Cidadeverde.com

Seminário abre o Outubro Rosa em União

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (03) o II Seminário Municipal "Um Toque Pela Vida". O evento que marca abertura das atividades alusivas à campanha Outubro Rosa em União aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; servidores municipais e população em geral.

A Coordenadora da Saúde da Mulher do Município de União, Vizandra Letícia, explica que a campanha será intensa também nos postos de saúde. "Cada Unidade Básica de Saúde, cada postinho estará trabalhando com palestras educativas, exame de rastreamento e prevenção do Câncer de Mama. É campanha de esclarecimentos", destaca.

Na abertura, a médica Layanne Moura e a Psicóloga Denise Layane falaram sobre o Câncer de Mama, como acontece, os cuidados, os direitos do paciente e o impacto psicológico que ocorre com a notícia do diagnóstico da doença.

"Estamos todos voltados para esta campanha para que atinja todos os locais de União e quero lembrar que, entre outros cuidados, a mulher pode está fazendo sempre a palpação que lhe permite identificar alguma anormalidade. É um gesto simples, mas muito importante, pois quando mais cedo descobrir, melhor", comentou o Prefeito e médico, Paulo Henrique.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, também destacou os objetivos da campanha. “O principal objetivo da campanha é a conscientização e a prevenção ao câncer de mama. É também um momento para trocarmos informações e estarmos mais perto da população e sermos multiplicadores dessas informações, especialmente para as mulheres, onde é mais prevalente. Será um mês com muitas atividades”, pontua.

Fonte: Ascom

São Raimundo Nonato é representada em evento de Educação e Formação Humana

A Unidade Escolar Municipal José Ribeiro Américo (Localidade Currais), esteve representada pela Professora Regina Carla Bastos (diretora da escola) e pelos assistentes do Programa Mais Alfabetização (Bruno Pereira Dias e Sandreanne da Silva Negreiros) no I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana – EDUFOH, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, em Teresina.

Eles apresentaram a experiência e os resultados do trabalho que está sendo desenvolvido na escola pela rede municipal de ensino de São Raimundo Nonato.

O trabalho de alfabetização tem sido realizado na turma de 2° ano que, em apenas 4 meses do programa já apresentou um saldo positivo. “Esse Relato de experiência foi muito elogiado pelos participantes do evento, especialmente pela iniciativa da escola em propor uma estratégia diferenciada que trouxe resultado”, destacou a gestora da escola.

A Secretaria de Educação deu todo o apoio para que a escola pudesse levar essa experiência para o evento e vem apoiando com o trabalho na escola. Estamos vendo o resultado positivo e parabenizamos a equipe pelo trabalho e dedicação, destacou a Secretária de Educação, Silmara Oliveira.

Fonte: Ascom

Municípios poderão captar investimentos internacionais

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da área técnica de Turismo, compõe o Conselho Nacional de Turismo e participa ativamente da formulação de políticas e programas para o fomento e oportunidades de investimento destinadas aos Municípios turísticos.

Nesse sentido, o Ministério do Turismo (MTur) convidou a CNM a participar da missão internacional para o evento China International Import Expo (CIIE,) que acontecerá em Xangai/China, no período de 05 a 10 de novembro de 2018. Essa exposição chinesa é uma das maiores plataformas de negócios e o local ideal para o encontro de investidores internacionais, além de promover a imagem brasileira. O convite do Mtur foi estendido aos municípios contribuintes da Confederação.

O Brasil participará do evento, atendendo solicitação do governo chinês, na qualidade de Convidado de Honra, e terá um espaço de destaque: o Pavilhão do Brasil. Nele, haverá a presença de diversos parceiros institucionais.

De caráter multissetorial, a CIIE contará com expositores de mais de 120 países, em uma área de exibição de 240 mil m². São esperados mais de 150 mil visitantes durante o evento, que exibirá exclusivamente empresas internacionais, demonstrando o poder de compra chinês.

O Governo da China tem convidado, desde o final de 2017, agentes de governo e empresas privadas de vários países para participar desta grande ação. A cerimônia de abertura contará com a participação do presidente Xi Jinping, evidenciando o alto teor político-institucional, econômico e mercadológico da Feira.

Programação Paralela
O Ministério do Turismo promoverá uma agenda paralela de rodadas de negócios. O objetivo é apresentar projetos de infraestrutura turística a potenciais investidores, de diversas nacionalidades, sobretudo chineses.

Trata-se de um evento fundamental de atração de investimentos para o desenvolvimento econômico e social das regiões do Brasil, em especial no setor de turismo, que se destaca como forte indutor de geração de emprego, renda e na melhoria da qualidade de vida.

Cabe destacar, também, que o Ministério do Turismo oferecerá aos participantes o suporte institucional e a infraestrutura para participação na Feira. Os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, bem como outras necessidades, ficam a cargo dos interessados em participar da missão.

A integração de agentes de governo e empresários brasileiros do setor de turismo nessa grande missão internacional é muito importante. Entretanto, em face do curto espaço de tempo para a execução dos trabalhos precedentes à realização da Feira, o Ministério do Turismo determinou o prazo para a manifestação de interesse e informações sobre projetos de investimentos até o dia 10 de outubro de 2018, impreterivelmente.

A manifestação de interesse deve ser encaminhada formalmente ao Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo – SNETUR, no e-mail [email protected] e pelo telefone (61) 2023-7667.

Fonte: Ascom CNM

Oeiras sedia 3ª Feira da Agricultura Familiar

Incentivar e divulgar a produção agroecológica do município de Oeiras. Esse é o objetivo da Feira da Agricultura Familiar, que acontece nesta sexta-feira, 05, a partir das 7h, no Mercado Municipal Dona Lili.

Promovida pela Associação de Irrigantes Familiares de Oeiras, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, a feira está em sua 3ª edição, reunindo produtores de diversas comunidades rurais do município, focados em desenvolver a produção de alimentos agroecológicos, livre de agrotóxicos; hortaliças, verduras, frutas variadas, cajuína, polpa e doces de frutas regionais.

Quem for à feira também terá a oportunidade de visitar outras dependências do Mercado Dona Lili, como praça de alimentação, açougue, peixaria, lojas de variedades, secos e molhados, entre outros.

Fonte: Ascom

PROCON/MPPI realizam ações em Bom Jesus e Corrente

Nos dias 25, 27 e 28 de setembro, servidores e fiscais do Programa de Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON) estiveram nos municípios de Bom Jesus e Corrente, onde realizaram atendimentos aos consumidores da região e promoveram fiscalizações em estabelecimentos comerciais nas duas cidades. As ações desenvolvidas fazem parte do programa “MPPI em Ação - PROCON Itinerante”, que tem como objetivo principal facilitar o acesso dos cidadãos piauienses ao órgão de proteção dos direitos do consumidor, possibilitando assim, a resolução de demandas na área consumerista de forma rápida e eficaz. As ações foram realizadas com apoio dos promotores de Justiça Gilvânia Viana e Roberto Monteiro, que atuam nas duas Comarcas.

 Ao todo, foram realizados 107 atendimentos. Entre as áreas mais reclamadas estiveram os serviços essenciais (água, energia elétrica e telefonia), os serviços financeiros (bancos e cartões de crédito) e serviços privados (provedor de internet).

Simultaneamente aos atendimentos à população, uma equipe de fiscalização do PROCON visitou estabelecimentos comerciais nos municípios para averiguar o cumprimento da legislação que regula as relações entre empresas e clientes, em aspectos, como a conservação de produtos, clareza nas informações fornecidas aos consumidores, entre outros pontos. De acordo com Arimatéa Marques, chefe de fiscalização do PROCON, foram apreendidos produtos com prazo de validade vencida e carnes impróprias para o consumo. Dos estabelecimentos vistoriados, 22 supermercados e sete salões de beleza foram notificados por comercializar produtos e serviços sem preços.

Fonte: ascom

Sutran inicia orientação no trânsito de Floriano

A Superintendência de Trânsito e Transporte – Sutran, encerrou o trabalho de implantação de placas de sinalização horizontal e vertical, somando um total de 1.200 em toda a cidade, além de faixas horizontais. Em sua maioria, referem-se a alterações de sentido de vias, sendo algumas com a combinação binária, uma alternativa que se tornou tendência nos grandes centros e consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido para oferecer mais fluidez ao tráfego de vias rápidas, estreitas e movimentadas.

O trabalho de educação do transito, chamado de “corpo a corpo” teve início na manhã desta sexta-feira (28) no cruzamento que dá acesso ao bairro Catumbi, levando  informações aos condutores sobre as alteração das vias. De acordo com o superintendente Carlos Eduardo Malheiros, equipes estão divididas em pontos da cidade para orientar e conscientizar a população. “É preciso estar atento as placas que foram instaladas porque elas indicam as limitações e proibições, como a questão de mão e contramão, tendo em vista que as placas são autoexplicativas, quem dirige precisa entender o significado delas”, alertou  o superintendente.

Ainda de acordo com Carlos Eduardo, não há previsão de quando a aplicação da nova lei será de fato efetuada, inclusive com aplicação multas para os infratores, pois a prioridade para esse primeiro momento é educar a população até que tenha tido tempo para se adaptar as novas mudanças que buscam melhorar cada vez mais o trânsito da cidade, organizando e evitando a ocorrência de acidentes.

Fonte: Ascom

Oeiras inicia comemorações do Dia do Idoso

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 01 de outubro, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), preparou uma ampla programação contemplando os idosos atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.

Dando início às atividades, nesta quinta-feira, 27, os Idosos do Clube da Melhor Idade - CMI, participaram do Encontro Intermunicipal da Pessoa Idosa na cidade de São José do Piauí. O evento envolveu várias ações em um só momento – logo pela manhã, os idosos de Oeiras foram recepcionados na entrada da cidade com faixa de acolhida, seguiram em caminhada pela avenida principal, conheceram uma fábrica de polvilho da cidade e visitaram uma chácara, onde aconteceu o restante da programação, com dinâmicas, capoterapia, desfile das idosas e um almoço. 

Para Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social, a viagem proporcionou aos idosos momentos de saudável interação, por meio de atividades culturais e sociais. “Esse tipo de encontro tem como objetivo fortalecer os laços de amizade do grupo e demonstrar o quanto é importante que eles venham conviver com outras pessoas da mesma idade e façam novas amizades”, comenta a secretária.

“Reafirmamos o compromisso de recepcionar os idosos de São José em nossa cidade e parabenizamos o prefeito João Bezerra Neto e secretária de Assistência Social, Neuraci de Sousa Lima, pelo belíssimo trabalho desenvolvido e excelente recepção. Para nossos idosos e equipe do Clube da Melhor Idade, essa viagem foi uma experiência única já que pela primeira vez foi proporcionado a eles esse tipo de encontro”, acrescenta Vanessa Reinaldo.

Fonte: Ascom

Alunos de Campo Maior participam de evento internacional

Três alunos da Escola Técnica Professor Hilson Bona, em Campo Maior, foram selecionados para participar da IYMC 2018 (Internacional Young Mathematicians Convention), que ocorrerá de 2 a 5 de dezembro de 2018, em Lucknow, na Índia.

A Escola Técnica Professor Hilson Bona foi selecionada devido as conquistas de medalhas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2018.

A secretária de Educação, Conceição Lima, informa que a seleção da Escola Hilson Bona representa mais reconhecimento para a Educação do município e para os professores da rede municipal de ensino. “Mais três alunos nossos levarão o nome de Campo Maior para o mundo”, comemora Conceição Lima.

Os estudantes campomaiorenses estarão se juntando a alunos de destaque da África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Equador, Eslováquia, Estados Unidos da América, Índia, Indonésia, Itália, Malásia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça, Tailândia e Suécia.

QUE EVENTO É ESSE- A IYMC é uma competição em equipe aberta para estudantes da Educação Básica de todo o mundo (de 14 a 18 anos) com o objetivo de estimular o interesse pela matemática e suas aplicações, desenvolver o pensamento científico e as habilidades de comunicação e de trabalho em equipe.

O evento, realizado a cada dois anos, é um dos mais respeitados no continente asiático e é uma iniciativa da City Montessori School, uma das escolas mais renomadas da Índia e a maior do mundo em número de estudantes.

A seleção das equipes brasileiras é de responsabilidade da Rede POC, (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento), que é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

 Fonte: Ascom

União recebe estrada aguardada há 25 anos

Durante final de semana a comunidade Cajazeiras, zona rural de União, foi contemplada com a entrega da construção de uma estrada vicinal (até então inexistente). A obra deverá beneficiar várias famílias que residem naquela região.

A estrada construída possui 2,5 km, ligando a comunidade Cajazeiras até a comunidade Carnaúba Arrumada, beneficiando as comunidades como Porção, Meios, Padrasto, Santa Rosa, Marajá e outras. O Secretário Municipal de Obras Cicinha Cunha, em entrevista relatou que é um pedido antigo dos moradores e que o prefeito, Dr. Paulo Henrique, entendeu a necessidade e realizou esse sonho de muitos que tinham grande dificuldade de trafegar.

O Senhor Francisco Gomes relatou emocionado, que espera a construção da estrada há 25 anos. “É a realização de um sonho de uma vida inteira. É Deus no céu e ele na terra e na prefeitura, homem bom! Isso aqui vai servir para nós todos, porque aqui não tinha quem trafegava e precisávamos trazer as coisas em carro de mão ou bicicleta”, frisou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, esteve presente na comunidade para a entrega oficial da estrada e falou sobre a realização de mais esta obra. “Não medimos esforços para a construção desta estrada! Tive conhecimento da grande necessidade e hoje estou entregando esta obra que irá beneficiar muitos e melhorar a vida de todos que vivem nessa região, não só Cajazeiras, mais muitas outras comunidades também... E assim estamos trabalhando em todos os recantos de União, vendo as demandas mais urgentes e buscando solucionar os problemas do povo” destaca.

Já o senhor Raimundo Maria, disse que está feliz pela realização da obra da estrada. “Aqui antes a gente caminhava por dentro de água no período chuvoso e era impossível trafegar. Só temos que agradecer ao prefeito e ao secretário Cicinha por terem atendido o nosso pedido”, pontuou.

Fonte: Ascom

Picos receberá novas câmeras de monitoramento

Após a instalação de uma câmera na Avenida Getúlio Vargas, que teve como objetivo monitorar a Zona Azul, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, fará a instalação de mais 12 câmeras nas principais ruas da cidade. O projeto visa garantir maior segurança à população picoense.

O secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edilberto Cirilo, informou que o projeto visa monitorar e fortalecer a segurança na cidade de Picos e reforçou que as câmeras não têm o objetivo de fiscalização e sim de melhorar a segurança dos veículos e da população.

 “O projeto total é de 12 câmeras, onde toda a área que corresponde a Zona Azul será coberta, ou seja, todo o centro de Picos vai ser monitorado via câmeras. Na Avenida Getúlio Vargas já foi instalada a câmera e vem dando certo, muito importante para a cidade como um todo, porque a gente visa à segurança da população, bem como a segurança dos veículos que lá estão sobre a nossa guarda”, comentou.

De acordo com o secretário, as imagens das câmeras são muito nítidas e dá para fazer o acompanhamento em tempo real de tudo o que está acontecendo na área instalada. Edilberto avaliou positivamente a instalação dessas câmeras, uma vez que garante uma maior segurança para a população picoense.

“O ponto positivo é a segurança porque onde tem câmera ela inibe o bandido e mesmo se o bandido venha a entrar ficará gravado, então fica bem mais fácil à identificação de quem cometeu essa infração”, disse. Acrescentando que será feito o processo licitatório das câmeras e, em seguida, começa a ampliar todo o processo de instalação na área da Zona Azul da cidade de Picos. 

 Fonte: Ascom

Posts anteriores