Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos realiza pagamento de R$ 2 milhões a efetivos

A Prefeitura Municipal de Altos realizou ontem (05) o pagamento de todos os seus servidores efetivos. Segundo o secretário municipal de Administração, Dowglas Borges, mesmo enfrentando a pandemia do coronavírus, a Prefeitura consegue honrar seu compromisso de pagar os salários dentro do prazo legal de quase 1.100 servidores municipais efetivos.

“Estamos fazendo o pagamento integral da folha de servidores efetivos municipais de Altos, e também conseguindo equilibrar as contas diante do cenário que encontramos a prefeitura. O prefeito Maxwell da Mariínha tem priorizado a valorização dos servidores”, destaca o secretário.

A Prefeitura Municipal de Altos pagou mais de R$ 2 milhões aos servidores efetivos da Educação, Saúde e a administração como um todo aquecendo a economia local.

O prefeito Maxwell da Mariínha informa que nos próximos dias estará pagando comissionados e contratados. “Antes do dia 10 queremos concluir esses pagamentos. Nenhum prestador de serviço da prefeitura ficará sem pagamento”, disse.

Da Redação

Câmara de Joaquim Pires ganha sistema eletrônico de votação

O presidente da Câmara Municipal de Joaquim Pires,  vereador José Francisco Carvalho Araújo – Zé Bezim (PT), presidiu na segunda-feira, dia 01º de março, a 1ª sessão ordinária do mês. Na ocasião, aconteceu a cerimônia de inauguração do painel do Sistema Eletrônico de votação. O sistema foi implantado para aprimorar a organização das sessões plenárias e consolidar a modernização da casa legislativa. Com objetivo de oferecer mais transparência e proporcionar mais eficiência, o Sistema Eletrônico de Votação é mais uma ferramenta de transparência para a população, no qual os cidadãos poderão acompanhar as votações dos vereadores por meio de um painel eletrônico conectado a computadores, nos quais os 9 parlamentares votarão e confirmarão a presença nas sessões e terão acesso a diversas informações das plenárias, tais como projeto de lei e Lei Orgânica do município.  O presidente Zé Bezim disse que a Câmara Municipal passa por um grande processo de reforma e modernização, que é apenas mais um desafio na sua vida política. Durante a sessão, foi realizada a votação do projeto de lei nº 001 / 2021, que institui a brigada voluntária de incêndio do município de Joaquim Pires e também dar outras providências.

Polo Têxtil de Piripiri será utilizado no combate ao coronavírus

Foto: ascom

Pensando em ações que diminuam os impactos da pandemia de Covid-19 no município de Piripiri, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, cedeu o espaço do Polo Têxtil de Piripiri para a prefeitura, a fim de criar no local, de forma emergencial, o Centro Covid do município. A cessão aconteceu na última terça-feira (02), e contou com a presença da prefeita Jôve Oliveira e do secretário de saúde do município, Gabriel Mauriz.

A medida foi tomada após o atual centro de triagem da cidade se tornar insuficiente para o número de casos de pessoas contaminadas, que vem aumentando consideravelmente em todo o estado. Para o secretário Igor Néri, o momento é de preocupação. "Não queria vir aqui para entregar o prédio para essa situação. O polo de confecção é um sonho dos piripirienses. Estávamos fazendo algumas adaptações para abri-lo em definitivo, mas a prefeita Jôve nos convocou e fez esse apelo para o governador Wellington Dias e para nossa Secretaria para que cedêssemos esse prédio pelo tempo que for preciso”, disse.

O espaço foi cedido após solicitação da prefeita Jôve Oliveira, com o objetivo de ampliar o atendimento à população. Nos próximos dias, as instalações do Polo Têxtil serão transformadas para poder receber pacientes, médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e assim serem testados.

Da Redação
[email protected]

Piauí: cerca de 11 prefeituras devem ter FPM bloqueado

Os municípios de Aroeiras do Itaim, Canavieira, Conceição do Canindé, Fartura do Piauí, Gilbués, Morro Cabeça no Tempo, Paes Landim, Passagem Franca do Piauí, Ribeira do Piauí, Sebastião Barros e União, devem de acordo com Sistema de Informação sobre Orçamento Público em Saúde (Siops), vinculado ao Ministério da Saúde,  ter os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados. Os entes que estão nessa situação não homologaram informações referentes ao 6º bimestre de 2020 dos gastos com saúde; o prazo se encerrou na terça-feira 02 de março. O município que se encontra na lista de bloqueados no site do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) deve procurar regularizar a situação para o desbloqueio do repasse. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os principais motivos para bloqueio do FPM são: ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); débitos com o Instituto do Seguro Social (INSS) e débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além da falta de prestação de contas no Siops.

Domingos Mourão: prefeita quer obras do PRO Piauí

Na tarde desta quinta-feira (04), a prefeita Nelda Gomes, e o vice-prefeito Ricardo Fabrício, acompanhados do ex-prefeito Júlio César e do deputado estadual, Francisco Costa, estiveram na sede da Sefaz em Teresina para  reunião com o secretário de Estado da Fazanda e coordenador do ProPiauí, Rafael Fonteles. Na Pauta do encontro investimentos em infraestrutura que o Governo do Piauí contemplará o município de Domingos Mourão.

 

Parnaíba: reeducandos reformam estrutura de penitenciária

Foto: ascom

Cerca de 20 reeducandos de Parnaíba reformaram mais um setor da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina. Os internos fizeram o serviço que incluiu também a produção de móveis que, além de servir para o estabelecimento, foram enviados para outras unidades penais do estado.

“Essa reforma foi muito importante para a unidade, pois o nosso posto de acesso foi contemplado e iremos poder receber melhor os visitantes, autoridades e profissionais que necessitam vir à unidade”, comentou Flávio Ewandir, gerente da penitenciária.

Os internos reformaram o teto e forro de madeira, colocaram cerâmica, instalaram o ar-condicionado, ampliaram a sala e pintaram o local. Além disso, bancos, mesas, camas de madeira que foram produzidas pelos reeducandos foram enviadas para a Penitenciária Feminina de Teresina, Cadeia Pública de Altos e Penitenciária de Campo Maior.

Da Redação
[email protected]

Cidades piauienses entram na corrida pelas vacinas contra a Covid-19

Foto: reprodução

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada nesta quarta-feira (03/03) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos. No Piauí, as prefeituras de Teresina, Pimenteiras, São José do Divino, Água Branca e Beneditinos manifestaram interesse, conforme a FNP. As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (05/03). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.

 

Luís Correia dará desconto no pagamento à vista do IPTU

A Prefeitura de Luís Correia está disponibilizando até 40% de desconto para o contribuinte que pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até 20 de maio. Para quem escolher pagar de forma parcelada, o desconto chega a 30%. O desconto e benefícios são disponibilizados para pessoas físicas e jurídicas.

A portaria foi publicada no Diário dos Municípios e se refere ao exercício fiscal de 2021. Quem optar pelo pagamento parcelado poderá pagar em até 8 vezes.

Tanto o desconto como o parcelamento dividido em mais vezes foram soluções apresentadas pela prefeita Maninha Fontenele como ação de proteção social promovida pela administração pública em meio à pandemia de covid-19 e retração econômica do país.

 “Precisamos desse recurso para fazer frente à necessidade de investimentos e grandes obras na cidade, ao mesmo tempo em que temos que desenvolver ações contra a pandemia que se agrava em todo o Estado. Ao mesmo tempo, entendemos que não podemos penalizar a população e a concessão desse desconto poderá aliviar o bolso do contribuinte nesse momento em que vivemos tempos tão difíceis”, diz a prefeita Maninha.

Ascom

Prefeito vistoria obras em andamento em Cocal

Nonatinho, acompanhado do vice-prefeito Douglas Lima, do líder político e ex-prefeito de Cocal-PI Rubens Vieira,  representantes do Legislativo e secretários, vistoriaram vários trechos das obras, cujos serviços estão em andamento no município, a exemplo da praça do Bairro Mutirão, que está na fase final e em breve será entregue à comunidade;  recuperação de parte da PI-113 que liga Cocal ao Município de Viçosa do Ceará (CE) e os trabalhos iniciais de pavimentação asfáltica de vias do centro da cidade.

Segundo o prefeito, as obras, depois de finalizadas e entregues para a população, darão um novo visual à urbe: “Nossa cidade ficará mais bonita e melhor para se viver. Nos preocupamos com o andamento e qualidade das obras para que dure e fique bem feita para todos os cocalenses. Por isso, acompanho de perto e constantemente.

Ascom

Prefeitura da região dos cerrados piauienses realiza concurso

A Prefeitura de Ribeiro Gonçalves/PI divulgou a realização de Concurso Público, para admissão de Fiscal de Tributos Municipais. De acordo com o edital, serão preenchidas duas vagas. Para concorrer, é necessário  ensino superior completo, ter nacionalidade brasileira e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Os aprovados deverão desempenhar atividades de 40 horas semanais e contarão com salários de R$ 4.500,00. Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições até às 23h59 do dia 23 de março  via internet.  O pagamento da inscrição no valor de R$ 120,00,  deve ser efetuado até o dia 26 de março. Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados em prova objetiva dia 25 de abril, em 40 questões que envolvem língua portuguesa, informática e conhecimentos específicos. Haverá também analise de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório, de acordo com os critérios de pontuaçãol. O prazo de validade do  Concurso será de dois anos.

Confira o edital:

concurso prefeitura de Ribeiro Gonçalves

Posts anteriores