Cidadeverde.com

Cortes de beneficiários do Bolsa Família no Piauí

No dia 30 de abril, o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou o corte de 392 mil famílias do Programa Bolsa Família, um mês antes de ser realizado o ajuste 5,67% que o presidente Michel Temer tinha anunciado. O que agrava a situação de muitas pessoas que dependem da renda nos municípios.

Este é o segundo maior corte da história do programa,  segundo pesquisas do site UOL.  O maior aconteceu também no governo do atual no ano de 2017. Para o presidente da APPM, Gil Carlos, esse impacto é sofrido de forma maior nos municípios. “Muitas famílias dependem dessa forma de renda e o que surpreende é que o corte ocorreu um mês antes do reajuste prometido pelo o governo federal”, ressalta o gestor.

No estado do Piauí cerca de 450 mil famílias têm acesso ao programa e no começo de janeiro 42 mil tiveram o beneficio negado por irregularidade e por falta de atualização. Sendo assim, o estado terá mais uma vez um grande desfalque no número de beneficiários.

No mês de abril, o MDS contabilizou que cerca de 13.772.904 famílias atendidas pelo programa e o menor desde novembro do ano passado em todo o país.  O corte acaba com uma sequencia de sete meses em alta no número de beneficiários.

O programa foi criado em 2003 e tem como intuito contribuir para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Possui três eixos principais: complemento de renda, acesso a direitos e articulação com outras ações.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Piracuruca realiza limpeza em bairros

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está ampliando os serviços de limpeza pública nas ruas do bairro Guarani e nos demais bairros da cidade.  

Diariamente as mulheres percorrem os trechos que são de capina. Para complementar o trabalho de limpeza, uma coleta de lixo segue o cronograma elaborado pelo setor de limpeza pública da Prefeitura. Nessa segunda-feira (30), as equipes realizaram serviços de capina no Calçadão do Guarani e na Avenida Hélio Matos.

“Cuidar da cidade é uma tarefa de todos os cidadãos piracurenses. A prefeitura realiza os trabalhos de limpeza e coleta de lixo de forma regular, mas é importante que a população evite reproduzir lixo ”, explica o secretário Manoel Filho.

Fonte: piracurucanews


 

Obras em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, por meio de parceria com os governos Federal e Estadual, e através e recursos próprios, tem feito diversos investimentos em obras no município. As ações acontecem em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e lazer.

 O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca que os investimentos só são possíveis graças à organização da gestão com as contas públicas. “Os municípios piauienses passam por um momento complicado, mas graças ao empenho da nossa equipe e a organização com as finanças do município temos garantido investimentos para as obras do município. São escolas sendo construídas e reformadas, ampliação do hospital e da rede de esgoto e muitas outras obras que têm um impacto direto na melhoria de vida do nosso povo”, ressalta.

 O gestor também lista algumas das obras que estão sendo executadas no município. “Estamos fazendo o calçamento em paralelepípedo do Bairro Santa Luzia, que era um sonho da população daquele bairro e um compromisso de campanha. A ligação do esgoto sanitário do Mercado do Produtor, assegurando destino correto e elevando a qualidade de atendimento aos usuários e permissionários do mercado. A academia de Saúde do Residencial Soares, que irá dar mais qualidade de vida para jovens e idosos do bairro. Manutenção da rede de esgoto sanitário em avenidas da cidade. Finalização da segunda etapa do Hospital Senador Dirceu Mendes Arcoverde, que é uma obra de grande importância para nossa cidade e para a região. A creche da comunidade São Judas Tadeu, que está em fase de conclusão e vai garantir uma educação de mais qualidade para nossas crianças. E muitas outras obras”, diz.

 Segundo o secretário municipal de Obras, Walmir Sales, os investimentos são de suma importância para o município. “Mesmo com a dificuldade financeira, Água Branca vem mantendo um ritmo de investimentos que garante a continuidade destas obras e o planejamento de outras que ainda serão executadas. Isso é um trabalho bem planejado e que reforça o compromisso da gestão e de toda a equipe em trazer melhorias para nossa cidade” avalia.

 O secretário também comenta as obras de saneamento básico e a retomada da operação tapa-buracos. “Nós já somos o município do Piauí com o melhor índice de cobertura de esgoto sanitário e nossa meta é chegar a 70% até o final do ano, isso vai garantir um benefício para a saúde fantástico e mais qualidade de vida para a população. Essa semana também estamos retomando a operação tapa-buracos e a recuperação das estradas vicinais. Tivemos um período complicado, devido ao intenso período chuvoso, mas já estamos fazendo toda a recuperação dos locais que estão danificados”, diz.

Fonte: Ascom

Lançado material de divulgação da 43ª Expo Corrente

A maior feira agropecuária da região sul do Piauí já tem data marcada para acontecer. O evento está agendado para os dias 17, 18,19,20,21 e 22 de julho de 2018 e promete ser a maior de todos os tempos. A programação oficial ainda está sendo fechada pela equipe organizadora e será lançada no mês de junho.

A Expo Corrente já está na sua 43ª edição e movimenta a economia de toda a região. O evento conta com exposição de animais, leilões, vaquejada, julgamento de raças, palestras, cavalgadas, gastronomia regional, concurso de beleza e shows artísticos.

Este ano o prefeito Murilo Mascarenhas promete uma mega estrutura para receber os visitantes de todo o país. “Nossa cidade está sendo preparada para receber um grande número de turistas, nossa feira terá uma nova estrutura para comportar um público ainda maior” frisou o prefeito.

O espaço já passou por uma ampla reforma com a construção de novos espaços para melhor atender aos produtores, a comunidade e visitantes no ano de 2017 e este ano essa estrutura será ampliada novamente. A expectativa  é extremamente positiva, tanto pelo número de expositores como pela qualidade de animais e volume de negócios, aposta o secretário de Desenvolvimento Rural, Benjamim José Nogueira Filho. Ele destacou, também, a importância da feira para a economia local.

 Em sua 43ª edição a Expocorrente, irá reunir criadores de bovinos, caprinos e ovinos, locais e de outros estados, para expor, comercializar, fazer parcerias, trocar experiências e aprimorar conhecimentos. A programação inclui também leilões, julgamento de raças, exposições, cavalgadas e vários minicursos promovidos por mestres e doutores de instituições de ensino e servidores de órgãos públicos, com importantes e relevantes temas para a melhoria da qualidade do rebanho, e o melhor, todos abertos aos público e gratuitos.

Fonte: ascom 

Festividades na zona rural de Socorro do Piauí

O povoado Serra da Santa Cruz, zona rural do município de Socorro do Piauí se prepara para celebrar, neste mês de abril/maio, entre os dias 24/04 e 03/05, os festejos da Santa Cruz. Neste ano, a comunidade comemorará com novenário, atrações na praça e a tradicional festa do
vaqueiro. 

Nesta segunda-feira dia 30, véspera do feriado do dia do trabalho, a atração musical ficará por conta do sanfoneiro Guilherme Dantas. O prefeito de Socorro do Piauí, José Coelho Filho, o Zitim vem a cada ano, desde quando assumiu o comando da gestão municipal, revitalizando os festejos de todos os povoados do município.

Fonte: Ascom

Oeiras protocola habilitação ao ICMS Ecológico

A Prefeitura de Oeiras protocolou nesta quinta-feira, 26, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em Teresina, o processo de habilitação e homologação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS Ecológico 2018. A documentação foi protocolada pelo gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira, e pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Gustavo Rêgo.

O ICMS Ecológico é uma premiação, concedida às cidades que consolidam políticas e ações de preservação do Meio Ambiente e dos recursos naturais. Os municípios premiados recebem um importante incremento financeiro, advindo da arrecadação do Estado, que varia entre R$ 135 mil a R$ 300 mil mensais, de acordo com a categoria de classificação.

Em 2017, Oeiras foi uma das seis cidades vencedoras do Selo Ambiental e aptas a receber o ICMS Ecológico, como prêmio pelas ações que desenvolve para proteção do meio ambiente e recursos naturais. 

O recurso do ICMS Ecológico contribui para dar uma autonomia maior aos gestores públicos municipais, que podem utilizá-las para executar ações estruturantes de apoio a implantação do órgão executivo municipal, do conselho e do fundo de meio ambiente, entre outras atividades.

A Prefeitura também pode investir em ações programáticas na área de educação ambiental, de controle e combate às queimadas, de apoio a unidades de conservação, de saneamento básico e de conservação do solo.

Fonte: Ascom

Encontro trata a prevenção de doenças em Água Branca

A direção do Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde, de Água Branca,  realizou, nesta quarta-feira (25), o primeiro encontro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Durante a reunião, os membros da comissão falaram sobre a importância da higienização correta de mãos e objetos no ambiente de trabalho.

 A diretora do hospital, Leila Cristina, fala que encontros como esse são realizados periodicamente. “Temos essa preocupação de promover momentos de capacitação para nossos funcionários assim como de garantir um atendimento humanizado para os pacientes”, diz.

 De acordo com a presidente da CIPA, Michele Ágata, o encontro teve como principal objetivo alertar os servidores do Hospital sobre as formas corretas de higienização. “Como é sabido, diversas doenças são transmitidas por meio do contato, como é o caso da conjuntivite, que estamos enfrentando um surto nos últimos meses. Dessa forma, explicamos para os nossos profissionais a importância e formas corretas de higienização de mãos e materiais no sentido de evitar a proliferação de doenças”, explica.

 A CIPA atua na prevenção de acidentes de trabalho e no atendimento dos pacientes. Desse modo, também foi abordado formas seguras para o manuseio e descarte de materiais cortantes e perfurantes e a importância do uso de luvas no momento dos procedimentos.

 Ainda durante o encontro, aconteceu uma atividade de ginástica laboral, ministrada pela educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Thais Cristina de Oliveira Soares. “Ensinamos os movimentos de alongamento que devem ser realizados antes de iniciar o trabalho para evitar as Lesões por Esforço Repetitivo, as chamas LER”, finaliza Thais.

Fonte: Ascom

Ações para o sistema hídrico de Floriano

Na manhã desta quinta-feira (26) o secretário de Governo, James Rodrigues, junto a secretária de Finanças Josélia Rodrigues, e de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho receberam a nova diretora geral do Instituto de Águas e Esgoto do Piauí, Wanda de França Avelino. Na oportunidade foram abordados diversos assuntos, como, a subconcessão da Agespisa, cujo tema é pertinente para a atual necessidade de abastecimento do estado. O poder público municipal já havia dado passos nessa direção, mas agora se une aos demais municípios em parceria com o estado, para ações neste sentido. 

A subconcessão diz respeito a oportunidade, por meio de licitação, de que outra empresa gerencie o trabalho de abastecimento, fazendo os investimentos necessários para melhorar o fornecimento de água. Wanda afirma que esta visita foi um canal para discutir assuntos de interesse do município, como o sistema de abastecimento da zona urbana e rural, conhecer um pouco mais da realidade municipal e apresentar as ações do instituto, além de pedir o apoio municipal para o desenvolvimento das ações necessárias.

Outro assunto em pauta foi a perfuração de poços, uma vez que é necessário documentação das áreas para liberação da licença ambiental.  A intenção da gestão municipal é trazer ações efetivas neste seguimento, afirma Josélia. Já Assis Carvalho ressaltou a importância desta reunião para discutir o sistema hídrico de Floriano, bem como a relevância deste diálogo para atender a demanda da população florianense, afirmando que pela proximidade do período de estiagem haverá a necessidade de prosseguir as ações para sanar possíveis problemas relacionados ao abastecimento de água. Floriano já possui processos em andamento junto ao instituto para perfuração dos poços necessários a comunidade florianense.

Fonte: Ascom

Audiência pública em Avelino Lopes

A  Promotoria de Justiça de Avelino Lopes realizou uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade, no início dessa semana com a finalidade de propiciar discussões e promover a conscientização sobre o abate clandestino de animais e as condições higiênico-sanitárias de transporte, armazenamento e venda de carnes no comércio varejista.

A audiência foi conduzida pelo Promotor de Justiça Luciano Lopes Sales. Estiveram presentes o Prefeito do Município, Dióstenes José Alves, secretários municipais, vereadores, representantes da ADAPI, da Vigilância Sanitária e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de criadores, açougueiros e outros membros da comunidade. Um dos problemas colocados em pauta foi o estado em que se encontra o matadouro público.

Ao final das discussões, ficou decidido que a Prefeitura Municipal promoverá uma reforma no matadouro público local, até que outro matadouro seja construído.

Fonte:portalcorrente

Gil Carlos presidente da ABM Nordeste

Nesta quarta-feira (25), o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos, irá tomar posse como Presidente da Região Nordeste na Associação Brasileira de Municípios (ABM) para o próximo triênio 2018/2021, na cidade de Brasília.

Para o gestor, a integração entre entidades municipalistas é a melhor forma de se ter resultados mais efetivos para as prefeituras. “É importante ter essa integração e com isso cada instituição cuidar de uma pauta de interesse dos municípios”, ressalta o presidente.

A ABM é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como membros os Municípios e Associações Estaduais de Municípios constituídos em pessoa jurídica e reconhecidas pela ABM. E tem como um de seus objetivos promover o aperfeiçoamento da administração municipal, na multiplicidade de seus aspectos.

Fonte: Ascom

Posts anteriores