Cidadeverde.com

Município de Floriano é incluído na região do semiárido brasileiro

O Ministério da Integração Nacional incluiu 36 municípios do Piauí na nova proposta de delimitação da região semiárida do Brasil, entre eles está a cidade de Floriano. Além destas, mais 15 no Ceará e três na Bahia. Em todo Brasil, chega a 1.189 o número de municípios reconhecidos como parte do semiárido. A proposta de uma nova delimitação foi elaborada pelo ministro da Integração, Helder Barbalho, em reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em Recife. 

A decisão se apoiou no fato de que a região vive a pior seca dos últimos anos, permitindo às localidades serem beneficiadas com apoio federal para o estímulo do desenvolvimento regional, entre elas, acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda e ações emergenciais de convivência com a seca. Foram analisados alguns critérios, como: média anual de chuvas igual ou inferior a 800 milímetros, índice de aridez igual ou inferior a 0,5 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, ao considerar todos os dias do ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, a inclusão do município de Floriano como parte integrante do semiárido é benéfica, pois facilita a adesão aos programas subsidiados pelo Governo Federal. “Será mais fácil o acesso dos pequenos agricultores a benefícios como menores taxas de juros, com melhores condições de financiamentos. Além da execução de projetos específicos, decretos de emergência e trabalhos com carro-pipa e perfuração de poços. Estas são importantes ações emergenciais enquanto esperamos e torcemos pelo retorno das chuvas”, disse Assis.

Fonte: Ascom

Justiça entrega melhorias na Penitenciária Vereda Grande

Na manhã dessa sexta-feira (13), na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, Vereda Grande, o prefeito Joel Rodrigues recebeu a visita do secretário de Estado de Justiça, Daniel Oliveira. A visitação foi para realizar a entrega de uma viatura, de um gerador de energia e da reforma da recepção e muros da penitenciária. Na ocasião estiveram presentes o gerente da penitenciária, Luiz Ferreira, secretários municipais, representantes do Poder Legislativo e da Polícia Militar, além de profissionais do sistema penitenciário. 

Entre as melhorias que foram entregues à penitenciária de Vereda Grande estão a reforma e climatização da recepção da penitenciária, uma viatura com capacidade para oito detentos, além da reforma dos muros e da entrega do gerador de energia elétrica. Também foram entregues 10 coletes à prova de bala e 256 cartuchos de bala de borracha. 

Durante a solenidade também houve a certificação do primeiro e segundo ciclos do projeto de ressocialização "Leitura Livre", que busca a redução de pena através da leitura e do envolvimento do detento com práticas pedagógicas. Outra iniciativa de humanização que é desenvolvida na Penitenciária é o "Projeto Nortear" que, em parceria com profissionais da Saúde, visa o diálogo e conscientização sobre a dependência química.

Considerando a melhoria da qualidade de vida na Penitenciária Vereda Grande, o prefeito Joel salientou a importância de parcerias que mostram resultados capazes de mudar vidas, além de parabenizar os profissionais que atuam na instituição. "Estamos juntos trabalhando pela reestruturação da cidadania, uma penitenciária mais humana e moderna é prioridade", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Sejus entrega nova viatura e equipamentos de segurança em Floriano

A Secretaria de Justiça do Piauí entregou, na manhã desta sexta-feira (13), nova viatura e equipamentos de segurança para os agentes penitenciários da Penitenciária Regional Gonçalo de Castro Lima, conhecida como Vereda Grande, em Floriano, região Centro-Sul do Estado.

Entre os equipamentos estão munições de elastômero (balas de borracha) e coletes balísticos. Além disso, a Secretaria de Justiça entregou o gerador de energia elétrica à unidade prisional, bem como certificados aos detentos que concluíram o projeto Leitura Livre – que busca incentivar a leitura e ajuda na remição da pena.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que a ação desta sexta é fundamental para garantir a continuidade das medidas no programa de modernização do sistema prisional do Estado, dando mais segurança aos estabelecimentos penais, aos servidores dos presídios e à população.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, destaca o apoio da administração pública municipal ao Governo do Estado, para assegurar melhorias no setor prisional, tanto no tocante à estrutura como na ressocialização de pessoas privadas de liberdade, e, consequentemente, na segurança da população.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

PM encontra mais de 100 quilos de maconha em bagageiro de veículo


Uma barreira policial da Força Tática de Floriano apreendeu 107 tabletes de maconha prensada em um veículo que vinha de Brasília. O condutor teria desobedecido à ordem de parada e foi perseguido pelos policiais. 

A ação aconteceu por volta das 9h, sob o comando do tenente Martins, ao realizar uma blitz na rodovia PI-140 (entre Floriano e Itaueira). O veículo, um Up Move, cor vermelha de placa PQF3122, foi abordado na zona urbana de Floriano. 

Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram 107 tabletes de maconha, cada um com cerca de um quilo, acondicionados em caixas de papelão fechadas no bagageiro. 

O condutor, identificado como João Carlos Nunes da S. Ferreira, disse que pegou o veículo em um estacionamento em Brasília e iria deixá-lo em outro estacionamento em Teresina. Ele alegou não saber o conteúdo da carga que estava transportando. 

Além do condutor, sua esposa Fabiola Regea Nunes, também foi conduzida à Central de Flagrantes em Floriano. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Secretária faz campanha para reduzir número de incêndios

Nesse período, época mais seca e quente do ano, é recorrente o aumento do número dos focos de incêndios e queimadas, principalmente em terrenos baldios presentes na cidade. Mas o que as pessoas que provocam essas queimadas esquecem é que o fogo descontrolado prejudica a flora, fauna, solos e os rios, além de ser um crime ambiental (Lei 9.605/98). 

Segundo a Companhia de Corpo de Bombeiros, em Floriano, apenas entre os meses de maio e agosto, foram registradas 81 ocorrências relacionadas a fogo em vegetação e/ou em terrenos baldios. Nos meses de julho e agosto de 2016 foram registrados 62 focos de incêndios, seis ocorrências a menos se comparado ao mesmo período de 2017. 

Ainda em aberto, o mês de setembro/17 já apontava, até a data de fechamento da matéria, 23 registros de fogo em terrenos baldios ou em vegetação. De acordo com o fluxograma da CIA de Corpos de Bombeiros, os bairros com maiores focos de incêndio são: Taboca (16%), Manguinha (11%), Meladão (9%), São Cristóvão (9%), entre outros. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para informar a população e visando reduzir o número de queimadas, irá promover, durante os meses de outubro a dezembro, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, palestras com o teor de educação ambiental e prevenção às queimadas. O calendário será divulgado em breve e alcançará escolas das Rede, com maior atenção à zona rural, visto a recorrência dos focos de calor nessa região.


cidades@cidadeverde.com

Prefeitura realiza abertura oficial do Outubro Rosa em Floriano

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), pela Prefeitura de Floriano a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar o público feminino sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. O evento, realizado na Unidade Básica de Saúde Dirceu Arcoverde, bairro São Cristóvão, reuniu a comunidade local e autoridades municipais, entre eles, o prefeito Joel Rodrigues, secretário de Saúde Enéas Maia, coordenadora da Atenção Básica, Thais Braglia, vereadores, secretários municipais e representantes do Rotary Club Médio Parnaíba.

A campanha que intensifica as ações durante todo mês de outubro, busca alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, aumentando as chances de cura quando detectados a tempo. O secretário de Saúde, Enéas Maia, disse que o município dispõe de toda estrutura necessária para o trabalho preventivo. "Em Floriano não temos limite de vagas para marcação do exame da mamografia, o que torna a prevenção algo fácil e rápido. Procurem as unidades de saúde para receberem orientações e, em caso de necessidade, façam o agendamento do exame", disse o secretário.

O prefeito Joel Rodrigues, em seu discurso, reforçou a importância da campanha e agradeceu a todos os profissionais e entidades que levantam a bandeira da luta contra o câncer pelo auxílio ao município e que suas colaborações só trazem benefícios à sociedade. Ao final da solenidade, foi oferecido um café da manhã, sorteio de brindes e palestras.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeito Joel visita andamento e conclusão de obras em Floriano

A manhã dessa quarta-feira (27) se iniciou com visitas realizadas pelo prefeito Joel Rodrigues, na companhia do secretário de Infraestrutura, Marcony Allison, a diversos pontos da cidade que estão recebendo melhorias através de obras e serviços de limpeza de vias públicas. A primeira localidade a ser visitada foi a rua Maria Venâncio, localizada no bairro Curador, na região conhecida como Mangau. Ponto de acesso que liga os bairros Pau Ferrado, Catumbi e parte da região do bairro Caixa D’água, o local estava com a galeria de esgoto quebrada, dificultando a drenagem da água. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, por meio da solicitação dos moradores da localidade, a obra de reconstrução da galeria foi efetivada. “Estava havendo água parada, nossa equipe realizou a aplicação de ferragens para corrigir essa falha de drenagem que estava obstruindo o acesso da população”, explicou o secretário Marcony.

Na sequência o ponto visitado foi o bairro Taboca, o prefeito Joel foi conferir a coleta dos entulhos resultados do carpina, promovida pelo mutirão “Cidade Limpa”, que já realizou ações de limpeza, tapa-buracos e reforma da malha poliédrica em diversos bairros de Floriano. Uma das preocupações que motivaram a visita foi a necessidade de checar as condições de trabalho que estão sendo implementadas, a principal meta é garantir mais eficiência e rapidez às coletas de entulhos. 

A localidade do bairro Matadouro, nas proximidades da avenida Frei Antônio Cúrcio, também foi averiguada de perto. As obras de conclusão da reconstrução das galerias e da recuperação da malha poliédrica, que estavam com pendências, já estão concluídas, garantindo  melhorias e mais qualidade de vida à população.

Fonte: Ascom

Floriano participa do lançamento da 10ª Edição do Prefeito Empreendedor

O prefeito Joel Rodrigues participou nesta terça-feira(26) em Teresina, do lançamento da 10ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, que este ano homenageia o Presidente Juscelino Kubitschek. O evento teve a participação do superintendente do Sebrae Mário Lacerda, presidente da APPM Gil Carlos, do vice Jonas Moura, técnicos do Sebrae, auditores fiscais e prefeitos de pelo menos 50 municípios do Piauí.

O prêmio é concedido a prefeitos municipais de todo o Brasil, que tenham implementado ou que estejam implementando projetos com grandes resultados. Além disso, que tenham comprovados estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Em maio de 2010, o município de Floriano foi finalista do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e se destacou em 1º lugar do Piauí no eixo temático “Compras Governamentais”, como o município que teve a melhor política municipal de aquisição de mercadorias e serviços de micro e pequenas empresas pela administração pública local. “Estamos trabalhando para que possamos inscrever projetos nesse importante prêmio”, declarou o prefeito.

Na mesma solenidade também foi feito o lançamento do Diário Eletrônico Oficial dos Municípios (DOME), promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM). Foi apresentada uma nova plataforma do diário oficial. O objetivo é dar maior autonomia às gestões municipais, proporcionar um menor custeio ao Tesouro Público e garantir às prefeituras uma economia média de 40% nos gastos atuais.  “Estamos analisando a proposta de adesão a esse serviço e a viabilidade, para fortalecer as ações de transparência da gestão municipal”, finalizou Joel.

Fonte: Ascom 

Semana do Trânsito em Floriano é aberta com seminário

Marcando a abertura da Semana Municipal do Trânsito, foi realizada na manhã dessa segunda-feira (25), data alusiva ao Dia Nacional do Trânsito, o seminário "Bebida: Lazer com Responsabilidade". Na solenidade, realizada na Escola Municipal José Francisco Dutra, estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito, Antônio Reis, o superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Eduardo Kalume, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Bezerra, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Jeová Querino, o coronel da Polícia Militar, Rubens Lopes, além das demais autoridades municipais e do público que prestigiou o evento.

Uma realização da Prefeitura de Floriano, através da Superintendência de Transportes e Trânsito (Sutran), em parceria com a Fundação Milton Campos, o seminário teve com como público-alvo profissionais da saúde, educação e assistência social que trabalham diretamente com crianças e jovens, além de pessoas que atuam na Segurança Pública, Conselho Tutelar e ONG's. A meta é formar multiplicadores que irão atuar em suas instituições, conscientizando o cidadão e contribuindo para redução dos riscos pessoais e sociais provocados pelo consumo de álcool.

O superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, pontuou a relevância da conscientização da juventude florianense para o consumo responsável do álcool. "Os jovens podem e devem se divertir, mas é necessário ter a atenção e o cuidado de não misturar meios de transporte e álcool, é o caminho para termos um trânsito mais seguro e com menos acidentes", disse o superintendente.

Floriano é o segundo município a receber esta importante ação de prevenção, na ocasião o prefeito Joel Rodrigues salientou a importância de promover o debate em torno do álcool e do trânsito, além do mais, parabenizou a iniciativa. "Temos a missão de sermos multiplicadores, prevenir é mais barato e menos doloso. Agradecemos os parceiros e seguimos juntos na missão de reduzir os números trágicos que a combinação álcool e trânsito resultam", finalizou o prefeito Joel.

Durante o lançamento da campanha da Semana de Trânsito também estiveram presentes profissionais da Saúde realizando teste de Glicemia capilar e agendamento de mamografia. A programação do Seminário se estende até às 17h com painéis informativos e entrega de certificados.

Fonte: Ascom

Feridos em motim na Vereda Grande são transferidos para Teresina

Feridos no motim Penitenciária Regional de Floriano, conhecida como Vereda Grande, foram transferidos para Teresina. Segundo o diretor da unidade, cabo João Luís Ferreira, o controle foi restabelecido e a estrutura do prédio está sendo reconstruída. A confusão ocorreu na manhã de ontem (21). 

"A baderna começou por volta das 10h40 e próximo às 15h conseguimos controlar a situação com reforço de agentes penintenciários e militares de cidades vizinhas. Ontem mesmo tivemos que comprar material e fazer a reconstrução daquilo que foi depredado. Até o momento está tudo dentro da normalidade. Espero que não ocorra mais nada dentro dessa magnitude pois nunca tinha ocorrido nada igual na Vereda Grande", disse o diretor da unidade. 

No momento do motim havia 336 presos. Ele esclarece que houve apenas transferências médicas de um preso e um PM que ficaram em estado mais delicado.

O prejuízo causado ainda não foi contabilizado. A confusão foi motivada porque os detentos não aceitaram as restrições de visitas devido à greve dos agentes penitenciários do Piauí. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores