Cidadeverde.com

Cemitério da Batalha do Jenipapo vira local de peregrinação e deve ganhar estátuas para heróis

  • cemiterio-campo-maior-12.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-11.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-10.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-9.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-8.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-7.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-5.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-4.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-3.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior-2.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • cemiterio-campo-maior.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Localizado na zona Rural de Campo Maior, a pouco mais de 80 km de Teresina, o cemitério dos heróis da Batalha do Jenipapo, além de ponto turístico da cidade, passou a ser um local de peregrinação para aqueles que acreditam ter pedidos atendidos pelas "almas do batalhão". Não é difícil encontrar junto a enorme cruz fincada no centro do local, membros do corpo humano representados em madeira, pástico e tecido. Tudo, deixado por fieis que acreditam ter sido ajudados e até curados pelos pedidos feitos às almas.

É o caso de Antônio Lira, de 35 anos, estivador que estava no cemitério no momento em que chegamos para a reportagem. O trabalhador acendia velas em agradecimento pela sua recuperação após um acidente de moto. Antônio conta que após o acidente, seu crânio ficou comprometido com o impacto e para ele as almas do batalhão ajudaram sua cura. "No dia do meu acidente, as almas do batalhão me valeram e eu fiquei bom", conta Antônio.

Edivan Lima, de 52 anos, também estava no cemitério acompanhando o amigo Antônio. Ele nos conta que sua mãe foi socorrida pelas preces as almas e relata que todos os anos vai ao local agradecer as graças recebidas. "Minha mãe tinha uma perna doente e agora está curada graças as almas do batalhão. Todos os anos venho aqui pois sabemos que eles são nossos ancestrais e irão nos valer", conta Edivan.

Os dois moram em uma comunidade próxima ao local onde ocorreu a sangrenta batalha. Todos os anos em 13 de março, solenidades religiosas e militares relembram o marco histórico que foi a Batalha do Jenipapo, que completou 192 anos em 2015, e especialmente nesse período o fluxo de pagadores de promessas e fieis aumenta consideravelmente.

Fotos: Wilson Filho/Cidade Verde

A fé, é o ingrediente que move todos a procurarem o local para fazer suas preces e não há barreiras nem mesmo para a idade. A estudante Vanice da Conceição, de 14 anos, também acendia velas junto a cruz em agradecimento pela recuperação de seu braço, que havia quebrado. "No mesmo dia as almas me atenderam e todos os anos venho aqui acender velas", contou.

Se os motivos para a peregrinação são vários e diversos, o desejo de todos os peregrinos que procuram o local é comum, a construção de um templo. Antônio explica que o local, além de oferecer um melhor espaço para receber todos, deve reforçar ainda mais a memória da batalha, lembrada todos os anos. "Nosso maior desejo era a construção desse templo. Há muitos anos que eu venho aqui e não tem nada. Esperamos que os governantes possam olhar pela gente e construir logo", apelou o estivador.

Prefeitura revela projetos
Em resposta ao pedido dos fieis, o prefeito Paulo Martins (PT), revelou em entrevista ao Cidadeverde.com que há um projeto de construção de um templo religioso, no local onde hoje há um memorial construído. O prefeito adiantou ainda o projeto de construção de estátuas que representarão os lutadores da Batalha do Jenipapo.


Paulo Martins em março, no último aniversário da Batalha do Jenipapo

"Queremos deixar claro que o memorial é um dos cinco pontos turísticos estratégicos para Campo Maior. Há sim a ideia de melhorar as condições e futuramente construirmos um local para que as pessoas tenham mais estrutura para fazer as suas preces. Outra ideia é caracterizar o local e quem participou da batalha. Para isso, faremos estátuas de vaqueiros, trabalhadores e do exército português, simbolizando quem participou daquela guerra. Queremos caracterizar essas pessoas que lutaram pela nossa independência", revelou o prefeito.

Retratar os passos de quem participou da batalha, por enquanto é um projeto que está no papel. Ainda no mês de abril o prefeito Paulo Martins deve se reunir com o Sebrae e outras entidades para definir os detalhes do novo plano estratégico para o turismo da região. "Vamos concluir esse projeto no mês de abril e nossa ideia é de ter sempre a presença do exército na região, que além de manter a segurança dará mais credibilidade ao local que de fato marcou a iniciação de nossa independência", declarou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais