Cidadeverde.com

Recursos para energização da Serra do Quilombo

A região da Serra do Quilombo deverá receber do Ministério de Minas e Energia recursos para a conclusão das obras de construção de subestações e redes de distribuição de energia elétrica. A informação é do deputado Heráclito Fortes (DEM), que esteve em reunião, nesta quarta-feira (11), com o ministro Moreira Franco, que autorizou a liberação de R$ 7 milhões. Os recursos serão investidos na conclusão da subestação do acesso à Serra do Quilombo e na melhoria da qualidade da energia elétrica distribuída aos produtores rurais localizados na região.

“Esta será uma obra redentora para todo o Piauí, pela grande oportunidade que os municípios da região têm de aumentar a produção agrícola e estimular a geração de emprego”, disse o deputado Heráclito, que visitou as obras no último dia 05 de julho.

Heráclito lembra que foi no governo FHC que teve início o processo de energização da Serra do Quilombo, o que permitiu um aumento na produção de grãos, que passou de 500 toneladas para 2 milhões de toneladas. Segundo o deputado, na época, foram feitos 80 km e o projeto deveria ter continuado, o que não aconteceu no governo seguinte. “Cobramos do ministro essa dívida com o Piauí e agora o povo de Bom Jesus e região terá a conclusão dessa obra”, disse.

A solicitação da energização da Serra do Quilombo foi feita pelo diretor-presidente da Eletrobras Piauí, Arquelau Amorim. Nesta quinta-feira, 12, Amorim visitou as obras, em Bom Jesus, acompanhado de Abnner Mello, gerente do Luz Para Todos no Piauí e técnicos da empresa. Com eles também estava o prefeito Marcos Elvas que ressaltou a importância do empreendimento na região, considerada hoje, o maior centro de produção de soja do sudoeste piauiense. “A expansão e melhoria da sua rede elétrica é uma reivindicação antiga dos produtores e eu não tenho dúvidas que esses investimentos contribuirão, fundamentalmente, para o desenvolvimento dos municípios que compõem a Serra do Quilombo”, disse Elvas.

Segundo Arquelau Amorim, as condições de fornecimento de energia elétrica da Serra do Quilombo encontram-se com restrição de carga, sobretudo devido às constantes oscilações de subtensões e limitação de crescimento de carga nesse sistema de distribuição de energia elétrica. A causa principal dessa má qualidade de energia, explica, se dá em razão das longas distâncias nos níveis de 34,5 KV que atendem essa região.

Ele ressalta que os produtores rurais dessa região já estão conectados ao sistema atual de distribuição, no entanto, com restrição de carga devido aos problemas elencados. “A proposta, então, é a construção de subestações e linhas de distribuição aproveitando a rede existente para atender os clientes e a demanda reprimida com energia elétrica de qualidade em conformidade com os critérios técnicos e regulamentares da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Além disso, as subestações e linhas de distribuição a serem construídas atenderão novas cargas, possibilitando a recuperação da demanda energética da região”, explica.

Fonte:Ascom

 

 

Reabilitação de Barras atende mais de 700 pessoas ao mês

O Centro de Reabilitação Manoel Ferreira do Núcleo de Apoio à Saúde Familiar, NASF da Prefeitura de Barras, depois de um longo período praticamente desativado, atualmente tornou-se um local de excelência na prestação de serviços de saúde pra população.

No local, são atendidas 192 pessoas por semana e mais de 700 pessoas por mês. A maioria desses atendimentos estão voltados para reabilitação de acidentados de motocicletas. A fila de espera atualmente é de 3 a 4 pacientes.

O Centro tem como coordenadora a educadora física Luiza Rodrigues Filha, que durante uma entrevista comentou a situação em que recebeu o local. De acordo com Luiza, o Centro não tinha uma estrutura física apropriada e a fila de espera por uma atendimento era muito grande.

“Fora a própria estrutura física, que estava bem debilitada, nós tínhamos também uma fila de espera para atendimento de fisioterapia, de mais de 50 pessoas. Quando recebemos o Centro anterior, fora o material que estava pouco, as macas estavam bem rasgadas, as salas eram pequenas pras macas, os profissionais não eram suficientes, a quantidade de aparelho e por conta da falta de estrutura, não tinha como prestar um atendimento de qualidade aos pacientes”, disse.

O Centro passou por uma reforma estrutural completa e aumentou o quadro de profissionais, que atende desde crianças a idosos. “Começamos com a estrutura física, nós mudamos da sede anterior pra um local novo, com mais salas amplas, aumentamos o numero de macas pra atendimento de fisioterapia, aumentamos o número de salas e adquirimos uma sala de estimulação precoce pras crianças com síndrome de down e microcefalia, em convenho com o CI”, explicou.

Segundo a coordenadora a demanda maior de atendimentos é de acidentados de motocicletas. O Centro conta com um grupo de multiprofissionais para tratar os diversos traumas, entre eles, sete fisioterapeutas (o local recebe o apoio dos fisioterapeutas do NASF, que atendem as unidades básicas de saúde fazendo as visitas domiciliares), psicólogos, nutricionistas, assistente social, educadores físicos, psicopedagogo fonoaudióloga.

Atendimentos

Todos os atendimentos realizados no local são feitos através de encaminhamentos. A coordenadora solicita que todas as pessoas que precisam de atendimento procurem uma Unidade Básica de Saúde e solicite o encaminhamento.

No local também é realizado atendimento a crianças, pois de acordo com a coordenadora muitas crianças estão com problemas psicológicos atualmente.

Fonte: Ascom

Procurador diz que Padre continuará no cargo e irá recorrer da decisão

O prefeito Padre Walmir Lima recebeu com tranquilidade a decisão do juiz da 62ª Zona Eleitoral de Picos, José Airton Medeiros de Sousa. O magistrado julgou, na manhã desta quarta-feira (11), procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que pede a cassação do mandato do gestor municipal e do vice-prefeito, Edilson Alves de Carvalho (PTB). 

 O procurador do Município, Maycon Luz, declarou que a prefeitura vai seguir no seu ritmo normal. “O Padre Walmir continua sendo prefeito juntamente com a sua equipe de governo e continuará trabalhando para o povo de Picos”, disse.

Maycon informou ainda que é uma decisão que cabe recurso e o prefeito Padre Walmir não será afastado. “O juiz acabou acolhendo a tese dos denunciantes, mas estamos tranquilos quanto a decisão e vamos  levar a discussão para o TRE”, frisou.

Fonte: Ascom

Prefeitura realiza novas obras estruturantes em Picos

A Prefeitura de Picos vem dando continuidade as obras de calçamento na cidade. Dessa vez, o serviço está sendo realizado no bairro Pedrinhas.

A obra irá contemplar a Rua Projetada nº 07, que fica localizada no Loteamento Ponta D’água, no bairro Pedrinhas. Serão colocados mil metros quadrados de paralelepípedo.

O serviço, que iniciou nesta terça-feira (10), é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro.

A obra foi um pedido do vereador Wellington Dantas ao prefeito Padre Walmir. O gestor municipal atendeu à solicitação e ordenou a execução da obra.

Segundo o prefeito Padre Walmir, estão sendo realizadas obras de calçamento em diversos bairros da cidade. “Pedrinhas é mais um bairro contemplado com as obras de calçamento. Semana passada concluímos o calçamento da Rua Santa Rita, que liga os bairros Canto da Várzea e Aerolândia e estamos pavimentando também ruas do bairro Emaús. São obras que irão melhorar a qualidade de vida dos picoenses e estamos trabalhando para trazer mais calçamento para a cidade”, declarou o gestor municipal.

Fonte: Ascom

Prefeitura inicia construção da sede do SAMU em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras iniciou a construção da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na obra serão investidos cerca de R$ 442 mil, oriundos do erário municipal. A base do SAMU ficará situada em frente ao Hospital Regional. De acordo com o prefeito José Raimundo, a localização estratégica permitirá maior eficácia assistencial, facilitando o acesso das equipes aos locais das ocorrências e dando mais celeridade ao atendimento do SAMU. 

“A sede que está sendo construída possibilita um bom acesso para qualquer eixo da cidade, facilitando o descolamento quando o SAMU é solicitado”, pontua o prefeito, que na manhã desta segunda-feira, 09, inspecionou o andamento da obra, que deve ser inaugurada no final deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, comenta que o prédio está sendo edificado dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e oferecerá melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no serviço.

“Temos três unidades de suporte básico do SAMU e a proposta é de que tenhamos uma Unidade de Suporte Avançado. Então, a partir disso, vimos a necessidade de um local que funcione em regime de plantão 24 horas, de segunda a segunda. Estamos encarando esse desafio de estar construindo esta sede. Seremos referência dentro do Estado do Piauí, com a construção de uma sede própria-padrão, conforme uma planta orientada pelo Ministério da Saúde”, afirma Auridene Freitas.

A secretária adianta que a nova base está sendo construída, inclusive, com estrutura para receber a Unidade de Suporte Avançado do SAMU. “Temos a equipe treinada, aguardando apenas a liberação do recurso e da viatura por parte do Ministério da Saúde. O município já venceu todas as etapas para recebimento desse veículo, a Unidade de Suporte Avançado, que tem a proposta de atender não somente o município de Oeiras, mas atender outros municípios desta região”, informa a secretária municipal de Saúde.

O município de Oeiras conta com três unidades de suporte básico do SAMU, que oferece atendimento por intermédio de Centrais de Regulação de Urgência, através do telefone 192.

Melhorias no Estádio Municipal

Na manhã de hoje, 09, o prefeito Zé Raimundo, o secretário Antônio Portela e a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) acompanhou a implantação do sistema automático de irrigação do gramado do Estádio Municipal Gérson Campos. O novo sistema possibilita a manutenção do gramado verde e saudável por mais tempo.

“Também fizemos melhorias na infraestrutura do estádio, com a recuperação da calçada e do muro. O campo esportivo está ganhando, ainda, um novo alambrado e pintura nas arquibancadas. As benfeitorias valorizam o Estádio Municipal que, a partir do próximo dia 20, recebe os jogos do Campeonato Ruralzão, uma das mais importantes competições esportivas do interior do Piauí”, explica o prefeito.  

 Fonte: Ascom

Hasteamento de bandeiras e missa nos 121 anos de Floriano

Na manhã deste domingo, 8 de julho, data em que se comemora 121 anos de elevação à categoria de cidade, Floriano presenciou o hasteamento das bandeiras na praça Dr. Sebastião Martins. Na ocasião o prefeito Joel Rodrigues esteve acompanhado, para o hasteamento, do senador Ciro Nogueira, do secretário de Estado de Justiça, Daniel Oliveira, e do deputado federal Mainha. Autoridades, secretários municipais e populares acompanharam a solenidade. 

Em seguida, na Catedral São Pedro de Alcântara, foi celebrada uma missa em Ação de Graças ao aniversário da cidade. Durante o momento de preces e louvores, o bispo Dom Edivalter Andrade, aproveitou para agradecer e pedir pela prosperidade da cidade e do seu povo, que segundo ele, o recebeu muito bem em sua missão apostólica.

Fonte: Ascom

Atrações do aniversário de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior confirmou as atrações que farão parte da programação do aniversário da cidade. Já confirmado para o show do aniversário, dia 07 de agosto a banda Toca do Vale, na Praça Valdir Fortes. Nessa mesma noite haverá o sorteio de um carro e outros prêmios na campanha IPTU Premiado.

Ainda na programação do aniversário, durante a Feira Amorarte, Campo Maior recebe a cantora Beth Moreno e as meninas do Pé de Serra 'As Fulô do Sertão'. Haverá também apresentação de quadrilhas, festival Bumba Meu Boi e apresentação de bandas locais.

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, destaca que além das atrações culturais, o aniversário vai contar com uma programação de inaugurações e eventos solenes para celebrar os 256 anos de emancipação de Campo Maior.

“Estamos preparando uma programação que começa no dia 1º de agosto e encerra só no dia 08 de agosto, dia do aniversário da cidade”, revela o prefeito Professor Ribinha.

com informações portaldecampomaior

Água Branca busca melhorias no atendimento a idosos

Presidentes de Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) de todo o Brasil participaram, nos dias 28 e 29 de junho, do Encontro sobre Integração entre Serviços e Benefícios Socioassistenciais para Pessoa Idosa, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em São Paulo-SP. A secretária municipal de Assistência Social de Água Branca e presidente do COEGEMAS no Piauí, Danielly Sousa, representou o estado no evento.

Segundo Danielly Sousa, "a política socioassistencial precisa estar alinhada às demais políticas de garantia dos direitos humanos. Por isso, é essencial o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços ofertados à população e, para tanto, estamos participando do Encontro, de maneira que possamos avançar no atendimento, inclusive atentando para as diretrizes adotadas nacionalmente".

Segundo dados Sistema Único de Assistência Social (Suas), os idosos são o principal público do serviço socioassistencial do Brasil, com mais de 317 mil usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Em Água Branca, cerca de 230 idosos são assistidos pelo SCFV, com atividades de lazer, saúde e qualidade de vida.

Fonte: Ascom

Oeiras recebe oficina de Educação Permanente em Saúde

Oeiras sediou nesta quinta-feira, 05, a oficina para fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A oficina foi mediada por representantes da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e contou com a participação de profissionais de saúde de diversos municípios que compõem o Território Vale do Canindé.

“Estamos fazendo, ao longo de todo o Estado do Piauí, 11 oficinas de planejamento territorial. Essa oficina é para nós fazemos os planos estaduais de educação permanente em saúde do Piauí. Vamos ter um Plano de Educação Permanente em Saúde para o Estado e estamos fazendo essas oficinas porque este planejamento tem que ser feito de forma descentralizada e ascendente. Então, quem melhor sabe das necessidades de saúde do seu território são as pessoas que nele vivem”, explica Jesus Dias, gerente de Desenvolvimento e Qualificação da Sesapi.

Segundo ela, as oficinas de planejamento contemplam o quadrilátero de formação da Educação Permanente – gestores, trabalhadores, ensino e formação e controle social. “Estamos muito felizes porque temos a comissão da CIES (Comissão Estadual Permanentes de Integração Ensino-Serviço) aqui, hoje, reunida; temos representantes das cidades que compõem o território e uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí”, completa a gerente da Sesapi.

Fonte: Ascom

Padre Walmir empossa aprovados no concurso público

  • Picos_posse_3.JPG Ascom
  • Picos_posse_1.JPG Ascom
  • Picos_posse_6.JPG Ascom
  • Picos_posse.JPG Ascom
  • Picos_posse_5.JPG Ascom
  • Picos_posse_2.JPG Ascom

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (4), no plenário da Câmara Municipal, o prefeito Padre Walmir Lima empossou 27 novos aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Picos. O ato de posse fez parte da programação do São João 2018.

Os concursados empossados foram: um professor de Matemática; cinco vigias; um médico para a Previdência do Município; cinco auxiliares de serviços gerais; um jornalista; um nutricionista; três agentes de trânsito; quatro auxiliares administrativos; uma biomédica; um músico para a Banda de Música do Município, três assistentes sociais e um professor de Educação Física para a zona rural.

A solenidade reuniu secretários da administração municipal, vereadores e familiares e amigos dos novos servidores do município.

O prefeito Padre Walmir afirmou que os novos servidores chegam para somar com a administração. “São pessoas com sangue novo e com vontade de trabalhar. Estamos felizes em empossar esses novos servidores”, disse.

O gestor municipal assegurou ainda que todos os aprovados no concurso serão convocados e posteriormente empossados. “Estamos assumindo, dentro da responsabilidade, o compromisso de mais na frente convocar todos os aprovados que restam do concurso público”, garantiu.

Aprovada para biomédica do município, Iara Alda de Fontes declarou que é um sonho o ato de posse. “Estou realizando um sonho de colocar em prática as atribuições do meu cargo e ainda poder contribuir de forma efetiva para a minha cidade”, pontuou.

A assistente social Francivalbia Carvalho afirmou que o sentimento é de gratidão e de alegria. “Estudamos bastante para esse concurso e hoje estamos vivendo esse momento especial com a posse. Com certeza, nós da assistência social, vamos fazer um bom trabalho para a população picoense”, comemorou.           

Fonte: Ascom

Posts anteriores