Cidadeverde.com

Projeto de valorização de terras improdutivas será implantado nos cerrados

O projeto Piauí AgroVila, iniciativa que vai acelerar a valorização das terras do Estado e seu desenvolvimento, foi apresentado nesta quarta-feira (3) ao governador Wellington Dias. O projeto será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) na região dos Cerrados, com a pretensão de desenvolver áreas improdutivas, tornando-as produtivas, considerando os aspectos da sustentabilidade ambiental, social e financeiro e gerando emprego e renda para a região.

A apresentação ocorreu durante reunião com o diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas; com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, além de consultores de projetos da RSA Advocacia e representantes da CWI Investimentos.

Na iniciativa, o Estado ficará responsável pela área social e o sócio privado ficará responsável pelos investimentos e custos operacionais, bem como pela mobilização de stakeholders (indústrias, provedores de equipamentos e insumos, atração de capital para produtores e instrumentos financeiros de safra), além de ser o controlador.

“Esta é uma modelagem de parceria público-privada, que tem por objetivo contribuir com a organização da região dos Cerrados. Para isso, estamos acelerando a regularização de terras, agora temos que pensar tanto em um planejamento voltado para a área de produção quanto na parte urbana. O Estado entra na parceria com aquilo que é sua responsabilidade: rodovias, mobilidade urbana, segurança, saúde, comunicação, energia, educação, ou seja, os serviços necessários. Então, os investimentos nessa região impulsionam o crescimento econômico e de produção em uma das regiões que mais cresce no Brasil”, ressaltou Wellington.

O Piauí AgroVila assume o compromisso de gerar empregos, atrair novos investimentos, desenvolver novos mercados, instalar escolas, regenerar áreas degradadas, valorizar os ativos ambientais e será também um centro de qualificação agrícola.

O diretor do Interpi afirmou que até o fim deste ano reunirá informações sobre imóveis e regularização fundiária para que inicie o projeto. “A função do Interpi no projeto é julgar os processos administrativos, além de interagir com os órgãos de Justiça para que tenhamos um mapa fundiário real e seguro.  O governador nos deu a missão de, até o fim do ano, concluir o banco de dados geográficos do estado do Piauí com as informações relativas a cadastro de imóveis, regularização fundiária e áreas disponíveis. Quando tivermos essas informações, vamos subsidiar para que o projeto seja viabilizado com áreas disponíveis para produção agrícola”, frisou Chico Lucas.

O projeto trará o ecossistema financeiro do agro, com provimento de crédito, maquinário e soluções modernas de agrobusiness (agronegócio), bem como irá engajar potenciais indústrias ligadas ao setor (alimentícias, energias limpas etc.).

“A ideia neste momento é fazer a identificação de áreas possíveis para que possamos fazer os nossos estudos técnicos, modelagens financeiras, avaliação de critérios ambientais, avaliação de critérios sociais, para saber se terá viabilidade, se faz sentido ou não para o Estado desenvolver essas áreas. Os estudos técnicos têm o prazo médio de 120 dias a 180 dias, após isso esses estudos são cedidos à audiência pública, uma vez finalizado o Estado faz o chamamento para a participação da iniciativa privada”, explicou Tiago Ricci, representante da RSA Advocacia.

Da Redação
[email protected]

Domingos Mourão: prefeita quer mais linhas de crédito no município

A prefeita Nelda Gomes do município de Domingos Mourão,  e o vice-prefeito, Ricardo Fabrício, receberam na manhã desta quarta-feira (04), representantes do Banco do Nordeste para uma reunião com a  finalidade de fortalecer  parcerias com a instituição.

Estiveram presentes o gerente de negócios do Banco do Nordeste, Frankelson Lacerda, e o gerente do agroamigo, Rogério Fontinele. Representando a secretaria de agricultura, Ananias Bandeira e o técnico Neto Pereira, para debater assuntos de interesse da população.

Na oportunidade, foram discutidos pontos, como o número de investimentos nas várias linhas de crédito que foram realizados no município. Também foi discutida as perspectivas de mais investimentos para 2021, além das linhas de crédito o Crediamigo, Agroamigo, dentre outras.

Municípios do semiárido piauiense recebem obras de infraestrutura

O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), está levando obras de infraestrutura e mobilidade para vários municípios do semiárido piauiense. Santo Antônio de Lisboa e Campinas do Piauí, por exemplo, já estão com serviços de asfaltamento concluídos e prontos para inauguração. 

“Juntos, os dois municípios somam mais de 34 mil m² de pavimentação asfáltica em várias vias que vão melhorar as condições de acesso e mobilidade da população pelas ruas das cidades”, diz o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral.

Em Santo Antônio de Lisboa foram asfaltadas as ruas: João Batista, Sete de Setembro, Lino Rodrigues, Avenida José Lopes da Silva, e o contorno da Igreja, Praça e Mercado. Já em Campinas do Piauí os benefícios chegaram às ruas Marcos Parente, Hermelino Alves de Barros, Ana Maria de Moura e os complementos do cruzamento da rua Hermelino com Ana Maria. Também recebeu asfalto novo a avenida Assis Carvalho.

Capitão Gervásio Oliveira e Geminiano, também localizados no semiárido piauiense, serão beneficiados com obras do IDEPI com pavimentação em paralelepípedo e com a construção de duas passagens molhadas, respectivamente.

“A orientação do governador Wellington Dias é focar em obras que beneficiam diretamente a população, contribuem para o seu desenvolvimento e proporcionam melhor qualidade de vida, tanto urbana quanto rural”, destaca Leonardo Sobral, ressaltando que os investimentos na realização destas obras estimulam também o comércio local e movimenta a economia, gerando emprego e renda dentro do próprio município.

Da Redação
[email protected]

Angical ganha reforço na segurança do município

No intuito de fortalecer ainda mais a segurança em Angical (PI) o Prefeito Bruno Neto recebeu hoje (02), em Teresina, direto das mãos do Governador do Estado Piauí Welington Dias uma viatura nova que vai reforçar o Grupamento da Polícia Militar (GPM) no município. O veículo  irá ajudar no transporte de agentes para comunidades, chegar mais rápido em ocorrências, patrulhamento e mobilidade na perseguição de criminosos.

Atualmente, o GPM de Angical (PI) é composto por cinco policiais e tem sede própria no centro da cidade, próximo à Praça Orlinda Santos. Conta também com um veículo de passeio para transporte de policiais, e agora tem um reforço melhor com a ajuda da nova viatura. Além disso, o Prefeito Bruno Neto, através de convênio com a Polícia Militar, aumentou também o número de agentes efetivos.

“A segurança também é uma das grandes prioridades da nossa gestão. Logo no primeiro dia de administração conseguimos trazer a GPM para o município com um reforço policial que não existia mais”, ressalta o prefeito Bruno Neto.

“A população pode contar com reforço policial de fato, local físico, um carro de passeio e uma nova viatura policial. Essa viatura vai ajudar muito em ocorrências e patrulhamentos. Só quem ganha são os angicalenses,” finaliza o prefeito.

Além disso, qualquer cidadão pode fazer denúncias de ocorrências pelo telefone (86) 99418-3876, e registrar diretamente na GPM os Boletins de Ocorrências (B.O) e Termo Circunstanciado (TCO).

Fonte: Ascom

Municípios da região norte podem ter representante no PRO Piauí

Foto: reprodução

O ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira, é o nome mais cotado para assumir a coordenação do PRO Piauí no território da Planície Litorânea, que engloba 11 cidades (Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba).

Rubens se destaca como uma das mais fortes lideranças da região norte do estado, tendo sido prefeito por duas vezes e finalizado o mandato com altos índices de aprovação, além de eleger o sucessor no município de Cocal, com ampla maioria. O ex-prefeito também foi decisivo na reeleição do irmão, Osmar Vieira, para a prefeitura de Cocal dos Alves.  

O Plano de Retomada das Atividades Econômicas é um arrojado programa de investimento que visa acelerar o desenvolvimento do estado, com investimentos de mais de R$ 6 bilhões de reais em áreas como saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, dentre outros, e tem como objetivo, alavancar a economia afetada em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Ascom

Vice-prefeito de cidade do Piauí abre mão do salário

O ex-delegado de Oeiras, José Elves Batista Dias decidiu abrir mão do seu salário como vice-prefeito da cidade de São Miguel do Fidalgo. Eleito nas últimas eleições, este é o primeiro mandato  de Elves Dias, que é o vice-prefeito do bioquímico Erimar Soares. Para a decisão, Elves Dias considerou o baixo índice de desenvolvimento do município e optou por seu salário como servidor efetivo do âmbito da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí. Elves Dias disse que vai destinar o salário de R$ 7.000,00 para auxiliar bolsas universitárias através de uma lei que deverá ser aprovada pela Câmara Municipal, ajudando assim estudantes de sua cidade. Advogado, o vice-prefeito já exerceu o cargo de Delegado de Oeiras e Gerente da Penitenciária Regional de Oeiras.

Prefeitura de Domingos Mourão incentiva pequenos agricultores familiares

Foto: Ascom 

A Prefeitura de Domingos Mourão, município distante 229 quilômetros de Teresina,  através da Secretaria de Agricultura, realizou na  quarta-feira (27), a entrega de alimentação  do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Por meio do PAA,  produtos agrícolas, como frutas e hortaliças, são comprados diretamente dos agricultores do município e repassados às famílias em situação de  vulnerabilidade econômica.  O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal, IPA e o município do Domingos Mourão. A parceria foi firmada por meio de um termo de adesão.

Escolas de Piripiri recebem investimentos de R$ 2 milhões do PRO Piauí

Foto: ccom

A educação de Piripiri avança com os novos investimentos na infraestrutura das escolas da rede estadual no município. Na cidade, os investimentos do programa PRO Piauí somam mais de R$ 2 milhões, beneficiando quatro escolas com reformas e adequações.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Baurélio Mangabeira, as obras já começaram e incluem reforma e ampliação, com construção de nova fachada, refeitório, cozinha, área de serviço, biblioteca, sala de reuniões, além do laboratório de ciências e um bloco de banheiros com vestiários.

Alzenir Moraes, coordenadora da escola, reforça a importância dessa obra para a comunidade escolar. “As obras já começaram. Essa reforma foi muito esperada por todos, estamos ansiosos”, afirma a gestora.

No Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Governador Hugo Napoleão será recuperado o telhado, serão realizadas melhorias na biblioteca e almoxarifado, além da reforma da quadra poliesportiva.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador José de Arimathea Tito também passará por intervenções físicas. Com um investimento de R$ 651.017,49, a escola terá reforma total dos banheiros, pintura, construção de novo bloco com laboratório de ciências, biblioteca , refeitório e cozinha.

Ainda no município, a Unidade Escolar Professora Sinhá Carvalho também será beneficiada com reforma, por meio do PRO Piauí.

PRO Piauí

O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Estado e a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões conquistados na Justiça pelo Estado será aplicado em melhorias que visam à reestruturar espaços físicos das escolas, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses.

Da Redação
[email protected]

 

Parnaíba terá o maior museu de todo o Piauí

Foto: Ccom

Quem visita a litorânea cidade de Parnaíba, obrigatoriamente passa pelo Complexo Turístico Porto das Barcas, local que faz parte da história do município e foi um importante centro comercial do Piauí no século XX. O complexo, que é formado por 28 lojas de artesanato, auditório e está às margens do Rio Igaraçu, vai ganhar, após as obras de restauração, o Museu do Mar, que será o maior do estado.

O Museu do Mar está sendo criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão.

“Além de barcos em tamanho real, dentro do museu teremos também um café, um miniteatro, um espaço para aulas de dança, de artes plásticas, entre outras atividades. Será um grande museu que estará à disposição do povo do Piauí”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Foto: reprodução

Além da importância turística, o Porto das Barcas será um centro cultural em Parnaíba. A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do museu, e está 95% concluída. Após a reinauguração, os artistas poderão utilizar as novas salas, um galpão e a praça das ruínas  para oficinas de dança, teatro e música.

De acordo com o secretário, uma programação cultural já está sendo organizada para 2021. “Todos esses espaços poderão ser utilizados para shows, apresentações e espetáculos, que serão retomados no pós-pandemia”, afirma Fábio Novo.

A obra de recuperação de todo o complexo é a maior em execução no Nordeste. O local ganhou novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilita a orientação e visitação turística.

De grande importância histórica, o Porto das Barcas é constituído de antigos prédios da alfândega, cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina

Da Redação
[email protected]

Parnaíba vacinou 100% dos profissionais da linha de frente e amplia 1ª etapa

Todos os profissionais da rede municipal de saúde que trabalham na extrema linha de frente no combate ao Covid-19 em Parnaíba, já receberam a primeira dose da CoronaVac. A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio, ao presidente da Câmara dos Vereadores de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), mediante solicitação do presidente da Casa.

Leidiane explica que dada a quantidade limitada do imunizante, primeiramente foram contemplados os profissionais que atuam no Centro de Referência a Covid-19, na UTI, no Pronto Socorro Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Esses trabalhadores são aqueles que fazem parte do que chamamos de ‘prioridade da prioridade’. Estes já foram todos imunizados. Agora ampliamos a vacina para os agentes comunitários de saúde, para os servidores do Centro de Especialidades em Saúde (CES) e do Caps”, informou Leidiane.

Ainda de acordo com a secretária, quando toda a rede de colaboradores municipais da saúde estiverem protegidos, a vacinação será estendida para os que atuam nas instituições filantrópicas e, posteriormente, para os trabalhadores da rede privada. Os idosos e pessoas com comorbidades ainda não serão vacinados neste momento, mas deverão ser o grupo prioritário da próxima etapa.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores