Cidadeverde.com

Prefeitura inicia convocação de servidores aprovados no teste seletivo

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta sexta-feira (16), o secretário de Governo, James Rodrigues, anunciou, através do edital nº 001/2017, a convocação de todos os professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Floriano, bem como os classificados, somando um total de 74 de servidores. Com a finalização das matrículas da Rede Municipal de Educação e além disso, analisando a lotação dos servidores efetivos, observou-se a necessidade, segundo o secretário, da convocação de professores além do previsto pelo edital do certame.

A convocação, como especificado no anexo I do edital, abrange a diversas áreas com lotação na zona urbana e zona rural. Os candidatos aprovados e classificados devem comparecer ao auditório da Secretaria Municipal de Educação nesta segunda-feira (19), das 08:00h às 13:00h, para fins de nomeação, posse e exercício. Estes terão cinco dias úteis, contados desta publicação, para se pronunciarem sobre a aceitação do cargo, conforme estabelecido no item 10.4.2 do edital.

Os convocados devem estar atentos para a lista de documentos obrigatórios a serem apresentados nesta segunda (19), como previsto no anexo II do edital. O secretário de Governo, James Rodrigues, destacou a importância no comparecimento imediato dos servidores para a nomeação. “Quanto mais cedo apresentarem a documentação mais rápido a gestão fará as lotações e, assim, não teremos prejuízo as atividades escolares de 2018”. Ainda segundo o secretário, o município deve divulgar novos editais de convocação na próxima semana. “É importante que os profissionais aprovados já se antecipem e organizem a documentação para o dia da nomeação”, frisou.

Ainda durante a coletiva, James Rodrigues esclareceu que nem todos os cargos haverá chamamento dos candidatos classificados e, que, somente ocorrerá essa hipótese de acordo com a necessidade do município, ou nos casos em que o candidato aprovado não comparecer para assumir a vaga, no entanto garantiu a convocação de todos os aprovados no certame.

Fonte: Ascom

Aula Inaugural dá abertura ao início do ano letivo 2018

Na manhã da segunda-feira (19) será realizada a Aula Inaugural do ano letivo 2018, o evento acontece na Escola José Francisco Dutra, no bairro Manguinha, a partir das 8h. Realizado pela Secretaria de Educação, a Aula Inaugural é aberta a toda comunidade, contando, principalmente, com a participação dos professores, gestores, pais e alunado, com o objetivo de confraternizar em prol do início das aulas. 

São esperados, em média 500 alunos da Rede Municipal, que terão seis ônibus disponíveis para transportá-los, sendo dois veículos partindo da zona rural, região do Papa-pombo e Vereda Grande. Durante o evento será realizado um momento de acolhida e motivação para os presentes, contando também com apresentação cultural e um momento de atividades aeróbicas conduzido por educadores físicos da Semed. 

Além disso, os 200 alunos da Rede Municipal que concluíram o Ensino Fundamental II e foram aprovados nos testes seletivos do IFPI, CAF e CEEP serão premiados com medalha e certificado, como reconhecimento do seu esforço e mérito. Os estudantes que participaram da Olímpiada Brasileira de Matemática e obtiveram uma destacável pontuação, serão premiados com um kit escolar, totalizando cinco alunos. Ao fim da Aula Inaugural será ofertado um lanche aos participantes.

Fonte: Ascom

Apuração das Escolas de Samba de Floriano define as campeãs de 2018

A apuração das notas do desfile das escolas de samba e escolas de acesso foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMDAS, na tarde desta quarta-feira (14). A mesa apuradora foi composta pelo Presidente da Comissão de Eventos de Floriano e vice-prefeito, Antônio Reis, a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, o diretor de Cultura Leonardo Carlos, e o presidente das Ligas das Escolas de Samba de Floriano, Frederico Santos, o Fefê. Os envelopes lacrados, com as notas dos jurados, foram abertos na presença de representantes das agremiações. 

A Escola de samba campeã do carnaval de Floriano 2018 é a “Beija-Flor da Princesa” que levou para a avenida o tema: "A consciência não tem cor", e somou 118.1 pontos. A segunda colocada foi a agremiação “Arrocha um, aperta o outro” com 115,7 pontos, e em terceiro lugar "Os Caipiras", com 109,9. 

