Cidadeverde.com

Zika promove mudanças na ética das imunizações maternas

  • ciclo_Zika_Vírus.jpg Imagens da Internet
  • zica-virus-dicademae.jpg Imagens da Internet
  • talidomida1.jpg Imagens da Internet
  • microcefalia.jpg Imagens da Internet

Desde que o mundo foi acometido com as deformações provocadas pelo uso de Talidomida nos anos 1950-1960, a administração de drogas e vacinas para mulheres gestantes ganhou outro significado. Questões estabelecidas pela Bioética restringiram o processo de imunização de gestantes, visando evitar problemas com mães e seus filhos.

 A Talidomida foi uma droga criada na Alemanha e que era usada como um poderoso medicamento contra ansiedade e, entre outros usos, prevenindo náuseas em gestantes. A Talidomida mostrou-se uma droga Teratogênica (causadora de deformidades). A droga destroçou a vida de milhares de crianças que nasceram com deformidades especialmente nos membros superiores (veja nas imagens). O efeito da Talidomida impôs à medicina uma série de restrições no que tange ao uso de vacinas e outras drogas em gestantes.

Com a descoberta que a exposição ao Zika vírus pode causar deformações fetais graves, dentre elas a microcefalia, um esforço internacional de pesquisadores, desenvolveu vacina para ser testada, inclusive em gestantes. Trata-se de uma vacina que utiliza fragmentos de DNA do vírus e embora não tenha efeitos colaterais graves abre esta discussão ética entre pesquisadores. A vacina está sendo testada atualmente em 90 adultos nas cidades de Houston (Texas), Miami (Flórida) e em Porto Rico. Apenas mulheres em idade fértil estão sendo testadas, mas dado o efeito do Zika Vírus estuda-se a possibilidade de inserir mulheres gestantes no teste. A inclusão ainda não foi feita porque tem-se buscado uma vacina em dose única. A atual necessita de três doses distribuídas ao longo de doze semanas. A inclusão de gestantes foi recomendada por um relatório elaborado por pesquisadores independentes (médicos, farmacêuticos e especialistas em Bioética).

Este assunto foi discutido em recente matéria sobre saúde pública na Revista Science (21.07.2017).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais