Cidadeverde.com

Setembro Amarelo reforça prevenção ao suicídio em Oeiras

Celebrado nesta segunda-feira, 10 de setembro, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio dá início a uma série de ações voltadas para a Campanha Setembro Amarelo, em Oeiras. Realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as atividades têm o objetivo de alertar, conscientizar e reforçar a importância das ações preventivas ao suicídio no município.

Durante todo o mês, Unidades Básicas de Saúde (USBs) e escolas do município de Oeiras vão receber eventos de prevenção ao suicídio e valorização da vida. As ações envolvem palestras e rodas de conversas direcionadas ao público adolescente e qualificações para profissionais de saúde.

“Considerando atualmente o cenário do nosso município, que apresenta um crescimento de casos de tentativas de suicídio, principalmente entre jovens com elevado perfil de vulnerabilidade social e psicológica, esperamos que as ações estratégicas que serão executadas durante a campanha Setembro Amarelo possam minimizar danos sociais causados pelo problema em questão”, argumenta Suely Viana, coordenadora do CAPS de Oeiras.

As rodas de conversa nas UBSs terão como tema “Suicídio: saber, agir, prevenir”. Nelas, serão feitas abordagens sobre impacto do suicídio, sinais de alerta, fatores de risco e de proteção. Nas rodas de conversas envolvendo adolescentes, o tema será “Os sentimentos do adolescer: como lidar com estressores psicossociais”.

A programação também contempla uma oficina de qualificação profissional para médicos com enfoque no manejo dos transtornos mentais na Atenção Básica; implantação de protocolos de avaliação do paciente e estratificação do risco do suicídio nas UBSs e campanha online com informações acerca do suicídio – sinais de alerta, fatores de risco e proteção.

Além da equipe do CAPS e Núcleo de Prevenção do Suicídio, o Setembro Amarelo envolve profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família. “Uma das estratégias adotadas para abordar a problemática do suicídio é o processo de Educação em Saúde, compreendido como um método educativo de construção de conhecimentos em saúde, visando a apropriação da temática pela população, contribuindo para autonomia dos sujeitos quanto aos cuidados necessários para a manutenção da saúde e dos aspectos que a envolve”, pontua a coordenadora do CAPS.

Veja a programação do Setembro Amarelo em Oeiras:

10 de setembro

18h – Roda de conversa na UBS do Bairro Oeiras Nova

11 de setembro

09h – Roda de conversa no Povoado Brionia

14h – Roda de conversa na UBS do Bairro Canela

16h – Roda de conversa no Povoado Contentamento

12 de setembro

08h – Roda de conversa no Povoado Boa Nova

18 de setembro

18h – Roda de conversa na UBS do Bairro Várzea

18h – Roda de conversa no Povoado Alagoinha

19 de setembro

Oficina de qualificação profissional para médicos com enfoque no manejo dos transtornos mentais na Atenção Básica  

20 de setembro

08h – Roda de conversa na UBS Pedro Barbosa (Centro)

24 de setembro

08h – Roda de conversa na UBS do povoado Várzea Tranqueira

14h40 – Roda de conversa na UBS Hailton Alves (Bairro Rosário)

25 de setembro

14h – Roda de conversa na UBS do povoado Morro Redondo

14h – Roda de conversa na comunidade Tamboril/ Salinas

17h30 – Roda de conversa na comunidade Fomento

26 de setembro

14h – Roda de conversa na UBS do Bairro Rodagem de Picos

14h – Roda de conversa na UBS do Bairro Rodagem de Floriano

27 de setembro

08h – Roda de conversa na UBS do povoado Morro Redondo

09h – Roda de conversa na UBS do povoado Buriti do Rei

Fonte: Ascom

Água Branca promove desfile pela Independência do Brasil

A Prefeitura de Água Branca, em parceria com entidades da sociedade civil organizada, realizou, na última quinta-feira (6), o desfile Cívico e Militar em homenagem à Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de Setembro.

O desfile contou com a participação de alunos das escolas públicas e particulares de Água Branca, Polícia Militar, Maçonaria, pelotões e cidadão Mirim, grupos de capoeira e com a banda de música do Exército Brasileiro.

Na oportunidade, o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, falou aos presentes sobre a importância da data. “Neste dia, comemoramos a luta e resistência do povo brasileiro e é muito gratificante ver a população da nossa Água  Branca reunida para prestigiar os nossos estudantes. Agradeço a cada um dos presentes e a todos que participaram da organização deste lindo ato de demonstração de amor à nossa pátria”, diz.

 O prefeito Jonas Moura destacou ainda a segurança do evento, comandada pelo 18º Batalhão da Polícia Militar. “O Tenente Coronel Maurício de Lacerda e toda a sua equipe estão de parabéns pela organização e mobilização  durante o desfile, que aconteceu com toda a normalidade possível para a sociedade”, frisa.

Fonte: Ascom

Luís Correia recebe Congresso de Saúde

Com o tema: “Governança e Regionalização do SUS”, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS) realizou, na quarta (05) e quinta-feira (06), o VIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí e a V Mostra de Experiências Exitosas. O evento ocorreu no Sesc Praia, no município de Luís Correia.

Com vasta programação, o Congresso teve palestras esclarecedoras, onde foram discutidos temas de relevância para a saúde pública do Piauí  com a participação de mais de 300 pessoas, entre secretários de saúde e técnicos municipais.

O secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, e o vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, foram algumas das autoridades que participaram da solenidade.

Fonte: portal appm

Lançada a Semana Nacional do Trânsito em Picos

Com o objetivo de conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter no trânsito. A Prefeitura de Picos através da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM) em parceria com O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) lançou na manhã desta quinta-feira, dia 06, na praça Félix Pacheco em Picos, a abertura do mês do trânsito.

No lançamento a STTRAM e o SEST SENAT fizeram uma blitz educativa com a entrega de panfletos. O dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que  ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.

De acordo com a Inspetora de trânsito Perciliana Miranda, a Semana Nacional do Trânsito faz com as campanhas educativas no trânsito são intensificadas. “ Na semana nacional do trânsito agente trabalha tudo aquilo que desenvolvemos durante o ano, principalmente na questão de preservar a vida através do uso do equipamento de segurança que está na legislação de trânsito. 

Na tentativa de reduzir os índices de acidentes e mortalidade, o trabalho que a secretaria vem fazendo está reduzindo os problemas do transito local”, disse a inspetora. De acordo com a Resolução Nº722, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2018, os órgãos do SistemaNacional de Trânsito devem trabalhar o mote “Nós somos o trânsito”. O tema segue o do Movimento Maio Amarelo, que foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Assim como em 2017, o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os
condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Até o dia 25 de setembro, agentes e fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – STTRAM orientarão condutores, usuários do transporte coletivo e pedestres, levando boas práticas aos cruzamentos semaforizados e feiras de trânsito. Palestras, oficinas e apresentações lúdicas para alunos de escolas públicas, mesa redonda, e além de blitz educativas que também integram a programação.

Fonte: Ascom

Escolas de Corrente prestigiam agricultura familiar

A hora do almoço nas escolas municipais de Corrente é uma das mais aguardadas. Crianças enfileiradas e com água na boca, ansiosas pelo prato principal do dia: arroz, feijão, frango ao molho com abóbora e salada de alface e beterraba. As escolas oferecem aos estudantes frutas e verduras orgânicas, produzidas pelos agricultores familiares da região, que impulsionam a economia local. 
Todo esse círculo virtuoso foi possibilitado pela Lei nº 11.947, que determina aos municípios utilizar pelo menos 30% dos recursos recebidos do governo federal para a alimentação escolar na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, José Jocilé Lobato, o objetivo desta iniciativa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Na rede municipal de Corrente são atendidas 27 escolas e 2 creches, e a distribuição da merenda é realizada de acordo com o número de alunos. Para a nutricionista do Município Laíla Nobre, o cardápio das escolas e pensado e elaborado para se adaptar as potencialidades locais, incluindo frutas e legumes da estação.

Ainda neste semestre foi realizada uma chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para merenda escolar. A ação teve o intuito de incentivar a produção local além de contribuir para uma alimentação mais saudável dentro das escolas municipais. Os produtores apresentaram as amostras dos gêneros alimentícios a serem fornecidos por meio de chamada pública para a merenda escolar, a ação além de incentivar os pequenos produtores da região, contribui para uma alimentação mais saudável nas escolas.

Fonte: ascom

Obras de asfaltamento têm início em Floriano

Na tarde da última quarta-feira (05) o prefeito Joel Rodrigues visitou o início das obras de asfaltamento, projeto este que irá contemplar mais de 20 ruas da cidade. A primeira a ser asfaltada é a rua Francisca Sousa Lima, localizada no bairro Alto Cruz, que está recebendo um quilômetro de malha asfáltica. Durante a visita também estiveram presentes os secretários de Infraestrutura, Marcony Allison; de Governo, James Rodrigues, e o diretor administrativo da Infraestrutura, Renée Moreira.

Através de recursos do Governo do Estado, 15 km de malha asfáltica serão implantadas na cidade. O trabalho, executado pela Construtora Hydros, tem a meta de asfaltar 600 metros por dia, objetivando um trabalho rápido e sem grandes transtornos para a população. O prefeito Joel, durante a visita, destacou a alegria em iniciar a obra que irá melhorar a fluidez do tráfego em importantes ruas e acessos de Floriano. “Nosso objetivo é continuar trabalhando em prol da mobilidade urbana segura e da comunidade florianense”, finalizou o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Floriano lança edital para diversas áreas médicas

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta quarta-feira (5) edital de chamamento para credenciamento de pessoas físicas interessadas em prestar serviços médicos especializados. As vagas são para preenchimento nas seguintes áreas: neurologia, urologia, ginecologia/obstetrícia, infectologista, vascular, cardiologia, otorrino, gastroenterologista, dermatologista, psiquiatra e pediatra, em regime complementar, para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nos termos do edital nº 001/2018. 

O credenciamento ocorrerá do dia 05/09/2018 até 17/09/2018, das 08:00h às 13:00h, na sede do Centro Administrativo. O edital prevê ainda, que, mesmo após a data estipulada, os interessados poderão procurar a sede da Secretaria Municipal de Saúde para se credenciarem durante os próximos 12 meses. Após esta fase, será publicada a lista com devidos nomes dos profissionais que irão compor os quadros no Diário Oficial dos Municípios e Tribunal de Contas do Estado do Piauí. 

Todos àqueles que comprovarem a habilitação exigida serão credenciados. A documentação exigida consta no item 3.1 do edital (anexo), devendo ser entregue no momento da inscrição. O chamamento público tem caráter temporário pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom

Inclusão social pelo esporte em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), abre na próxima segunda-feira, 10, as inscrições para o projeto ‘Bom de Bola’, iniciativa que visa promover a inclusão social através do esporte.

Segundo a Semas, o projeto garante o acesso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social à prática esportiva de qualidade, para melhor desenvolvimento humano e, dessa forma, contribuir para a redução de situações de risco social. 

Serão abertas 60 vagas para meninos e meninas, com idades entre 07 a 14 anos, tendo como pré-requisito a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO). As aulas acontecerão na Escolinha de Futebol Show de Bola.

As inscrições das crianças serão realizadas nas sedes do Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e CRAS II). Os interessados devem apresentar no ato da inscrição documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento), CPF e o número do NIS (Número de Identificação Social).

Projeto Bom de Bola
Período de inscrições: De 10 a 14 de setembro 
Horário: das 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 17:00h
Locais: CRAS I (Bairro Bodelândia) e CRAS II (Bairro Rosário) 
Documentos necessários: RG ou Certidão de Nascimento, CPF e Número do NIS 
Faixa etária: 07 a 14 anos (Sexo Masculino e Feminino) 
Quantidade de vagas: 30 vagas para o CRAS I e 30 vagas para o CRAS II

Ação de cidadania em Água Branca realiza vários atendimentos

 

O município de Água Branca recebeu, nos dias 1º e 2 de setembro, a Feira da Cidadania, evento realizado por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional do SESI, Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Instituto Conhecer Brasil e a Prefeitura de Água Branca. A Feira tem como objetivo reunir um conjunto de ações que fortaleçam a cidadania e, ao final dos dois dias, foi registrado um total de 5.388 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos estavam emissão de documentos; orientações quanto a serviços bancários e jurídicos; atendimento do Bolsa Família e outros programas sociais; coleta de resíduos eletrônicos; aferição de pressão arterial e diabetes; avaliação nutricional; cortes de cabelo; orientações sobre o risco das queimadas; vacinação; apresentações culturais e esportivas, entre outros. Ao final dos dias de atendimentos, também aconteceu shows musicais, no sábado (1º) com a banda Rapazzola e, no domingo (2), com Thiago Mastra.

 O prefeito do município, Jonas Moura, afirma que a Feira é de extrema importância para Água Branca e municípios da região. “Este evento é um importante elo de promoção da cidadania, pois oferece diversos serviços para as pessoas que mais precisam. Foram milhares de atendimentos e tudo ocorreu com muita ordem, graças à organização de todos os envolvidos”, ressalta.

 Jonas Moura também fez questão de agradecer a todos que estiveram envolvidos na organização do evento. “Agradeço ao presidente do SESI, João Henrique Sousa, que nos prestigiou durante a Feira; ao vereador Ivon Lendl, grande articulador e parceiro da nossa administração, e a todos que estiveram envolvidos na organização e preparação deste evento, que foi um grande sucesso”, finaliza.

Fonte: Ascom

Nova turma do Curso de Rádio e Tv de Floriano

Começaram neste sábado (01), no IFPI, Campus de Floriano, as aulas da segunda turma do Curso Técnico em Rádio e Tv, realizado pelo Instituto Comradio do Brasil e o instituto Brücke Le Pont da Suíça, em parceria com o Instituto Federal do Piauí, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Comunicação e a AFI - Associação Florianense de Imprensa.

A formação de uma segunda turma foi uma reivindicação do secretário de Comunicação de Floriano, Nilson Ferreira, após o grande número de inscritos para a primeira turma, iniciada em julho passado, quando mais de 80 inscritos concorreram a 30 vagas oferecidas, mais 10 destinadas a radialistas já atuantes no veículos de comunicação locais.

O projeto Jovens Radialistas do Semiárido, garante o curso profissionalizante em comunicação social/Rádio e TV, para interessados em atuar em rádio, televisão, assessoria de comunicação e internet, com Registro Profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e válido em todo o Brasil.

Nesta segunda turma 53 pessoas foram classificadas e as aulas começaram com uma das grandes profissionais da comunicação do Piauí, Jornalista Eulália Teixeira.

As aulas presenciais serão realizadas nos fins de semana dos duas 01 e 02 de setembro, 22 e 23 de setembro, 13 e 14 de outubro, 17 e 18 de novembro e 13 e 14 de dezembro, com a formatura prevista para 15 de dezembro, além das atividades não presenciais e aulas práticas em veículos de comunicação da cidade.

Paralelamente são ministradas as aulas da primeira turma, em outra sala, que está no terceiro fim de semana em atividade, ainda com encontros nos dias 22 e 23 de setembro, 27 e 28 de outubro, 17 e 19 de novembro, com formatura em 15 de dezembro.

Na abertura da nova turma estavam: a coordenadora do projeto, Thaíse Cronemberger, o técnico representante do IFPI, Antônio José, o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira e a jornalista Eulália Teixeira e na primeira turma o técnico em T.I, Walton Luz.

Fonte: Ascom

Posts anteriores