Cidadeverde.com

Projeto Jazz na Praça promove a música local no Festival de Inverno de Pedro II

Nos dias 27 e 28 de maio, o por do sol vai ser o sinal de que vem muita música boa por aí. Criado há alguns anos, o projeto Jazz na Praça passou a reunir grande nomes da música popular piauiense, durante a realização do tradicional Festival de Inverno de Pedro II. Este ano, o movimento retorna à suíça piauiense, com uma proposta que visa resgatar a música instrumental para o festival.

De acordo com o músico Julio Medeiros, integrante do grupo Jazz no Fole, o festival nasceu da parceria de artistas que possuem o desejo de realizar um trabalho educativo e ao mesmo tempo musical. "A ideia consiste em levar dois dias de shows para a Praça Velha, no Centro Histórico da cidade de Pedro II, sempre no por do sol, buscando atingir públicos distintos e cobrir a área do entorno", detalha. 

Os shows possuem caráter educativo e foram planejados a partir de uma metodologia que envolve música e diálogo com o público, buscando explicar didaticamente a função dos instrumentos e os estilos das músicas que serão tocadas. O evento é uma realização da Prefeitura de Pedro II e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). 
 
O projeto Jazz na Praça abrange uma mistura de estilos e ritmos em que o baião e o jazz, por exemplo, se encontram harmonicamente. O mesmo ocorre com o samba e o baião, dentre outros processos híbridos praticados pelos músicos piauienses. 

Confira a programação na íntegra, que acontece antes do início das apresentações do Festival de Inverno de Pedro II: 


Dia 27 de maio
17h - Zero Oito Meia Trio
18h30 - Jazz no Fole e Geraldo Brito
     
Dia 28 de maio
17h - André de Souza
18h30 - Ferdinand Melo e Wilker Marques

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais