Cidadeverde.com

Motoristas poderão mudar de categoria na CNH gratuitamente

Cerca de 150 motoristas de Piripiri serão qualificados através do projeto "Habilitação Profissional para o Transporte– Inserção de Novos Motoristas" que permite, de forma gratuita, a mudança de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 


As inscrições ocorreram nesta quarta-feira (20), na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setas). De acordo com as regras do projeto, os beneficiados devem ter entre 21 e 45 anos de idade, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, participar dos cursos de formação de novos motoristas e assinar um termo de compromisso que irá trabalhar no Setor de Transporte.
 

 
O projeto- desenvolvido pelo Sest/Senat em parceria com a prefeitura- oferece qualificação aos motoristas, permitindo que os profissionais possam avançar na categoria da carteira de habilitação sem nenhum custo financeiro. Assim, o condutor de categoria B passará a ser C. Já aqueles da categoria C poderão optar entre a D ou E.
 
"Hoje, o Setor de Transportes enfrenta dificuldades para encontrar mão-de-obra qualificada e isso é um dos entraves para o crescimento da atividade. O prefeito Odival Andrade, sensível ao problema, firmou essa parceria para revertermos a situação”, diz Beatrice Pimentel,superintendente da  Setas.
 
A ação do projeto, em Piripiri, será executado e coordenado pela Setas, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  “Queremos atender jovens e adultos interessados em garantir a mudança na CNH para uma categoria mais exigida, com a intenção de inserir este público no mercado de trabalho na área de transporte", disse Patrícia Nascimento, coordenadora do Pronatec, em Piripiri. 
 
A Setas de Piripiri informou que a lista com os motoristas selecionados para iniciar a formação será enviada ao Sest/Senat para prosseguimento dos processos exigidos pelo órgão emissor das CNH's.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais