Cidadeverde.com

Seduc inaugura reformas de escolas em União

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugura obras na cidade de União nesta quinta-feira (24). A Unidade Escolar Barão de Gurguéia e o Centro Estadual Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio foram as escolas que passaram por reformas.

Os mais de cem alunos da Unidade Escolar Barão de Gurgueia serão beneficiados e contarão agora com uma nova quadra poliesportiva coberta. Essa é outra obra que será entregue à comunidade escolar no próximo dia 24. Para a execução da mesma, foram investidos R$348.863,53. 

Já o Centro Estadual Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio passou por reforma total, melhorando toda a estrutura que é composta por quatro salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório e setor administrativo. Além disso, a escola recebeu reparos nas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, teto, piso e pintura geral. O investimento foi de R$ 870.329,32, oriundos do Tesouro e Fundeb.

Segundo o diretor da escola, Agostinho Santos, essa foi uma obra foi muito esperada por todos e que deu um novo gás aos estudantes. "Os alunos elevaram a auto-estima com um ambiente escolar mais confortável, propício para a realização de trabalhos, agora contamos com espaços climatizados, receberemos novos computadores e equipamentos e estamos muito felizes com esse benefício", declarou.

O Centro Estadual Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio oferta o Ensino Médio integrado atendendo à 125 alunos.

Fonte: Ccom

Prevenção ao câncer de mama em Piracuruca

O caminhão de combate ao câncer de mama da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) vai estacionar no Centro de Medicina Especializada de Piracuruca (CEMEPI), entre os dias 29 de maio e 18 de junho, com atendimento gratuito no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A ação acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e tem como público-alvo mulheres de 50 a 69 anos, como preconiza o Cartilha do Ministério da Saúde.

O objetivo é atender mulheres que não foram atendidas pela ação em 2017.  “Estamos buscando várias parcerias para melhorar a saúde da população de Piracuruca. A meta é que consigamos reunir, por turno, 35 mulheres, num total de 70 mulheres por dia”, ressalta a coordenadora de Atenção Básica, Cleidiene Negreiros.

O câncer de mama é o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres no Brasil. A mamografia é o exame da glândula mamária que pode detectar, ainda no estágio inicial, essa doença. O câncer de mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A idade é um dos principais fatores de risco, junto com fatores ambientais e comportamentais, além de fatores da história reprodutiva, hormonal e fatores genéticos e hereditários da paciente.

Fonte: Ascom

Homenagem em Valença

A vice-governadora Margarete Coelho recebeu das mãos do padre Klebert Viana a Medalha do Mérito Divinal, iniciativa dos imperadores da Confraria do Divino Espírito Santo de Valença. A solenidade de entrega foi nesse domingo (20), após a tradicional Festa de Pentecostes que movimenta o cenário religioso da cidade. 

A medalha em honraria à Confraria do Divino Espírito Santo foi criada para homenagear àquelas pessoas que contibuem com a Festa de Pentecostes e prestam relevantes serviços  à cidade de Valença.

Atêncio Queiroga, grão-mestre da Confraria do Divino Espírito Santo explica que a medalha criada recentemente, há um ano, tem valor simbólico e homenageia pessoas por realizarem trabalhos em prol de Valença. “Criamos essa homenagem por perceber que temos pessoas trabalhando pela nossa cidade. É uma medalha criada há pouco tempo, mas de valor simbólico, por ser uma honraria da Confraria do Divino Espírito Santo e a vice-governadora a recebe por sempre nos visitar, estando conosco nas nossas festividades”, disse o grão-mestre.

Mais um ano presente à Festa do Divino Espírito Santo, Margarete Coelho ressaltou o crescimento do evento religioso e de como é bem recebida na cidade.  “Todo ano estou aqui, mas tenho que pontuar que a festa fica mais bonita e mais cheia de gente a cada ano. Valença se enfeita para receber os visitantes para uma das festas mais importantes do calendário religioso do Piauí. E, hoje, recebendo essa medalha, me sinto cada vez mais em casa, bem acolhida por toda a comunidade valenciana”, destacou Margarete.

A procissão de Pentecostes marca o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo. O cortejo tem um significado especial para a comunidade católica, pois celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Fonte: Ccom

Projeto de combate às drogas festeja aniversário em Floriano

Neste sábado (19) foi realizada uma solenidade em alusão à formatura da primeira turma do PROPINTER, projeto de prevenção ao uso de substâncias psicoativas e incentivo à práticas sociais. Na ocasião estiveram presentes os secretários de Comunicação, Nilson Ferreira, que no momento representou o prefeito Joel Rodrigues; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Mota, o representante da Cendrogas, Reginaldo Santiago, o presidente do PROPINTER, Francisco Pereira, além de autoridades municipais, ex- combatentes, alunos formandos e seus familiares.

Comemorando um ano em atividade, o PROPINTER, projeto idealizado pela Organização Assistencial dos Ex-Combatentes do Exército Brasileiro no Piauí, realiza em Floriano um trabalho voluntário voltado para o combate às drogas e, principalmente, para a educação e formação moral de mais de 140 alunos, dos quais 100 se formaram neste sábado. Durante o evento foram realizadas apresentações artísticas e musicais, assim como a entrega dos certificados aos alunos formandos.

São crianças e adolescentes de 07 a 17 anos que durante toda a semana têm acesso à reforço escolar e oficinas de dança, flauta, percussão, violão, entre outras, além do ensino de práticas morais e éticas. Os alunos e familiares também recebem atendimento psicológico e de assistência social.

O secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, aproveitou o momento para destacar a importância de iniciativas que buscam proteger a juventude das drogas, assim como inseri-las no ambiente social através de práticas educativas. Aproveitou para destacar que a Prefeitura de Floriano está totalmente disponível para apoiar o crescimento do PROPINTER.

Fonte: Ascom

Criação de novos municípios será votada no Senado

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil, é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (22). A matéria teve o regime de urgência aprovado na última quarta-feira (16) e precisa do apoio de um mínimo de 257 deputados. Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.

Segundo o texto, originário do Senado, os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013 e os atos legislativos que autorizam sua realização serão validados para dar prosseguimento aos casos pendentes.

Desde 2013,  a  Assembleia Legislativa do Piauí tem 80 propostas de criação de novos municípios no Estado, que estão arquivadas à espera desta aprovação. As assembleias legislativas dos estados contam que caberá a elas a decisão de emancipação de povoados. Isto será feito a partir de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas. No Piauí, os projetos que deram entrada nas duas últimas décadas precisam necessariamente ser revistos por conta das novas regras estabelecidas no projeto da Câmara Federal.

DINHEIRO

Além de plebiscito, o projeto prevê a realização de estudos de viabilidade com vários critérios financeiros, um número mínimo de habitantes no novo município e uma quantidade mínima de imóveis.

O texto é igual ao do PLP 397/14, aprovado pela Câmara em junho de 2014 e vetado pela então presidente Dilma Rousseff porque “causaria desequilíbrio de recursos dentro do estado e acarretaria dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”. Além disso, a criação de municípios implicaria redivisão de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.

Na lista da Alepi, que tem 80 propostas de emancipação. Pelo menos nove municípios aparecem na lista com três propostas cada. São eles: Barras, Pedro II, Miguel Alves, Buriti do Lopes, Batalha, Picos, Jaicós, Joaquim Pires e São Francisco do Piauí. Já os outros municípios aparecem na lista com um ou dois pedidos de povoados para emancipação.

Segundo Adauto Soares, Consultor legislativo da Alepi que acompanhava esses processos em 2013 e hoje está aposentado, muitos desses projetos não preenchiam os requisitos do Piauí. Outros não apresentavam documentação completa.

“Todos estes projetos estão arquivados por força de dispositivos regimental e constitucional a maioria deles não estavam com a documentação necessária mapas memoriais estudo de viabilidade, etc, mas podem ser reapresentados”, explica Adauto Soares.

Do município de Barras, aparecem as propostas de Pedras do Piauí  (entre Barras e Cabeceiras), Pedras de São Francisco  (entre Cabeceiras, Boqueirão e Barras) e a localidade Sossego (entre Barras e Miguel Alves).

De Batalha, buscam emancipação Bela Vista de Batalha, Marajá dos Almeidas e Vitória do Piauí.

De Miguel Alves: Angelim do Piauí, Designo, Sossego.

Fonte: longah.com

Carreta da saúde visita Patos do Piauí

O Brasil está em 2° lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde. Para reforçar a prevenção e combate à doença, a Carreta de Saúde da Novartis,  caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório,   percorre  o País realizando atendimentos gratuitos.

No mês de maio a carreta realiza ações no Piauí. No município de Patos, o caminhão itinerante realizou os atendimentos nesta terça-feira, 15, e quarta-feira,16, no povoado Cajueiro, zona rural e na sede do município, respectivamente. No caminhão foram desenvolvidas ações de controle, diagnóstico e prevenção da doença.

O projeto pertence ao Novartis, em parceria com o Ministério da Saúde a Secretaria de Estado da Saúde  em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos e a Secretaria de Saúde. E  durante os  dois  dias atendeu 337 pessoas no município de Patos do Piauí. Destas, 08  oito  casos foram diagnosticadas com  a doença.

No povoado Cajueiro, foram atendidas 240 pessoas, e teve dois casos confirmados. Na sede do município, 97 pessoas foram examinadas e 06 casos de hanseníase foram detectados.

Além de exames, com a avaliação de manchas, foram realizados teste rápido de sífilis, HIV e Hepatite. Os serviços foram realizados por diversos profissionais da Saúde de Patos, além de mais duas profissionais da coordenação estadual de controle de hanseníase que acompanham a carreta.

O enfermeiro e especialista em Hanseníase, Gilberto Valentim da Silva, disse que o objetivo é reforçar  o trabalho da atenção básica, ou seja,  o município faz  a divulgação dos principais sintomas,  faz a triagem e manda para carreta fechar o diagnóstico  de hanseníase. “No atendimento da sede, fechamos seis casos, que são quatro em fase inicial e dois na forma de vacinar, pois já possui forma de transmissão”, explicou ele, que informou que o passo seguinte é encaminhar para o tratamento  para esses casos,  imunizando o seus familiares para que quebre a cadeia de transmissão e evite a disseminação da doenças com as pessoas que o paciente convive.

Ainda segundo o enfermeiro, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que através de uma bactéria e transmitida por meio de gotículas nasais e orais durante contato próximo e frequente com uma pessoa que tem a doença e não recebeu tratamento. “É importante destacar que nem todo mundo pega hanseníase, e vale ressaltar que uma vez diagnosticado e iniciado o tratamento, 72 horas depois o paciente não transmite mais a doença”, esclareceu Gilberto.

Segundo ele, os principais sintomas da doença, são manchas esbranquiçadas e avermelhada em qualquer parte do corpo que  tenha alteração de sensibilidade.  “A principal característica da hanseníase é perda da sensibilidade no local da lesão, além de manchas que são ressecadas, dor no nervo do braço e da perna e  áreas de pele que não suam. Apresentando qualquer sinal desses, procure a unidade de saúde”, disse ele,  enfatizando que  é necessário  o tratamento de forma imediata, e  destacou que os  pacientes devem levar vida normal “Não existem  restrições  de  vida social para que tem hanseníase,  uma vez que se inicia o tratamento e continua tomando a medicação”, concluiu.

Lindalva Ferreira Marques,   da coordenação estadual  de controle da hanseníase, falou sobre a importância da ação e que a mesma deve ser continua. “Esse trabalho  da carreta é extremamente importante, pois é feito a busca ativa dos casos da doença, e  com número de pessoas que diagnosticadas com essa ação, é necessário que tem tenha continuidade mesmo  sem carreta. A busca ativa de casos deve continuar sendo realizada e ela pode ser  feita através de palestras e de  educação em saúde, e assim  com certeza faz-se  mais diagnóstico precoce da doença  que é essencial. Com a detecção  inicial, agente  corta  a cadeia de transmissão  e também evita as sequelas causadas pela hanseníase quando ela está na forma  avançada” explicou.

A secretária de Saúde, Patos Edvânia  Pires, explicou os  procedimentos adotados pela Secretaria para as pessoas que foram diagnosticadas com hanseníase. ” Os casos  confirmados  com a doença serão encaminhados ao PAM de Picos, depois é  feitos o cadastro no município e o paciente  fica   recebendo a medicação” informou.  Ainda segundo ela, o município realiza  campanhas de prevenção a Hanseníase,  por meio de outras ações e que essa é segunda vez que carreta vem para Patos  na gestão do prefeito Agenilson Dias.

As ações da carreta no município  foram conduzidas pela, coordenadora de saúde, Janete Dias. Os profissionais que realizaram as avaliações para diagnóstico da doença foram os enfermeiros, Gilberto Valentim da Silva, Antônio Salomé  Dissene, e Lindalva Ferreira  e Fátima Mesquita, da coordenação estadual  de controle da hanseníase. Além de diversos outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que realizaram outras atividades na carreta.

Fonte: Cidades na Net

Royalties de petróleo para municípios piauienses

A XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontecerá nos dias 21 a 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento é uma parceria das entidades estaduais com as microrregionais municipalistas. Uma das principais pautas será a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração dos royalties de petróleo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está promovendo uma campanha nacional para mobilizar gestores municipais e população para que a Corte coloque a matéria em votação. Além de convidar os ministros do STF para o evento, o movimento municipalista pretende entregar o abaixo-assinado com milhares de assinaturas de representantes locais e da população, à presidente do STF, Cármen Lúcia.

 Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos Modesto, a Marcha será um momento em que municípios e governos irão se unir para tentar buscar uma solução a redistribuição dos royalties, já que alguns municípios são desfavorecidos.

 “Nós temos um problema grave que interessa a todos os municípios do Brasil que é a partilha dos royalties do petróleo. Foi decidido há cinco anos atrás, pelo Congresso Nacional, que desconcentrasse esse recurso de oito municípios principais. Nós vamos nos mobilizar, assim como os governadores, para tentar solucionar essa decisão, porque isso tem penalizado bastante os estados e os municípios” explicou o presidente.

Perda para os municípios

Dados da Confederação mostram que, após quatro anos e três trimestres de produção de petróleo, os Municípios e os Estados deixaram de receber R$ 43,7 bilhões, em valores de março de 2018 atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por meio do Fundo Especial do Petróleo. Por ser um montante baseado nos valores distribuídos pela Agência Nacional de Petróleo referentes à produção de petróleo entre abril de 2013 e dezembro de 2017, não se trata de projeção ou expectativa, mas de montantes efetivos.

Fonte: Ascom

Perigo na PI-211

  • PI_211_7.jpg Diário do Norte
  • PI_211_3.jpg Diário do Norte
  • PI_211_5.jpg Diário do Norte
  • PI_211_1.jpg Diário do Norte
  • PI_211_4.jpg Diário do Norte
  • PI_211_novo.jpg Diário do Norte
  • PI_211_6.jpg Diário do Norte
  • PI_211_2.jpg Diário do Norte

A falta de conservação em um trecho da PI-211, entre os municípios de Joaquim Pires e Buriti dos Lopes tem causado transtornos e prejuízo aos motoristas. Existem verdadeiras crateras espalhadas em vários trechos do asfalto.

Quem usa a rodovia precisa se arriscar na contramão para conseguir passar pelo local. Centenas de pessoas que trafegam todos os dias pela PI  colocam  a vida em perigo. Como se não bastasse os buracos, agora os motoristas tem que se preocupar com o desnível na pista.

O problema se concentra principalmente no trecho que compreende o povoado Estreito até as fabricas de cerâmicas, próximo a BR-343 já no município de Buriti dos Lopes. A pista estreita se torna ainda mais arriscada devido às rachaduras, desníveis e buracos ao longo de toda PI-211.

Fonte: Diário do Norte

Saúde Mental em Parnaíba

Com a missão de discutir assuntos atuais na saúde metal, nos dias 17 e 18 de maio será realizado, no auditório do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Parnaíba, o I Encontro de Saúde Mental. O evento contará com a participação de profissionais de referência da área e é destinado ao público em geral.

A atividade com subtítulo “40 anos do I Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental” contará com duas mesas-redondas com profissionais da Uespi e Universidade Federal do Piauí (UFPI), com experiência na área. As atividades pretendem abordar a perspectiva histórica psiquiátrica brasileira e seus direcionamentos na atualidade.

“Temos como propósito uma homenagem à luta antimanicomial marcada pela desistitucionalização da saúde mental, além de incentivar discussões entre o público e os inscritos desde alunos e profissionais da saúde, enfermeiros, médicos, psicólogos e  assistentes sociais”, explica Gisele Oliveira, estudante de Enfermagem e uma das organizadoras do evento.

A primeira edição dos encontros tem como organizadores o professor Daniel Galeno Machado e alunos do 7º período do curso de Enfermagem, O evento começa a partir das 18h, no auditório do campus Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba.

Fonte: Ccom

Exploração de petróleo e gás têm início dia 21 em Floriano

Na manhã desta terça-feira (15) o prefeito Joel Rodrigues recebeu, na sede da Prefeitura de Floriano, a visita dos representantes da Ouro Preto Óleo e Gás S.A., para discutir as atividades de exploração de petróleo e gás natural que acontecem em Floriano a partir do dia 21 de maio. Participaram da reunião o vice-prefeito Antônio Reis, os secretários de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro; de Comunicação, Nilson Ferreira; de Meio Ambiente, Manuela Simplício, além do gerente de operações da Ouro Preto, Márcio Junqueira, e dos demais técnicos e profissionais da empresa. 

O encontro foi para informar que parte do maquinário para início das etapas de perfuração já se encontra em Floriano e que as obras civis de preparo, como abertura de acessos até a locação, terraplanagem e perfuração do antepoço, iniciam no próximo dia 21 (segunda-feira), com duração de 25 a 30 dias. Após a conclusão dessa etapa, o poço será perfurado por uma sonda que pode alcançar até 2.400 metros de profundidade à procura de gás natural ou petróleo, essa fase será concluída em um mês de trabalho. A última etapa do processo é a desmobilização da sonda, durando cerca de 15 dias. 

O engenheiro e coordenador de obras, Márcio Junqueira, destacou o apoio recebido da Prefeitura Municipal para que essas ações sejam concretizadas, e aproveitou para enfatizar a expectativa de encontrar gás natural em Floriano. “Estamos confiantes que a perfuração irá trazer boas notícias, principalmente a respeito do gás natural. Caso a exploração seja positiva, pode-se esperar grandes riquezas para o futuro do município”, disse o representante da Ouro Preto.

Fonte: Ascom

Posts anteriores