Cidadeverde.com

Rede Municipal de Floriano se prepara pra volta às aulas

Na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Secretaria de Educação, foi realizada uma reunião com todos gestores da Rede Municipal de Ensino para discutir, principalmente, o início das aulas do segundo semestre. Estiveram presentes o secretário de Educação, Joab Curvina, as diretoras de Ensino Maria da Paz e Reuzileide Nogueira, assim como os gestores das zonas urbana e rural. 

A reunião marca o retorno das aulas que começam no próximo dia 01 de agosto, quarta-feira. Durante o encontro foram repassados alguns informes, como o planejamento com os coordenadores, que acontece na próxima segunda-feira (30), e o planejamento que será realizado em cada escola, com suas respectivas equipes, acontecendo na terça-feira (31).

Na ocasião também foram discutidas a entrega do censo escolar, assim como a inovação da Prova Brasil, que passa a contemplar todas as áreas do conhecimento e será aplicada para os segundo e nono anos, sendo a Educação Infantil também avaliada através de questionários aplicados com profissionais da educação e pais. No momento também foi enfatizado que a Prova Floriano terá sua segunda aplicação em 14 de agosto.

O secretário de Educação, Joab Curvina, aproveitou para ressaltar que o compromisso de reformar todas as Escolas Municipais é uma realidade. "Estamos atentos às prioridades para até o final deste ano solucionar os casos mais críticos, diante disso, iremos alcançar todas as escolas das zonas rural e urbana", explicou o secretário de Educação.

Com informações: Ascom

Semeando Cidadania beneficia 900 mulheres em Barras

Na manhã desta quarta-feira (25) aconteceu o lançamento do Programa Semeando Cidadania no Auditório Professora Deuselina Alencar, no prédio da Secretaria Municipal de Educação. Na solenidade, estiveram presentes técnicos do INCRA, EMATER e Prefeitura de Barras além dos assentados do município.

O projeto é uma parceria do INCRA, EMATER e Prefeitura de Barras e beneficiará 900 mulheres de Barras assentadas nos projetos de Assentamentos do Passatudo, Currais Novos, Ponta do Mato, São Francisco, Paraíso, Palmeira ll, Bonfim, Lameirão, Barra do Taquarí e os agregados Esperança e Angelim, Baixa Fria e Sete de Setembro e Limoeiro com Canto da Canoa.

O programa Semeando Cidadania envolve duas linhas de crédito para famílias assentadas da reforma agrária: Fomento Mulher, que beneficiará 900 mulheres, com um crédito para produção ampla de R$ 5.000,00, e o Crédito Instalação para famílias, no valor de 6.500,00, que beneficiará cerca de 400 famílias. O projeto tem como parceiros o EMATER-PI, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, o INCRA e a FETAG.

De acordo com o prefeito Carlos Monte, o encontro foi uma apresentação do programa, onde foi informado aos beneficiados o funcionamento do mesmo. Para ele, o programa ajudará a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias assentadas.

“Aqui estamos culminando aquilo que fizemos semana passada, que é uma reunião de apresentação junto com o pessoal do INCRA, EMATER e a Prefeitura, apresentando para aquelas pessoas que foram selecionadas nas respectivas comunidades do INCRA para que ele possa se inteirar ouvindo as outras instituições responsáveis. Então, tivemos uma aceitação muito boa e espero que essas pessoas entendam a necessidade de cumprir aquilo que vai ser feito no projeto. A expectativa é fazer com que o projeto ajude a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e eu não tenho duvida que em dois anos tenhamos 900 projetos em Barras melhorando a vida dessas famílias”, disse.

Para ter acesso ao programa, cada mulher tem que morar no assentamento, os investimentos só poderão ser aplicados nas criações de peixes, galinhas, horticultura, caprinos e ovinos bem como projetos artesanais, bolos e salgados, salão de beleza. Se a mulher beneficiada se propuser a fabricação de roupas não poderá comprar na cidade prá vender no assentamento.

O evento contou ainda com as presenças da vereadora Jovelina Castro, do vereador José do Nascimento, da representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barras, Lucélia Ferreira, dos secretários municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Assis Carvalho, de Agricultura e Produção, Manoel Almeida, da Assistência Social, Ana Teresa Monte, de Educação, Professora Lourdes Morais, da técnica agrônoma do INCRA Teresinha Aguiar, do Coordenador Regional da EMATER, Teresina Alvaci Pereira, e do coordenador geral do projeto Antônio Gerônimo Filho.

 

Fonte: Ascom

Atualização vacinal de detentos em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações de Imunização e do Sistema Prisional, realizou na manhã desta quarta-feira, 25, a atualização vacinal dos detentos da penitenciária de Oeiras. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Katharine Dantas, a atividade contempla a mobilização nacional do Julho Amarelo, que tem como finalidade o combate e prevenção das Hepatites Virais.

“A hepatite viral é uma inflamação do fígado que está relacionada à infecção pelos vírus A, B e C, causadores da Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C, respectivamente. Dependendo do vírus que causa a doença, a Hepatite Viral pode evoluir para crônica, ocasionando doenças como cirrose e câncer de fígado. A principal medida de prevenção da Hepatite A e B é a vacina. Para a Hepatite C ainda não há vacina disponível”, explica Katharine Dantas.

Cerca 100 detentos foram beneficiados na ação, que realizou a atualização para a vacina Hepatite B e, oportunamente, a vacina contra o tétano. A atualização vacinal dos detentos conta com a parceria do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Essa não é uma ação pontual, tendo em vista a necessidade de continuidade do esquema de vacinação para garantir a imunização adequada”, finaliza a coordenadora do Programa de Imunização.

Fonte: Ascom

Piracuruca convoca mais aprovados do Concurso Público

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, convoca os candidatos aprovados no Concurso Público 001/2017 através do Edital de Convocação 26/2018. A convocação foi publicada na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial dos Municípios.

O candidato deve comparecer à sala do setor pessoal da Prefeitura de Piracuruca, situada na Rua Rui Barbosa, 289, Centro, de posse dos documentos que comprovem as condições exigidas no edital.O convocado do Concurso Público 001/2017 para os cargos de Farmaceutico Bioquimico, Auxiliar de Consultório Dentário e Cirurgião Dentista devem comparecer no período de 23 de julho a 30 de julho, no horário das 7h00min às 13h00min.

O não comparecimento ou o não atendimento das condições exigidas para a contratação importará na eliminação do candidato e a convocação do próximo da lista, observando a ordem de classificação.


Mais informações através do 86 3343 1386.

Farmaceutico Bioquimico 

2 Josimel Castelo Branco Fontenele

Auxiliar de Consultório Dentário

9 Antomária da Silva Pereira
10 Rosalvi Arruda Passos Menezes

Cirurgião Dentista

6 Kamilla Rhianne de Sousa Carvalho
7 Valdelia Maria Carvalho Cardozo

com informações de piracurucanews

Campeão mundial de Jiu Jitsu visita Oeiras

  • Oeiras_jj3.jpg Ascom
  • Oeiras_jj1.jpg Ascom
  • Oeiras_jj_4.jpg Ascom
  • Oeiras_jj.jpg Ascom
  • Oeiras_jj2.jpg Ascom

Foi realizado em Oeiras no último sábado, 21, o seminário e curso técnico de Jiu Jitsu. Organizado pela Academia Zacarias de Artes Marciais e Pugilismo e Lekipe (Liga Estadual de Katarê Interestilos do Piauí), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Juventude e de Esportes e Lazer, o evento aconteceu na Praça da Juventude e contou com a participação do campeão mundial de Jiu jitsu da IBJJF, Lívio Ribeiro.

Atualmente, Lívio Ribeiro é o principal atleta piauiense no esporte, colecionado vários títulos nacionais e internacionais. Ele passou uma temporada morando e treinando nos Estados Unidos para elevar ainda mais o seu nível técnico no Jiu jitsu.

“Com essa experiência, ele aprendeu muitas técnicas novas e resolveu transmitir o seu conhecimento aos praticantes da Arte Suave em Oeiras, com isso foi organizado um seminário onde ele repassou seu conhecimento. Foi um seminário de muito aprendizado e ajudou bastante no aprendizado dos praticantes de Jiu jitsu na cidade”, explica o coordenador de esportes e lutas de contato da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Zacarias Samuray.

“Nossa preocupação agora é manter e preservar a boa imagem das artes marciais em nosso município fazendo um trabalho sério e honesto, tirando jovens da ociosidade e incentivar cada vez mais a prática do esporte”, acrescenta o coordenador.

Além do seminário, também aconteceu no final de semana a Copa Oeiras de Karatê Interestilos, que reuniu dezenas de praticantes da modalidade esportiva

Fonte: Ascom

Prefeitura de Floriano avança com reformas de Praças

Na manhã desta segunda-feira (23) o prefeito Joel Rodrigues realizou uma visitação às obras de reforma da Praça Coronel Borges, no centro comercial de Floriano. Durante a visita também estiveram presentes os secretários de Infraestrutura, Marcony Allison; de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, o diretor de obras, Toinho da Rodoviária, o diretor da SDS, Jean Eufrásio, além dos engenheiros e arquiteta da obra. 

Com bom andamento, o projeto faz parte do carro-chefe dessa gestão, que busca a revitalização do centro comercial de Floriano. A Praça Coronel Borges será mais um espaço urbanizado, com práticas de paisagismo e valorização do espaço público. A obra irá alterar todo o piso da praça, sendo colocado o pavimento intertravado, haverá um espaço destinado para a praça de alimentação, onde ficarão em média seis quiosques, além da iluminação que passará a ser de LED e melhorias que serão aplicadas no estacionamento disposto ao redor da praça. 

O prefeito Joel pontuou essa ação como mais um passo importante no sentido de reorganização do centro de Floriano, destacando que essa reforma reforça os espaços destinados ao lazer da população, que foi contemplada, apenas no mês de julho, com a reforma total de duas praças da cidade.

Fonte: Ascom

União capacita Conselheiros do município

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, promoveu no dia 10 de julho um curso de capacitação para conselheiros do município de União. O curso aconteceu no auditório da SEMASC e contou com a presença de conselheiros tutelares, conselheiros da assistência, CMCDA , mulheres, idosos e da Saúde . O curso foi ministrado pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Janaína Mapurunga.

Na oportunidade foram abordadas temáticas sobre as políticas públicas e outros assuntos relevantes. O curso foi dividido em duas etapas: o primeiro encontro foi no dia 10 e o próximo encontro será no mês de agosto.

A Secretária de Assistência do município de União, Martina Costa, falou sobre a importância da Capacitação para que seja prestado um serviço de excelência. "Sentimos a necessidade da preparação técnica dos conselheiros, porque os conselheiros são escolhidos tanto da parte governamental, quanto da parte da sociedade civil, por isso a importância da formação. Com isso, a gente visa melhorar as nossas apresentações, o papel dos conselheiros no controle social, prestações de contas e etc.”, destaca.

Fonte: Ascom

Inaugurado o Parque da Cidadania em São José do Peixe

A Prefeitura de São José do Peixe entregou à população sanjoseense no último dia 20 de julho, mais uma grande obra concluída que é o Parque da Cidadania Benjamim Alves dos Santos. A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o Prefeito Valdemar Santos e o Vice-Prefeito Lindon Átila, vereadores e secretários municipais, além da família homenageada e de vários outros convidados.

A obra teve orçamento de 90 mil reais, e foi construída com recursos oriundos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Com o dinheiro arrecadado através deste imposto, o Parque da Cidadania foi construído em um local onde era um terreno baldio, sem utilidade e escuro.

Foi instalada uma “Academia da Saúde”, que é um espaço público dotado de infraestrutura, equipamentos e que tem como objetivo proporcionar à população de São José do Peixe, práticas corporais e atividade física. Além da “Academia da Saúde”, o Parque da Cidadania tem calçadão para caminhadas, espaço de vôlei de areia, além de uma área para interação social. O local foi totalmente iluminada com luzes de LED. Durante a construção da obra, a Prefeitura gerou emprego diretamente para 15 pais de famílias que trabalharam no local.

“Este espaço servirá naturalmente para as atividades esportivas, atividades de caminhada e academia, servirá também para interação social. Um lugar que era um terreno baldio, de muita poeira, área isolada, muito escura, onde os moradores vizinhos sofriam com essas adversidades. Nós tratamos de resgatar aqui e promover é claro a cidadania, por isso o nome Parque da Cidadania. É um espaço de todos para todos e juntamente com a equipe tivemos a iniciativa de homenagear “Beja Alves”. É uma justa homenagem pelo seu passado e por sua história”, destacou o prefeito Valdemar Santos em seu discurso.

Para o Vice-Prefeito Lindon Átila, todas essas conquistas são por conta dessa brilhante equipe que a gestão atual possui. “É uma grande satisfação está junto dos meus familiares, com minha família sanjoseense, e dá essa contribuição para nossa cidade, para as pessoas mais idosas, com a construção desta academia e o Prefeito Valdemar com sua sensibilidade, através do recurso próprio da comunidade, do IPTU, estamos inaugurando esta grande obra e entregando para vocês”, falou ele em seu discurso.

Fonte: Ascom.

1ª Feira da Agricultura Familiar de Oeiras

O Mercado Municipal Dona Lili recebeu nesta sexta-feira, 20, a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Oeiras. Organizada pela Associação dos Agricultores de Irrigantes Familiares, a feira contou com a parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, diz que a feira tem o intuito de incentivar o consumo e a comercialização de produtos oeirenses, oriundos da agricultura familiar. “Hoje estamos realizando esta 1ª Feira da Agricultura Familiar, envolvendo agricultores familiares de várias comunidades rurais que têm a produção originária de kits de irrigação. Nosso objetivo é ocupar este espaço com produtos oriundos da agricultura familiar do município de Oeiras. São produtos livres de agrotóxicos, de primeira qualidade. Estamos contribuindo para diminuir a importação de produtos de outros estados para nosso município. Essa é uma das principais metas nossa gestão: colocar à disposição da população oeirense, produtos oriundos da nossa cidade”, destaca Juvenal Souza.

Desde que foi inaugurado, o Mercado Municipal Dona Lili tem um espaço reservado para a comercialização de produtos originários da agricultura familiar de Oeiras. Agora, segundo o Juvenal Souza, o setor de produtos agroecológicos deve ser ampliado. “Estamos unindo forças para que, futuramente, possamos ocupar um bom espaço do Mercado com produtos da agricultura familiar de Oeiras. Trabalhamos com o tripé: organização, estímulo à produção e comercialização. Nosso trabalho está focado no desenvolvimento sustentável da zona rural”, frisa o secretário.

“A feira é um incentivo para a agricultura familiar, com o objetivo de mostrar para a população aquilo que produzimos na cidade de Oeiras. Queremos nos organizar para produzir mais para, futuramente, diminuir a quantidade de frutas e verduras que vêm de outros estados para nossa cidade. Queremos que esses produtos sejam produzidos aqui. Vamos nos organizar para levar nossos produtos ao mercado”, comenta o presidente da Associação dos Agricultores de Irrigantes Familiares de Oeiras, Fredson do Nascimento.

Iniciada com um café da manhã com degustação de artigos naturais, produzidos pelos agricultores familiares, a feira contou com a presença do prefeito José Raimundo; do coordenador de Fomento à Irrigação do Estado do Piauí, B.Sá e de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e de instituições financeiras – Banco do Brasil, Banco do Nordeste – que possam viabilizar o acesso ao crédito para os produtores rurais.

Fonte: Ascom

Obras de calçamento avançam nos bairros de Picos

As obras de calçamento  no bairro Moradas do Sol foram iniciadas em varias ruas. A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo vem cumprindo metas estabelecidas junto à população no que compete à estruturação física da cidade.

São vários bairros em que as obras estão sendo executadas a contento, nesse caso, no bairro Morada do Sol,  o calçamento avança em várias ruas.

De acordo com o prefeito Padre Walmir, a administração busca melhorar a vida dos seus munícipes,“proporcionando obras de estruturais em vários bairros, onde o povo necessita. As melhorias são visíveis. A cidade é um canteiro de obras”, comenta.

Fonte: Ascom

Posts anteriores