Cidadeverde.com

Floriano recebe exposição voltada a temática do Humor

Na manhã dessa terça-feira (12) foi realizada a abertura da 9° edição do Salão Medplan de Humor que está sendo exposta no Complexo Comercial do Cruzeiro até o próximo dia 15. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Elineuza Ramos, a professora representante da Universidade Federal do Piauí Ana Cleide, além dos demais secretários municipais e visitantes. A mostra chega a Floriano através de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A exposição conta com trabalhos escritos de artistas nacionais e internacionais, representados na forma de charges, cartum, quadrinhos e caricatura, desenvolvendo, principalmente, o tema central dessa 9º edição, o casamento.  O evento, realizado de forma itinerante, acontece em diversas partes do mundo, oferecendo cultura em forma de humor para diversas regiões. Durante cinco dias serão expostas um total de 34 obras, com tema livre, satirizando também política, mídias sociais, relacionamentos, etc. A entrada é gratuita e está aberta das 08h às 18h30, sem pausa para almoço.

A secretária de Cultura Elineuza Ramos expressou sua alegria em, juntamente com a UFPI, promover cultura e desenvolvimento do senso crítico através dessa exposição. “Esse momento é de tamanha importância, estamos diante de expressões artística de diversos lugares do mundo, cada pessoa que olha tem uma interpretação, isso mexe muito com a imaginação do visitante”, finalizou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Floriano lança 2º etapa da campanha "Floriano Limpa - Todos contra o mosquito"

Na manhã dessa sexta-feira (08) foi realizada, na Praça Petrônio Portela, o lançamento da 2º etapa da campanha “Floriano Limpa – Todos contra o mosquito", transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela. Estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, o presidente da Câmara Maurício Bezerra, secretários municipais, assim como profissionais que irão atuar nessa Campanha.

“Floriano Limpa – Todos contra o mosquito” é uma ação que envolve um trabalho em conjunto das Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Comunicação e que conta com mais de cem profissionais que irão atuar em diversos pontos da cidade, a começar pelas vias centrais. A meta é combater e controlar os focos de do mosquito principalmente nesse período chuvoso, realizando carpinas e limpezas das margens de vias, tornando necessário que os donos de terrenos baldios contribuam nessa tarefa. 

O secretário de Infraestrutura, Marcony Allison, pontuou a importância desse trabalho ser articulado juntamente com a população. “Esse é um trabalho de todos nós, manter a cidade limpa e saudável, para isso precisamos ter consciência e lembrar que é uma doença fácil de ser controlada”, disse o secretário de Infraestrutura.

Fonte: Ascom

Secretário anuncia reparos emergenciais após incêndio em Hospital

Ao tomar conhecimento do incêndio ocorrido neste domingo (10) no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, determinou a realização imediata dos reparos físicos necessários no local. 

O secretário afirma que quer garantir a assistência integral aos pacientes e a continuidade dos serviços hospitalares. Florentino Neto deve fazer uma visita ao Hospital, para uma avaliação do fato e acompanhar as providências que foram tomadas.

“Determinei que ações imediatas fossem tomadas, seja no reparo físico, mas principalmente, para garantir uma assistência adequada aos pacientes. O que for necessário para as adequações físicas será providenciado, para os reparos imediatos”, ressaltou Florentino. 

Cerca de 20 pacientes foram levados para o pátio externo do Hospital, num local aberto, ventilado e que oferecia mais segurança aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Tal procedimento foi adotado por recomendação da equipe do Hospital, como também do Corpo de Bombeiros, já que o princípio do incêndio ocorreu na Central de Processamentos de Dados (CPD), que fica nas imediações de uma ala de enfermaria. 

Outra providência tomada pela SESAPI foi acionar a Vigilância Sanitária do Estado e o imediato deslocamento de engenheiros e arquitetos do Núcleo de Infraestrutura da Saúde para que fossem avaliados os danos na estrutura física, assim como na parte elétrica e hidráulica, para que seja providenciada, de forma emergencial, a reparação. 

De acordo com o diretor do Hospital, Ancelmo Jorge, o princípio do incêndio da CPD foi ocasionado por um curto circuito no ar condicionado da sala, que deve ficar ligado 24 horas. “Os funcionários, ao perceberam a fumaça, agiram prontamente, inclusive acionando o Corpo de Bombeiros. Nenhum paciente teve ferimentos ou intercorrências por conta do incidente”, afirma.

Até a próxima quarta-feira, 13, a Secretaria deve apresentar o relatório técnico sobre o fato.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Incêndio atinge hospital e pacientes são levados para calçada em Floriano

Fotos: JC24Horas

Parte do Hospital Regional Tibério Nunes precisou ser evacuada após um incêndio no início da manhã deste domingo (10) em Floriano, município a 244 km de Teresina. Em um vídeo registrado por um portal local é possível observar macas e pacientes do lado de fora do prédio aguardando o controle do incêndio.

O fogo começou no Centro de Processamento de Dados (CPD) do hospital. O incêndio assustou pacientes e funcionários, mas não registrou feridos. O Corpo de Bombeiros esclarece que as chamas foram provocadas por problemas de instalações no arcondicionado do CPD. Segundo o bombeiro que atendeu a ocorrência, um problema nas instalações causou as chamas que atingiram ainda uma das salas ao lado do CPD, mas não chegou até a área dos pacientes.

Vídeo: JC24Horas

Funcionários do hospital relatam que esta é a terceira vez que um incêndio é registrado dentro das intalações do hospital.  Antônio José Martins, que ajudou a conter as chamas, afirmou em entrevista a portal local que foi preciso arrombar uma das portas do prédio para que a fumaça não se espalhasse pelas alas. Um funcionário do hospital que ajudou a conter as chamas afirmou que chegou a levar um choque ao se aproximar do local com os extintores de incêndio do prédio.

Foto: JC24Horas

"Sou um dos funcionários e saí correndo com o extintor na mão e tomei um choque nas paredes.  Até pediram que eu não fosse até lá mas o fogo já estava muito alto. Graças a Deus conseguimos apagar", descreveu o servidor Messias.

Em nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde à imprensa a direção do Hospital esclarece que o arcondicionado do CPD precisa ficar ligado 24h o que pode ter ocasionado o curto-circuito. Leia a nota na íntegra

COMUNICADO

A direção do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, comunica oficialmente a causa do incêndio desta madrugada, que se iniciou no CPD e chegou a atingir a enfermaria 19 da Ala A.

O incêndio, que não aconteceu no setor administrativo, foi ocasionado por um curto circuito no ar condicionado da sala do CPD, que precisa ficar ligado 24 horas.

Os funcionários perceberam o problema, que logo foi resolvido.
Ninguém ficou ferido e houve apenas danos materiais, já que há toda uma logística para agir rapidamente neste tipo de incidente.

Ancelmo Jorge - Dir.HRTN

 

Rayldo Pereira
Com informações de JC24Horas
rayldopereira@cidadeverde.com

Empresário suspeito de agredir e manter jovem em cárcere privado é preso no MA

O empresário Valdeci Leite de Oliveira, conhecido como “Val leite”, foi preso na manhã desta quinta-feira (07) em Presidente Dutra, no Maranhão. Ele é acusado de agredir e manter em cárcere privado a sua ex-namorada Thaís Silva, em novembro deste ano, em uma chácara no município de Floriano (PI). Ele irá responder pelos crimes de lesão corporal grave, ameaça e injúria contra sua ex-namorada. 

O mandado de prisão preventiva – assinado pelo juiz Noé Pacheco de Carvalho -  foi cumprido pela Polícia Civil do Piauí por meio da Delegacia Regional de Floriano; e contou com apoio da Polícia Civil de Presidente Dutra (MA). De acordo com o delegado regional Francisco de Assis, na época, ele chegou a agredir Thais com lapadas de facão. A vítima aguarda uma cirurgia na mandíbula em decorrência das agressões. Ela registrou um boletim de ocorrência. 

“A ex-namorada desse empresário foi agredida por ele e ficou bastante machucada, com várias lesões. As agressões ocorreram em uma chácara, que ele a levou. Ele fugiu logo após o crime e a investigação o localizou hoje, ele estava na casa de um cunhado no Maranhão”. 

O crime ocorreu no dia 12 de novembro de 2017, e a prisão preventiva foi decretada dentro das 48 horas depois do crime, mas o empresário fugiu de Floriano, sendo localizado após investigação policial. 

O preso está em deslocamento para Floriano, onde ficará custodiado na Penitenciária Gonçalo de Castro e Lima - Vereda Grande. 

A decisão do pedido de prisão preventiva destacou o depoimento da vítima, que assumiu ter vivido um relacionamento de um ano com Valdeci, tendo rompido com ele em fevereiro de 2017. Valdeci não aceitava o fim da relação e ficava perseguindo Thais. No dia 12 de novembro de 2017, ele a viu sair de uma festa e, sentindo-se pressionada, entrou no carro do empresário. Ele estava irritado porque ela iria entrar em um carro acompanhada de outros homens e de uma amiga. 

