Cidadeverde.com

Oeiras é destaque nacional em projeto da Anvisa

O município de Oeiras ganhou destaque nacional no último dia (21) em Brasília, quando levou a sua experiência sobre a implantação do Projeto de Educação em Vigilância Sanitária (EDUCANVISA) nas escolas da rede municipal.

 O Educanvisa é um projeto educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, destinado à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. “A Vigilância Sanitária Estadual, como coordenadora das VISAS municipais, define ser uma ação prioritária, a implantação do projeto no maior número de municípios possíveis, pois acreditamos que através da educação é que a gente consegue uma mudança de comportamento. Nesse sentindo, insere a prevenção e a promoção de saúde ainda na idade escolar”, ressaltou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 Oeiras aderiu ao projeto em 2015, e desde então vem desenvolvendo a ação em todas as escolas do município. “No momento da adesão contava com 58 escolas zona urbana e rural, abrangendo um total de 6.330 alunos e 150 professores da área de ciências da natureza”, contou a fiscal sanitária, Albina Brandão.

O processo de adesão ao projeto tem como requisito obrigatório à integração entre as secretarias de Saúde, de Educação e a Vigilância Sanitária locais, envolvidas no propósito de desenvolver o Educanvisa em parceria.  “Através de uma parceria firmada entre a Saúde e Educação e por entender o impacto positivo ao município, as ações entre as pastas precisam estar alinhadas e incorporadas ao Plano Municipal / Programação Anual de forma a garantir a continuação do Programa no Munícipio, independente de quem esteja na Gestão”, ressaltou a secretária de saúde do município de Oeiras, Auridene Moreira de Freitas.

 O Educanvisa é uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário.

Fonte: Sesapi

Regularizado o uso de paredões após jogos do Brasil em Picos

Uma reunião realizada nessa terça-feira (26), na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues em Picos, definiu algumas normas sobre a utilização de veículos equipados com som automotivo ou ``paredões`` nas comemorações das vitórias da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2018. Em decreto publicado no último dia 15 de junho, o prefeito Padre Walmir Lima autorizou a utilização de som automotivo na Praça de Alimentação e na Praça Dirceu Arcoverde, no bairro Junco.

Participaram do encontro o secretário de Esportes, Adonai Venâncio, representando a Coordenadoria da Juventude, Alice Luísa, e os proprietários de ``paredões``.

Durante a reunião ficou acordado que os ``paredões`` ficarão divididos em quatro pontos na Praça de Alimentação, sendo dois em cada local.

Na oportunidade, foram cadastrados e autorizados oito veículos de som automotivo para tocarem após o jogo desta quarta-feira (27).

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana dará apoio para a organização do local.

Os proprietários de veículos com som automotivo que ainda tiverem interesse em participar nos demais jogos devem procurar a Secretaria de Esporte ou a Coordenação da Juventude para fazer o cadastro.

Conforme o decreto municipal, a utilização do som automotivo está sendo autorizado apenas até às 22horas.

 

Associação Caatinga busca transformar comunidades do Piauí

Há quatro anos, o projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga, promove oficinas de capacitação para moradores do semiárido brasileiro. Na nova fase do projeto, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, serão realizadas três capacitações em 10 comunidades de Buriti dos Montes, no Piauí. O objetivo das ações é contribuir de forma direta e indireta para a conservação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais ameaçados do país.

 A novidade desta edição será a capacitação do sistema bioágua, que consiste no reaproveitamento da água para irrigação destinada à produção de alimentos. A água utilizada passa por um processo de filtragem com mecanismos de impedimento físico e biológico das partículas e resíduos presentes na água cinza. A matéria orgânica é biodegradada por uma população de microrganismos e minhocas (Eisenia fetida) retirando de seus principais poluentes.

 O processo de transferência tecnológica iniciará em agosto de 2018. As capacitações desta tecnologia social serão realizadas após o levantamento socioeconômico ambiental e escolha das famílias que participarão das atividades e receberão a tecnologia nas suas residências. Ao todo, cinco famílias de comunidades do Piauí serão aprovadas após responderem um questionário criterioso.

 A capacitação será realizada em três momentos: no primeiro, será realizada uma visita de intercâmbio na residência de alguma família que já utiliza o sistema, onde conhecerão a tecnologia e seu funcionamento. Na segunda etapa, serão iniciadas as construções dos sistemas e o aprendizado do uso da tecnologia e manejo para todas as famílias. Por fim, será promovida uma capacitação em práticas agrícolas com material didático sobre manejo e cuidados com a tecnologia social. Com isso, as famílias poderão aumentar a produção de alimentos e oferta de água, já que aproximadamente 300 litros serão reusados diariamente.

 Cisternas de placas

Para setembro, estão previstas atividades de capacitação que abordarão o principal drama social da Caatinga: a falta de água. Com uma média anual de chuva de 650 mm, a quantidade seria suficiente para abastecer as famílias no período de seca, se devidamente armazenada. Para isso, o projeto No Clima da Caatinga vai promover a capacitação de cisternas de placas.

 Desde o início de abril, o projeto está realizando o levantamento socioeconômico para que a tecnologia seja destinada a famílias que realmente necessitem da ajuda. Na segunda etapa, será feita capacitações com as famílias sobre a importância dos cuidados com a água e como realizar o manuseio correto da cisterna para que se possa usufruir de seus benefícios. Na terceira e última fase, serão construídas 30 cisternas. No mínimo um membro de cada família beneficiada com a tecnologia participara da capacitação, que será aberta a todos os membros da família selecionada, podendo alcançar um número maior de pessoas capacitadas. 

 As capacitações são partes essenciais para a disseminação do conhecimento da tecnologia social. Com as informações adquiridas, os moradores das 10 comunidades poderão usar e realizar manutenções das cisternas.

 Resíduos Sólidos

 A partir do segundo semestre do ano, o projeto promoverá ações de conscientização e capacitações de reaproveitamento de resíduos sólidos. A expectativa é que 150 pessoas participem das oficinas e que 40 moradores sejam capacitados em compostagem. 

 As ativações serão realizadas de duas formas: cinco oficinas de sensibilização sobre o reaproveitamento e duas capacitações de 16 horas sobre produção de composto orgânico. Todos os participantes receberão material didático contendo informações sobre resíduos sólidos e compostagem. A proposta é mostrar como o adubo produzido com o reaproveitamento dos resíduos pode ser usado no trabalho de roças, canteiros, quintais produtivos de residências e, até mesmo, ser vendido.

 Nas outras edições, foram sensibilizadas 828 pessoas em 31 comunidades do Ceará sobre a gestão participativa dos resíduos sólidos e 218 foram capacitadas na produção de composto orgânico. Dezenove composteiras foram criadas em 19 comunidades diferentes. Nesta etapa, será feita a reposição de 50 coletores nas comunidades já atendidas do Ceará. O projeto viabilizou 80 coletores para 13 comunidades fazerem a coleta seletiva de resíduos sólidos. Esta ação é inédita no estado e se destacou pelo pioneirismo, já que nem a capital Fortaleza promove tal serviço.

 Projeto no Clima da Caatinga

As ações de restauração florestal, educação ambiental e de tecnologias sustentáveis do projeto No Clima da Caatinga já recuperaram 16 nascentes e 69 hectares de reservas legais e áreas de proteção permanente entre o Ceará e o Piauí. Três novas reservas naturais foram criadas e duas tecnologias sustentáveis certificadas. No total, 3300 famílias foram envolvidas, mais de 1600 pessoas capacitadas em tecnologias sustentáveis e 500 educadores em ações de educação ambiental sensibilizando mais de 20 mil alunos de 40 comunidades diferentes.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Altos confirma atrações do VI São João na Roça

A Prefeitura de Altos divulgou, nesta terça-feira (26), as atrações confirmadas para a sexta edição do Festival São João na Roça. O evento - que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho, no calçadão da Praça Cônego Honório - é promovido pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.

 A programação conta com concurso de quadrilhas, danças regionais, artesanato, comidas típicas, shows musicais e a apresentação do humorista João Cláudio Moreno. Entre as principais atrações estão a banda Chicabana, a cantora Eliane e Cavaleiros do Forró.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, convida a todos para participar da festa. “Organizamos um Festival diverso, que valoriza nossa cultura popular e preserva nossas tradições. Já preparamos um plano de segurança voltado especificamente para o Festival, para que todos aproveitem as atrações de forma pacífica”, frisa.

 Confira a programação completa:

 12.07 – Quinta-feira

Concurso de Quadrilhas

 13.07 – Sexta-feira

Eliane

Cavaleiros do Forró

14.07 - Sábado

João Cláudio Moreno

Japa Cantor & Forró Os Versáteis

Chicabana

Fonte: Ascom

XVIII Semana Cultural de Monsenhor Gil

A cidade de Monsenhor Gil distante apenas 55 quilômetros ao sul de Teresina, novamente se prepara para mais uma Semana Cultural. O evento que  já  está na 18ª edição  homenageia o poeta Torquato Neto e já tem data confirmada para ocorrer entre os dias 18 e 21 de julho. Tony Guerra e Forró Sacode, Chicabana e Waldo e Felipe são alguns dos primeiros nomes confirmados para os shows durante os dias da festa que novamente devem atrair um grande público não somente da capital mais também de todo o Médio Parnaíba. A organização da Semana Cultural é da Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo de Monsenhor  Gil

Prefeito visita obras na zona rural de União

As obras de calçamento seguem em ritmo acelerado no Povoado David Caldas, zona rural de União. Ao total estão sendo construídos 1,2 quilômetros de pavimentação em paralelepípedo (um total de7.000m²), beneficiando 07 ruas da comunidade.

Na tarde deste sábado (23), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, o deputado estadual Georgiano Neto, os vereadores franklandy e Mascarenhas e ainda uma comitiva de secretários e assessores municipais estiveram na localidade visitando e vendo de perto o andamento das obras.

“Estamos felizes em poder realizar este sonho da população aqui de David Caldas. É mais uma ação de mobilidade, onde várias ruas estão recebendo a obra e consequentemente centenas de famílias beneficiadas. Estamos vendo que é um calçamento de qualidade, o que vai gerar mais conforto e comodidade para a população.”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

O deputado Georgiano Neto citou outras ações para o município de União. “Além de David Caldas, onde centenas de famílias estão sendo beneficiadas com esta obra, estaremos também beneficiando os povoados Divinópolis e Novo Nilo, na zona rural. Outras obras como esta também serão realizadas no Loteamento Pierote, Bairro Cruzeiro e Vila Nova Conquista”, destacou.

As obras de calçamento são frutos de parceria entre a Prefeitura Municipal de União, o deputado estadual Georgiano Neto, o deputado federal Júlio César e o Governo do Estado.

Estrada para José de Freitas

O deputado aproveitou a oportunidade para anunciar a publicação do edital de licitação para construção e asfaltamento da estrada que liga União a José de Freitas, via povoado São Joaquim. “Estamos publicando o edital de licitação para a obra desta importante estrada já na próxima semana e estaremos retomando as obras de asfaltamento de ruas de União nos próximos 30 dias”, declarou.

Fonte: Ascom

Regularização Fundiária será discutida na APPM

No dia 25 de junho a Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, irá promover o curso “Passo a Passo para a Regularização Fundiária em seu Município – A Urgência da Regularização Fundiária e o Controle da Política Pública Fundiária pelo Ministério Público”. O evento será no auditório da APPM e é destinado a gestores municipais e assessores jurídicos.

 O procurador geral da APPM, Wildson Oliveira, relata que a situação de regularização fundiária, principalmente a urbana, é deficitária no estado. “Vem de longas datas a ausência dos municípios na hora de regularizar os imóveis. Com essa nova política que está sendo lançada, a APPM vem apoiando junto com o Poder Judiciário a criação de uma regularização urbana, onde cada munícipe vai ter seu terreno ou casa regularizada”, afirma o procurador.

 As vantagens de ter o imóvel regularizado fazem com que o proprietário tenha acesso facilmente a créditos, efetivar qualquer transferência, poderá deixar inventário, distribuir e organizar da melhor forma econômica sua propriedade.

 Segundo o procurador, a regularização de imóveis é uma necessidade do estado do Piauí, pois sem esse processo se torna inseguro a manutenção da posse de uma propriedade. “Mais de 90% dos municípios piauienses estão irregulares. Alguns gestores já estão trabalhando para melhorar a situação de suas cidades e a APPM vem divulgar e tornar isso mais acessível para todos”, finaliza.

 Confira a programação do curso:

 MANHÃ

08h – Abertura com o presidente da APPM, Gil Carlos Modesto, o presidente da Escola de Municípios do Piauí, Marcos Patrício Nogueira, e o procurador geral da APPM, Wildson Oliveira.

08h30min às 10h30min – APRESENTAÇÃO DO TEMA

Palestrantes: Júlio Garcez – Juiz da Corregedoria Geral de Justiça
10h40min às 12h – Palestra: PRINCÍPIOS DA REGULAÇÃO FUNDIÁRIA E ATUAÇÃO MUNICIPAL

Palestrante: Antônio Augusto Pires Brandão – Advogado, mestre em Direito e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-PI

TARDE

14h às 15h30min – TEMA: GESTÃO PÚBLICA DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO – Passo a Passo para a Regularização Fundiária em seu Município

Palestrante: Antônio Augusto Pires Brandão – Advogado, mestre em Direito e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-PI

 15h40min – 18h – Palestra: IDENTIFICANDO AS ÁREAS E MOSTRANDO UM PROJETO DE REGULARIZAÇÃO

Palestrante: Antônio Augusto Pires Brandão – Advogado, mestre em Direito e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-PI

Fonte: Ascom

Nova ETA dobra produção de água em São Raimundo Nonato

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e as melhorias na captação de Serra Branca, na cidade de São Raimundo Nonato, localizada a 521 quilômetros ao sul de Teresina, vão dobrar a capacidade de produção desse sistema de abastecimento de água. A obra, que foi construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em convênio com o Governo do Piauí, e que deverá ser entregue à Agespisa nos próximos dias, recebeu a visita do presidente da empresa, Genival Sales, nessa quarta-feira (20).

Além da construção de uma nova estação de tratamento, a obra incluiu a implantação de uma segunda adutora, desta vez de engate rápido, para levar a água do sistema de Serra Branca diretamente para a zona urbana de São Raimundo Nonato. Simultaneamente à obra da Codevasf, a Agespisa ampliou a capacidade dos poços do sistema de Serra Branca com a instalação de novas bombas e equipamentos mais modernos. Dentre esses serviços, destacam-se também a substituição de quadros de comandos e o reforço na carga energética.

"Todo o conjunto da obra da Codevasf, incluindo os serviços feitos pela Agespisa, vai ampliar a capacidade na captação, tratamento e distribuição de água, permitindo dobrar a produção para cerca de 270 mil litros de água por dia", destaca o diretor de Obras e Técnica da Agespisa, Carlos Augusto de Oliveira, que também esteve em São Raimundo Nonato, vistoriando a obra.

Fonte: Ccom

Preparativos para a 48ª Feira Agropecuária de Floriano

Na tarde desta quarta-feira (20), o prefeito Joel Rodrigues visitou o Parque de Exposições Raimundo Mamede de Castro, para acompanhar os preparativos para 48ª Exposição Feira Agropecuária de Floriano, na companhia do vice-prefeito, Antônio Reis, do secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro; de Infraestrutura, Marcony Alisson, além do assessor de governo Daniel Gutembergue. A secretária Jaqueline Monteiro afirma que o prazo para os preparativos está sendo cumprido, por exemplo, amanhã (21), haverá o recolhimento dos resíduos da capina no Parque de Exposições, e a iluminação também será ajustada à necessidade do evento.

Na feira agropecuária os visitantes irão encontrar diversos serviços, entre eles, a venda de ovinos, caprinos e bovinos, a outro importante serviço será a Prefeitura Itinerante, com espaço para exposição dos trabalhos de todas as secretarias, além da exposição de tratores para compra, oficinas, stand do Banco do Nordeste para quem deseja financiar a compra do seu rebanho e da CODEVASF demostrando o sistema de irrigação. O evento também contará com shows e apresentações culturais. A 48ª Exposição Feira Agropecuária de Floriano será realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

Fonte: Ascom

São João do Piauí realiza grande festividade junina

No período de 15 a 24 de junho são realizados os Festejos de São João Batista em São João do Piauí. A Igreja promove alvorada, novenas, leilões, procissão e a Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza eventos culturais e shows musicais na Praça Honório Santos (praça de eventos) a maior do Estado do Piauí, com grande estrutura de palco, iluminação e barracas para venda de bebidas e comidas típicas.

Para o Prefeito Gil Carlos Modesto as festividades representam muito para o município. “Um festejo intenso, apaixonante com uma grande programação: a maior do Piauí! Venha de coração e festeje com a gente”, destaca o gestor.

Os Festejos em São João do Piauí – 2018 contam com circuito de quadrilhas, concurso de forró, concurso de sanfona e grandes atrações musicais nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2018 no tradicional São João do Meu Coração, com :Iohannes, Léo Magalhães, Banda Líbanos, Forrozão Tropykália, Banda Magníficos, Desejo de Menina, Maurinho do Acordeon, Marcos Silva e Banda Muleke Doido.

E ainda temos Arraiá das crianças, dos idosos e da Barragem do Jenipapo com muita folia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SHOWS NA PRAÇA DE EVENTOS - 21, 22 e 23/06

21/06(Quinta – feira)

Desejo de Menina
, Léo Magalhães, 
Maurinho do Acordeon

22/06 (Sexta – feira)

Banda Magníficos
Forrozão Tropykália
, Iohannes

 23/06(Sexta – feira)

Banda Líbanos
Marcos Silva e Banda Muleke Doido.

OUTROS EVENTOS 

ARRAIÁ DAS COMUNIDADES - 02/06 a 14/07 (a partir das 20h00 em diversos locais)

Circuito com 25 quadrilhas, muito arrasta-pé, comidas típicas e shows musicais

APRESENTAÇÕES CULTURAIS - 15 a 20/06 (Na praça de eventos após a novena)

Quadrilhas, concurso de Sanfona, concurso de Forró e muito mais

ARRAIÁ DAS CRIANÇAS – 22/06 (A partir das 17h00 na Praça Honório Santos) 

Sandrinho do Acordeon
Apresentações culturais dos integrantes do Projeto Acordes do Campestre e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

ARRAIÁ DOS IDOSOS – 23/06 (A partir 08h00 no Centro de Convivência de Idosos)

Dió do Acordeon

ARRAIÁ DA BARRAGEM – 22 e 23/06 (A partir das 12h00 na Barragem Jenipapo)

Ronaldo Alves e R.Banda Show

Fonte: Ascom

Posts anteriores