Cidadeverde.com

Campo Maior: secretaria de Saúde recolhe pneus em campanha contra dengue

A Secretaria Municipal de Saúde em suas ações de combate ao mosquito da dengue está recolhendo pneus de veículos e outros transportes para evitar a hospedagem e proliferação do mosquito da dengue e a contaminação de pessoas. Segundo o secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira, todo o material recolhido em oficinas e abandonado em terrenos baldios têm um destino ecologicamente correto. A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria encontrou uma maneira de reaproveitá-los, com paisagismo em escolas e universidades, e também para reciclagem. Como parceira, a Saúde, tem a Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública. Os dois secretários, Marcelo Pereira e  Antônio Lustosa, se juntaram nesta ação de prevenção da doença e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e da febre chikungunya. A ação combate ainda, outros insetos e roedores. 

Para recolher o pneus as secretarias utilizam Caminhão Baú, carros de pequeno porte e reboques adaptados em motocicletas. Os agentes de endemia percorrem terrenos, residências, borracharias, ferros-velhos e locais afins, identificando os onde locais onde os pneus são encontrados na cidade. “Em média, 150 pneus são enviados a cada quinzena para uma borracharia.  O resultado obtido através do recolhimento é evitar a contaminação do solo, do ar, eliminação criadouros de mosquitos entre outros vetores. Uma ação bem sucedida. Por meio dela foram recolhidos cerca de 3000 pneus em 2014?, informou o coordenador de combate as endemias Raimundo Barros.

Segundo Barros, pneus são ideais para a proliferação do mosquito da dengue e febre chikungunya porque acumulam água e possuem estrutura que oferece sombra, tudo que o Aedes aegypti precisa para garantir a sua reprodução”, diz Raimundo Barros. As orientações  da destinação adequada dos pneus é feita constantemente aos proprietários de oficinas, borracharias e a donos de veículos pelos agentes de endemias de Campo Maior”, enfatizou Raimundo Barros. As equipes, que visitam os domicílios de dois em dois meses, observam fatores ambientais que possam afetar a saúde, como lixo,  esgotos, entre outros.

“O recolhimento é uma solução de baixo custo e tem sido eficiente. As medidas preventivas demonstram na prática e nos novos índices do Ministério da Saúde, redução de 85,8% do número de casos confirmados de dengue em 2014 tendo com referência 2013. Neste trabalho de recolhimento, a Prefeitura ressalta que a participação das pessoas é fundamental justamente na informação dos locais onde possa haver pneus e outras suspeitas”, orientou o secretário Marcelo.

O prefeito Paulo Martins disse que a participação da população é importante nesta batalha contra o mosquito. “A sociedade pode participar se comunicando com as equipes de saúde, colaborando, avisando ao agentes de endemias da sua comunidade sobre a existência de terrenos suspeitos de serem locais propícios como criatórios das larvas ou deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar a coleta do objeto e a notificação ao proprietário dos terrenos para que os conservem limpos”, informou o prefeito.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais