Cidadeverde.com

Piauí sediará 18º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões no mês de junho

Foto: Divulgação

A cidade de Floriano, ao Sul da capital piauiense, sediará mais uma edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento, organizado pela Escalet Produções Cinematográficas, acontecerá de 5 a 9 de junho e também irá premiar com o Troféu “Cacto de Ouro 2024” o melhor filme do Encontro em cada categoria, assim como o melhor diretor, melhor roteiro, melhor figurino, trilha sonora, dentre outras modalidades.

Segundo César Crispim, da Escalet Produções Cinematográficas, o evento é uma excelente oportunidade tanto para o público que irá assistir às exibições quanto para as produtoras participantes.

“Durante o Encontro vamos exibir filmes nacionais e independentes que foram produzidos em diversos estados do Brasil, facilitando o acesso à cultura ao público presente, além de um importante intercâmbio cultural e de experiências com os artistas de cinema e a comunidade local”, pontua.
  
O 18º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, Secretaria de Estado da Cultura – Secult e Governo do Estado do Piauí. 

 

Da Redação

Bairros de Floriano recebem o "Projeto Aulão da Saúde"

O bairro Cajueiro 2 foi o primeiro a receber o AULÃO DA SAÚDE e a população compareceu à ação. A profissional de educação física, Krislane Lemos conduziu a apresentação e deu um show de carisma e colocou todo mundo pra perder calorias e ficar em forma. 

No primeiro aulão realizado na Avenida Beira-rio, a secretária municipal de saúde, Caroline Reis, confirmou que a cada semana, um polo do IAF será beneficiado com um Aulão. "Nós fechamos essa parceria com a educadora física Krislane Lemos que é uma referência nacional na dança e atividade física e vamos percorrer os bairros levando essa mensagem que é melhorar a vida através da atividade física". 

Hoje o Programa de Atividade Física reúne cerca de 500 participantes distribuídos em 22 polos, inclusive na zona rural. "A dança, a música e atividade física são para todos. Venha fazer parte de um dos nossos polos e veja como sua saúde vai melhorar!" exalta, o prefeito Antônio Reis.

Ascom

Município de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’

  

Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social - SEMDAS, promoveu a abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’, edição de 2024, na praça da Bandeira, bairro Manguinha. 

Participaram da abertura, a secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, o vereador Miguel Vieira, representando a Câmara Municipal de Floriano, e Léo Carlos, responsável pela empresa contratada para executar o projeto, além de um grande público que se reuniu para acompanhar a exibição de cinema. 

A edição 2024 do projeto Cine Social deverá durar três meses, de abril a junho, percorrendo cerca de 15 bairros da cidade, com o objetivo de proporcionar entretenimento e acesso a cultura para as famílias, promovendo momentos de lazer a crianças, jovens e adultos. “A ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração e diversão”, disse Rafaela Barros.

A programação de filmes foi definida buscando cativar o público infantojuvenil. Na noite desta segunda-feira, foi exibido o filme "Raya e o Último Dragão", divertindo o público presente. Além do cinema, os participantes desfrutaram de lanches durante a sessão.

Mais do que simplesmente entreter, o ‘Cine Social para Todos’ tem como propósito educar e promover a reflexão, evidenciando que o poder do cinema transcende as telas, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da cidade. “O projeto é um sucesso e foi abraçado pela comunidade. Até o mês de junho, estaremos com uma programação intensa em diversos pontos da cidade, levando inclusão e acesso a toda comunidade”, finalizou Rafaela.

Ascom

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas municipais

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, visitou na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, as obras de reforma e ampliação das escolas Marcos dos Santos Parentes, no bairro Meladão, e Naila Bucar, no bairro Irapuã I, visitando ainda a obra de construção da creche do Conjunto Zé Pereira.

Além da presença do chefe do Executivo, participaram da visita o secretário de Infraestrutura, Lourenço Marcos; o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira; o vereador Joab Curvina, representando o Poder Legislativo municipal; o engenheiro civil responsável pelas obras das escolas visitadas, Antônio Alves, e representantes dessas instituições.

Nesta etapa, além das escolas municipais Marcos dos Santos Parentes e Naila Bucar, visitadas nesta manhã, também estão sendo contempladas com obras de reestruturação as escolas Raimundinha Carvalho e Dona Aleluia, cujas melhorias acontecem por meio de recursos advindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que somam mais de 2 milhões de reais (R$ 2.445.181,76) investidos em projetos de reforma e ampliação.

Além disso, a comitiva também fez uma visita à obra de construção da Creche, localizada no Conjunto Habitacional Novo Retiro, popularmente conhecido como “Zé Pereira”, contemplando uma grande estrutura que se enquadra na modalidade obra escola tipo 2, e possuirá capacidade para atender cerca de 90 estudantes por turno, sendo um marco para a comunidade.

Dentre os serviços previstos nessas obras, estão a construção e reforma de salas de aula convencionais e de Atendimento Educacional Especializado – AEE, banheiros, retelhamento, substituição da rede elétrica, pisos, pinturas, troca de portas e janelas. Segundo o prefeito, “em breve as escolas estarão finalizadas e entregaremos à comunidade excelentes ambientes escolares, compatíveis com o ensino ofertado, visando sempre a qualidade da educação e a aprendizagem do alunos”, ressaltou o gestor.

De acordo com o engenheiro civil, Antônio Alves, “as obras das escolas Naila Bucar e Marcos dos Santos Parentes estão em fase de finalização, com previsão de conclusão para o final de maio deste ano”. A previsão é de que após a entrega desta etapa, as obras de reestruturação contemplem as escolas Frutuoso Pacheco, no bairro Nossa Senhora da Guia, e Santo Expedito, na Localidade Exu.

Ascom

Marcado julgamento de ex-vereador acusado de matar a ex-esposa por ciúmes no Piauí

Foto: Arquivo Pessoal

Por Bárbara Rodrigues

O juiz José Carlos da Fonseca, da 1ª Vara da Comarca de Floriano, marcou para o dia 14 de maio deste ano, o julgamento do ex-vereador de Nazaré do Piauí e agricultor, Francisco das Chagas Ferreira, que é acusado de matar a ex-esposa Renata Pereira Costa, de 29 anos, por ciúmes

O julgamento está previsto para ser realizado às 8h, no Auditório do Fórum da cidade de Floriano.

No dia 28 de dezembro de 2020, Renata saiu de sua casa, no município de Nazaré do Piauí, em companhia do ex-marido Francisco Ferreira, para realizar compras para a casa, e logo depois desapareceu. O corpo dela só foi encontrado no dia 24 de janeiro de 2021 em um matagal em avançado estado de decomposição, teve que passar por exames e somente em março daquele ano foi confirmado que se tratava dela.

O ex-vereador Francisco das Chagas foi preso no dia 24 de março daquele ano como suspeito pelo crime. De acordo com os laudos, a vítima foi morta com uma forte pancada na cabeça com instrumento contundente, provocando traumatismo cranioencefálico. Segundo a denúncia, o crime teria ocorrido por ciúmes, porque ele não aceitava que ela tivesse outros relacionamentos amorosos.

Foto: Arquivo pessoal/familiaRenata

Ele foi então indiciado e denunciado pela Justiça pelos crimes de feminicídio, ocultação de cadáver e fraude processual, e aguarda julgamento pelo Tribunal Popular do Júri.

Desde a prisão, a defesa do ex-vereador tem tentado evitar o julgamento, e em março ele teve o pedido de Habeas Corpus negado, após alegar que estava preso desde o ano de 2021 e que não tinha sido submetido ao julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, mas o desembargador Erivan Lopes destacou na decisão que o julgamento ainda não ocorreu, porque a defesa ingressou com vários recursos e que isso contribuiu para aumentar o tempo de andamento do julgamento.

 

‘Dia Nacional da Educação dos Surdos’ é comemorado em Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na manhã desta terça-feira, 23 de abril, o "Workshop: acessibilidade na comunicação", em comemoração ao ‘Dia Nacional da Educação dos Surdos’. O evento foi na praça Dr. Sebastião Martins e contou com apresentações de coral, teatro e Língua Brasileira Sinais (LIBRAS).

A ação em praça pública teve como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade para a pessoa surda através da comunicação. Para marcar a data, a Secretaria de Educação promoveu apresentações do coral 'Mãos que Encantam', da Escola Municipal José Francisco Dutra e teatro de surdos, além de aula prática sobre sinais em Libras, por meio do ensino de expressões como "oi" e "bom dia", e exposição sobre a história dos surdos na rede municipal de ensino de Floriano.

Além dessas atividades, também foram expostas informações sobre a participação dos surdos em diversos ambientes, como na Pastoral do Surdo e no futebol. Ainda, na oportunidade, as estudantes Juliana Sales e Joiciane Rocha apresentaram sinais criados para grandes empresas da cidade.

Participaram do evento o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, representando o prefeito do município; presidente da Câmara, Joab Curvina; a professora e coordenadora da Educação Inclusiva Municipal, Eliene Guimarães; o representante da comunidade surda florianense, Fábio Cruz; a professora de LIBRAS da UFPI, Roberta Gomes; além de apoiadores da causa e a comunidade surda local.

De acordo com Fábio Cruz, integrante da comunidade surda de Floriano, "a falta de comunicação existe e nós precisamos estimular para que a comunicação aconteça entre as pessoas", expressando sua fala em libras. Segundo Eliene Guimarães, "esse momento possibilita o contato entre a comunidade surda e a ouvinte, além de chamar atenção para a importância da comunicação entre elas, para que as pessoas com surdez possam ser incluídas em diferentes espaços como na escola, esporte, trabalho e a igreja", ressaltou a coordenadora.

Hospital de Floriano inicia mutirão de cirurgias de catarata

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou mais uma etapa do  mutirão de cirurgias de catarata. Desta vez estão sendo beneficiados pacientes de Floriano e de todo o território Rios Piauí e Itaueira. As cirurgias estão acontecendo no Hospital Regional Tibério Nunes. 

Os procedimentos iniciaram neste domingo (21) e vão até do dia 29 de abril. As triagens foram realizadas na última semana. De acordo com o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, Gabriel Sousa, foram disponibilizadas 2129 consultas e, do total, 1.500 foram encaminhados para as cirurgias de catarata. 

“Estamos comprometidos em garantir o melhor atendimento possível para os pacientes advindos dos 19 municípios desta regional, que serão operados pelo mutirão. Na última semana realizamos as consultas de triagem e até o dia 29 de abril as cirurgias acontecerão”, lembra o diretor. 

Até o final de 2024, a Sesapi realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, contemplando os 224 municípios, por meio do mutirão de cirurgias de catarata. Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, esta iniciativa tem como objetivo levar mais qualidade de vida à população do Piauí. “Nosso objetivo com esse mutirão é dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado contemplando os 224 municípios, das 12 regiões de saúde”, disse o gestor. 

A próxima etapa será realizada na cidade Oeiras, com a expectativa de realizar 1224 cirurgias, de 07 a 10 de maio. “Todos os territórios de saúde estão com seu cronograma definido e os moradores das 224 cidades do Piauí serão beneficiados pelo  mutirão de cirurgias de catarata da Sesapi. As cirurgias e consultas são realizadas nos hospitais da rede pública estadual”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo.

Ascom

Câmeras flagraram momento em que pai reage a assalto para defender filha em Floriano

Foto: Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

Câmeras do circuito interno de segurança de residências próximas à casa de Francisco Pereira do Nascimento, 56 anos, flagraram a ação que resultou em sua morte no último dia 08 de abril. O crime aconteceu no bairro Meladão, na cidade de Floriano, distante 274 quilômetros de Teresina.

O pai saiu em defesa da filha que estava sendo assaltada e foi morto com três tiros.

As imagens mostram o momento em que o adolescente chega de moto na residência e aborda duas mulheres que estão sentadas na calçada conversando. Uma delas corre para o interior da residência. A outra permanece imóvel, até que é conduzida pelo suspeito para dentro do imóvel.

Logo após a entrada do suspeito é possível ver o momento em que ele sai do imóvel correndo e atirando na vítima. Os dois entram em luta corporal na rua até que a vítima cai sem vida.

O suspeito volta até a residência, pega a motocicleta e foge.

Após a fuga dele uma mulher sai do interior do imóvel e busca pelo Sr. Francisco na rua. Ele está caído na esquina.

O adolescente suspeito de praticar o ato infracional análogo ao crime de latrocínio foi apreendido ontem (18) pela Polícia Civil. Ele já responde por outros atos infracionais análogos aos crimes de roubo e homicídio.

Polícia apreende adolescente suspeito de matar pai que defendeu filha de assalto em Floriano

Por Adriana Magalhães

A Polícia Civil apreendeu nesta quinta-feira (18) um adolescente suspeito de praticar ato infracional análogo ao crime de latrocínio contra Francisco Pereira do Nascimento, 56 anos, que tentou defender a filha de um assalto. 

O crime aconteceu no último dia 08 de abril, por volta das 20h, no bairro Meladão na cidade de Floriano, distante 247 quilômetros de Teresina.

Segundo testemunhas, duas pessoas, em uma moto, abordaram três mulheres que estavam conversando na calçada de uma residência.

Os homens se passaram por entregadores para abordar as vítimas. Quando as mulheres negaram ter pedido comida o assalto foi anunciado.

As vítimas teriam corrido para o interior da residência e foram perseguidas pelos assaltantes. No interior da casa, o senhor Francisco Pereira do Nascimento, 56 anos, pai de uma das vítimas, teria reagido ao crime e foi baleado três vezes. O homem morreu no local.

“O acusado chegou na casa anunciando que era um delivery e as vítimas falaram que ninguém tinha pedido nada. Nessa ocasião ele aproveitou e anunciou o assalto. Desde então, a polícia foi acionada, as investigações iniciaram, o indivíduo identificado e representado ao Judiciário pela internação. Na data de hoje foi dado cumprimento e ele se encontra na delegacia para as providências cabíveis”, explicou a delegada Emylle Kaynar.

O adolescente apreendido já responde por outros atos infracionais, análogos aos crimes de roubo e homicídio.

Município de Floriano se destaca no combate a tuberculose

O município de Floriano, alcançou mais uma conquista no tratamento da tuberculose, sendo reconhecida com a medalha de ouro pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). Com uma taxa de cura de 83%, a saúde de Floriano demonstrou excelência no cuidado com os pacientes diagnosticados com a doença.

De acordo com os dados divulgados pela SESAPI, apenas sete municípios no estado conseguiram essa certificação, sendo Floriano um deles. A Sesapi considera como padrão ouro, os municípios que alcançam uma taxa de cura de pelo menos 70% no tratamento da tuberculose.

Isso se deve aos esforços e investimentos em saúde pública realizados pelo município nos últimos anos, garantindo o acesso ao tratamento adequado para os pacientes.

Um fator crucial para o sucesso do tratamento em Floriano é a existência de uma diretoria de referência para o tratamento da tuberculose, composta por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e uma bioquímica. Além disso, as equipes têm sido capacitadas para oferecer um acolhimento e tratamento eficazes para os pacientes.

"Vale lembrar que a tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O apoio da família é essencial para que o paciente complete o tratamento, garantindo assim sua recuperação e contribuindo para o controle da doença na comunidade. ", afirma Milena Portela, diretora de Combate à Hanseníase e Tuberculose.

Em reconhecimento a essa conquista, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano prestou homenagem às UBS que se destacaram no tratamento da tuberculose, concedendo-lhes menção honrosa, ficando em destaque na recepção das unidades.

"Essa celebração não apenas reconhece o trabalho das equipes de saúde, mas também inspira a população na na luta contra a tuberculose.", finaliza a secretaria municipal de saúde, Caroline Reis.

Ascom

Posts anteriores