Festa também para a “Acadêmicos do Irapuá, que venceu entre as escolas de acesso, e agora sobe para o grupo especial. Ela recebeu a nota 76,1. A segunda colocada, a Mocidade Independente, ficou com 75,7 pontos, e em terceiro lugar, a Unidos do Samba com 71,6.

Para as escolas de samba foram avaliados os seguintes critérios: comissão de frente, samba-enredo, bateria, evolução/harmonia, mestre sala e porta-bandeira. Já para as Escolas de Acesso os critérios eram: fantasia, samba-enredo e evolução. Estiveram presentes na solenidade de apuração os secretários, de Governo, James Rodrigues dos Santos, de Comunicação, Nilson Ferreira, de Infraestrutura, Marcony Alisson, de Desenvolvimento e Assistência Social, Francisca Rafaela Barros, e o superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Eduardo Kalume.

Fonte: Ascom

Bandidos furtam hóstias e incendeiam igreja no Sul do Estado; bispo repudia "ato profano"

  • igreja_(6).jpg Divulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(5).jpg Divulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(4).jpg Divulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(3).jpg Divulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(2).jpg Divulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(1).jpg Divulgação e portal Cidade Luz

A Igreja de São Sebastião, localizada em Floriano, distante 244 quilômetros ao Sul de Teresina, foi furtada e incendiada por bandidos durante o Carnaval.  Os assaltantes entraram no templo religioso através do telhado e furtaram o sacrário, onde estavam as hóstias consagradas da Eucaristia da paróquia. 

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel Rubens Lopes, informou ao Cidadeverde.com que os bandidos fizeram “um limpa” na igreja. O assaltantes também levaram caixas de som, microfone, mesa de som, dentre outros equipamentos eletrônicos do templo. Na saída, os criminosos ainda incendiaram o salão paroquial. O fogo danificou parte das paredes e do teto da igreja, além de destruir vestes litúrgicas e documentos da paróquia.

“A igreja São Sebastião fica localizada em uma região distante do Centro, próximo a um matagal. Os bandidos aproveitaram esses período do carnaval. Na fuga eles ainda enterram uns objetos na região do matagal. Alguns objetos já foram recuperados. Ainda não temos informações sobre a autoria do crime”, disse o comandante. 

Ainda de acordo com o comandante, a comunidade está revoltada com a ação dos criminosos. O caso foi registrado na Polícia Civil de Floriano. O Cidadeverde.com tentou falar com a delegada que investiga o caso, mas as ligações não foram atendidas. 

Ainda na região Sul do Estado, outro templo religioso foi alvo da ação de criminosos neste Carnaval. O santuário João Paulo II, situado na cidade de Landri Sales, teve uma imagem de Jesus Cristo crucificado depredada. 

O delegado da Polícia Civil de Guadalupe, Thiago Sales, disse que soube do caso informalmente e que até a manhã desta quarta-feira (14) não havia sido registrado nenhum Boletim de Ocorrência sobre ação. 

O delegado afirma que não considera o ataque ao santuário como intolerância religiosa e, sim, como vandalismo. 

“Essa questão do santuário é recorrente e a causa é vandalismo porque na região tem muitos usuários de droga”, disse o delegado Thiago.

Bispo repudia ataques e critica ato "profano".

O bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade, divulgou uma nota repudiando os ataques criminosos contra o santuário da cidade de Landri Sales e o incêndio do salão paroquial da Igreja de São Sebastião, em Floriano. O representante da igreja católica considera o furto do sacrário como um "ato de profanação".

"Pode ser que quem furtou nem saiba o que siginifica a eucarista, mas foi um ato de profanação, que nos agride. O sacrário foi encontrado no matagal, mas não pode mais ser utilizado", declarou o bispo.

O religioso defende que os ataques marcam a “degradação moral que marca a história recente do nosso país” e pede a superação da violência. Ao Cidadeverde.com, Dom Edilvater declarou que também não considera os casos como intolerância religiosa.

"Eu vejo mais como uma face da violência. Pessoas que usam drogas e procuram coisas de valor que possa vender. É gente que não tem amor pela vida e respeito às pessoas e aos símbolos religiosos", ressaltou o bispo.

Após a restauração da igreja de São Sebastião e do sacrário, o bispo realizará uma missa de desgravo em decorrência  do ato de profanação da eucaristia.

Veja nota na íntegra:


Nos últimos dias do feriado prolongado de carnaval, nós católicos da cidade de Floriano-PI, Landri Sales-PI, e de toda a Diocese de Floriano, fomos surpreendidos com os ataques criminosos ao templo da Comunidade São Sebastião, no Conjunto Pedro Simplício, a profanação da Eucaristia nesta mesma igreja e a destruição da imagem do Cristo Crucificado do Santuário localizado no centro da cidade de Landri Sales.

Estes fatos nos fizeram recordar recentes acontecimentos de repercussão nacional que revelaram a degradação moral que marca a história recente do nosso país com suas conseqüências na política, na economia e na religião. 

Mais uma vez temos que manifestar nossa tristeza, indignação e nosso repúdio diante da total falta de respeito aos símbolos sagrados da nossa fé e constatar que a violência está fora do controle das autoridades. 

Os ataques sofridos pelos católicos da Diocese de Floriano no tratamento desrespeitoso de seus objetos sagrados revelam mais uma triste face da violência que é ainda mais grave e preocupante quando atinge o ser humano que é a imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,27), templo de Deus e morada do Espírito Santo (cf. 1 Cor 3,16). 

O templo e a Eucaristia foram profanados e isto nos entristece como nos entristece também perceber o crescimento da violência praticada em todos os níveis da sociedade e reforçada por um sistema político e econômico injusto que vigora em nosso país, tornando ainda mais distante o dia da paz. 

Contudo, não perdemos a esperança. Continuaremos no caminho do seguimento de Jesus, Príncipe da Paz, que nos recomenda como remédio para combater o mal, o amor que Ele tem por todos nós e que manifestou até mesmo aos seus algozes. O Cristo desrespeitado e agredido na Eucaristia e no Crucifixo destruído, está sendo também desrespeitado e agredido nas pessoas e, mais ainda nos pobres e excluídos com seus direitos negados e sua dignidade humana violada. 

Como seguidores de Jesus, não nos cabe erguer a bandeira do ódio. Cabe a nós o amor incondicional que não é fácil, mas é possível praticar. 

Por isso, assumiremos com muito empenho a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Assim esperamos, com toda a Igreja, “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência” (Texto Base CF/2018).

Aos párocos Pe. Nylfrânyo, Pe. Ivam e ao Povo de Deus das Comunidades São Sebastião e Santa Cruz nossa solidariedade e, pelos malfeitores, a nossa prece suplicante para que a Misericórdia de Deus os alcance. Rezemos também para que nós mesmos, cristãos e cidadãos brasileiros, saibamos dar nossa corajosa contribuição na construção de uma sociedade com menos exclusão, mais acolhimento e oportunidades de crescimento para todos, a fim de que a violência e todo mal sejam cortados pela raiz. 

Ao término da restauração do templo, do sacrário e do crucifixo - o que deverá acontecer também com a nossa ajuda - celebraremos uma missa de desagravo e reinstalaremos a Capela do Santíssimo com a devida reposição dos demais símbolos religiosos.

Com a ternura de Cristo, o meu abraço a todos e todas!

Dom Edivalter Andrade, Bispo Diocesano.


 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Ricardo Chaves anima multidão e marca a segunda de carnaval em Floriano

Foliões de todas as idades voltaram às ruas de Floriano na noite desta segunda-feira (12) para participar do segundo arrastão de carnaval, promovido pela Prefeitura de Floriano. A quarta noite de carnaval teve como atração principal o cantor Ricardo Chaves animando os foliões desde a concentração nas proximidades do Espaço da Cidadania até o Cais da Beira-Rio com grandes sucessos e clássicos da década de noventa.

No trajeto, muita descontração e irreverência atrás do trio elétrico Eldorado, seguido por um público que, em coro, relembrava os sucessos de Ricardo Chaves. O prefeito Joel Rodrigues participou de todo percurso junto ao povo acompanhado da esposa Márcia Rodrigues, do vice-prefeito Antônio Reis, do diretor-geral do Instituto de Águas do Piauí, Francisco Costa, além de amigos, secretários municipais e vereadores. 

No Cais, a folia continuou com a animação das bandas Levada do Gueto e Gabriel Levy. O encerramento da programação de carnaval acontece na noite desta terça-feira (13) iniciando com o desfile das escolas de samba na Avenida Getúlio Vargas, às 19:20h. Em seguida, às 21:00h, o terceiro e último arrastão de carnaval comandado pela banda Selva Branca promete muita animação. No Cais, Tribaianos e Jhonny BB, aguardam o grande público e encerram o carnaval da Princesa do Sul.

Fonte: Ascom

Vídeo: gestante no Piauí dança para acelerar parto e tem bebê em 2 horas

No Piauí, um bebê nasceu literalmente embalado pelo hit "Paradinha" da cantora Anitta. Um vídeo gravado no Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade de Floriano-PI, mostra um casal dançando na sala de parto, momentos antes de Shanaya Pereira, 18 anos, dar à luz. Em todo o país, a dança tem sido, cada vez mais, adotada para ajudar mamães na hora de ter o bebê. 

O pequeno Edward Lourenzo nasceu nesta segunda-feira (12) pesando 3,360 kg e medindo 50 cm.O bebê é o primeiro do casal e o trabalho de parto durou apenas 2 horas. 

"A gente deu entrada 2h da madrugada e às 4h nosso filho nasceu de parto normal. Minha esposa estava sentindo muitas dores, mas a dança ajudou muito nas contrações e no parto. Eu já tinha visto mães dançando, mas acho que fui o primeiro pai a entrar na dança. Vi ela sentindo dores e comecei a dançar com ela como forma de incentivá-la", disse o pai Edmundo de Oliveira. 

Foto: Sesapi

Edmundo acredita que a dança foi fundamental para que o parto fosse tão rápido. 

“Foi tudo rápido, seguro pra gente e pro bebê. Eu nunca imaginei e nem ela que seria assim. Mulheres dançando para acelerar o parto, é algo novo e é bom. A gente pensava que (o parto) fosse como antigamente”, relata, emocionado, o pai. 

A coordenadora do Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Regional Tibério Nunes, Luíza Eugênia Mendes, explica que a dança melhora as condições físicas da mulher, as dilatações, ajuda no encaixe e facilita a expulsão do bebê, sem a necessidade de medicamentos.

“Todos os nossos partos estão nos padrões preconizados pela Rede Cegonha, onde as boas práticas obstétricas, em especial os métodos não farmacológicos para alívio da dor, são adotadas aqui, no Hospital de Floriano", explica Luíza Eugênia, que é enfermeira obstetra. Na semana passada, a cantora Ivete Sangalo também entrou na dança momentos antes do parto das herdeiras Helena e Marina.

O CPN foi aberto em julho de 2017 e, de lá para cá, já foram 320 partos realizados, de forma humanizada e acompanhada por multiprofissionais, especialmente enfermeiros obstetras e fisioterapeutas. Bolas, camas PPP (pré e pós-parto), banheiras e outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fiz, cavalinho e arco de suporte, são utilizados.

Fotos: Sesapi

Quartos do CPN são equipados para garantir conforto para mãe e bebê

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Falso vendedor é suspeito de aproveitar 'arrastão' de trio para furtar foliões

Um falso vendedor ambulante foi preso durante o Carnaval de rua da cidade de Floriano, a 244 km de Teresina. Segundo o coronel Rubens Lopes, comandante da Polícia Militar na cidade, o suspeito teria aproveitado o 'arrastão' do trio elétrico para praticar os furtos. 

"Ele ficava no meio dos foliões se passando por vendedor ambulante de cerveja. Ele aproveitava o disfarce para jogar seu carrinho de bebidas sobre os foliões na multidão. Assim, os celulares caíam na pista e rapidamente eram subtraídos", explica o comandante. 

Foto: PM-PI

Celulares estavam com o suspeito

O suspeito foi identificado como Francisco Glairton da Silva Perreira e seria residente na cidade de Picos. De acordo com a PM, ele foi flagrado com 14 celulares, seis cartões de créditos e R$ 104 em dinheiro. 

Francisco Glairton foi encaminhado para a Central de Fragrantes e autuado em flagrante delito pelo crime de furto. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Sexta-feira de muita folia na abertura do Carnaval 2018 em Floriano

O clima do carnaval de Floriano começou ainda bem cedo, quando o trio elétrico Eldorado invadiu as avenidas da cidade, fazendo o teste de som e de percurso, já pensando no arrastão do sábado.

Mas a folia já tinha invadido os quatro cantos da cidade, embalada por diversos eventos simultâneos, entre eles o tradicional Bloco das Virgens, realizado no Bar do Zé Gatão, com a irreverência de homens vestidos de mulher e vice-versa. Os foliões entraram na brincadeira e a festa invadiu várias ruas ao som da banda que animou o bloco e dos paredões que se fixaram nas ruas próximas. 

Teve também vários blocos espalhados por diversos bairros da cidade, como o Bloco Peleja, do bairro Irapuá, que recebeu a visita do Prefeito Joel Rodrigues, do Diretor Geral do Instituto de Águas do Piauí, Dr. Francisco Costa, do Vereador Miguel Vieira, do Secretário Assis Carvalho e amigos.

Mais tarde, o trio elétrico levou grande público ao Cais da Beira-Rio, ao som de Hiury Barros, Jonas Filho e Banda Romã com Mel, abrindo o carnaval 2018. O sábado promete muito, com o primeiro Arrastão da banda Os Bambaz, que se concentrará próximo ao Espaço da Cidadania, às 21 horas, e seguirá arrastando o folião até o Cais, onde assume a banda Arrastamassa. O samba vai levantar, na Princesa do Sul.

cidades@cidadeverde.com

Escoteiros e PRF fazem blitz educativa em Floriano

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram atividades de Educação para o trânsito, em parceria com o Grupo de Escoteiros Sebastião Martins e a Escola Piauiense de Trânsito no município de Floriano (a 240 km de Teresina), nesta sexta-feira(09).

Os policiais e escoteiros enfatizaram a violência do trânsito brasileiro e determinadas condutas e infrações que potencializam o fator morte. Também relembraram a importância do uso capacete, cinto de segurança, cadeirinha para crianças, perigo da combinação álcool x direção de veículo automotor, obediência às regras do Trânsito e velocidade regulamentar da rodovia. 

Atualmente, o Brasil é 5° país com o trânsito mais violento do mundo, onde os números superam os países que atualmente passam por guerras civis como Síria e Iraque. 

Os trabalhos continuam incessantes para dar continuidade à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, promovida pela ONU em parceria com seus estados membros.


cidades@cidadeverde.com

II Baile da Magia da Terceira Idade abre carnaval de Floriano

Abrindo alas para o carnaval de Floriano 2018, a noite de quinta-feira foi do II Baile da Magia da Terceira Idade, o tradicional Carnaval do Idoso. Animando a Praça PEC, no bairro Conjunto Pedro Simplício, o Baile contou com a presença do prefeito Joel Rodrigues, do vice-prefeito Antônio Reis, da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Rafaela Barros, demais secretários, autoridades e vereadores municipais, além do Rei e Rainha do Carnaval, Larissa Maria e Suelio Santos.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Baile da Magia é uma ação que visa levar aos idosos assistidos pelos programas de fortalecimento de vínculo e assistência de convivência do CRAS a felicidade que só a folia carnavalesca possui. Além do mais, idosos da comunidade também entraram na folia. 

Com marchinhas de carnaval embaladas pela Banda de Música do Município e Henrique Felizberto, também houve distribuição de lanches, além da escolha das majestades do Baile da Magia, sendo eleita rainha a senhora Joana Oliveira de 65 anos e o reinado com o senhor Manoel Pereira, 75 anos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Rafael Barros, o Baile da Magia ultrapassou as expectativas e destacou a importância do evento. "Brincar carnaval é uma felicidade também para a terceira idade, eleva a autoestima e aumenta o convívio em coletividade", disse a secretária.

Fonte: Ascom

Posts anteriores