defesa do meio ambiente. Estaremos trabalhando para garantir um desenvolvimento sustentável”, ressalta Dalton Macambira.

Posts anteriores