Cidadeverde.com

Homem armado obriga enfermeira a aplicar vacina da Covid-19

Um homem não identificado invadiu uma Unidade Básica de Saúde(UBS) na zona rural de União, município distante 50 quilômetros ao norte de Teresina, e forçou armado com uma chave de fenda, que uma das enfermeiras do local lhe aplicassem uma dose de vacina contra a covid 19.  A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde de União, relatando  que o suspeito é de outro município. O fato teria ocorrido na quinta-feira(15).  Após receber a dose da vacina,  o suspeito deixou  o local como se nada  tivesse ocorrido. O município de União conta com o apôio de uma equipe da Policia Militar do Piauí, mas de acordo com a Secretária de Saúde de União, Elaine Melo, não há possibilidade de se manter um policial em cada uma das Unidades de Saúde espalhadas por todas as regiões do município. 

Lideranças agradecem investimentos realizados na região de Cocal

O prefeito de Cocal, Nonatinho, o coordenador do Pro Piauí na Planície Litorânea, Rubens Vieira e o prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira estivarem em audiência com o Governador Welligton Dias. O objetivo foi de tratar assuntos da região e possibilitar o desenvolvimento e andamento de obras. Na reunião Rubens Vieira, declarou estar visitando todos os munícipios da Planície Litorânea, pra conhecer de perto o que o Governo do Estado vem desenvolvendo na região, em  obras de infraestrutura,  segurança,  educação e  trabalho social, atualizando o governador sobre a situação da Planície litorânea, além de buscar mais recursos e investimentos pra essa região. No  encontro o prefeito, Nonatinho, agradeceu a ajuda do Governo do Estado e do Pro Piaui e disse estar tendo ajuda do Governo do Estado através do Pro Piauí em várias demandas, como o asfaltamento no centro da cidade, a saúde plena do  hospital Regional, além do asfaltamento da PI que liga Cocal à Bom Princípio, e a recuperação da PI que liga Cocal até Viçosa no Ceará.

Campo Maior terá equipe de atenção à saúde em presídio

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) assinou  convênio com a Secretaria de Justiça do Piauí que visa a instalação de uma equipe de atenção primária dentro do sistema prisional da penitenciária de Campo Maior.  O encontro contou também com a presença da secretária de saúde Dorilene Félix e do gestor da SEJUS, Carlos Edilson. O convênio que vai proporcionar a implantação de uma equipe permanente formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, cirurgiões dentista e assistentes odontológico foi adquirido através de um projeto requisitado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Ministério Nacional da Saúde e Governo do Estado tendo como objetivo garantir aos presidiários a assistência clínica, médica e ambulatorial. Joãozinho Félix afirmou que todo ser humano tem direito ao acesso à saúde e o município irá proporcionar, com a implantação da equipe, uma maior assistência a saúde dos presidiários.

Nonatinho do Sindicato visita obras em execução na PI-213

Foto: Ascom

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, na companhia do vereador Mateus Mendonça, visitou essa semana,  o início das obras da estrada que liga a PI 213 à Bom Princípio.  Durante o deslocamento ele também esteve nas localidades São Benedito, Passagem Funda e Assentamento Massalina, comunidades da zona rural  que serão beneficiadas com a obra. “Visitamos o asfaltamento que está em execução que liga Cocal a Bom Principio. Essa obra é uma parceria com o Governo do Piauí, através do Pro Piauí, aproveito a oportunidade para agradecer ao governador, Wellington Dias, ao coordenador geral do Pro Piauí, Rafael Fonteles e o nosso sempre atuante coordenador regional do Pro Piauí, Rubens Vieira”, disse Nonatinho. 

Água Branca já vacinou 12,76% da população contra a covid-19

A Prefeitura de Água Branca divulgou, nesta terça-feira (13), de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, que já vacinou 12,76% da população, o que equivale a 2.222 aguabranquenses vacinados. "Estamos seguindo o ritmo do Brasil, que possui cerca de 11,26% da população vacinada, e do Piauí, que já tem 10,14% dos habitantes vacinados. Nossa equipe trabalha com dedicação a cada etapa e, assim, seguimos para garantir a saúde de todos", declara o prefeito Júnior Ribeiro. O município, que registra 1.650 casos confirmados e 1.465 recuperados, segue vacinando idosos a partir de 65 anos de idade.

João Bandeira
com informações -Ascom

Comunidade Terapêutica realiza celebração de Crisma em São João da Varjota

Foto: ascom

Neste domingo (11), receberam o Sacramento do Crisma 6 acolhidos da Fazenda da Esperança Bom Jesus dos Passos, entidade credenciada ao Governo do Estado através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí - CENDROGAS.

A Missa foi presidida por Dom Edilson Soares Nobre, bispo da diocese de Oeiras e que em sua homilia saudou os crismandos na capela da Comunidade Terapêutica.

“No dia em que celebramos o 2° domingo da Páscoa e que também é o domingo da Divina  Misericórdia, nos sentimos acolhidos para celebrar a nossa fé na mesma ocasião em que vocês jovens recebem o Sacramento da Crisma”, comentou o bispo.

“Mesmo nos momentos mais sofridos da nossa vida é preciso acreditar. Portanto, a fé é muito importante para nos ajudar a vencer os obstáculos. Vocês que estão na Fazenda se deixarem-se mover pela fé, será muito mais fácil vencer as batalhas que travam na vida. Por isso sempre pedimos para Deus não nos abandonar e que seu Espírito sempre nos impulsione”, refletiu.

O diretor espiritual da Fazenda, padre Chagas, concelebrou o momento de espiritualidade que, devido aos cuidados para evitar a disseminação da COVID-19, só foi permitido presencialmente a participação dos crismandos, padrinhos e da equipe organizadora. 

A família dos acolhidos participou através de transmissão por meio do perfil de Dom Edilson no Instagram. Como foi o caso de Maria Vilma que teve a emoção de ver seu filho recebendo o sacramento.

“Gratidão Senhor por todos os acolhidos principalmente por meu filho”, comentou a mãe.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e outras drogas. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em Família e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida. O Piauí conta com três unidades masculinas, localizadas nas cidades de Campo Maior, Itainópolis e São João da Varjota, nesta última é onde se insere a de Bom Jesus dos Passos.

João Bandeira
com informações Ascom

Secretaria de Meio Ambiente de Cocal segue com atividades

Na manhã desta terça-feira (13), o secretário de Meio ambiente de Cocal  popularmente como Chico Preto, comentou sobre as atividades realizadas recentemente pela SEMA. De acordo com o secretário as atividades continuam com tarefas diárias, e o trabalho de fiscalização está em campo, atendendo as demandas da população no âmbito da fiscalização e licenciamento  agrícola. Em relação as fiscalizações de pessoas que mantém pássaros presos em gaiolas , as fiscalizações também continuam no sentido de coibir  a prática delituosa. Segundo o secretário, a SEMA recebe diariamente várias denúncias desse tipo de situação, e segue em trabalho no intuito de coibir esse tipo de prática. 

Vacinação de pessoas com 67 anos de idade inicia nesta terça em Campo Maior

Foto: Ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunica a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos de 67 anos nesta terça-feira (13).A vacinação vai acontecer a partir das 8h da manhã até às 12h30 somente em um ponto de vacinação: Câmara de Vereadores, na Praça Bona Primo. Os idosos poderão receber a dose através do sistema drive-thru.Campo Maior registrou 1 morte e 32 casos de Covid-19 no último final de semana. Para receber a vacina é necessário portar os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), caderneta de vacinação e um comprovante de residência.

A Prefeitura de Campo Maior, comunicou que a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 para pessoas a partir de 70 anos de idade acontecerá a partir desta segunda-feira (12). A aplicação da dose acontecerá em dois pontos de vacinação da cidade: Secretaria de Saúde e SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência), das 8h às 16h. A imunização ocorrerá através do sistema drive-thru, no qual o idoso recebe a dose dentro de um veículo. Essa etapa vai acontecer até o próximo dia 16 de abril (sexta-feira), conforme o agendamento no cartão de vacina feito no momento da aplicação da primeira dose. Para receber a vacina é necessário portar os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), caderneta de vacinação e um comprovante de residência.
 
João Bandeira 
Com Informações -Ascom
 

 

Município de Água Branca realiza blitz educativa para o uso de máscaras

Foto: ascom

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nessa sexta-feira (9), uma blitz educativa para conscientizar os aguabranquenses sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na prevenção à transmissão da covid-19. Pelo texto do Decreto Estadual Nº 19.055/2020, a falta do acessório, que é obrigatório em todo Piauí, se tornou passível de multa a partir de junho de 2020.

O texto do decreto diz que o uso é obrigatório em todos os espaços públicos e privados, com circulação de pessoas.

 “Esse trabalho está sendo feito de forma educativa. Vamos reforçar para o cidadão que o zelo com a saúde é coletivo e que os cuidados individuais geram proteção para todos”, explicou o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

Também participaram da ação as equipes de Vigilância em Saúde, da Busca Ativa, a equipe Multiprofissional e os profissionais da Polícia Militar. As multas para quem desrespeitar o uso obrigatório do acessório variam de  R$500,00 a R$ 1.000,00 para pessoa física e de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00 para pessoa jurídica.

João Bandeira
com informações/Ascom

Campo Maior realiza obras de drenagem, mobilidade urbana e recuperação de estradas

Neste dia 10 de abril, completam-se exatos 100 dias de gestão do prefeito Joãozinho Félix (MDB) a frente do Poder Executivo Municipal de Campo Maior. 

Dentre as principais ações executadas pela Secretaria de Obras em Campo Maior nestes 100 dias de governo, destaca-se a recuperação de estradas vicinais em comunidades como Alto do Meio, Corredores, Água Fria, Lagoa Seca, Campo Alegre e Poção.

Nestes locais, principalmente durante o período chuvoso, as estradas costumam ser tomadas por buracos que acumulam água da chuva prejudicando e dificultando o deslocamento e a mobilidade de motoristas e moradores. Também obras semelhantes foram realizadas no perímetro urbano, com o melhoramento de vias no Cidade Nova, Parque Estrela e São João.

Outra importante ação da Secretaria de Obras foram as obras de drenagem urbana em alguns pontos da cidade para facilitar o escoamento de águas evitando transtornos para moradores e transeuntes. O gerenciamento de projetos urbanísticos e estruturais que visam a melhoria da qualidade de vida dos campo-maiorenses é uma das principais tarefas da Secretaria de Obras.

Da Redação

Posts anteriores