Cidadeverde.com

Piauí na Área Livre de Febre Aftosa

Técnicos do Ministério da Agricultura começam nesta segunda-feira,22, uma nova auditoria na estrutura estadual de defesa agropecuária. O procedimento faz parte do protocolo oficial que pode tirar o Piauí da Área de Médio Risco de Febre Aftosa. A meta do governo é conquistar o status de área livre da doença  até o final do primeiro semestre, junto com os estados nordestinos.

Solidariedade

O senador Mão Santa (PSC) defendeu a greve dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), um dos órgãos que mais cresceu nos últimos anos, mas os servidores denunciam  salários congelados pela administração estadual. Um email do comando de greve foi lido pelo parlamentar no plenário do Senado Federal  solicitando agilidade nas negociações. 

Governo propõe Plano de Cargos e Salários

Em reunião com o comando de greve dos servidores da Adapi, a secretária de Administração, Regina Sousa, admitiu elaboração de um Plano de Cargos e Salários para a instituição. O projeto exigirá aprovação na Assembleia Legislativa. A categoria discutirá a proposta em Assembleia Geral.

Nova data

A vereadora Teresa Britto (PV) informou que a audiência pública que seria realizada na quinta-feira (18), na Câmara Municipal sobre a construção das casas no Alto da Felicidade foi adiada,  porque os representantes da Caixa Econômica não tinham disponibilidade. O encontro está agendado para a próxima terça-feira (23).

PMN ameaça sair da base e lançar candidatura

O pastor Francisco Macedo, presidente do Diretório do PMN no Piauí, informou que a tendência do partido é lançar candidatura própria ao governo do Estado. Segundo ele, a orientação é do próprio Diretório Nacional.


A declaração do pastor causou surpresa já que o PMN é um dos 12 partidos que fazem parte da base aliada e que foi convidado para a reunião amanhã com o governador Wellington Dias.


Francisco Macedo disse, porém, que vai participar da reunião  e dependendo do resultado vai avaliar os rumos do partido.

Nova lei incrementa arrecadação em Teresina

Foi aprovado na Câmara de Teresina, um Projeto de Lei que obriga empresas que prestam serviços à prefeitura a emplacarem seus veículos na capital. O projeto é de autoria do vereador Edvaldo Marques (PSB).
 

Consequência

A medida  levará para os cofres de Teresina uma receita de 50% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), obtida dos veículos que prestam serviços por locação, concessão, permissão e outros. Os recursos devem ser investidos na melhoria da qualidade de vida dos teresinenses.

Justiça

“A nossa maior preocupação na elaboração do projeto de lei é a de aumentar a arrecadação dos impostos gerados pelo emplacamento dos veículos que prestam seus serviços ao município sem aumentar qualquer imposto ao cidadão”, declarou o vereador Edvaldo Marques, autor do projeto.
 

Personalidade

A advogada Margarete Coelho receberá o Prêmio de Educação em Direitos Humanos, na categoria “Personalidade” . A comenda é o reconhecimento de sua luta em defesa dos direitos da Mulher. A solenidade acontecerá no dia 18 de março, às 19 horas, no cine teatro da Assembleia Legislativa, sendo promovida pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí. O prêmio será entregue a dez mulheres nas categorias “Personalidades”, “Organizações” e “Ações e Experiências”.
 

Posts anteriores