Cidadeverde.com

Picos adere ao consórcio de vacinas contra a Covid-19

Foto: Ascom

Os vereadores que compõe a Câmara Municipal de Picos aprovaram na manhã desta quarta-feira, 10 de março, um projeto que inclui Picos no Consórcio de Municípios para a aquisição de vacinas contra à Covid-19. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Chaguinha (PTB) e contou com a presença do secretário de saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros.

O secretário de saúde de Picos, Aldo Gil, participou da sessão na Câmara Municipal e comemorou a aprovação do projeto que autoriza o município a aderir aos consórcios de aquisição de compras de vacinas contra a Covid-19. Segundo o secretário, Picos e mais 14 municípios do Piauí já aderiram aos consórcios, que podem ser através de financiamentos de indústrias, comércios, órgãos filantrópicos ou qualquer tipo de modalidade de aquisição de vacinas.

“Se houver um consórcio com financiamento da indústria e do comércio as cidades que aderiram a esse consórcio receberão gratuitamente as vacinas e também se for a possibilidade de o município comprar, Picos hoje tem na faixa de 4,5 milhões na conta Covid. Então, por exemplo, a vacina da Coronavac custa em média 5 dólares, o que dá em torno de 30 reais, então Picos tem capacidade de comprar 135 mil doses, vacinariam então 100% da população da cidade. Então de uma maneira ou de outra vamos buscar meios extras, por fora do que o governo mandar para conseguirmos vacinas extras para Picos”, disse o secretário.

Aldo Gil explica que agora é aguardar que algum desses consórcios queiram adquirir as vacinas de maneira por fora do governo, para que Picos possa estar no programa de compra dessas vacinas.

A sessão contou com a presenta dos seguintes vereadores: Chaguinha (PTB); Toinho de Chicá (PP); Filomeno Portela (PP); Maté (PP); Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Hugo Victor (MDB); Rinaldinho (MDB); Renato (PT); Wellington Dantas (PT) e Valdívia Santos (PT) e Zé Luís (MDB). A sessão teve como única ausência o vereador Eriberto Barros (PP).

 Da Redação
[email protected]

Campo Maior continua com a vacinação contra Covid-19

Foto: reprodução

A Prefeitura Municipal de Campo Maior, iniciara a aplicacação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 90 anos ou mais na quarta e na quinta-feira, 10 e 11 de março.  A vacinação, como de costume, acontecerá por drive-thru na sede da secretaria de saúde, localizada ao lado do SAMU, e na sede do SAMDU, no Centro de Campo Maior. Idosos acamados e cadastrados no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) receberá a segunda dose do imunizante em domicílio. A SMS informa que continua seguindo as ordens de prioridade estabelecida pelo Governo Federal no que se refere a aplicação de doses da vacina, e no intervalo entre elas.

Busca Ativa atua em 220 municípios do Piauí

Mais de 1.500 profissionais divididos em 235 equipes espalhadas em 220 municípios atuam no Busca Ativa, programa reconhecido internacionalmente, como estratégia eficiente para conter o avanço do novo coronavírus. Segundo o governador Wellington Dias, nesta situação de forte transmissibilidade do vírus em cada município, é importante fazer a busca de casa em casa, fazendo as buscas especialmente no grupo de maior risco. “Enquanto a vacina não chega para todos, é importante garantir o isolamento de quem estiver com sintoma (exame clínico) ou testado e comprovado com Covid para evitar a transmissão”, declarou. A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e coordenadora do Programa Emergencial Busca Ativa no Estado, Dília Falcão, diz que a iniciativa sempre esteve em atividade. “Por conta da quantidade de casos que vêm aumentando, agora estamos intensificando”, diz. Dília diz que, infelizmente, as pessoas se acomodaram com a doença e achavam que já estavam livres. “Por mais que muitas pessoas tenham sintomas leves e moderados temos pessoas que chegam a óbitos. E o que todos precisam entender é que não sabemos como vamos reagir à doença. Cada organismo reage de uma forma diferente”, comenta. As equipes, segundo Dília, atuam de acordo com a necessidade de cada município. “Cada município tem a sua equipe, eles criam de acordo com a sua necessidade e a estratégia a ser realizada”, explica. Da Redação [email protected]

Associação denuncia degradação ambiental em obra de usina de energia solar

Foto: Associação Alto do Gurguéia

A Associação Alto do Gurguéia, uma entidade composta por integrantes  das localidades Lapa, Buritizinho e Buriti do Meio, em São Gonçalo do Gurguéia, município distante 780 km ao sul de Teresina, denuncia que a obra de um parque de energia solar está causando danos ambientais e sociais na região. De acordo com a associação, riachos, brejos e nascentes estão sendo destruídos. Os produtores da região segundo a associação estão há mais de dois anos sem conseguir desenvolver atividades, extrativistas e a pesca de subsistência. Segundo ainda associação, os acessos a alguns imóveis foram interrompidos tanto para os animais como para as pessoas”. No documento a Associação pede que os órgãos competentes fiscalizem as denuncias e tomem devidas providências, pois a população corre risco de perder o afluente do Rio Gurguéia. 

Foto: Associação Alto do Gurguéia

O blog das cidades abre o espaço aos representantes da obra da usina de energia solar de São Gonçalo do Gurguéia para explicações relacionadas a denúncia.

Secretário faz vistorias em Unidades Básicas de Saúde de Picos

O secretário de saúde de Picos, Aldo Gil, acompanhado de  vereadores, visitou  semana passada mais quatro Unidades Básicas de Saúde do município. Há 15  dias o secretário vem visitando as UBS. Desta vez, além do secretário e os vereadores, gestores da Saúdel acompanharam as visitas. Dentre os Postos de Saúde que foram visitados estão os das localidades São Sebastião, Morada do Sol, Ipueiras e Lagoa Comprida. Segundo Aldo Gil este trabalho está sendo contínuo e visa estar sempre próximo as comunidades, visitando e vendo as necessidades, assim como, os ajustes que já foram realizados. Aldo Gil conta que nas visitas alguns pontos bons foram observados como o suprimento de insumos, dentre eles os medicamentos. Sobre os reparos físicos na estrutura dos Postos de Saúde, o secretário afirma que a grande maioria já foram realizados e os demais estão sendo feitos de acordo com as demandas.

Com informações -ascom

Prefeitura cria projeto para melhorar o IDH de Cocal

Foto: ascom

A pedido do Governo do Estado do Piauí e do atual prefeito de Cocal, Nonatinho, foi realizada reunião com representantes das secretarias de Agricultura e a presença de Deuzenir Portela, secretária da Assistência Social, quando foi concebido um projeto piloto para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município de Cocal-PI.

O IDH, segundo Dr. Eduardo Lima (economista é medido pela saúde, através da expectativa de vida dos habitantes da região; da educação e também da geração de renda do Município: “Então, nós faremos um diagnóstico do Município. veremos os setores produtivos que têm potencialidade para desenvolver, gerar renda e melhorar o dinheiro no bolso da população de Cocal”. 

Eduardo Lima acrescenta que o resultado da análise será enviado ao Governo do Estado junto ao EMATER, à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Piauí e outros órgãos como o Banco de Fomento do Estado. 

Elvis Veras, secretário da Agricultura disse que o economista irá ajudar a gestão a realizar a pesquisa do IDH para, posteriormente, dimensionar projetos de desenvolvimento econômico para o povo de Cocal: “O próximo passo desse projeto é a criação de um calendário de visita aos produtores e trabalhadores das comunidades rurais. Nós vamos trabalhar num projeto participativo com as secretarias municipais, a exemplo da Assistência Social, e a participação de lideranças comunitárias e associações rurais onde há setores produtivos da área agrícola: “A concepção desse plano foi do prefeito Nonatinho que nos apresentou esta ideia e encarregou a Secretaria de Agricultura para conduzir e apresentar o resultado da execução  desse estudo para a gestão que a partir dos dados [recolhidos] terá um norte para desenvolver os projetos da agricultura de nosso município”.

Ascom

Prefeitura de Altos realiza pagamento de R$ 2 milhões a efetivos

A Prefeitura Municipal de Altos realizou ontem (05) o pagamento de todos os seus servidores efetivos. Segundo o secretário municipal de Administração, Dowglas Borges, mesmo enfrentando a pandemia do coronavírus, a Prefeitura consegue honrar seu compromisso de pagar os salários dentro do prazo legal de quase 1.100 servidores municipais efetivos.

“Estamos fazendo o pagamento integral da folha de servidores efetivos municipais de Altos, e também conseguindo equilibrar as contas diante do cenário que encontramos a prefeitura. O prefeito Maxwell da Mariínha tem priorizado a valorização dos servidores”, destaca o secretário.

A Prefeitura Municipal de Altos pagou mais de R$ 2 milhões aos servidores efetivos da Educação, Saúde e a administração como um todo aquecendo a economia local.

O prefeito Maxwell da Mariínha informa que nos próximos dias estará pagando comissionados e contratados. “Antes do dia 10 queremos concluir esses pagamentos. Nenhum prestador de serviço da prefeitura ficará sem pagamento”, disse.

Da Redação

Câmara de Joaquim Pires ganha sistema eletrônico de votação

O presidente da Câmara Municipal de Joaquim Pires,  vereador José Francisco Carvalho Araújo – Zé Bezim (PT), presidiu na segunda-feira, dia 01º de março, a 1ª sessão ordinária do mês. Na ocasião, aconteceu a cerimônia de inauguração do painel do Sistema Eletrônico de votação. O sistema foi implantado para aprimorar a organização das sessões plenárias e consolidar a modernização da casa legislativa. Com objetivo de oferecer mais transparência e proporcionar mais eficiência, o Sistema Eletrônico de Votação é mais uma ferramenta de transparência para a população, no qual os cidadãos poderão acompanhar as votações dos vereadores por meio de um painel eletrônico conectado a computadores, nos quais os 9 parlamentares votarão e confirmarão a presença nas sessões e terão acesso a diversas informações das plenárias, tais como projeto de lei e Lei Orgânica do município.  O presidente Zé Bezim disse que a Câmara Municipal passa por um grande processo de reforma e modernização, que é apenas mais um desafio na sua vida política. Durante a sessão, foi realizada a votação do projeto de lei nº 001 / 2021, que institui a brigada voluntária de incêndio do município de Joaquim Pires e também dar outras providências.

Polo Têxtil de Piripiri será utilizado no combate ao coronavírus

Foto: ascom

Pensando em ações que diminuam os impactos da pandemia de Covid-19 no município de Piripiri, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, cedeu o espaço do Polo Têxtil de Piripiri para a prefeitura, a fim de criar no local, de forma emergencial, o Centro Covid do município. A cessão aconteceu na última terça-feira (02), e contou com a presença da prefeita Jôve Oliveira e do secretário de saúde do município, Gabriel Mauriz.

A medida foi tomada após o atual centro de triagem da cidade se tornar insuficiente para o número de casos de pessoas contaminadas, que vem aumentando consideravelmente em todo o estado. Para o secretário Igor Néri, o momento é de preocupação. "Não queria vir aqui para entregar o prédio para essa situação. O polo de confecção é um sonho dos piripirienses. Estávamos fazendo algumas adaptações para abri-lo em definitivo, mas a prefeita Jôve nos convocou e fez esse apelo para o governador Wellington Dias e para nossa Secretaria para que cedêssemos esse prédio pelo tempo que for preciso”, disse.

O espaço foi cedido após solicitação da prefeita Jôve Oliveira, com o objetivo de ampliar o atendimento à população. Nos próximos dias, as instalações do Polo Têxtil serão transformadas para poder receber pacientes, médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e assim serem testados.

Da Redação
[email protected]

Piauí: cerca de 11 prefeituras devem ter FPM bloqueado

Os municípios de Aroeiras do Itaim, Canavieira, Conceição do Canindé, Fartura do Piauí, Gilbués, Morro Cabeça no Tempo, Paes Landim, Passagem Franca do Piauí, Ribeira do Piauí, Sebastião Barros e União, devem de acordo com Sistema de Informação sobre Orçamento Público em Saúde (Siops), vinculado ao Ministério da Saúde,  ter os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados. Os entes que estão nessa situação não homologaram informações referentes ao 6º bimestre de 2020 dos gastos com saúde; o prazo se encerrou na terça-feira 02 de março. O município que se encontra na lista de bloqueados no site do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) deve procurar regularizar a situação para o desbloqueio do repasse. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os principais motivos para bloqueio do FPM são: ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); débitos com o Instituto do Seguro Social (INSS) e débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além da falta de prestação de contas no Siops.

Posts anteriores