As agressões começaram no carro antes de chegarem à chácara do empresário, e ficaram ainda mais intensas porque, inicialmente, a vítima se recusou a liberar a senha do celular para ele olhar as mensagens trocados com os amigos. Após as agressões, ele chegou a pedir que a vítima simulasse que foi um acidente de carro e, inclusive, iria bater o veículo para ter uma prova. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Vigia é preso suspeito de estuprar quatro crianças dentro de escola particular

O vigia identificado pela Polícia como Paulo de Tarso Oliveira Varão, de 57 anos, foi preso suspeito de estuprar pelo menos quatro crianças de seis anos dentro de uma escola particular em Floriano, município a 244 km de Teresina. A denúncia partiu dos próprios alunos, de ambos os sexos, que relataram aos pais os abusos que aconteciam na hora do recreio ou no horário de saída da escola. 

"Segundo as crianças ele as colocava no colo e tocava as partes íntimas. Uma das crianças ele chegou a beijar na boca e culminou em sexo oral. Pedimos a prisão preventiva dele que foi concedida pela proximidade e o fácil acesso que ele tinha a essas crianças. O próprio colégio demitiu ele assim que soube das denúncias e que as crianças começaram a comentar os abusos", relatou a delegada Nayana da Paz, delegada da Mulher e titular do 2º Distrito de Polícia Civil de Floriano.

A delegada acrescenta que todas as crianças foram submetidas a exame de corpo de delito que constataram que não houve conjunção carnal. "O que surpreende ainda mais é que Paulo de Tarso é um senhor  quase fora de suspeitas, pela idade e por ser conhecido de todos na região",  acrescenta a delegada.

O nome da escola não foi divulgado pela delegacia.

Pai estupra filhas

Este foi o segundo vigia de escola preso no mesmo dia em Floriano.  Identificado pela Polícia como Alan Kardek Alves Reis de, de 36 anos, também foi preso suspeito de estupro. Desta vez o crime foi cometido contra as próprias filhas do vigia, menores de 12 anos. Segundo a Polícia, Alan trabalhava como cuidador de crianças com necessidades especiais em uma escola da rede municipal de ensino da cidade e foi afastado do cargo, após as primeiras denúncias. Entretanto, o acusado permaneceu como vigia da mesma escola.

"A mãe das crianças flagrou ele em casa com as crianças nas pernas em uma situação suspeita e procurou a assistente social. Ela encaminhou elas até a delegacia, colhemos depoimento das duas crianças que narraram atos libidinosos como tocar genitália, cheirar e até se masturbar na frente das crianças. Pelo fato de trabalhar diretamente com crianças, este foi um dos requisitos principais da prisão preventiva", explicou a delegada

Ambos encontram-se presos na delegacia de Floriano à disposição da Justiça.  Nayana da Paz, informa que tem 10 dias para concluir o inquérito envolvendo os dois casos, mas garante que as investigações já foram concluídas e os dois serão indiciados pelo crime de estupro de vulnerável.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prorrogadas as inscrições para teste seletivo da Prefeitura Floriano

A Comissão Organizadora do processo seletivo do município de Floriano, decidiu, na tarde desta segunda-feira (04), prorrogar o prazo de inscrições, que terminaria neste dia 04 de dezembro.

Em uma coletiva de imprensa no fim desta tarde, o presidente da comissão organizadora do processo seletivo, Arnaldo Messias, divulgou os novos prazos que regem agora o edital do seletivo.

A começar pelo prazo de inscrição e de pagamento do boleto, que agora vai até a para a próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro.

Quem tinha boleto com vencimento em 4 de dezembro e não efetuou o pagamento deve acessar o site do Instituto Machado de Assis e gerar um novo documento.

As provas que seriam realizadas no dia 17 de dezembro agora serão aplicadas no dia 07 de janeiro de 2018.

O resultado final, que estava previsto para 08 de janeiro, será divulgado no dia 26 de janeiro.

A convocação dos aprovados está mantida para o mês de fevereiro de 2018.

Segundo o presidente da comissão, os prazos foram prorrogados depois da solicitação de vários candidatos que tiveram dificuldades de efetuar o pagamento antes de receberem seus salários, em início de mês. “É uma oportunidade que estamos dando para muitas pessoas que ficariam de fora do certame”, disse o presidente.

O edital modificado deve estar disponível ainda na noite desta segunda-feira (04), no site www.institutomachadodeassis.com.br

Fonte: Ascom

Dia D de vacinação contra raiva acontece em Floriano

Na manhã desse sábado (02), na FUNASA, aconteceu a abertura do Dia D de Vacinação Antirrábica, uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o presidente da Câmara dos Vereadores Maurício Bezerra, a secretária de Saúde Thaís Braglia, o diretor do Centro de Zoonoses Thales Rodrigues, além de secretários e vereadores municipais. A ação também alcança a zona rural, entre os dias 04 e 08 de dezembro. 

A campanha que, na zona urbana, se estende até às 17h desse dia 02, é uma iniciativa que visa manter Floriano sem nenhum caso de raiva, e para continuar com esse quadro positivo, são esperados, em média, 19 800 animais para vacinação, entre cães e gatos a partir de três meses de idade. Na zona urbana serão 30 pontos de atendimento, entre escolas e postos de saúde, na zona rural haverão equipes de vacinação distribuídas por toda zona, a relação das localidades e datas estão no final dessa publicação.

A secretária de Saúde, Thaís Braglia, pontuou a importância dessa prevenção para manter os animais domésticos livres da raiva e, consequentemente, os seres humanos. “É uma grande demonstração de carinho e cuidado, quem perder o dia D pode se dirigir ao centro de Zoonoses para deixar seu animal protegido”, disse a secretária de Saúde Municipal. 

Às pessoas que, por ventura, forem mordidas por animais desconhecidos ou sem a vacinação atualizada é indispensável que procure ajuda médica para realizar o exame e a aplicação de vacinas.

Fonte: Ascom

Agentes descobrem buraco e corda de lençóis e impedem fuga em presídio

  • cc4427da-4f47-4457-8c10-833364ce0b41.jpg Sinpoljuspi
  • 34a6c4c3-104c-426e-98ba-cb89d8de4b90.jpg Sinpoljuspi
  • 5ce91dc3-7e9a-4678-b814-5aa90841c6f3.jpg Sinpoljuspi
  • 4b060537-3a28-4129-9a22-02dd8c605ceb.jpg Sinpoljuspi

Agentes penitenciários abortaram a fuga de detentos da penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na localidade Vereda Grande, município de Floriano, a 244 km de Teresina. Os presos abriram um buraco em uma parede e improvisaram uma corda de lençóis, conhecida como teresa, para escalar o muro. 

A tentativa de fuga foi abortada no pavilhão A onde há cerca de 90 detentos. A suspeita é que os presos tentariam fugir na noite de sábado (02). 

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, destaca a fragilidade da estrutura física do presídio e acredita que o buraco foi cavado em menos de 24 horas. 

"O local onde funciona o presídio de Floriano é um antigo depósito do Exército Brasileiro que foi doado ao Governo do Estado na década de 80. A estrutura é precária e só são feitos remendos. Os presos sabem da fragilidade do prédio. Acreditamos que eles abriram o buraco em menos de 24 horas, pois no dia anterior os agentes não encontraram nada durante a vistoria", explica José Roberto. 

Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais, acrescenta que o Sinpoljuspi já pediu providências à Secretaria de Justiça para reforçar as unidades prisionais no período de fim de ano.

O presidente do Sinpoljuspi reitera que a possibilidade de fuga aumenta consideravelmente em dezembro. Segundo José Roberto, a quantidade insuficiente de agentes penitenciários facilita a ação dos presos, apesar das vistorias diárias e esforço individuais da categoria. 

No presídio de Floriano há 400 detentos. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Serviços de recuperação asfáltica alcançam principais vias de Floriano

A Secretaria de Infraestrutura está realizando serviços de recuperação asfáltica das principais vias de Floriano, as ações dão continuidade aos trabalhos de readequação da pavimentação poliédrica que antecedeu essa ação. As vias que já estão sendo contempladas são as avenidas Bucar Neto, Getúlio Vargas e Dirceu Arcoverde.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcony Allison, com a chegada do período chuvoso ampliou-se o número de buracos nas ruas e avenidas, por isso, o trabalho é no sentido de melhorar as condições de tráfego nas vias. “Importante destacar que a gestão municipal verifica as necessidades da população e se prontifica a fazer esse atendimento”, disse o secretário.

As ações de reforma da malha asfáltica continuam e a previsão é de alcançar a avenida Santos Dumont, a rua Padre Uchôa, além de outros trechos isolados da cidade. O secretário de Infraestrutura ainda pontuou que outros serviços nesse mesmo sentido estarão sendo divulgados em breve para a população.

Fonte: Ascom

Posts anteriores